Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Cateterismo Cardíaco – O que é e quais seus riscos?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

 

O cateterismo cardíaco – também conhecido como cinecoronariografia ou angiografia coronária ou estudo hemodinâmico – é um exame invasivo que pode ser realizado de forma eletiva (agendada), com o principal intuito de confirmar e medir com precisão a presença de obstruções das artérias coronárias (do coração) quando se suspeita de uma obstrução grave, significativa. Também é realizado em situações de emergência, para determinar a exata localização da obstrução que está causando o infarto agudo do miocárdio, e planejar a melhor estratégia de intervenção.

O cateterismo cardíaco é realizado por meio da inserção de catéteres nos vasos sanguíneos das pernas ou dos braços que são guiados até o coração por um equipamento especial de raios-X.

Durante o exame são realizadas injeções de contraste a base de iodo pelo catéter, o que possibilita a visualização das artérias coronárias, das câmaras e valvas cardíacas. Todo o exame envolve a aquisição e geração de imagens que são posteriormente disponibilizadas, em filme e fotos, para o paciente.

Além da avaliação de doença arterial coronária (obstrução das coronárias), o exame também é indicado para avaliação de doenças das valvas cardíacas, do músculo cardíaco, dos vasos pulmonares ou da artéria aorta. Diante de seu resultado, pode-se determinar a necessidade de tratamento cirúrgico, como cirurgia cardíaca de revascularização (pontes de safenas e de mamárias para que o músculo volte a receber sangue adequadamente) ou correção de má-formações do coração. A partir do cateterismo, também pode ser indicado, em caráter eletivo ou emergencial, uma intervenção percutânea, que é o tratamento, por exemplo, da obstrução coronariana utilizando-se os mesmos métodos e equipamentos do exame, e assim colocando-se um stent para que o sangue volte a fluir sem dificuldade pelo vaso. A este procedimento damos o nome de angioplastia.

É natural que, por se tratar de um procedimento invasivo, o cateterismo cardíaco tenha riscos. O risco de complicações graves (infarto, derrame cerebral e sangramento no local de punção) é, em geral, muito baixo (menor que 1%). Outras complicações decorrentes do uso do contraste, como alergia e insuficiência renal, também podem ocorrer. Entretanto, todas essas complicações são raras e a intervenção é realizada por uma equipe médica preparada para atender qualquer tipo de complicação.

Fonte: Cardioser

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente                                                                                                                                                                                O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/06/17/servicos-clinicos-comecam-a-avancar-em-farmacias-independentes-e-associativistas/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress