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Como a curva ABC pode lapidar seu mix de produtos?

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Como a curva ABC pode lapidar seu mix de produtos?

Para a farmácia que está perdida na gestão de estoque ou ainda insiste no empirismo, a adoção da curva ABC pode ser a chave para garantir mais previsibilidade ao negócio e lapidar o mix de produtos.

A curva ABC é uma fórmula testada e comprovada por varejos de todos os portes e que permite classificar as informações e ordená-las conforme o grau de importância. Ou seja é uma forma de identificar o que é mais ou menos importante e o que tem mais ou menos valor. Com base em produtos vendidos em farmácias e drogarias, a categorização é a seguinte:

A – Conjunto de produtos que respondem por até 80% do faturamento
B – Mix de produtos com participação de até 15%
C – Produtos com pouca participação, até 5%

A curva ABC é uma ferramenta gerencial que auxilia na organização e controle de estoque. “Sabendo que os produtos do grupo A não podem faltar de jeito algum, o gestor já deve planejar a reposição deles com bastante antecedência. Por outro lado, não há necessidade de abarrotar o estoque com de itens com pouca demanda”, enfatiza Alexandre Trevisan, CEO da uMov.me, especializada na criação de aplicativos B2B.

Mas como elaborar a curva ABC?

Para a elaboração da curva ABC, softwares de sistemas de informação integrados (ERP) e planilhas de Excel o fazem automaticamente a partir do envio dos dados. Os primeiros têm a inteligência de ranquear todos os produtos da empresa, conforme o volume de vendas, e fornecer dados para que o gestor compreenda quais são mais importantes e têm mais valor.

Já a planilha é uma ferramenta menos completa, mas acessível a todas as empresas. É preciso antes listar os produtos e as informações de cada um. Depois, com a tabela em mãos, preenchê-la com todos os produtos disponíveis para venda, indicando o valor por unidade e o valor total de acordo com o número de unidades vendidas naquela semana, mês ou trimestre – o período que o empreendedor definir.

Após esse procedimento, o passo seguinte é dividir o valor total de cada produto pelo valor de vendas da loja no período determinado. O resultado será uma porcentagem que deverá ser colocada em uma nova coluna. As colunas são, respectivamente:

  • Nome do produto
  • Quantidade vendida
  • Valor por unidade
  • Valor total por quantidade vendidas
  • Porcentagem por produto (valor total por quantidade dividido por quantidade vendida, em %)
  • Porcentagem acumulada (soma das porcentagens dos produtos, até chegar a 100%, que representa todas as vendas do estabelecimento
  • Classificação ABC, a partir da porcentagem do produto

Regra de três para cálculo da curva ABC

Um exemplo de cálculo da curva ABC para saber o percentual de cada produto para o faturamento geral pode ser feito por meio da regra de três. Se o faturamento mensal da farmácia é de R$ 200 mil e o produto X corresponde a R$ 64 mil desse faturamento, a conta é seguinte:

64 x 100/200 = 32%

Com esse cálculo de contribuição de cada produto, pode-se organizar os itens por importância. “Depois disso, serão necessárias duas ações: ordenar os produtos conforme os valores totais de venda e compará-los com o total de faturamento da empresa. De forma simples, é possível visualizar a curva ABC do negócio, identificando quais são os produtos mais valiosos”, comenta.

Na estratégia de vendas, a curva ABC permite ao empreendedor estimular ações junto a clientes para que eles possam evoluir do grupo B para o grupo A e passarem a consumir mais. “Vale destacar ainda que, embora muitos produtos não sejam relevantes em termos de faturamento, nem sempre é bom descartá-los. Eles podem servir de isca para levar clientes à loja virtual. Caso se tenha muitos produtos dos grupos B e C parados no estoque, a dica é montar kits com os itens do grupo A”, conclui.

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