Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Como fazer lavagem nasal?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

lavagem nasal
Foto: Freepik

Assim como escovar os dentes, tomar banho e lavar as mãos, a lavagem nasal é considerada por alguns como parte essencial da higiene diária do corpo.

Ela pode ser especialmente benéfica para pessoas que sofrem de congestão nasal devido a condições respiratórias como rinite, sinusite e bronquite.

Além disso, a lavagem nasal pode ajudar a eliminar microrganismos indesejáveis das vias aéreas. Se você procura uma maneira segura e saudável de desentupir o nariz, essa pode ser uma excelente alternativa.

Como fazer lavagem nasal do jeito certo

A lavagem nasal pode ser realizada utilizando seringas próprias para essa finalidade, garrafas de plástico específicas ou a lota (neti pot), um dispositivo de cerâmica amplamente utilizado na medicina ayurvédica para limpeza nasal.

  1. Lave as mãos e assoe o nariz se estiver usando uma seringa.
  2. Aspire o soro fisiológico em temperatura ambiente ou morno (nunca gelado) e, se estiver usando uma seringa com agulha, retire a agulha após aspirar o líquido.
  3. Se disponível, coloque o bico de silicone específico para a lavagem nasal.
  4. Abra a boca, incline a cabeça para o lado oposto da narina que será lavada e pare de respirar por um momento para evitar a sensação de afogamento.
  5. Insira a seringa no nariz em direção à nuca, sem tocar no septo nasal.
  6. Introduza o soro, que sairá pela outra narina carregando a sujeira.

Se estiver usando uma garrafa de plástico ou a lota, o processo é semelhante.

Na garrafa, faça uma pressão suave para que o soro siga seu caminho; já com a lota, incline-a até que o soro desça pelo nariz.

Não saiu pela outra narina, e agora?

Se o soro não saiu pela outra narina, alguns fatores podem estar relacionados:

  • Utilização inadequada da quantidade de soro fisiológico
  • Posição incorreta do dispositivo ou da cabeça
  • Obstrução da passagem do soro devido a condições como desvio de septo nasal, adenoides ou inflamação

Não use água para fazer a lavagem nasal

Evite usar água para realizar a lavagem nasal, mesmo que seja água potável. Esse tipo de líquido não possui o pH adequado para o nariz e pode conter impurezas e minerais que podem prejudicar as narinas e a respiração. Portanto, sempre utilize soro fisiológico para essa finalidade.

Como fazer em crianças

Nas crianças, a tuba auditiva (o canal que conecta o nariz à orelha média) é mais curta e horizontal. Por isso, ao realizar a lavagem nasal, é importante evitar aplicar muita pressão ou utilizar um volume excessivo de líquido, pois isso pode resultar no acúmulo de líquido na região e causar inflamação.

O ideal é usar dispositivos pequenos e aplicar apenas 5 ml de soro em cada narina, o que é suficiente para uma limpeza adequada. Além disso, evite aplicar pressão e procure utilizar um soro em temperatura morna, pois isso ajuda a desobstruir o nariz com mais facilidade.

Soro x descongestionante nasal

A lavagem nasal com soro mantém a hidratação e a limpeza dos microrganismos da cavidade nasal, ao mesmo tempo em que promove a descongestão nasal, auxiliando na respiração.

Por outro lado, o descongestionante nasal provoca uma desobstrução mais intensa. No entanto, deve ser aplicado com cuidado devido aos potenciais malefícios, como dependência ao medicamento, taquicardias e dores de cabeça, entre outros. Portanto, é importante consultar um médico antes de usar descongestionantes nasais e evitar a automedicação.

Opção de dispositivo para lavagem nasal

Nasalfree é uma solução nasal fluidificante e descongestionante nasal com 0,9% de cloreto de sódio, podendo ser usando por adultos e crianças. Você encontra disponível a embalagem com 30 envelopes e um frasco aplicador.

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação

 

 

 

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress