A bonificação na farmácia, quando aplicada de maneira organizada e ética, pode ser o empurrão que faltava para sua força de vendas e assegurar ganho competitivo para os gestores.
Mas como implementar essa prática da melhor maneira possível na sua drogaria? Em primeiro lugar, é necessário entender quais são os tipos possíveis:
- Bonificação ligada à função desempenhada
- Por competências
- Por resultados
- Por rentabilidade
- Por desempenho
“Vale destacar dois pontos em especial. O lojista não deve se limitar a uma única estratégia. Além disso, a estratégia deve focar na experiência do cliente e não se tornar uma empurroterapia”, aconselha Marcelo Cristian, CEO da Desenvolva Consultoria.
Bonificação na farmácia: estabeleça planos de carreira
Antes de implementar a bonificação na farmácia, é necessário planificar o funcionamento desse sistema. Um bom começo é estabelecer planos de carreira para organizar as remunerações variáveis.
“Faça um mapa, mesmo que simples, elencando os cargos, nível de experiência desejada e entregas esperadas. Com isso em mãos, você poderá determinar de maneira simples quais são as metas dignas de bonificação e também os valores envolvidos”, complementa o especialista.
KPIs podem nortear prêmios
Como determinar essas metas? Os KPIs (Key Perfmance Indicators/ Indicadores chave de performance) serão de grande valia. Por meio desses indicadores, a liderança poderá definir e acompanhar o desempenho de cada colaborador.
Agora que você tem essas informações, pode estipular premiações mensais, trimestrais, semestrais e até mesmo a criação de um 14º salário, por exemplo. O importante é não concentrar todas as forças em um modelo só.
Comissão e premiação: atenção às diferenças
Na hora de definir a bonificação na farmácia, o gestor deve levar em conta as diferenças entre comissão e premiação.
A comissão é uma porcentagem sobre todas as vendas da loja, integrada aos cálculos do FGTS e INSS. A depender do valor, até mesmo o Imposto de Renda pode incidir sobre esse número.
Já a premiação, após a Reforma Trabalhista de 2017, é isenta de FGTS e INSS, além de ser paga a partir do cumprimento de uma meta previamente estabelecida.
Como mudar de sistema?
Se você já mantém um sistema de bonificação na farmácia, a exemplo da comissão, mas deseja migrar para o modelo de premiação, é necessário comunicar a mudança de maneira clara para os colaboradores.
O ideal é consultar seu contador e expor com detalhes as diferenças de cada tipo de bonificação e as vantagens para os trabalhadores. Depois, será necessário chegar a um acordo coletivo.