Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Vacina contra a cocaína é produzida por pesquisadores da UFMG

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Uma vacina confeccionada por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) pode ser capaz de criar anticorpos contra a cocaína e bloquear os efeitos da droga. Conforme os pesquisadores, os testes estãos sendo feitos com o objetivo de ajudar no tratamento de dependentes químicos.

“Na verdade, a cocaína não é identificada pelo nosso sistema imune porque ela é uma molécula muito pequena. Então, a gente precisa ligar moléculas grandes para o sistema imune ?olhar? para a cocaína e “falar” assim: “você não é bem-vinda aqui”. O que esta molécula faz é tornar a cocaína uma molécula pouco bem-vinda no organismo”, explicou o pesquisador Frederico Garcia, coordenador do Centro de Referência em Drogas da UFMG.

A partir daí, as células de defesa do organismo, os glóbulos brancos, passam a produzir anticorpos contra a cocaína. “Então, toda vez que a cocaína entra na corrente sanguínea, estes anticorpos se ligam à cocaína e não se desligam. E, aí, impedem que ela entre numa barreira protetora do cérebro”, contou Garcia.

O estudo é desenvolvido desde 2013 pelo Núcleo de Pesquisa em Saúde e Vulnerabilidade. A vacina passou por testes em ratos e está liberada para estudos em macacos, fase que irá sinalizar se há a possibilidade do experimento ser feito em humanos.“A gente acredita que até junho do ano que vem já consiga começar a pesquisa em seres humanos. Isso levaria dois a três anos até a comercialização”, diz Garcia

Fonte: Portal do Subúrbio

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress