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Estados do Nordeste crescem no varejo digital

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Varejo digital
Foto: Panorama Farmacêutico

A Black Friday impulsionou o-commerce das farmácias, com um crescimento de 38,3% em relação ao mês anterior, firmando o varejo digital como um canal importante de crescimento dentro do varejo total. E, embora as regiões Sul e Sudeste possuam os estados com maior penetração, o Nordeste se destaca em crescimento, com 4,9% no quarto trimestre de 2022, superando a região Sul (4,6%).

Os dados foram apresentados por Cesar Bentim, diretor de Relacionamento com Parceiros Estratégicos da IQVIA, que fechou a sessão de painéis do Abradilan Conexão Farma nesta terça-feira, dia 14 de março.

Nos últimos 12 meses referentes a dezembro de 2022, a região Sudeste apresentou R$ 5,7 Bilhões em vendas no canal digital, crescimento de 37,1% e representando 61,8%  das vendas totais no canal.

Região Vendas Crescimento % de representação
Sudeste R$ 5,7 bilhões 37,1% 61,8%
Sul R$ 1,5 bilhão 33,8% 16,3%
Nordeste R$ 1,3 bilhão 63,8% 14,5%
Centro-Oeste R$ 478 milhões 54% 5,2%
Norte R$ 205 milhões 54,5% 2,2%

Categorias de maior valor agregado se destacam no varejo digital

Segundo Bentim, as categorias do autosserviço e medicamentos prescrição no varejo digital têm sua diferença pautada pela escolha de um portfólio com maior valor agregado. “As categorias com melhor penetração no varejo digital são dermocosméticos (18,1%); higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (8,4%); e saúde masculina (12,6%)”, ressalta o executivo.

Autosserviço Varejo total Varejo digital
Tratamentos dermatológicos 2,6% 1,4%
Nutricosméticos 0,4% 0,7%
Cuidados ao paciente 12,0% 7,2%
Alimentos e bebidas 1,7% 1,7%
Saúde sexual e saúde masculina 1,9% 4,0%
Higiene pessoal, perfumaria e cosméticos 19,7% 28,0%
Cuidado bebê/ infantil 12,0% 14,5%
OTC 40,5% 21,6%
Dermocosméticos 6,5% 20,1%
Conveniência 2,7% 1,0%

 

Prescrição Varejo total Varejo digital
RX trade 8,1% 2,8%
RX promovido 61,1% 73,2%
RX genérico 30,8% 24,1%

Importância e crescimento das categorias no varejo digital

Categoria Vendas Crescimento Peso
Prescrição R$ 4 bilhões 54,8% 43,1%
Dermocosméticos R$ 1,48 bilhão 35,4% 11,4%
Higiene, perfumaria e cosméticos R$ 1,46 bilhão 23,5% 15,9%
OTC/ MIP R$ 1,13 bilhão 38,3% 12,3%
Cuidado infantil R$ 759 milhões 42,2% 8,3%
Cuidado ao paciente R$ 377 milhões 48,1% 4,1%
Saúde sexual e saúde masculina R$ 207 milhões 9,9% -1,3%
Alimentos R$ 87 milhões 7,1% 0,9%
Tratamentos dermatológicos R$ 71 milhões 42,4% 0,8%
Conveniência R$ 50 milhões 53,3% 0,5%
Nutricosméticos R$ 34 milhões 49,7% 0,4%

Top 20 fabricantes do varejo digital

  1. Aché
  2. AstraZeneca
  3. Biolab
  4. EMS
  5. Eurofarma
  6. FQM
  7. Johnson & Johnson
  8. Kimberly-Clark
  9. L’Oréal
  10. La Roche Posay
  11. Libbs
  12. Mantecorp Farmasa
  13. Medley
  14. Nestlé
  15. Novo Nordisk
  16. P&G
  17. Puig
  18. Sanofi
  19. Takeda
  20. Vichy

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

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