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Farmacêutica assume presidência da ACESSA

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A farmacêutica Leonora Coimbra (46 anos) é a nova presidente da ACESSA (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para o Autocuidado em Saúde), antiga ABIMIP. Com mais de 20 anos de experiência, a executiva atua desde 2018 como diretora de relações governamentais da Hypera Pharma.

É a primeira mulher a alçar esse posto na entidade. Ela já ocupava o cargo de vice-presidente da entidade e agora terá mandato até março de 2025, em substituição a Rodrigo Garcia, que optou por novos desafios profissionais na Suíça.

Formada em Farmácia e pós-graduada em Farmácia Industrial e Farmacologia Clínica, Leonora é natural de Minas Gerais e tem a profissão no DNA, seguindo os passos do pai. Ela também exerce funções estratégicas em outras entidades associativas, a exemplo da ABIAD – Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres, Alanac – Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais, Grupo FarmaBrasil, PróGenéricos e Sindifargo – Sindicato das Indústrias Farmacêuticas no Estado de Goiás.

“Em parceria com os associados, diretoria e equipe da associação, meu objetivo é fortalecer o setor, por meio da geração de dados que auxiliem na promoção de políticas públicas em favor da prática do autocuidado no Brasil”, ressalta.

Leonora ainda prevê mais acordos de cooperação com agências reguladoras, fundações do setor de saúde e membros dos poderes executivo e legislativo, “para que o país faça melhor uso da estrutura do sistema de saúde”.

Farmacêutica conduzirá 1º congresso latino do segmento

A farmacêutica terá como um dos desafios próximos a condução do 1º Congresso Latino-Americano de Autocuidado, que acontecerá nos dias 8 e 9 de novembro na capital paulista. Outra prioridade é a aprovação do Projeto de Lei 3099/2019, que incorpora o Dia Nacional do Autocuidado ao calendário brasileiro. A data já é celebrada em outros países no dia 24 de julho.

“Mais do que uma data celebrativa acreditamos que a lei potencializará a criação de políticas públicas que estimulem a prática do Autocuidado 24 horas por dia, 7 dias por semana”, explica Leonora.

A agenda da entidade contempla também o 2º Prêmio Autocuidado em Saúde ACESSA, que reconhece projetos, pesquisas, campanhas, produtos, serviços e tecnologias que contribuam para conscientizar os brasileiros sobre o tema.

Entidade firmou acordo recente com a Fiocruz

A ACESSA vem apostando em parcerias para reforçar a prática do autocuidado no país. Em abril, a associação firmou um protocolo de intenções para estabelecer cooperação técnica e operacional com a Fiocruz.

O objetivo é o mapeamento de possíveis áreas de risco para início de surtos e a identificação de doenças virais respiratórias com potencial de causar uma endemia ou pandemia.

Para isso será feito um compartilhamento de informações relacionadas ao consumo de medicamentos isentos de prescrição. Os dados serão levantados pela IQVIA, que fará a apuração do uso e distribuição de medicamentos, oriundos de farmácias, hospitais ou outros empreendimentos do setor de saúde, para o tratamento dos sintomas ligados a problemas respiratórios.

Venda de MIPs em alta reforça tendência do autocuidado

venda de MIPs movimenta valores recordes e mais uma vez posiciona a categoria como a mais promissora nas farmácias brasileiras. A receita do segmento cresceu 25% em 2022 na comparação com o ano anterior, totalizando R$ 27,6 bilhões.

É o terceiro ano consecutivo de recorde no faturamento dessa classe de medicamentos, que acompanha o processo de amadurecimento do consumidor com foco no autocuidado.

Os medicamentos isentos de prescrição respondem por 15% do volume de negócios, resultante das 1,42 bilhão de unidades comercializadas no período.

“O brasileiro incorporou o consumo desses produtos à sua rotina, estimulado pelo fortalecimento das farmácias como hubs de atenção primária e pela ascensão do e-commerce, cujas transações já somam R$ 2,7 bilhões”, observa Renan Oliveira, gerente da área de Consumer Market Insights da IQVIA.

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