Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Febre amarela pode se tornar endêmica em SP

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

febre amarela pode se tornar endêmica no estado de São Paulo, informou o coordenador de controle de doenças da Secretaria Estadual da Saúde, Marcos Boulos. Endemia é quando uma doença existe de forma contínua e constante dentro de uma determinada região.

Boulos, porém, ressalta que a doença deve ficar concentrada em áreas de vegetação. “É possível que ela se transforme em uma endemia no estado, mas com muitos poucos casos, esporádicos e em regiões de matas”, disse Boulos nesta quarta-feira (31).

A avaliação do governo veio com a análise das mortes de primatas infectados. “Como hoje nós pegamos até macacos infectados no inverno, e essa é uma doença de verão, mostra que provavelmente o ciclo vai se manter no estado de São Paulo”, afirmou.

“E aí deixa de ser epidemia e passa a ser uma endemia, que é aquela doença que está com a gente”, disse Boulos. Atualmente no Brasil, a região Amazônica e o Centro-Oeste são endêmicos para a febre amarela.

Todos os casos registrados da doença até agora são de febre amarela silvestre. A febre amarela urbana não existe no Brasil desde 1942.

Corredores ecológicos

O governo do estado monitora o caminho da febre amarela no estado através dos chamados “corredores ecológicos”, que são áreas em que a doença se desenvolve. O mapeamento destes corredores pode ser feito desde maio de 2017, com os registros de mortes de macacos.

“Isso permitiu com que a gente descobrisse onde a população devia ser vacinada, porque o vírus estava chegando. Isso permitiu com que nós fizéssemos um planejamento muito mais adequado e correto”, disse Boulos.

Fonte: G1

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress