Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Governo de Minas anuncia plano para a compra de insumos contra Covid-19

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Em meio à corrida pela vacina contra a Covid-19, Governo de Minas anunciou ontem que já está desenvolvendo um plano para a compra de insumos que serão utilizados na futura imunização. O objetivo é se preparar e evitar possíveis faltas no mercado a partir do momento em que a vacina estiver disponível.

O secretário estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, explicou em entrevista coletiva ontem que, embora ainda não haja vacina aprovada, a ideia é estar com a rede de saúde pronta para distribuir o material necessário e agilizar o acesso à imunização no Estado. “Estamos nos preparando para, quando chegar esta vacina, termos condição de fornecer os insumos, de distribuir adequadamente as doses, inclusive de fazer o acompanhamento pós-vacina”, disse.

Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Entre os itens que serão adquiridos, já está confirmada a compra de seringas e está em processo uma validação estadual para a aquisição de refletores e de câmaras de refrigeração para regionais e municípios – equipamentos utilizados no armazenamento das vacinas. “Também estão sendo cotados os valores de aluguéis de contêineres para depósito das imunizações. O projeto prevê, ainda, a capacitação de profissionais e o diagnóstico das regionais”, informou o governo mineiro.

Continua depois da publicidade

De acordo com a diretora de Vigilância de Agravos Transmissíveis da SES-MG, Janaína Fonseca, o processo de estruturação da rede de saúde será finalizado em até seis meses, prazo estimado para que a vacina esteja disponível ao público. “Trata-se de uma fase de planejamento para quando as doses estiverem disponíveis. Precisamos adequar nossa rede para recebê-las”, afirmou.

Outra medida prevista no plano do governo é a implementação de Centros de Referência em Imunobiológicos Especiais (Crie) e Vigilância de Eventos Adversos Pós-Vacinação. Conforme a diretora de Vigilância, o Estado contará com 15 centros espalhados por todo o território mineiro, mas ainda não foi definido quais cidades receberão as unidades. “Para isso, está em fase de elaboração edital para municípios interessados na implantação dos centros”, informou.

Fonte: JM Online

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress