fbpx
O maior canal de informação do setor

Justiça dá novo aval para farmácia magistral manipular cannabis

1.885

Justiça dá novo aval para farmácia magistral manipular cannabis

Após decisão pioneira no fim de março deste ano, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) deu aval para mais uma farmácia magistral manipular e dispensar produtos à base de cannabis medicinal, com ativos derivados vegetais ou fitofármacos. O novo precedente jurídico reforça o mercado de canabidiol como um nicho potencial para o segmento de manipulação.

Ao analisar a ação, o juiz da 15ª Vara da Fazenda de São Paulo, Dr. Enio José Hauffe, tomou como base a RDC 327/2019 da Anvisa. Embora reconheça que a resolução proíbe a manipulação de fórmulas magistrais com esse princípio ativo e libera a dispensação apenas por farmácias sem manipulação, o magistrado considera que ela fere a legislação.

Essa distinção não tem amparo nas Leis Federais nº 5.991/73 e nº 13.021/2014, que contemplam as atividades permitidas no varejo farmacêutico e não apresentam nenhuma restrição de acordo com o tipo de estabelecimento.

Afronta também a Lei nº 9.782/99, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e estabelece os parâmetros para a criação da Anvisa. Além disso, a resolução da agência extrapola sua função meramente regulamentar e está em desacordo com o princípio da liberdade econômica, previsto no artigo 170 da Constituição Federal.

Na decisão, o juiz determinou ainda que a Anvisa e os órgãos locais de vigilância sanitária se abstenham de aplicar qualquer tipo de sanção à farmácia de manipulação e em suas filiais.

Responsável pelo processo, Dr. Elias Santos, sócio do Benincasa & Santos – Sociedade de Advogados, celebra o entendimento da justiça. “A RDC restringiu a atuação das farmácias de manipulação e criou uma espécie de reserva de mercado. A decisão corrige essa distorção e reforça que o acesso à cannabis medicinal deixou de ser uma alternativa e hoje representa uma necessidade para a população”, avalia.

“Esses produtos exigem concentrações e dosagens específicas, com tratamento individualizado conforme o perfil clínico e o problema do paciente. A farmácia magistral tem a capacitação adequada para garantir a melhor prescrição”, conclui.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/04/26/fast-track-da-anvisa-acelera-registro-de-medicamentos-de-especialidades/

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação