Transplante de órgãos: mitos e verdades

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Transplante de órgãos

O transplante de órgãos é uma técnica da medicina que pode salvar a vida de alguém e trazer esperança àqueles que precisam.

No entanto, existem muitos mitos em torno de seu uso, levando várias pessoas a evitar a possibilidade de serem transplantadas.

Neste artigo, iremos desvendar os mitos e verdades por trás dos transplantes de órgãos, discutindo a ética e os meios legais envolvidos.

Mitos e verdades sobre o transplante de órgãos 

É arriscado? Verdade 

Embora o transplante de órgãos possa apresentar riscos, dependendo de uma série de fatores, incluindo o histórico médico do doador e do receptor, estudos têm mostrado que ele é muito seguro e eficaz.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as chances de sobrevivência a longo prazo são geralmente muito altas para aqueles que passam por um transplante bem-sucedido.

É opcional? Verdade 

Embora algumas pessoas optem por se submeter voluntariamente a um transplante de órgãos, isso é, na verdade, muito raro.

Na maioria dos casos, os transplantes são necessários para salvar a vida de uma pessoa e, portanto, não são uma opção.

Por isso, é importante que os médicos e outros profissionais de saúde estejam sempre conscientes das tensões e dilemas que os pacientes podem sentir ao escolher se submeter ao procedimento.

Qualquer pessoa pode ser um doador? Verdade 

Ter uma boa saúde é o principal critério para se tornar um doador. Existem também outros fatores que devem ser considerados.

Por exemplo, os tipos sanguíneos e de tecidos precisam ser compatíveis para que o transplante seja bem-sucedido.

Além disso, são necessários exames médicos, incluindo uma avaliação psiquiátrica, a fim de garantir que o doador está totalmente ciente de seus direitos e obrigações.

Apenas os ricos podem fazer. Mito 

É verdade que o custo de um transplante de órgãos pode exceder os limites de um orçamento apertado. No entanto, o SUS é responsável por mais de 97% das cirurgias do tipo.

Falta ética. Mito 

Apesar de existirem muitas preocupações com relação à ética por trás dos transplantes e das filas de espera, a realidade é que o processo é totalmente transparente.

Tanto as famílias dos doadores, quanto os transplantados estão plenamente conscientes de seus direitos e obrigações.

É importante destacar que não há nenhum ganho financeiro no ato de doar órgãos, tampouco há cobrança para receber um órgão, apenas, em alguns casos, para a mão de obra dos profissionais envolvidos.

Os pacientes transplantados vivem uma vida limitada. Mito 

Com os avanços na medicina e a disponibilidade de transplantes bem-sucedidos, os pacientes transplantados agora podem levar uma vida quase normal, e até mesmo trabalhar e desfrutar de atividades como qualquer outra pessoa.

Além disso, há também um grande apoio médico a longo prazo para aqueles que passam por um transplante de órgãos, com o objetivo de garantir que eles continuem saudáveis ​​e também ajudá-los a lidar com quaisquer complicações relacionadas ao procedimento.

Conclusão 

O transplante de órgãos é uma ferramenta importante na medicina e salva vidas.

É importante separar os mitos dos fatos por trás do transplante, pois este procedimento é arriscado, mas também oferece muitas oportunidades para as pessoas que precisam de um órgão.

Portanto, se você estiver precisando se submeter a um procedimento como este, atenha-se ao aconselhamento médico e avalie os riscos e benefícios envolvidos.

Se você pensa em ser doador, acima de tudo, tenha em mente que você estará ajudando a salvar uma ou mais vidas!

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Celulite ocular: principais causas e tratamento

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celulite ocular

A celulite ocular é uma doença grave e potencialmente fatal que surge quando as bactérias se espalham através do tecido ocular e causam infecção severa. Apesar de ser raro, a celulite ocular precisa de tratamento urgente para evitar a perda da visão.

O que é a celulite ocular?

A celulite ocular é uma infecção grave que atinge a órbita – a região óssea ao redor do olho – e pode causar um grande dano à visão. Pode ser causada por bactérias ou vírus, e geralmente se desenvolve entre três a seis horas, após contato, razão pela qual é tão importante tomar uma atitude rápida quando há suspeita.

Causas da celulite ocular

Existem três principais causas de celulite ocular: infecção viral, infecção bacteriana e trauma.

As infecções virais são mais comuns do que as bacterianas. Os vírus responsáveis pela celulite ocular são os mesmos responsáveis por várias outras doenças oculares, como conjuntivite, herpes simples ocular e herpes zoster ocular. Além disso, o vírus do herpes simples também pode levar à perda da visão.

As contaminações bacterianas podem causar celulite ocular grave. Os tipos mais comuns o estreptococo e o estafilococo.

O trauma físico, químico ou mesmo cirúrgico, também e pode levar à infecção das áreas dos olhos e provocar a celulite ocular.

Sintomas de Celulite Ocular

Os sintomas da celulite ocular são muito similares aos de outras infecções oculares, porém mais graves. As queixas mais comuns são inchaço, dor, visão turva, olhos vermelhos, sensibilidade à luz, dificuldade de movimento nos músculos oculares, dificuldade para abrir ou fechar os olhos e uma sensação de pressão ou peso na órbita.

Tratamentos para celulite ocular

O tratamento para celulite ocular depende da causa da doença e de quanto ela se espalhou. Pode envolver medicamentos tópicos ou sistêmicos para tratar a infecção, bem como terapia à laser para reduzir o inchaço. Além disso, a cirurgia pode ser necessária para remover qualquer tecido infectado ou para drenar qualquer acúmulo de pus.

Em alguns casos, pode ser necessária hospitalização e tratamento intravenoso com medicamentos antibacterianos, antivirais ou esteroides.

Outros tratamentos incluem terapia de luz de visão ou lente de contato médica para proteger os olhos da infecção, reduzir o inchaço e restaurar a visão.

Prevenção da celulite ocular

A única maneira de prevenir a celulite ocular é evitar a exposição a substâncias tóxicas e bactérias ou vírus. As principais medidas incluem: lavar as mãos frequentemente, usar luvas quando lidar com qualquer coisa que possa estar contaminada, evitar contato próximo com pessoas que têm infecções ou doenças inflamatórias oculares e descansar o suficiente.

A celulite ocular é uma infecção grave que pode levar à perda permanente da visão. Os tratamentos para esta doença incluem medicamentos tópicos, medicamentos sistêmicos, terapia laser, cirurgia, terapia de luz de visão e lente de contato médica. 

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Processo seletivo abre mais de 50 vagas na Eurofarma

Vagas na Eurofarma
Foto: Divulgação

Um novo processo seletivo está ofertando mais de 50 vagas na Eurofarma distribuídas pelo país. As oportunidades compreendem a atuação no formato presencial e teletrabalho. As informações são do CPG.

Entre os setores com mais colocações em aberto estão:

  • Administração
  • Engenharia
  • Finanças
  • Logística
  • Jurídico
  • Tecnologia da informação

Vagas na Eurofarma vão de norte a sul

As vagas na Eurofarma estão distribuídas por seis estados diferentes nas regiões Nordeste, Norte e Sudeste. Existem oportunidades em:

  • Acre
  • Minas Gerais
  • Pernambuco
  • Piauí
  • Rio de Janeiro
  • São Paulo

Para conferir as colocações disponíveis e outros processos seletivos promovidos pela empresa, basta clicar aqui.

Farmacêutica vive momento de expansão

Além do processo seletivo com mais de 50 vagas na Eurofarma, a farmacêutica também tem outros motivos para comemorar. O laboratório comprou uma marca de Rx da Sanofi em setembro.

A empresa comprou a marca de medicamentos de prescrição Hidrotisona, que ficava sob o guarda-chuva da Opella.

O negócio compreende a venda desses produtos na Argentina. Classificado como um corticosteroide, o remédio é produzido com base na hidrocortisona.

O que causa afta e como cuidar?

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o que causa afta

A afta é uma doença que acomete diversas pessoas em todo o mundo. Embora geralmente seja tratável, ela pode ser muito dolorosa e desconfortável, além de provocar algumas complicações. Por essa razão, é importante saber o que causa a afta e como prevenir ou tratá-la de maneira eficaz.

O que causa afta

A afta é uma inflamação dolorosa na boca que é causada por vários fatores. Geralmente, é desencadeada por estresse emocional, mas também pode ser causada por outros fatores como o uso prolongado de medicamentos, pressão ou trauma na boca, falta de vitaminas ou desequilíbrio hormonal, além de problemas imunológicos ou bactérias.

Como prevenir a afta

A melhor maneira de prevenir a afta é manter um estilo de vida saudável, evitando o estresse e a ansiedade e praticando exercícios regularmente. É importante evitar o consumo excessivo de alimentos com alto teor de açúcar ou muito ácidos e evitar o fumo. Use escova de dentes adequada e mantenha a boca limpa para prevenir a formação de aftas.

Como tratar a afta

Há muitas maneiras de tratar a afta, como medicamentos e remédios naturais. Por exemplo, a ingestão de óleo de gergelim ou cúrcuma pode ajudar a acelerar o processo de cura da afta. Também é recomendável evitar alimentos como café, refrigerantes, alimentos ácidos, doces, chocolate e picantes, pois elas agravam o sintoma. Fazer bochecho com água morna e bicarbonato de sódio é uma boa opção.

Atenção especial para alergias

É importante ter cuidado especial para alergias, pois algumas delas podem desencadear sintomas de aftas. Por exemplo, alimentos como trigo, ovos, leite ou nozes podem desencadear uma alergia que pode causar aftas na boca.

A afta é uma condição desconfortável que pode ser evitada seguindo hábitos saudáveis de vida. Porém, quando os sintomas começam a se manifestar, é necessário buscar tratamento adequado para aliviar o desconforto. Existem muitos medicamentos e remédios naturais que melhoram os desconfortos.

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Cannabis no marketplace: Anvisa proíbe atuação de empresa

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Cannabis no marketplace
Foto: Canva

Estão os dias da cannabis no marketplace contados? No que depender da Anvisa, ao que tudo indica, sim. A autarquia proibiu a propaganda e a venda de produtos da Cannect. As informações são do UOL.

A empresa, considerada a maior do setor, ainda pode recorrer da decisão da agência. Por meio de seu site, a Anvisa afirma que a decisão foi tomada como uma medida preventiva.

Procurada pela reportagem, a autarquia afirmou que o veto vale para todos os produtos à base de cannabis no marketplace. A justificativa para a proibição é que haveriam produtos não autorizados pela agência sendo comercializados na plataforma.

A decisão foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira, dia 29. O gerente-geral de inspeção e fiscalização sanitária, Marcus Aurélio de Araújo assina a medida, que entrou em vigor assim que publicada no DOU.

Não há um prazo estipulado para o veto da cannabis no marketplace mas, assim que a Anvisa identificar que não há mais riscos para a prática, pode derrubar a proibição.

Cannabis no marketplace é apenas parte do negócio

De acordo com a Cannect, sua atuação vai além da comercialização de cannabis no marketplace. A empresa atua como interface junto a médicos para difundir descobertas científicas recentes sobre o uso medicinal da erva.

Além disso, a companhia também se responsabiliza até mesmo pela distribuição dos medicamentos aos pacientes. Em nota, a Cannect afirmou atuar em conformidade com “todas as resoluções da agência reguladora”.

“Nossa atuação segue todas as resoluções da agência reguladora e é pautada por rigor técnico e científico, descrito em literatura, e com respaldo de comitê médico composto por renomados especialistas experientes em suas áreas de atuação. A disponibilização de produtos à base de cannabis medicinal em nosso portfólio é feita a partir da apresentação de prescrição médica especial e controlada e submetida ao rigoroso processo de aprovação na Anvisa”, diz o texto.

Farmácias de manipulação também sofrem com veto

E não é só a cannabis no marketplace que tem dado o que falar nos últimos dias. Uma farmácia de manipulação tentou reverter a proibição de atuar com a erva em formulações medicinais.

Para a drogaria em questão, a Anvisa, de maneira abusiva, teria vetado a atuação desses estabelecimentos na dispensação de cannabis medicinal.

Também na visão da empresa, a autarquia impõe uma “flagrante discriminação entre os estabelecimentos farmacêuticos”. A questão é que a justiça não viu o caso da mesma maneira.

Larimel leva apicultura para as farmácias

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Larimel leva apicultura para as farmácias

Com um portfólio de 50 SKUs, a Larimel quer levar a apicultura para cada vez mais farmácias. Originária da Bahia, a fabricante disponibiliza três linhas de derivadas da abelha e com foco na complementação alimentar – Mel Colmeia, Bio Real e Knatus.

Um dos carros-chefes é o composto de mel, própolis e agrião, considerado o único produto orgânico do gênero na categoria de suplementação. O rol de opções para o varejo farmacêutico inclui ainda bisnagas (240 g, 500 g e 1 kg), sachês (48 g ou pote com 250 unidades), sprays, extratos e balas.

A marca destaca-se pelas propriedades imunizantes e antibióticas. Os produtos contam com componentes diferentes e variações de sabor, de acordo com os padrões estabelecidos pelo Ministério da Agricultura.

Segundo o último levantamento da Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (ABEMEL), o Brasil produziu 46 milhões de toneladas de mel em 2021, mas tem um consumo de apenas 60 gramas per capita. Esse dado revela o potencial da apicultura para as farmácias regionais dispostas a enriquecer seu mix e atrair novos perfis de clientes.

Distribuição: parceria com distribuidoras regionais
Gerente: Vamberto Rodriguez – vamberto@carvalhodistribuidora.com.br

Gummy é a nova sensação da Equaliv

Gummy é a nova sensação da Equaliv

A Equaliv, marca do Grupo Althaia, acaba de lançar a linha de suplementação em gummy nas versões Cabelo e Unha, Kids e Mulher. A família de produtos contém propriedades prebióticas e formulação à base de chicória, atuando no equilíbrio da microbiota intestinal.

Com mais de dez vitaminas e minerais, a gummy Cabelo e Unha tem sabor uva e poder antioxidante, melhorando a saúde dos fios e unhas. O suplemento Kids une vitamina A e zinco com gosto de uva e formato de ursinho, auxiliando no fortalecimento dos ossos e dentes, na imunidade e no desenvolvimento da visão.

A gummy Mulher, no sabor framboesa, tem um blend de vitaminas dos complexos A, B, C, D e, além da biotina, zinco, ácido fólico e ácido pantotênico. Combate o envelhecimento celular, dá mais disposição e ajuda na manutenção da pele e da visão.

As três versões suplementares estão disponíveis em frasco com 60 pastilhas em goma.

M.S: Isento

Distribuição: sistema próprio
Gerente de marketing: Ricardo Ferrari – ricardo.ferrari@althaia.com.br

Capital da Pague Menos chega a R$ 332 milhões

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Pague Menos
Foto: Divulgação

Conforme fato relevante ao mercado, a Farmácias Pague Menos anunciou que seu Conselho de Administração aprovou a homologação de seu capital social. Agora, a rede acumula um total de R$ 332,1 milhões. As informações são do InfoMoney.

O total, reunido por meio de captação anunciada no começo do mês de agosto, será empregado para retomar o ritmo de inaugurações, além de reduzir a dívida mantida pela empresa.

A iniciativa tinha o objetivo de levantar até R$ 400 milhões para os cofres da Pague Menos.

Pague Menos faz parte de índice de diversidade

Além da captação, o mês de agosto também marcou a entrada da varejista no índice de diversidade da B3.

O índice tem como objetivo destacar as empresas listadas no mercado de ações com iniciativas de promoção da diversidade étnica e de gênero.

Hoje, a varejista cearense tem 11.796 mulheres em seu quadro de colaboradores, composto por aproximadamente 25 mil profissionais.

Farmácia independente cresceu após concorrência

Farmácia independente cresceu após trauma e concorrência
* Divulgação

O gestor de farmácia independente pode enxergar a concorrência como um abalo para os negócios, ainda mais quando uma grande rede aloca o ponto bem em frente ao seu empreendimento. Mas para um empresário que vivenciou a experiência do comércio de rua, atuando como camelô nas ruas de São Paulo, isso só pode representar estopim para o crescimento.

Ivanó Araujo Filho, proprietário de uma loja da rede Maisfarma e de duas unidades da Ultra Popular, optou pelo segundo caminho. Sua trajetória marca o décimo episódio da seção Minha História, dedicada aos empreendedores que, heroicamente, movem as farmácias brasileiras.

Natural de Itaporanga, município localizado a 422 quilômetros de João Pessoa (PB), Araujo Filho relembra que sua entrada no varejo farmacêutico foi fruto de um trauma ocorrido em São Paulo (SP). O ano era 2004 e o empresário trabalhava como ambulante na região da 25 de Março, tradicional centro de compras da capital paulista. Certo dia, após sofrer um sequestro relâmpago e, com medo da violência, ele decidiu retornar à sua cidade natal juntamente com sua família.

O cunhado e a farmácia independente

E foi na pequena cidade paraibana que Araujo Filho começou sua carreira como gestor de farmácia independente. Em fevereiro de 2005 ele adquiriu a Ita Farma, de propriedade de seu cunhado, que tinha decidido fechá-la em função da mudança de carreira. Ele pagou R$ 70 mil pelo empreendimento.

“Foi um grande desafio na época, mas fui tocando o negócio da maneira que era possível. Quando o atendente precisava se ausentar, torcia para não entrar cliente porque não tinha a mínima ideia de como realizar o atendimento”, relembra.

“Até que, em 2008, fomos convidados pela Rede Mais para convertermos a bandeira. Aceitamos e fomos gerenciando o empreendimento com certa dificuldade, uma vez que não havia tanto desenvolvimento na parte de redes sociais e tecnologia como temos hoje”, acrescenta.

A virada de chave com a Farmarcas

O grande pulo foi quando a Rede Mais, que na época contabilizava 300 farmácias associadas, decidiu associar-se à Farmarcas. “Para ser aceito era preciso cumprir todos os requisitos que a administradora impõe. Das 300 lojas, 20 aderiram. Hoje, 18 farmácias da Rede Maisfarma são administradas pelo grupo”, ressalta.

Ivano e equipe
Ivanó ao lado da equipe: mudança na cultura de vendas local e uso de ferramentas estratégicas de gestão

E foi a partir daí que começou todo o desenvolvimento da pequena farmácia localizada no sertão da Paraíba. “Passamos a ter acesso a todas as ferramentas e inovações disponibilizadas pela administradora. Para se ter uma ideia, estamos em uma cidade pequena, onde na época a cultura de vender fiado era muito arraigada”, conta Araujo Filho. O primeiro desafio foi acabar com essa forma de pagamento, que representava 70% das vendas. O restante era pago em dinheiro, porque não havia o hábito de ter cartão de crédito ou débito entre os consumidores.

“Tínhamos quase a totalidade do faturamento atrelado ao crediário, sem saber quando íamos receber. E quando fechava o mês, o cliente só pagava 40% do que devia. Era uma prática que nos fazia recorrer a empréstimos bancários para ter capital de giro. A maior parte do nosso faturamento agora é em espécie. O cartão de crédito representa 40% da modalidade de pagamento”, destaca.

“A Farmarcas me ajudou a entender os números, a controlar os gastos internos, a folha de pagamento e a compra e composição assertiva do estoque. Fui tendo esse controle e até hoje faço questão de preencher o relatório PAI (Painel de Aferição de Indicadores) a fim de ter a real dimensão de como as lojas estão performando”, complementa.

Da zona de conforto à concorrência

Tudo estava correndo muito bem. No entanto, em 2021, uma grande rede de farmácias ocupou um quarteirão em frente à loja de Araujo Filho. Ele entrou em desespero e foi orientado a aproveitar o período de obra da concorrente para fazer adequações na loja, de modo que pudesse fazer frente ao novo empreendimento que estava por vir.

Em pouco mais de um ano o empresário alugou os dois imóveis ao lado da farmácia e expandiu a estrutura inicial de 70 m² para 200 m², só de área de venda. Na parte de trás estão o estoque e o escritório administrativo. Para minimizar o impacto da queda do faturamento com a inauguração da grande rede, a Farmarcas sugeriu que Araujo Filho procurasse uma cidade para abrir outra farmácia. A escolhida foi Afogados da Ingazeira, já no estado de Pernambuco, mas a 130 quilômetros de Itaporanga.

“Abrimos uma Ultra Popular, que supriu a queda de 30% no faturamento ocorrida nos primeiros meses. Hoje já ultrapassamos a rede e contabilizamos R$ 950 mil mensais e 22 mil clientes atendidos”, ressalta.

Em 2018 o empresário mudou-se para João Pessoa (PB) e, em setembro do ano passado, abriu uma segunda loja da Ultra Popular, no bairro de Mangabeira, ao lado da Caixa Econômica Federal. Com faturamento de R$ 500 mil, a farmácia exibe área de vendas de 170 m² e mais 100 m² no andar superior. Além disso, na área ao lado há um estacionamento para 20 carros e dez motos.

Hoje, as três lojas somam vendas na casa de R$ 1,8 milhão. “Estamos com um estudo aprovado para a abertura de uma nova loja da Ultra Popular em João Pessoa. A farmácia será construída em um terreno próprio e terá 200 m² de área de venda e estacionamento para até dez carros”, finaliza. O investimento foi de R$ 2 milhões. Nada mal para quem aprendeu que superar desafios é a rota única.

Quatorze fabricantes avançaram 30% nas farmácias

Conheça 14 fabricantes que avançaram 30% nas farmácias

Estudo da Close-Up International listou as 100 fabricantes com maior faturamento nas farmácias brasileiras. Dessa lista, 14 companhias destacam-se por apresentar crescimento em vendas acima de 30%. Os dados levam em conta os últimos 12 meses até agosto de 2023, em relação ao mesmo período anterior.

A Santher, proprietária das marcas Personal, Snob e Kiss, foi a que apresentou o maior aumento percentual (82,87%), tendo registrado R$ 186 milhões em vendas nos últimos 12 meses. Em setembro, a companhia comemora 85 anos de atuação no Brasil e três anos sob nova gestão das multinacionais japonesas Daio Paper e Marubeni Corporation.

A farmacêutica francesa Beaufour Ipsen ocupa a segunda colocação, com crescimento de 78,17% nas vendas, que totalizaram R$ 933,2 milhões. O Grupo Boticário vem na terceira posição, com crescimento de 77,53% – R$ 365,2 milhões em vendas. A companhia acaba de fechar uma parceria com a marca de fraldas Pampers, da P&G, para a criação de uma linha de xampu, condicionador, loção hidratante, entre outros itens, que totalizarão um portfólio de 13 produtos. Com a nova linha de produtos para bebês, espera chegar a 36 mil PDVs.

A CMPC Melhoramentos, proprietária das marcas de fraldas infantis Babysec, dos produtos para incontinência de adultos Cotidian e de proteção feminina Ladysoft, ocupa a quarta posição, com crescimento de 61,42% (R$ 420,9 milhões).

Fechando o top 5 vem a Essity, detentora da marca de fraldas geriátricas, absorventes e roupas íntimas descartáveis Tena. A companhia registrou evolução de 51,48% e R$ 479,3 milhões em vendas.

Das cinco primeiras colocadas, quatro são fabricantes de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPC), segmento que bateu recorde de crescimento. O superávit foi de 30,9% no primeiro quadrimestre de 2023, em relação ao mesmo intervalo do ano passado, segundo a Abihpec.

As 14 empresas que mais cresceram nas farmácias brasileiras
(vendas em milhões de R$ e aumento percentual)

Posição Corporação R$ 2022 R$ 2023 Cresc. %
1 Santher 101,7 186,0 82,97%
2 Beaufour Ipsen 523,8 933,2 78,17%
3 Grupo Boticário 205,7 365,2 77,53%
4 CMPC Melhoramentos 260,8 420,9 61,42%
5 Essity 316,4 479,3 51,48%
6 Abbvie 144,6 217,8 50,62%
7 Amgen 240,1 351,7 46,49%
8 Isdin 183,0 259,9 41,98%
9 Intercron 180,7 252,2 39,49%
10 Mondelez 181,8 247,9 36,34%
11 Exeltis 133,8 182,2 36,21%
12 Novo Nordisk 3.511,1 4.721,7 34,48%
13 MSD 293,8 388,3 32,19%
14 Althaia 322,1 419,4 30,22%

 * Fonte: Close-Up International