Confiança do comerciante avança 1,5% em julho, quarta alta mensal seguida

0

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) registrou alta de 1,5% em julho deste ano, na comparação com o mês anterior. Essa foi a quarta alta consecutiva do indicador, que chegou a 123,1 pontos em uma escala de 0 a 200 pontos, segundo pesquisa publicada nesta quarta-feira, 27/07, pela Confederação Nacional do Comércio (CNC).

A avaliação dos empresários em relação ao momento atual cresceu 4,7%, puxada principalmente pelo aumento da confiança na própria empresa (5%). As intenções de investimento também tiveram alta (1,7%), devido aos aumentos nas pretensões de investir na própria empresa (4,6%) e de contratar funcionários (1,6%).

As expectativas do empresariado em relação ao futuro, no entanto, tiveram queda de 0,5%, principalmente devido às avaliações sobre o futuro da economia (-1,6%).

Na comparação com julho de 2021, houve uma alta de 14,2% no Icec, puxada pelos crescimentos de 30,6% nas condições atuais, de 14,6% nas intenções de investimentos e de 4,7% nas expectativas.

Fonte: Diário do Comércio

AboutMe dá dicas sobre a profissão de Medical Science Liaison

Medical Science Liaison

Novas profissões no setor farmacêutico têm surgido nos últimos anos, muito por conta da entrada dos genéricos, das novas tecnologias e da evolução natural do mercado. Entre elas está a do Medical Science Liaison (MSL). Trata-se de um profissional que entra em contato com os líderes de opinião da saúde para informá-los a respeito dos estudos realizados antes mesmo do lançamento de um medicamento.

Com a proposta de discutir as oportunidades para ingressar nessa carreira, a AboutMe – plataforma de oportunidades e talentos dedicada ao canal farma e parceira do Panorama Farmacêutico na seção de vagas do portal – realiza o Medical Science Liaison (MSL) Brasil Summit 2022.

O evento será online e ocorrerá no dia 6 de agosto, das 8 às 18h, com a participação de players da indústria farmacêutica. A expectativa é atrair cerca de 300 participantes, que desejam conhecer quais competências precisam desenvolver ou lapidar para ascender na carreira e garantir empregabilidade.

Medical Science Liaison não é exclusividade da medicina

Há pouco tempo a função do Medical Science Liaison era exercida exclusivamente por médicos. Atualmente o cargo pode ser ocupado por profissionais de outras disciplinas. “A abordagem exercida pelo MSL tem um perfil técnico, em que o assunto são as moléculas, e não comercial, sem menção de marca”, explica Newton Velloso, CEO da AboutMe.

Confira a programação:

 

Evolução do papel do MSL – Onde estamos agora e para onde vamos?

Fabio Carvalho – diretor médico associado da Takeda

 

Entenda quais as Soft Skills são mais importantes para MSL’s 

João Gimenes Júnior – gerente médico científico da GSK

 

Defina uma trilha de carreira através do desenvolvimento de competências que contribuam para o seu sucesso como MSL

Rogério Furquim Mauad – diretor médico associado e líder de novos produtos da Novartis

 

Crie Métricas de desempenho e KPIs que demonstrem valor para uma organização

Antidio Silva Filho – senior Medical Science Liaison da Janssen

 

Alinhe metas e prioridades para gerenciar as interações dos MSLs em conformidade com equipes comerciais – propagandistas

Rodrigo Carlini Fernando – Medical Science Liaison da Gilead Sciences.

 

O valor da certificação em Medical Affairs

Flavio Azank – Chief Medical Office da Bial

 

A tecnologia digital para aprimorar o envolvimento do KOL e maximizar a eficácia do MSL

Ana Paula Monteiro – Scientific Medical Manager da AbbVie

 

Maximize o papel dos MSL’s na estratégia de pré-lançamento para garantir o sucesso do lançamento do produto

Elisama Queiroz Baisch – Gerente médica Specialty Care da GSK

 

Utilize indicadores-chave de desempenho (KPI’s) para avaliar o envolvimento do líder de opinião e demonstrar o valor do MSL

Franco (Chies) Martins – gerente médico da GSK

 

Proposta de valor do MSL para médicos e pacientes – o recurso mais importante para um MSL

Tatiana Branco – country medical diretor da Biogen

 

As inscrições têm um valor de R$ 450 e podem ser feitas neste link.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Influenciadores idosos divulgam prescrição digital da Walgreens

influenciadores idosos
Grupo famoso no TikTok, o The Old Gays é formado por Jessay Martin, Bill Lyons, Robert Reeves e Mick Peterson

 

Assistência farmacêutica conectada com o mundo moderno. Para divulgar seus serviços de prescrição digital, a Walgreens criou uma campanha divertida com o grupo de influenciadores idosos The Old Gays. O quarteto formado por Jessay Martin, Bill Lyons, Robert Reeves e Mick Peterson é ativista dos direitos LGBTQ+ e acumula mais de 7 milhões de seguidores no TikTok

A Walgreens observou que pessoas com doenças crônicas, estilo de vida agitado ou cuidadores podem se beneficiar dos serviços farmacêuticos disponíveis no aplicativo da rede. A plataforma oferece uma experiência de prescrição que inclui a configuração de lembretes de pílulas, recarga por digitalização de prescrições, combinação de pedidos familiares e uma opção de bate-papo 24 horas por dia, 7 dias por semana, com farmacêuticos. Ele também elimina a necessidade de correr até a farmácia para consultas presenciais e retirada de receitas, graças à opção de entrega de medicamentos no mesmo dia.

Loza Theodros, farmacêutica da Walgreens em uma farmácia especializada em HIV em Los Angeles, considera esses serviços indispensáveis ​​para seus pacientes. Para aqueles com condições crônicas como o HIV, tomar medicamentos regularmente é crucial para gerenciar sua saúde. Configurar recargas automáticas ou selecionar entrega no mesmo dia pode remover barreiras para manter o controle de um regime de medicação e devolver tempo para o que é mais importante – como a prática de dança.

Confira o vídeo com os influenciadores seniores e a farmacêutica da Walgreens

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Saúde libera R$ 127 milhões para compra de medicamentos

0

compra de medicamentos

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, aprovou um repasse de R$ 127 milhões para a compra de medicamentos por parte dos Estados. A liberação foi publicada na edição desta quinta-feira, dia 28, do Diário Oficial da União (DOU).

Esse valor deverá ser utilizado exclusivamente para cobrir gastos com remédios e materiais hospitalares incorporados ao atendimento na rede pública, entre os meses de julho e setembro de 2022.

A origem dos recursos é do próprio Ministério, por meio do Fundo Nacional de Saúde (FNS).

São Paulo receberá maior aporte para compra de medicamentos

O Estado de São Paulo receberá mais dinheiro, com um repasse de R$ 16,5 milhões. Paraná (R$ 4,8 milhões) e Rio Grande do Sul (R$ 3,2 milhões) aparecem na sequência.

Na lista dos estados que receberão o menor valor estão Roraima (R$ 21,4 mil), Acre (R$ 24,3 mil) e Amapá (R$ 58,5 mil).  A média do pagamento é de R$ 1,5 milhão por Unidade Federativa.

Emergência anti-desabastecimento

A autorização emergencial para compra de medicamentos liga mais um sinal de alerta para o risco de desabastecimento no país, resultante da extrema dependência de insumos do Exterior. Hoje, apenas 5% dos IFAs têm produção 100% nacional.

Estudos apontam que o cenário atual atinge especialmente 14 medicamentos imprescindíveis. A relação contempla a dipirona sódica, voltada para casos de dor e febre, e a Ocitocina ampola – essa última preocupa especialmente as gestantes, pois previne o sangramento excessivo após o parto.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Inoar investe em Niacinamida

0

Inoar investe em Niacinamida

A Inoar Cosméticos investe em um ativo queridinho da indústria de skincare na atualidade – a niacinamida. O Inoar Sensitine, creme de limpeza capilar “três em um”, alia a vitamina com uma nova tecnologia para tratar cabelos ressecados e sensibilizados.

Cruelty free e vegano, o produto é um blend de agentes de limpeza com rica formulação, que inclui vitamina B3. Limpa, condiciona e cuida da saúde dos fios e couro cabeludo sem fazer espuma e em um só passo.

“Sua proposta vai ao encontro da busca por praticidade exigida pelos consumidores, ou seja, um produto premium”, comenta a sócia-fundadora e diretora de marketing e criação da companhia, Inocência Manoel.

Distribuição: Sistema próprio

Diretora de marketing e criação: Inocência Manoel – comunicacao@inoar.com

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Campanha “Doe Saúde” ultrapassa meta e arrecada 1.681 horas de atendimento

0

A campanha “Doe Saúde”, realizada pela Feira Hospitalar e o Instituto Horas da Vida, superou todas as expectativas e arrecadou 1.681 horas de atendimento para comunidades carentes, ultrapassando a meta inicial de 1.000 horas de consultas. Lançada em fevereiro, a iniciativa envolveu uma série de mobilizações para arrecadar dinheiro e engajar os profissionais de saúde para trabalhar como voluntários, doando horas de atendimento à população. Encerrada em 1º de julho, a campanha arrecadou R$ 80,7 mil, o equivalente a 1.345 consultas, além de 336 horas de consultas doadas ao longo de 12 meses.

“Estamos muito felizes com o resultado da campanha, que certamente fará a diferença na vida de centenas de pessoas. Como principal plataforma de conexão do setor da saúde da América Latina, a Hospitalar tem o dever de unir o setor e sensibilizar os profissionais de saúde e a sociedade em geral para levar o tratamento de saúde para quem mais precisa, principalmente os mais desassistidos”, comemora Eduardo Barros, diretor do portfólio de saúde da Informa Markets, promotora da Hospitalar.

“No Brasil, uma a cada quatro pessoas ainda vive em famílias com restrições de acesso à saúde e esse projeto permitirá que inúmeras pessoas tenham acesso às consultas de qualidade, o atendimento que tanto precisam. A adesão dos profissionais de saúde e é algo glorioso e é o que buscamos incentivar sempre”, comenta Rubem Ariano, CEO e fundador do Horas da Vida.

Esta ação em prol da população carente nasceu do sucesso da campanha “Juntos no Combate”, uma iniciativa da Hospitalar realizada em parceria com o Instituto Horas da Vida, que em 2020 arrecadou R$ 4.847.703,76 em insumos, equipamentos de proteção individual (EPIs) e outros equipamentos para 211 entidades de saúde no combate à COVID-19. Em junho passado, a ação foi homenageada pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (FEHOSP), em meio ao 31º Congresso de Provedores e Administradores Hospitalares, em Atibaia, no interior paulista.

Embora a campanha “Doe Saúde” tenha terminado, é possível fazer doações para os projetos do Instituto Horas da Vida que estão em andamento. Todas as doações recebidas pela ação “Doe Saúde” serão revertidas em prol das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) atendidas pelo Instituto Horas da Vida. São elas: Instituto Jo Clemente (APAE), Educafro, Lar Sírio, Instituto Baccarelli, Fundação Oftalmológica Dr. Rubem Cunha, Associação Brasileira da Síndrome de Williams, ASA – Associação Santo Agostinho, Lar das Crianças, Associação dos Engenheiros Politécnico e CEPAC.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Teva chega a possível acordo de US$ 4,25 bilhões por crise dos opióides nos EUA

A farmacêutica israelense Teva chegou a um acordo em princípio para pagar US$ 4,25 bilhões em 13 anos para encerrar uma série de processos judiciais sobre seu papel na epidemia de opioides nos Estados Unidos.

Se o acordo for aprovado, a Teva se tornará a mais recente grande empresa a chegar a um acordo relacionado à crise que causou centenas de milhares de mortes e destruiu comunidades em todo o país.

A Teva chegou a um possível acordo sob os termos do “acordo nacional de opioides” com uma força-tarefa composta por procuradores-gerais estaduais e advogados de tribos nativas americanas e outros demandantes, informou a empresa em seus resultados financeiros do segundo trimestre.

A Teva pagará até US$ 4,25 bilhões (incluindo casos já resolvidos) mais aproximadamente US$ 100 milhões às tribos, distribuídos por 13 anos”, informou.

O número global inclui até US$ 1,2 bilhão da versão genérica do medicamento Narcan, que pode reverter overdoses de opioides.

A Teva já foi alvo de diversas ações judiciais relacionadas a opioides e chegou a acordos com alguns estados.

A crise dos opioides, que causou mais de 500.000 mortes em 20 anos nos Estados Unidos, desencadeou uma onda de ações judiciais de vítimas, bem como de cidades, condados e estados atingidos por suas consequências.

Fonte: Yahoo Notícias

Com tempo seco, venda de inaladores e soros cresce 20% nas farmácias

0

O tempo seco, a falta de chuva e o calor que beira os 30°C em pleno inverno fizeram a procura por umidificadores, inaladores, soros fisiológicos e medicamentos descongestionantes disparar nas farmácias nas últimas semanas. Em Jundiaí, a venda destes produtos superou os 20% em relação ao primeiro semestre do ano.

Para o farmacêutico Jefferson Pinheiro, nos últimos anos, a procura sempre foi maior durante o verão e o outono, mas neste inverno superou as expectativas. “Ninguém imaginava que o inverno seria tão quente e seco assim. Tivemos um aumento de 20% nas vendas de inaladores, umidificadores, soros e medicamentos para aliviar sintomas de ressecamento das vias respiratórias”, diz o farmacêutico.

EM FALTA

Com a alta procura, soro fisiológico, spray nasal e outros medicamentos descongestionantes começaram a ficar em falta nas prateleiras das farmácias. “O soro é o mais procurado nesta época e tem ficado em falta nas prateleiras com facilidade. Geralmente ficamos cerca de uma a duas semanas sem o item, nunca mais do que isso”, afirma.

Na farmácia, o preço médio dos inaladores gira em torno de R$ 250 e dos umidificadores cerca de R$ 120.

Para o gerente de uma farmácia da Vila Hortolândia, Eduardo Pacheco de Souza, a procura por inaladores e umidificadores é maior por pais de crianças pequenas, e as vendas devem crescer ainda mais nos próximos dias.

“Muitos clientes estão vindo procurar inaladores e umidificadores para crianças e bebês porque esta faixa etária acaba sendo suscetível a problemas respiratórios, ressecamento nas vias nasais e alergias. Os inaladores estão na faixa de R$ 180 e os umidificadores custam por volta de R$ 170”, diz o gerente.

ROTINA

Inalação, uso de umidificadores e lavagens da via nasal com soro fisiológico fazem parte do dia a dia da Maria Fernanda, de 11 meses, filha da Gabriela Carmen Silva, de 27 anos.

Com o tempo seco, sintomas de ressecamento, espirros e coriza são constantes. “O tempo seco incomoda muito minha filha, principalmente a respiração. Faço lavagem nas narinas com soro fisiológico todo dia antes de ela dormir e ao acordar, além de deixar o umidificador ligado o tempo todo”, diz a mãe.

Os cuidados com as vias respiratórias sempre estiveram presente no dia a dia da sua filha, mas com a estiagem, a atenção precisou aumentar.

“Além de ter os cuidados em casa, ainda mantenho contato com pediatra para ter certeza que os sintomas não vão agravar. Quanto mais seco o tempo, mais ela espirra e fica com o nariz irritado. O maior problema é quando vou até as farmácias e o soro fisiológico está em falta, por isso comecei a comprar frascos maiores”, conta Gabriela.

Fonte: Jornal de Jundiaí 

Quem faz cinco horas de exercício por semana vive mais, indica estudo

0

Um estudo, publicado na revista Circulation, da American Heart Association, nesta segunda-feira (25/7),  mostrou que as pessoas que costumam se exercitar duas a quatro vezes a mais do que a quantidade recomendada por semana têm um risco muito menor de morrer.

Os pesquisadores perceberam uma redução de 28% a 38% do risco de  mortalidade por doenças cardiovasculares entre pessoas que praticavam de duas a quatro vezes a mais do que o recomendado para atividades moderadas e de 27% a 33% entre os que praticavam de duas a três vezes do que o que recomendado para atividades vigorosas.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos é que adultos devem praticar pelo menos entre 150 e 300 minutos de atividade física moderada ou 75 a 150 minutos de atividade física intensa por semana. Isso dá um minimo de duas horas e meia por semana de atividade moderada.

A atividade moderada é caminhada, exercício de baixa intensidade, levantamento de peso e calistenia. Já a intensa são atividades como jogging, corrida, natação, ciclismo e outros exercícios aeróbicos. De acordo o Ministério da Saúde, no Brasil 44,8% da população não realiza o mínimo de atividade física recomendado pela OMS.

A pesquisa acompanhou 100 mil pessoas ao longo de 30 anos. Os participantes eram 63% do sexo feminino e mais de 96% eram adultos brancos. Eles tinham uma idade média de 66 anos e um índice de massa corporal (IMC) médio de 26 kg/m2 durante o período de acompanhamento.

Fonte: Correio Braziliense

Natulab cresce mais de 50% após revisão de portfólio

Natulab

O crescimento da Natulab no primeiro semestre atingiu 53% em relação ao mesmo período de 2021. O percentual é cinco vezes superior ao de toda a indústria farmacêutica, de acordo com dados da IQVIA. Presente em 92% das farmácias brasileiras, a companhia colhe os frutos do projeto de redução do portfólio, com foco em medicamentos de maior valor agregado.

Dos 175 produtos que a Natulab mantinha até o ano passado, 25 foram descontinuados. Em paralelo, a farmacêutica ampliou a capacidade produtiva em 10% para priorizar as SKUs com maior rentabilidade, a exemplo do analgésico Maxalgina – quinta marca em vendas no canal farma – e do suplemento vitamínico Viter C, que figura entre os 25 itens com maior demanda.

A empresa também adaptou suas linhas fabris para criar novas formulações de medicamentos já consolidados como o Seakalm. O calmante fitoterápico, antes disponível somente em 260 mg, ganhou uma versão de 600 mg para atender ao interesse do consumidor por concentrações maiores dessa categoria. O ritmo de lançamentos, porém, segue em andamento. A ideia é terminar o ano com até oito novos produtos.

Ao longo deste ano, já foram investidos R$ 43 milhões para viabilizar essa estratégia. “E acabamos de aprovar um novo aporte de R$ 20 milhões, que será revertido também para o aumento do capital de giro e ampliação dos estoques de matéria-prima”, comenta o CEO Guilherme Maradei.

Natulab mira Sul e Sudeste no projeto de expansão

Com mais de 99,8 milhões de unidades comercializadas nos últimos 12 meses, a Natulab alcançou a 12ª posição no ranking de vendas da indústria farmacêutica. Em faturamento, ocupa atualmente o 20º lugar. Os resultados aproximam a companhia da meta de somar R$ 500 milhões de receita em 2022, contra R$ 430 milhões do ano passado.

O desafio, agora, passa pela ampliação da presença geográfica, mesmo com a atuação em 92% dos PDVs do varejo farmacêutico. Hoje, em torno de 30% dos negócios estão concentrados no Nordeste, sede das fábricas da Natulab. “A aposta em reforçar nossos carros-chefes vem sendo um motor de crescimento importante nas grandes redes, o que permite ampliar negócios no Sul e no Sudeste”, acrescenta Maradei.

As farmácias independentes e associativistas, por sua vez, contam com o suporte de 150 distribuidoras locais e regionais, além de uma equipe de vendedores e representantes comerciais exclusiva para esse nicho.

Reforço na distribuição

Parte dos investimentos em 2022 teve como destino o novo centro de distribuição em Santo Antônio de Jesus (BA), cujas operações tiveram início em abril. Com 51 mil m² e 24 mil posições de paletes, a nova estrutura triplica o espaço de armazenagem e aumenta em cinco vezes a capacidade de recebimento e expedição do laboratório.  O fluxo simultâneo de carregamentos e descarregamentos, que antes abrangia cinco caminhões, passou a mobilizar 22 veículos.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico