O alinhamento da equipe anda junto com a gestão tributária

ALINHAMENTO DA EQUIPEFarmácias, orientação empresarial
Foto: Freepik

Muito além das preocupações com a concorrência e as mudanças no cenário tributário, a rentabilidade de uma farmácia começa pelo alinhamento da equipe. É a condição para garantir o crescimento sustentável de uma farmácia.

“Quando falamos em gestão, muitas vezes pensamos nos números, nas planilhas de custos, nos ajustes tributários e nos cálculos fiscais. Porém, a administração do varejo começa com pessoas”, reforça Marcus Cordeiro, CVO da Farmacon.

Segundo ele, para se aprofundar nos desafios fiscais enfrentados pelas farmácias, é preciso primeiro olhar para a cultura das corporações e como ela pode ser fortalecida para gerar resultados.

Por que o alinhamento da equipe e a cultura organizacional são essenciais?

Uma farmácia cujo alinhamento da equipe não se encontra estruturado, sem profissionais realmente engajados, pode acabar se perdendo nas estratégias externas, por melhores que elas sejam. “Um time comprometido com o propósito e os valores da empresa consegue entender não só a importância de uma boa gestão tributária, mas também como ela se conecta diretamente com os resultados do dia a dia”, avalia Cordeiro.

No entanto, para que isso aconteça, é necessário mais do que apenas contar com bons profissionais. É preciso investir no alinhamento dos objetivos da farmácia com as ações cotidianas do time. “Isso inclui entender que uma decisão tributária, como a escolha do regime fiscal, pode afetar diretamente o lucro da empresa e as perspectivas de melhoria financeira de todos os colaboradores”, acrescenta.

Estratégia tributária como caminho para a rentabilidade

Quando o time de uma farmácia entende como a escolha do regime tributário impacta o negócio, as chances de melhorar a rentabilidade aumentam significativamente. “A contabilidade estratégica é uma ferramenta poderosa, que não se restringe a gerar relatórios financeiros e guias de pagamento de impostos. Ela é responsável por criar estratégias que vão contribuir para uma redução de impostos dentro da legalidade, além de otimizar o fluxo de caixa e fortalecer a saúde financeira da farmácia”, ressalta o CVO.

Organizar o time para maximizar resultados

O primeiro passo é construir uma cultura organizacional focada no crescimento sustentável e na educação contínua da equipe sobre a importância da gestão tributária. Isso significa investir em treinamentos, seja para a gestão financeira, seja para o entendimento mais profundo dos impactos fiscais e tributários.

Além disso, é essencial que desde os colaboradores da linha de frente até a equipe gerencial compreendam como suas ações influenciam nos resultados. “Um time bem preparado não só ajuda a executar as estratégias, mas também contribui para identificar oportunidades e desafios que podem ser ajustados para alcançar o sucesso almejado”, alerta Cordeiro.

  • Defina metas claras – Estabeleça objetivos que engajem a equipe na missão de reduzir custos e melhorar os resultados financeiros. Isso inclui metas de vendas, mas também de controle de custos
  • Eduque o time – Ofereça treinamentos para que todos os membros da farmácia compreendam como as decisões tributárias impactam o negócio
  • Revise o regime tributário periodicamente – Os ajustes fiscais e tributários devem ser feitos de forma estratégica. Ao revisar periodicamente o regime tributário, é possível identificar oportunidades para redução de impostos, aproveitamento de incentivos fiscais ou outros ajustes que otimizem os resultados financeiros
  • Comunique-se de forma clara – Estabeleça uma comunicação constante e aberta com a equipe sobre os resultados e as implicações das decisões fiscais. Isso cria um senso de pertencimento que, por sua vez, amplia o compromisso com os objetivos da farmácia

“Empresas que investem no fortalecimento de sua cultura interna e conectam os times com seus objetivos têm mais chances de crescer com segurança, mesmo diante de desafios externos”, finaliza.

Retail Farma Brasil mobiliza líderes do setor nesta quinta

Retail Farma Brasil
Evento abordará tendências atuais e futuras do varejo farmacêutico – Foto: Canva

O Farmácia do Presente, evento focado em inovação e tecnologia, faz parte de uma série de workshops organizados pela Retail Farma Brasil e promete estimular o networking entre indústria e varejo em torno das mais prementes tendências do setor. O evento reunirá as principais lideranças do segmento no Cubo Itaú, no dia 24 de abril.

A programação do encontro, montada a partir da curadoria de José Andrés Júlio, sócio-diretor da unidade, e Monica Gomes, VP de marketing da companhia, contará com uma área de negócios, conexões e oportunidades, demonstrações ao vivo de soluções e tecnologias inovadoras. A agenda também integrará palestrantes de peso no canal farma, prontos para disponibilizarem seus conhecimentos e experiências em uma análise do cenário atual e futuro do mercado.

A lista de nomes confirmados reúne Paulo Gomes (Retail Farma Brasil), Ulysses Danté (IQVIA), Cassyano Correr (Interplayers/Clinicarx), Sérgio Mena Barreto (Abrafarma), Lucas Gorganchian (Prisma), Benito Berreta (Hyper Island), Marcelo Dantas (Farmarcas), Felipe Votisch (Nestlé)e Luis Ratto (RD Saúde).

Representantes das maiores redes de farmácias do país também estarão presentes, a exemplo da Raia Drogasil, São Paulo, Pacheco, Pague Menos, Farmácias São João, Minas Brasil, Rede Soma, Melhor Compra, FARMARCAS, Carrefour Drogarias, Farma Conde, Farma&CIA, Farma Ponte, Profarma, Drogaria Globo, Nissei, DROGAL, Promofarma, São Rafael, Farmelhor e as entidades ABRAFARMA, Febrafar, Assifarma , Abrafad, FECOFAR, FARMARCAS, ABC FARMA e Unifabra.

As atividades serão distribuídas entre 8h e 17h30, com a opção de participação de maneira presencial ou virtual. As vendas já estão abertas e passarão por uma mudança de lote no dia 11 de abril.

Panorama fará cobertura completa de evento da Retail Farma Brasil

O Panorama Farmacêutico será parceiro de mídia do evento da Retail Farma Brasil. Os 20 primeiros leitores que se cadastrarem no site do encontro terão direito a ingresso gratuito. Basta inserir os códigos PANORAMA100PRE, para participação presencial; e PANORAMA100LNE, para acompanhamento online.

Falências requeridas

 

Empresa: Oncofarma Comércio Atacadista de Medicamentos Ltda
CNPJ: 
01.529.206/0001-76
Requerente: Acvil Securitizadora S/A
Cidade: São Paulo (SP)
Vara/Comarca: 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo/SP

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Empresa: Grandesc Materiais Hospitalares Ltda.
CNPJ:
07.086.868/0001-03
Requerente: Iox Securitizadora S/A
Cidade: Santana de Paranaíba (SP)
Vara/Comarca: 2ª Vara Regional de Competência Empresarial e de Conflitos Relacionados à Arbitragem das 1ª, 7ª e 9ª Rajs (SP)
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 Empresa: Drogaria Campeã Popular C. Costa Ltda.
CNPJ:
21.812.204/0001-05
Requerente: Banco Fibra S/A
Cidade: Cotia (SP)
Vara/Comarca: 1ª Vara Regional de Competência Empresarial e de Conflitos Relacionados à Arbitragem das 1ª, 7ª e 9ª Rajs (SP)
Observação: Pedido redistribuído

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Empresa: Sw Drogaria Ltda.,
CNPJ: 97.536.857/0001-62
Nome Fantasia: Ultrafarma
Cidade: Diadema (SP)
Vara/Comarca: 1ª Vara Regional de Competência Empresarial e de Conflitos Relacionados À Arbitragem Das 1ª, 7ª e 9ª Rajs (SP)

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Empresa: Drogaria Central Diadema Ltda.
CNPJ: 10.714.091/0001-80
Nome Fantasia: Ultrafarma Popular Diadema
Cidade: Diadema (SP)
Vara/Comarca: 1ª Vara Regional de Competência Empresarial e de Conflitos Relacionados À Arbitragem Das 1ª, 7ª e 9ª Rajs (SP)

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Empresa: Laboratório Farmacêutico Tauhere O. H. Ltda.
Nome fantasia: Laboratório OH
CNPJ:
28.173.739/0001-14
Requerente: Leve Fundo de Investimento em Direitos Creditórios Multissetorial
Cidade: Santana de Parnaiba, (SP)
Vara/Comarca: 2ª Vara Regional de Competência Empresarial e de Conflitos Relacionados À Arbitragem Das 1ª, 7ª e 9ª Rajs (SP)

Aberta a temporada de credenciamento do Farmácia Popular

CREDENCIAMENTO NO FARMÁCIA POPULARFarmácia Popular, CGPFP, orientação empresarial
SaFoto: Divulgação

Após um período sem a realização da renovação do credenciamento do Farmácia Popular, que é anual e obrigatória desde 2018, o Ministério da Saúde reabriu o processo. A pasta segue, dessa maneira, o que está previsto no artigo 15 do Anexo LXXVII da Portaria de Consolidação nº 5, de 28 de setembro de 2017.

Estabelecimentos participantes do Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB) que estejam regulares na Receita Federal, inclusive aqueles com a conexão suspensa e em fase de monitoramento, devem realizar a renovação. O processo precisa ser realizado por meio do sistema da Caixa Econômica Federal.

Vale lembrar que as farmácias que realizaram atualização cadastral recente também estão obrigadas a realizar a renovação anual. Em 2025 essa pendência poderá ser resolvida até o dia 30 de maio.  Os gestores que não realizarem a renovação até essa data terão a conexão com o sistema de vendas suspensa, permanecendo assim até a regularização da situação junto ao Programa.

Documentação para fazer a renovação de credenciamento do Farmácia Popular

A documentação a ser apresentada está prevista no artigo 10 do Anexo LXXVII da Portaria de Consolidação nº 5/10. É fundamental que os documentos estejam atualizados e de acordo com as exigências normativas.  Também está disponível no site do programa uma relação de estabelecimentos aptos a realizarem a renovação.

A Coordenação Geral do Programa Farmácia Popular (CGPFP) ressalta que o processo é totalmente gratuito, sem qualquer cobrança de taxas. Todas as suas etapas estão disponíveis no manual elaborado pela Caixa Econômica Federal.

Oportunidade de receita extra

Para o fundador da plataforma INFORPOP, Hebert Freire, o ingresso no Farmácia Popular é uma porta de entrada para atração de novos clientes e geração de receita extra. O especialista elenca cinco recomendações para potencializar os resultados.

  • Regras na ponta língua: As normas do programa devem ser conhecidas e a sua equipe deve ficar atenta a possíveis atualizações
  • Fique de olho na papelada: Para evitar penalizações ou até mesmo o descredenciamento, preste especial atenção aos documentos exigidos pelo programa
  • Ande na linha: Auditorias podem acontecer, mas, se você cumpre rigorosamente as normas da iniciativa, não há o que temer
  • Equipe capacitada: “Seu time de atendimento precisa estar afiado sobre todo o processo de compra pelo programa, do cadastro à emissão do cupom fiscal”, comenta
  • Qualidade na abordagem: O atendimento deve ressaltar junto ao cliente os benefícios do programa e saber como esclarecer as eventuais dúvidas em seu uso

Hiper Saúde facilita gestão da farmácia com o Otimiza

GESTÃO DA FARMÁCIAOtimiza, Grupo Hiper GRUPO HIPER SAÚDE, VAREJO FARMACÊUTICO, FARMÁCIAS
O CTO André Monteiro: “buscamos trazer soluções que simplifiquem a maneira de trabalhar temas como gestão de compras, precificação e adequação do mix” Foto: Divulgação

Uma plataforma que ajuda o empresário na gestão da farmácia, de modo que ele concentre sua atenção no crescimento da empresa. Esse é o propósito da Otimiza, ferramenta desenvolvida pelo Grupo Hiper Saúde – a primeira farmatech do Brasil, que ajuda na análise e tomada de decisão com segurança, permitindo o acompanhamento de toda a administração operacional da rede ou do PDV em um só canal.

“Gerenciar uma farmácia não é tarefa fácil para o pequeno varejo. Por isso, buscamos trazer um conjunto de soluções que simplifiquem a maneira de trabalhar temas como gestão de compras, precificação e adequação do mix”, explica André Monteiro, CTO do Grupo Hiper Saúde.

Para o executivo, a Otimiza possibilita, de fato, que os executivos das farmácias independentes concentrem seus esforços em estratégias para aprimorar a experiência ao consumidor. “Chega de perder horas ensinando o passo a passo de como organizar o sortimento ou efetuar uma compra inteligente. A plataforma já aponta os caminhos”, acrescenta.

Otimiza faz a gestão da farmácia baseada em três pilares

A Otimiza trabalha sob três pilares que envolvem a administração operacional de uma farmácia – entender quais produtos a loja deve ter em estoque; gestão de compra e precificação. “Tendo conhecimento dos itens que são essenciais para o PDV, baseado no estudo do sortimento de determinada região, o gestor confere assertividade ao processo de aquisição dos produtos, evitando desperdícios, encalhe e perda por validade”, ressalta Monteiro.

O passo seguinte consiste na definição de compra por meio de cotações com todos os distribuidores e operadores logísticos, mediante condições comerciais especiais concedidas pelo Grupo Hiper Saúde. “Analisamos os preços em canais online e os praticados recentemente pelo grupo, além da elasticidade de demanda da loja, a fim de apresentarmos todas as respostas para a farmácia – o que comprar, de qual fabricante, por qual distribuidor e a devida quantidade”, explica o CTO.

Precificação

Um dos pontos mais complexos na gestão da farmácia, a precificação também é totalmente automatizada. “Disponibilizamos uma tecnologia para analisar as vendas da região, o estoque, preços online, da rede e da concorrência”, explica. O Otimiza já está em operação em 750 farmácias do Grupo Hiper Saúde e pode ser conectado com os principais ERPs do mercado, como Alpha7, Linx, Inova, Softpharma e Trier. “Processos e análises que antes levavam seis horas passam a ser resolvidos em menos de 30 minutos”, finaliza.

Grupo Hiper Saúde
Fundação: 2010
Sede administrativa: São Paulo (SP)
Capilaridade: 1.037 lojas nos 26 estados e no Distrito Federal
Volume total de vendas: R$ 2,8 bilhões

Startup aposta em atendimento com IA para impulsionar vendas

atendimento com IA
Ferramenta fala “brasileirês”, facilitando contato com a população – Foto: Canva

A startup brasileira Fintalk busca expandir sua presença no varejo ao apostar na tendência de sistemas de atendimento com IA, especialmente aqueles que permitem conversas por voz. As informações são do NeoFeed.

O principal trunfo da companhia no momento é o aporte de R$ 6 milhões realizado pelo HiPartners, fundo especializado em retail tech. Os conhecimentos dos sócios Walter Sabini Junior, Eduardo Terra, Alberto Serrentino e Germán Quiroga devem ajudar a empresa nessa empreitada.

“Eles trazem uma expertise e uma penetração no varejo que não temos. O meu background é do mercado financeiro e de serviços” afirma Luiz Lobo, fundador e CEO da startup com passagens por empresas como Sky, Stone, Unibanco e NET.

Ferramenta de atendimento com IA da Fintalk fala “brasileirês”

Buscando garantir a integração de sua plataforma à rotina da população brasileira, a Fintalk desenvolveu uma inteligência artificial que pode ser utilizada no WhatsApp, Instagram, telefone ou até mesmo no site das empresas. Priorizando sempre o contato por voz, conta com diversos protocolos de segurança para gerenciar pagamentos e garantir a privacidade no atendimento.

Além disso, é capaz de se adaptar a diferentes sistemas tecnológicos, facilitando sua implementação, e entender diferentes gírias e regionalismos brasileiros. “O Brasil das ruas fala ‘brasileirês’ e é prolixo”, explica o executivo.

Empresas como a C&A e a Cimed já estão na lista de clientes da startup, que pode atuar com linhas diretas de cobrança, como acontece em call centers tradicionais, ou contatando por usuários únicos ou transações.

Amigo de Carlos Sanchez desiste de vaga no conselho da Hypera

Conselho da Hypera
Parisotto optou por se retirar da disputa – Foto: Divulgação

O bilionário Lírio Parisotto, amigo de Carlos Sanchez (dono da EMS) e controlador do fundo de investimentos Geração L. Par, se retirou da disputa por uma vaga no conselho da Hypera. As informações são do UOL.

A desistência foi anunciada publicamente pela companhia em um comunicado aos acionistas, e pode ser interpretada como um recuo da EMS, sua maior rival, que há meses tem travado uma batalha pelo controle da farmacêutica.

Em uma tentativa de comprar a Hypera, o líder da EMS pôs em prática uma investida hostil no ano passado, adquiriu ações da farmacêutica e até defendeu na justiça suas ações antes de incluir seu amigo, Lírio Parisotto, na negociação.

O controlador da Geração L. Par, a pedido de Carlos Sanchez, adquiriu uma porcentagem de ações e indicou três nomes para o conselho da empresa, incluindo o seu próprio. O movimento foi visto pelo mercado como suspeito e reacendeu dúvidas quanto a uma nova investida da EMS.

EMS foi proibida de influenciar eleição no conselho da Hypera

Incomodada com a estratégia e com a aquisição de mais 2% de suas ações, a Hypera buscou o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) acusando a rival de ocultar sua real intenção. A EMS alegou que operação era motivada apenas por questões financeiras.

Não satisfeito com a reposta, o órgão determinou que a EMS se abstenha de exercer qualquer direito político na Hypera enquanto durar a análise do caso, exigindo também informações adicionais sobre a frustrada tentativa de oferta hostil feita pela farmacêutica em outubro passado. Dados sobre participação conjunta das duas companhias nos mercados afetados pela potencial combinação de negócios também foram solicitados.

Eli Lilly avança na busca por uma pílula do emagrecimento

pílula do emagrecimento
Medicamento pode desbancar favoritos do público com Ozempic e Wegovy – Foto: Canva

A Eli Lilly anunciou na última quinta-feira, dia 17, o início da fase 3 de testes clínicos de sua pílula do emagrecimento. O Orforglipron, medicamento da categoria GLP-1, seria o primeiro da classe a ser introduzido ao mercado, sagrando a farmacêutica campeã em uma corrida contra concorrentes como Novo Nordisk e Pfizer. As informações são do portal Business Insider.

Com envio ao FDA previsto para o final do ano, o fármaco pode se tornar um importante adversário no segmento, rivalizando com sucessos de vendas como Ozempic, Wegovy, e os seus blockbusters Mounjaro e Zepbound.

Patrik Jonsson, vice-presidente executivo da companhia, afirmou que a novidade vai “desbloquear um mercado muito mais amplo, levando os benefícios dos inovadores medicamentos de emagrecimento às pessoas que não podem, ou não querem, usar injeções”.

O impacto do Orforglipron se torna “ainda mais importante quando analisamos a necessidade global, pois estimamos que mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo sofram com a obesidade”, complementa o executivo. “É impossível atendermos toda essa demanda com os tratamentos de injeção disponíveis atualmente”, finaliza.

Resultados da pílula do emagrecimento da Lilly foram positivos

Durante a mais recente etapa de testes, onde o medicamento foi aprovado, adultos com diabetes utilizaram o tratamento por 40 semanas, apresentando um controle melhor do açúcar em seu sangue do que aqueles submetidos ao placebo.

Os participantes que tomaram a dose máxima da pílula ainda perderam, em média, 7,25 quilos, valor proporcional a 7,6% de seu peso corporal. A quantia ainda não era estabilizada até o fim do teste, indicando que um tratamento mais longo poderia ser ainda mais benéfico.

Na conclusão de uma das sete etapas planejadas, o medicamento foi classificado como “tão seguro quanto os outros fármacos à base de GLP-1”. A divulgação dos resultados positivos impactou diretamente as ações da empresa, que registraram um pico de crescimento.

Atlhetica Nutrition lança energético em collab com Ki-Suco

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Atlhetica Nutrition, Ki-Suco
Foto: Divulgação

A collab com a Ki-Suco é a mais nova parceria da Atlhetica Nutrition. Um dos protagonistas desse trabalho conjunto é o X7 Smart The Drink, suplemento alimentar líquido comercializado em latas de 473 ml.

Com sabor nostálgico de uva, o lançamento reúne a tradicional fórmula X7 Drink em sua composição, com 200 mg de cafeína, 1 mil mg de taurina e 1 mil mg de arginina. Beta-alanina, bitartarato de colina, inositol e l-carnitina também estão presentes.

O suplemento é indicado para pessoas a partir de 19 anos e não deve ser utilizado por gestantes, lactantes e crianças.

Collab com Ki-Suco também engloba outros produtos 

Além do X7 Smart The Drink, a Atlhetica Nutrition apresenta os pré-treinos X7 Original de 300 g e o X7 Hard Tech de 200 g. Ambos estão disponíveis na apresentação em pó e no sabor de uva.

“O sabor de uva característico da Ki-Suco resgata uma lembrança especial para muitos consumidores, reforçando nosso compromisso em entregar performance sem abrir mão do prazer ao consumir um suplemento”, afirma o fundador e CEO Ricardo de Angelis.

Distribuição: sistema próprio de distribuição
Diretora de marketing: Amanda Albaricciamanda.albaricci@atlheticanutrition.com.br

Ekobé inova com creatina de chocolate

Creatina de chocolate, creatina, Ekobé
Foto: Divulgação]

A Ekobé aposta na inusitada creatina de chocolate belga para propor uma nova forma de suplementação. Disponível na versão em gomas, o lançamento integra a estratégia da marca de trazer soluções práticas com apelo sensorial para quem busca melhorar o desempenho físico. Oferece 3 g do nutriente por porção e dispensa o uso de água ou shakeira.

“O ato de suplementar pressupõe equilíbrio entre prazer e saúde, o que nos inspirou a criar uma fórmula que entregasse os benefícios da creatina com um sabor doce e marcante”, acredita o CEO Inácio Marchette.

O produto não tem adição de açúcares e o preço sugerido é de R$ 146.

Distribuição: parceria com distribuidoras nacionais e regionais
Diretor comercial: Junior Marchetti – (15) 97403-7546 e jr.marchette@ekobedobrasil.com.br