Grupo Boticário mira farmácias com produtos para cabelo

Produtos para cabelo são apostas do Grupo Boticário em farmácias
Crédito das fotos: Divulgação Grupo Boticário

O mercado global de produtos para cabelo, estimado em US$ 93,4 bilhões em 2022, deve atingir US$ 131,3 bilhões até 2030, segundo estudo do ReportLinker. E o segmento deve ser um dos motores do plano do Grupo Boticário para avançar no varejo farmacêutico.

As vendas em farmácias já são responsáveis por 50% do faturamento da divisão B2B da companhia. A estreia no varejo farmacêutico ocorreu em 2018 com a marca Eudora Siàge, linha de produtos para cabelo presente em 37 mil PDVs em todo o país.

As perspectivas de expansão vão ao encontro de indicadores da Abrafarma. Segundo a entidade, que representa as 27 maiores redes do varejo farmacêutico nacional, a comercialização de itens de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC) teve alta de 15,34% no ano passado.

O faturamento da categoria saltou de R$ 21,6 bilhões para R$ 24,9 bi em 2022. Nos dois primeiros meses de 2023, o avanço em relação ao mesmo período do ano passado foi de 13,49%.

Produtos para cabelo são apostas do Grupo Boticário em farmácias
Marcela De Masi ressalta reconhecimento da Eudora em prêmio setorial

“É um mercado que vem conquistando espaços cada vez mais relevantes no canal nos últimos cinco anos, contribuindo para o crescimento geral dos negócios B2B. A performance foi tão promissora que a marca Eudora Siàge foi uma das três finalistas no setor de Higiene e Beleza do Prêmio Parceiros do Ano da Abrafarma”, afirma Marcela De Masi, diretora executiva de branding e comunicação do Grupo Boticário.

Para 2023, a meta é fortalecer a marca por meio de uma estratégia comercial que prevê o aumento da experimentação e conquista de novos consumidores provenientes de outros canais, como a venda direta.

Indicadores da IQVIA confirmam o crescente sucesso da Eudora Siàge. A linha ocupa o terceiro lugar em produtos para cabelos. Considerando o primeiro mês de 2023, o valor de vendas da marca avançou 175% na comparação com o mesmo período do ano passado. Já a categoria teve um crescimento geral de 24,5%.

Inovações na linha de produtos para cabelo

Os produtos para cabelo integram um portfólio de diversos SKUs aderentes às necessidades atuais das consumidoras, com testes de eficácia e formulação rigorosos para garantir resultados superiores desde o primeiro uso e também tratamento de salão em casa. “Dispomos da exclusiva tecnologia Bioaffinité 4D, uma matriz que tem alta afinidade pelo fio e penetra profundamente no cabelo, mesmo após o enxágue”, complementa Marcela.

A biotecnologia possui uma inteligência detectora de danos, que identifica quais são e onde eles estão na extensão do fio, além de liberar ativos gradualmente. “Mais do que tecnologia e performance, buscamos levar sofisticação e glamour por meio de nossas embalagens e produtos, trazendo os benefícios que a consumidora busca de forma clara. É um facilitador para a jornada de compra e estimula o alto giro desses itens nas farmácias”, ressalta Marcela.

Walmart oferece treinamento de liderança para gerentes

Walmart
Divulgação Walmart

O Walmart está treinando mais de 2 mil gerentes de loja, como parte de um projeto de US$ 1 bilhão voltado para capacitação e desenvolvimento de lideranças até 2026. As informações são do Progressive Grocer.

Após o início do programa, denominado Academia de Gerentes, a varejista concluiu que o treinamento era tão benéfico para os novos gerentes de loja que decidiu incluir todos os demais profissionais.

O programa de treinamento do Walmart inclui

  • Entender os valores da empresa
  • Liderar com empatia e focar no bem-estar dos colaboradores
  • Como se envolver ainda mais com clientes e comunidades
  • Abraçar a mudança e liderar com uma mentalidade de mudança

“Com mais de 75% de nossos gerentes promovidos internamente, sabemos que muitos têm conhecimento de varejo e habilidades de atendimento ao cliente para exercer o trabalho  de forma bem sucedida”, escreveu Lorraine Stomski, vice-presidente sênior de aprendizado e liderança, em uma postagem no blog da empresa .  “O que eles estão buscando é treinamento adicional em liderança e gerenciamento de equipes”.

O treinamento também inclui uma pesquisa de feedback de colegas associados e gerentes, bem como uma orientação de seis meses após o programa com gerentes que concluíram o curso e têm mandatos mais longos com histórico sólido.

No mês passado, o Walmart anunciou uma parceria com a plataforma de aprendizado online Springboard para oferecer programas personalizados de qualificação e requalificação, na qual as empresas pretendem equipar os funcionários do Walmart e Sam’s Club com as habilidades necessárias para se destacar em carreiras de dados e tecnologia.

A cada semana, aproximadamente 230 milhões de clientes e membros visitam as mais de 10.500 lojas do Walmart e vários sites de comércio eletrônico em 24 países. A empresa emprega aproximadamente 2,3 milhões de associados em todo o mundo. O Walmart dos EUA é o número 1 no The PG 100, a lista de 2022 da Progressive Grocer dos principais varejistas de alimentos e consumíveis na América do Norte.

Hus de saúde

Com o anúncio da implementação de 75 novos hubs de saúde nos Estados Unidos, o Walmart segue com vigor os passos de players do varejo farmacêutico internacional, como CVS Health e Walgreens.

As inaugurações dos centros do Walmart Health ocorrerão até o fim de 2024. Mas desse total de aberturas, 28 já deverão ser efetivadas ainda esta ano. A rede passa a ter cobertura em mais dois estados – Arizona e Missouri –, além de ampliar a presença no Texas, particularmente na região metropolitana de Dallas e em Houston. As informações são do portal Drug Store News.

“Desde o início do projeto Walmart Health, em 2019, a rede continuou a crescer, se adaptar e aprender a servir as comunidades onde vivemos e trabalhamos. No ano passado, implementamos cuidados baseados em valor em nossas localidades da Flórida e da Geórgia para indivíduos credenciados ao Medicare Advantage”, comenta David Carmouche, vice-presidente sênior da divisão de omnichannel care da varejista.

Os novos hubs de saúde do Walmart terão pouco mais de 5,7 mil metros quadrados e estarão posicionados estrategicamente ao lado dos supermercados da companhia. Além do rol de serviços farmacêuticos como testes rápidos, exames de glicemia e de medição de pressão arterial, os espaços disponibilizarão raios-X, eletrocardiogramas, telessaúde e ainda consultorias clínicas voltadas à saúde auditiva, comportamental e odontológica.

Para Carmouche, a capilaridade do Walmart será fator determinante para atrair pacientes. “Com 90% da população dos Estados Unidos a dez quilômetros de um de nossos supermercados, o Walmart Health está em um patamar único para fornecer assistência à saúde e bem-estar acessíveis às comunidades”, finaliza.

Puravida amplia categoria de ômega 3

Puravida

Cada vez mais os nutricionistas indicam o consumo de ômega 3. Afinal, o composto proporciona inúmeros benefícios para a saúde, incluindo a diminuição de riscos cardiovasculares e inflamações. E ainda é um excelente aliado na concentração e memória.

Pensando em oferecer mais opções saudáveis no portfólio e oferecer um produtos para cada necessidade do organismo, a Puravida inova e apresenta novos suplementos para a categoria de ômega. Os lançamentos trazem um alto nível de pureza e destacam-se pela sustentabilidade.

O novo Ômega EPA/DHA segue a linha tradicional, com óleo de peixe livre de poluentes com vitamina E, que age como antioxidante, protegendo dos radicais livres. O Ômega Pulse é um suplemento mais premium. Além da formulação clássica, oferece alta concentração de EPA, associado ao nutriente Q10 (produzido naturalmente pelo corpo).

Por fim, o Ômega Fosfatix é composto de óleo de peixe livre de poluentes. Conta com uma dose alta de DHA e fosfatidilserina, promovendo uma melhora em todo o sistema cerebral.

Distribuição: Sistema próprio
Diretor comercial: Massud Salem – massud@puravida.com.br

Intolerância alimentar: como fazer substituições saudáveis

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Intolerância alimentar

Poucas pessoas sabem, mas dores abdominais, espirros, coceira, prisão de ventre, diarreias, dores de cabeça e cansaço após as refeições podem ser causadas por algum tipo de intolerância alimentar. Essa doença pode acometer pessoas de qualquer idade e acontece porque não conseguimos digerir corretamente determinado nutriente causando vários desconfortos tanto no aparelho digestivo quanto, dependendo do caso, em várias partes do corpo.

Cerca de 35% da população brasileira com idade acima de 16 anos tem algum tipo de desconforto digestivo após o consumo de derivados do leite, segundo pesquisa do Datafolha.

Falta de diagnóstico para a intolerância alimentar

O levantamento ainda mostra que entre as pessoas que relataram algum tipo de desconforto gastrointestinal, 88,2%, jamais receberam um diagnóstico médico, a maioria homens com mais de 35 anos. Apenas 4% dos entrevistados relatam terem ido procurar ajuda médica e, dentre esses, 1% foram diagnosticados com intolerância à lactose, o que corresponde a 1,5 milhão. As mulheres apresentam maior incidência da doença, correspondendo a 59% dos casos.

Mas, afinal, o que é a intolerância à lactose?

A intolerância à lactose ocorre devido à deficiência ou ineficiência na síntese de uma enzima, a lactase, que é produzida no aparelho digestivo e é responsável pela digestão do açúcar do leite. Ela é como uma “tesourinha” que produzimos para cortar a lactose em glicose e galactose. Acontece que algumas pessoas não conseguem produzir a lactase naturalmente, surgindo a intolerância. O problema pode desencadear dor e inchaço abdominal, diarreia, gases, azia, náusea e dor de cabeça.

Caso desconfie do problema, é indicado procurar ajuda médica e retirar lácteos da dieta, como leite, iogurtes, queijos, margarinas e receitas com a presença de leite animal na composição. Lembrando que, hoje, já é possível fazer substituições de produtos de origem animal por vegetal.

Produtos com sabor e textura, só que vegetal

Sem lactose, sem colesterol e fonte de vitaminas e minerais. Foram os benefícios nutricionais que fizeram o leite de castanhas ficar amigo da nossa saúde. A bebida é rica em ômega-9 e gorduras saudáveis, que atuam diretamente na saúde do coração, cérebro e na modulação da imunidade, além de auxiliar no funcionamento do intestino, no controle do apetite e no equilíbrio dos níveis de colesterol. Entre seu pool de vitaminas e minerais, estão o manganês, magnésio, zinco, selênio, fósforo, potássio e algumas das importantes vitaminas do complexo B.

Por não ter nada de origem animal, o produto apresenta baixos teores de gorduras saturadas e tem índice glicêmico menor, podendo ser indicado para quem deseja diminuir alguns dígitos na balança.

“Hoje conseguimos encontrar bebidas vegetais fortificadas e com nutrientes equivalentes ao leite de vaca. Para essas pessoas que não abrem mão de ter a presença do leite na dieta, vale investir nas bebidas de origem vegetal, como a bebida de amêndoas. Além de ter cálcio para atender as demandas nutricionais necessárias, a bebida leva somente amêndoas, água e o cálcio como ingredientes, portanto é livre de espessantes, aromatizantes e adoçantes além de não levar açúcar em sua composição”, explica Alessandra Luglio, nutricionista e consultora científica da A Tal da Castanha.

Governos desperdiçam R$ 1 a cada R$ 3 em medicamentos

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Medicamentos
Foto: Canva

O processo de compra de medicamentos no Brasil é ineficiente e sem padronização, segundo avaliação do deputado Daniel Soranz (PSD-RJ), ex-secretário de Saúde do Município do Rio de Janeiro. As informações são do Monitor Mercantil.

Estudo realizado pela equipe do parlamentar mostra que a falta de centralização na compra de medicamentos no país representa prejuízo bilionário para os cofres públicos. De acordo com o levantamento, dos R$ 21,4 bilhões gastos em compras de medicamentos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), R$ 6,5 bilhões – ou seja, quase 1/3 – poderiam ser economizados anualmente, considerando todos os remédios comprados de forma não centralizada.

Significa dizer que quase R$ 1 em cada R$ 3 é desperdiçado. Se considerar apenas os medicamentos genéricos, a economia seria de R$ 1,2 bilhão. “São quase 5 mil licitações por ano para comprar o mesmo produto. Isso acaba com o poder de compra do Estado, o que é muito grave, porque torna a compra ineficiente e mais cara”, considera o deputado.

O levantamento mostra que em alguns itens a variação de preço pode chegar a até 20 vezes na compra de medicamentos genéricos. O deputado cita o caso do Atenolol, remédio usado para o controle da hipertensão. Entre as licitações que foram realizadas para a compra do produto, o preço mínimo encontrado foi de R$ 0,03, e o máximo, de R$ 0,74, uma variação de 2.366%. O valor médio, por sua vez, foi de R$ 0,08, e a mediana, de R$ 0,07.

A variação de preço da Dipirona, medicamento usado frequentemente para tratar dores e febre, chega a 1.566%, com mínimo de R$ 0,03 e máximo de R$ 0,49. O preço médio é de R$ 0,15, e a mediana, de R$ 0,13. Para o parlamentar, a variação de preço entre os cerca de 5 mil compradores é muito grande e poderia ser eliminada se o Estado usasse seu poder de compra.

Marketplace com pregão permanente para compra de medicamentos

“Muitos produtos já são padronizados, comprados há mais de 10 anos da mesma forma, e tem que comprar todo ano. Não faz sentido ter um sistema de compra com licitação e pregão pulverizado, isso deixa sistema ineficiente e abre espaço para uma série de irregularidades”, considera o deputado, que propõe a criação de um marketplace com pregão permanente da internet para que qualquer ente – municípios, estados, União – e até instituições filantrópicas possam comprar.

De acordo com o PL 2133/23, o Sistema de Compra Instantânea (Cix) destina-se à aquisição, por meio de credenciamento em mercado fluido, de bens padronizados e previamente selecionados pela Administração Pública, que serão anunciados no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), na forma de regulamento do Poder Executivo federal.

Como vai funcionar o Projeto de Lei

A ideia é que o Governo Federal anuncie lista de bens no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) e abra credenciamento para provedores e gestores. Os provedores Estes, por sua vez, se cadastram e registram produtos com variáveis de preço. Já os gestores se cadastram e sinalizam compra de produtos conforme necessidade e  efetuam compra instantânea por empenho e provedores entregam produto pré-definido.

“A ideia é começar com medicamentos, mas pode ser para tudo que for padronizado, como copo plástico branco, caneta esferográfica azul, lápis preto, entre outros”, diz o deputado. Além de solucionar o problema com a variação de preço, a compra por meio do marketplace reduziria também o custo administrativo do processo.

“Países que têm sistema único de saúde, como o Chile, realizam a compra de forma centralizada, o que gera economia e transparência ao processo”, complementa ao lembrar que a compra segue sendo feita da mesma forma, só que a administração pública vai entrar na plataforma e verificar qual empresa apresenta os melhores valores para produtos padronizados.

 

Ada Tina reforça linha de clareadores

Ada Tina

A italiana Ada Tina deu match mais uma vez com o lançamento do Clarivis TX Ultra Resist, um sérum booster ultra clareador que promete amenizar as manchas escuras em apenas sete dias.

O novo membro da família de clareadores da marca chega ao mercado com a proposta de alcançar as manchas mais profundas da pele, incluindo o melasma graus 2 e 3. Além disso, atenua as imperfeições provocadas pela exposição solar. O produto foi elaborado para facilitar a rotina de skincare, já que garante mais firmeza à pele, melhoras a textura e devolve toda a luminosidade, deixando-a mais radiante e saudável.

A formulação de Clarivis TX Ultra Resist reúne um blend de ativos premium, entre os quais o Tanexamic Complex 15% – complexo clareador de alta escala à base de ácido tranexâmico e niacinamida. É um produto leve, não oleoso, sem fragrância e conservantes, que viabiliza a redução das rugas e linhas de expressão, com recomendação de uso duas vezes ao dia.

O sérum é cruelty free, mother friendly, vegano, dermatologicamente testado e seguro para gestantes.

Distribuição: Sistema próprio
Gerentes de produto: Caio Falaschi e Jackson Pires – (19) 3217-9248

Como o HPV pode favorecer o câncer de colo de útero

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Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que o papilomavírus humano (HPV) é responsável por mais de 95% dos casos de câncer de colo uterino. E a conscientização é fundamental para promover a saúde da mulher e estimular a vacinação como a forma mais eficiente de prevenção da doença. De acordo com a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), o câncer de colo de útero é o que mais mata mulheres na América Latina e no Caribe.

No Brasil, cerca de 51 mil mulheres terão câncer de colo de útero até 2026, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), sendo que 90% dos casos podem ser prevenidos com a vacina nonavalente do HPV. O Brasil terminou o ano passado sem cumprir a meta de vacinar 80% do público entre nove e 14 anos contra o papilomavírus humano (HPV). Segundo dados do Ministério da Saúde, 57,44% das meninas tomaram duas doses do imunizante, enquanto a taxa entre os meninos foi de 36,59%.

O papilomavírus humano, causador do HPV, é um dos principais responsáveis pelo câncer de colo de útero, afinal, algumas variações do vírus são cancerígenas. Por se tratar de um vírus comum, segundo o Ministério da Saúde, cerca de 75% das brasileiras sexualmente ativas entrarão em contato com o HPV ao longo da vida.

Para o oncoginecologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Gabriel Lowndes de Souza Pinto, a atenção aos sintomas da condição e aos exames é importante para que a doença não avance para estágios graves. “Inicialmente, o câncer de colo de útero, conhecido também como câncer cervical, pode não manifestar sintomas. Em estágios avançados da doença, causa sangramento vaginal intermitente, secreção vaginal anormal e dor abdominal junto de queixas urinárias ou intestinais”, explica ele.

Dentro disso, é importante realizar os exames ginecológicos periódicos e laboratoriais para detecção do câncer. Além disso, é importante se atentar aos sintomas do HPV para que a atenção de quem foi infectado pelo vírus HPV seja redobrada quanto ao câncer cervical. Ainda assim, investir na cobertura vacinal do vírus é a prevenção mais eficiente.

Relação entre HPV e câncer de colo de útero

O papilomavírus humano (HPV) possui mais de cem subtipos e pode causar diversos sintomas como, lesões e verrugas na pele, ardência e coceira na região genital, o qual é transmitido por meio de contatos com as lesões ou por meio de relações sexuais com a pessoa que está infectada.

“A vacinação do HPV é a melhor forma de prevenção do câncer de colo de útero, sendo que o ideal é a vacina quadrivalente que protege contra os tipos de HPV de 6 a 11, além dos 16 e 18, os quais são oncogênicos e podem ocasionar um câncer de colo de útero nas mulheres”, comenta Fábio Rios, ginecologista na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

Não existe ainda uma medicação que haja diretamente contra o HPV, mas é possível identificar as alterações que ele causa em algumas pacientes, chamadas de lesões precursoras (pré-câncer) através do exame de citologia cérvico vaginal (papanicolaou) e a colposcopia com biópsia dirigida.

“Quando essas lesões precursoras são identificadas podem ser tratadas de forma relativamente simples, evitando que essa paciente tenha a progressão da lesão precursora para o câncer de colo propriamente dito. Além disso, algumas pacientes podem ficar portadoras do vírus HPV por muito tempo sem que ele se manifeste (infecção latente) e outras ainda conseguem eliminar o vírus do organismo”, explica o ginecologista.

É importante ressaltar que não são todos os tipos de HPV que causam o câncer, mas que quem foi infectado pelo vírus deve redobrar os cuidados e realizar exames periódicos para a detecção precoce da doença.

Segundo o especialista, o câncer de colo pode ser prevenido com o uso das vacinas, comportamento sexual seguro e a realização periódica dos exames de rotina ginecológica. Para a grande maioria dos casos temos a chance de tratá-lo numa fase pré-maligna ou inicial, com boas chances de cura.

“Quanto mais cedo o câncer cervical for detectado, maiores são as chances de tratamento e cura da doença, assim como a contenção do vírus HPV nos casos que forem confirmadas a infecção do paciente”, finaliza Rios.

Cara nova na Unilever

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Unilever

A Unilever apresenta Rafael Lisboa como novo coordenador de trade marketing. Ele soma mais de oito anos de experiência na indústria e no varejo farmacêutico, com foco em segmentos como consumer health, diabetes e eventos corporativos.

Durante os últimos dois anos o executivo ocupou o mesmo cargo no Grupo Elfa. Seu currículo também inclui GPA, Hypera Pharma e Sanofi. Bacharel em administração pela PUC-Minas, está cursando MBA em gestão de comunicação e marketing na USP.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

O que é HCM?

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HCM

A hemoglobina é uma proteína que transporta oxigênio dos pulmões para diferentes células em todo o corpo. E um dos parâmetros para medir sua quantidade média dentro de um glóbulo vermelho é pela hemoglobina corpuscular média (HCM).

Um exame de sangue pode revelar o nível de HCM. O principal problema de saúde que o exame de HCM pode detectar é a anemia, condição que se desenvolve quando seu corpo produz poucos glóbulos vermelhos saudáveis.

Segundo o portal Health, a faixa normal para o HCM é de 27 a 31 picogramas por célula. Qualquer valor abaixo ou acima pode indicar uma condição de saúde subjacente.

O que significa HCM baixo?

Um nível baixo de HCM pode ser um sinal de anemia hipocrômica, condição que se desenvolve quando não há hemoglobina suficiente no sangue. A falta de ferro é uma causa comum da doença.

A anemia por deficiência de ferro pode se desenvolver por vários motivos, incluindo:

  • Perda de sangue: Isso pode ocorrer devido a períodos menstruais abundantes, sangramento no trato gastrointestinal (como por doença inflamatória intestinal), cirurgia ou lesões traumáticas.
  • Problemas de absorção de ferro: Isso pode ser devido a condições genéticas raras, esportes de resistência, condições intestinais e digestivas e cirurgia no estômago ou intestinos.
  • Doença renal: você pode não produzir eritropoetina suficiente, um hormônio que seu corpo precisa para produzir glóbulos vermelhos.
  • Condições crônicas que causam inflamação: pode ser difícil para o seu corpo usar ferro.
  • Não há ferro suficiente em sua dieta:  Quando isso acontece, é mais provável que afete crianças entre 9 meses e 1 ano.

Sintomas de baixo HCM

Níveis baixos de HCM incluem sintomas como:

  • Cansaço
  • Falta de ar
  • Dor no peito
  • Fadiga
  • Tontura ou atordoamento
  • Mãos e pés frios
  • Pele pálida

O que significa HCM alto?

Um nível de HCM acima do normal pode indicar que você tem anemia devido a baixos níveis de folato ou B12. O ácido fólico, ou vitamina B9, ajuda na produção de glóbulos vermelhos. Já a vitamina B12 necessária para o desenvolvimento da formação saudável de glóbulos vermelhos.

A anemia por deficiência de folato pode se desenvolver se você:

  • Não ingere folato suficiente em sua dieta (encontrado no fígado e vegetais de folhas verdes)
  • Bebe muito a longo prazo
  • Usa certos medicamentos, incluindo sulfasalazina e triamtereno

A anemia por deficiência de vitamina B12 pode se desenvolver se seu corpo não puder absorver adequadamente a vitamina B12. Essa má absorção pode acontecer devido a:

  • A falta de fator intrínseco (uma proteína que ajuda o corpo a absorver a vitamina B12)
  • Uso pesado de álcool
  • Certos medicamentos, como remédios para azia e metformina, medicamentos para diabetes
  • Certas condições, como doença celíaca, doença inflamatória intestinal e vitiligo
  • Cirurgia de estômago

Embora raro, você também pode desenvolver anemia por deficiência de vitamina B12 se sua dieta não incluir vitamina B12 suficiente.  Os níveis de HCM também podem ser altos se você tiver anemia causada pela quimioterapia.  Níveis falsamente altos de HCM também podem aparecer no cenário de colesterol alto.

Sintomas de HCM alto

Se você tiver HCM alto devido à anemia, poderá apresentar sintomas como fadiga, fraqueza, dor de cabeça e palidez no caso de deficiência de vitamina B12. Com anemia por deficiência de folato, você pode sentir dor na boca e na língua.

Eurofarma conclui compra de ativos e licença da Sanofi

Eurofarma
Foto: Divulgação

A Eurofarma informou em comunicado ao mercado que concluiu nesta terça-feira, dia 2, a compra de ativos e licença da Sanofi para os mercados do Brasil, Colômbia, México, Argentina e Uruguai por 67,8 milhões de euros.

A aquisição contempla os produtos Digesan e Coltrax no Brasil, Winadeine na Colômbia, Dactil – OB e Omifin no México, Ladogal no Brasil, México, Argentina e Uruguai, e a licença para comercialização do Madecasol no México.

Faturamento da Eurofarma chega a R$ 8 bilhões

O faturamento da Eurofarma atingiu recorde de R$ 8 bilhões em 2022, com ganho de mercado em todas as unidades de negócios e avanço percentual de 13,3% em relação ao ano anterior. Os dados constam do balanço anual da farmacêutica, que a área de relações com investidores divulgou nesta terça-feira, dia 28.

As operações no Exterior vêm sendo uma das alavancas desse crescimento e já respondem por 16% da receita líquida. A companhia atua em 22 países e iniciou em 2022 incursão em novos continentes, como África e América do Norte. Foi, inclusive, o primeiro laboratório brasileiro e estrear operações nos Estados Unidos.

Neste primeiro trimestre, a farmacêutica deu mais um passo para crescer no Exterior, com a compra da Genfar, fabricante colombiana de genéricos que pertencia à Sanofi.

Ampliação fabril respalda faturamento da Eurofarma

Para sustentar o faturamento da Eurofarma e os planos de ampliar operações no Exterior, a companhia angariou recursos junto ao International Finance Corporation (IFC), braço de investimentos do Banco Mundial. Ao todo, a farmacêutica levantou US$ 150 milhões, que financiarão parte da nova fábrica em Montes Claros (MG).

Com o aporte, a expectativa é que a nova planta fabril esteja ativa em 2024 e a produção terá como prioridade antibióticos, comprimidos e medicamentos hormonais.

Além disso, o laboratório vai reforçar sua atuação em Itapevi, no interior paulista. A fábrica será o hub de produção de vacinas contra a Covid-19, parceria com a aliança entre Pfizer e BioNTech. A estimativa é que sejam fabricadas mais de 100 milhões de doses para distribuição no Exterior. A Eurofarma assumirá a última etapa da formulação, além de encher os frascos e realizar a embalagem final dos imunizantes, que virão dos Estados Unidos.

A internacionalização ganhou força a partir de 2020, após a compra dos ativos da Takeda. A farmacêutica brasileira desembolsou a bagatela de US$ 161 milhões e iniciou dessa forma sua incursão no México.

Em julho de 2021, o laboratório pagou US$ 51,6 milhões à Hypera Pharma para adquirir um portfólio de 12 medicamentos de prescrição e MIPs comercializados na Colômbia e no México. No fim de 2022, foi a vez de a companhia obter aval da Food and Drug Administration (FDA) para se tornar a primeira farmacêutica brasileira com operações nos Estados Unidos.

Faturamento da Eurofarma sob estímulo da inovação

Um dos impulsos para o faturamento da Eurofarma é a ampliação das margens nos medicamentos de especialidades. Só no ano passado, os aportes em pesquisa e desenvolvimento de remédios inovadores superaram R$ 590 milhões. O pipeline soma mais de 300 projetos, que contam com o suporte de uma equipe dedicada de 500 profissionais.

No ano passado, a Eurofarma lançou mais de 150 produtos na América Latina, o que a credencia como o laboratório líder no ranking de renovação de portfólio no Brasil.

O fundo de venture capital da companhia, o Neuro, também vem merecendo maior volume de investimentos. Oito startups já receberam apoio financeiro e intelectual da Eurofarma por meio desse fundo, incluindo a Ocean Drive.

A empresa catarinense especializou-se na personalização de suplementos e vitaminas e teve acesso a R$ 19 milhões nos últimos dois anos.

Criada em 2016, a startup tem como marca principal a Ocean Drop, de suplementos altamente concentrados em vitaminas, antioxidantes e minerais baseados em nutrientes marinhos. Já a OMV (Oh Minhas Vitaminas) foi lançada em 2021 e permite personalizar suplementos para cada objetivo e necessidade do consumidor.

Após responder um quiz que leva de três a cinco minutos para ser preenchido, a inteligência artificial da Ocean Drop determinará as necessidades do consumidor. Com as informações coletadas e uso de inteligência artificial, são definidas as melhores combinações de suplementos para cada pessoa. A tecnologia considera tipo físico, hábitos alimentares, estilo de vida e objetivos com a suplementação.

Uma vez que o melhor mix de vitaminas já foi determinado, eles são enviados para a casa do paciente em formato de daily packs, ou seja, embalagens contendo a porção diária de suplementação.