Desigualdade vacinal eleva discussão sobre patentes

vacina

Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, no ranking de imunização, os 52 países mais pobres, onde moram 20% da população mundial, aplicaram a mesma quantidade de doses que a soma do trio Japão, França e Canadá, responsáveis por 2,9% dos habitantes do planeta.

A Covax Facility, iniciativa global capitaneada pela OMS para incentivar a doação de imunizantes a países pobres, não deu certo. Apenas um quarto dos quase 2 bilhões de doses de vacinas prometidas pelo consórcio para 2021 foi doado aos países com baixos índices de vacinação.

Tal descompasso levou mais de cem países a engrossarem uma campanha internacional, liderada por Índia e África do Sul, em defesa da quebra de patentes de imunizantes. O grupo parte da premissa que, liberado o acesso às tecnologias das vacinas, outros países poderiam entrar na produção e impulsionar a vacinação mundial.

A disputa, que acontece no âmbito da Organização Mundial do Comércio, conta com o surpreendente apoio dos EUA e a resistência da União Europeia. O Brasil foi o primeiro país em desenvolvimento a ir contra a proposta.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/colgate-quer-atender-farmacias-independentes-com-loja-virtual/

Abradilan Conexão Farma ocorrerá em março no Expo Center Norte

Abradilan

Considerado um dos maiores eventos do setor farmacêutico do país, o Abradilan Conexão Farma, realizado pela Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), tem uma nova data para acontecer. A feira, que precisou ser suspensa por dois anos consecutivos devido à pandemia provocada pela Covid-19, foi remarcada e tem uma nova data: 15, 16 e 17 de março de 2022, no Expo Center Norte, na capital paulista.

O evento está repleto de novidades e com uma grade de conteúdo completa e atual, além de diversas ações inéditas. Serão cerca de 90 expositores da indústria farmacêutica, Higiene & Beleza (H&B), nutrição e serviços. Entre os palestrantes já confirmados para o Conexão Aberta estão Thiago Nigro e Rick Chester.

“Estamos muito empenhados para que a próxima edição do Abradilan Conexão Farma seja a melhor já realizada em 16 anos, com o melhor conteúdo, melhores expositores e parceiros, fazendo deste evento algo realmente grandioso. O objetivo da Abradilan é fazer, a cada ano, um evento melhor que o outro e isso não vai mudar. Nossa expectativa é de que haja um público maior, quando o evento acontecer, até mesmo pela vontade das pessoas se reencontrarem. Todos estão ávidos por isso. Trabalharemos muito para realizar um grande evento para indústria, varejo e distribuidor”, diz o presidente da Abradilan, Jony Sousa.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/colgate-quer-atender-farmacias-independentes-com-loja-virtual/

Gerência com novidades na EMS

0

Gerência com novidades na EMS

Rhodolfo Cunha é o novo gerente regional de vendas da EMS. O executivo chega à farmacêutica após atuar por mais de três anos no Grupo Cimed.

Com mais de uma década de experiência na área comercial, ele acumula passagens relevantes no setor farmacêutico e de saúde, incluindo sete anos na Prati-Donaduzzi e atuação no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Trabalhou também em empresas de outros segmentos, como a Sky.

Cunha é formado em farmácia e bioquímica pela Universidade Nove de Julho e tem MBA em gestão estratégica e econômica de negócios pela Fundação Getulio Vargas.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

ANB Farma tem novo gerente

0

ANB Farma tem novo gerente

A ANB Farma conta agora com Rodrigo Giaccobo como novo gerente comercial de vendas. O executivo é responsável pelo desenvolvimento das equipes da distribuidora nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Em 25 anos de experiência na área comercial, ele atuou por mais de sete no Grupo Dimed e também tem passagem pela Agafarma. É formado em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em gestão comercial pela Fatec Uninter e em gestão de pessoas com ênfase em liderança organizacional pela Universidade Paulista.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Creamy Skincare anuncia entrada nas lojas do Grupo DI

0

A Creamy Skincare, marca brasileira de beauty tech, responsável por produzir cosméticos acessíveis, com fórmulas inteligentes e ativos comprovadamente eficazes, expande seu canal de vendas e anuncia primeiro ponto físico nas lojas da Drogaria Iguatemi e Drogaria Discover. A partir de novembro, todos os produtos da marca estarão disponíveis em oito lojas físicas do grupo DI, localizadas em São Paulo (Shopping Iguatemi São Paulo, Shopping Market Place, Vila Nova Conceição, Shops Jardins e Fazenda Boa Vista), Alphaville (Shopping Iguatemi Alphaville), e Curitiba (Shopping Pátio Batel).

Veja também: Oxyeau lança linha de cosméticos compostáveis

Reconhecida por apresentar marcas inovadoras e lançamentos nos segmentos de saúde e beleza, a Drogaria Iguatemi foi escolhida pela Creamy como forma de aproximar ainda mais o portfólio da marca dos consumidores, que poderão, além de testar os produtos, tê-los em casa minutos após a compra, sem precisar aguardar o prazo do frete, cenário comum nas compras do e-commerce. ‘Estamos superfelizes em trazer a Creamy para o offline. Nossos consumidores querem muito experimentar os produtos e terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a marca e posicionamento fisicamente’, conta Gabriel Beleze, CEO da marca.

Siga nosso Instagram

A Creamy é mais uma marca criada por Gabriel Beleze, que já possui a Skelt Cosmetics, também parceira da Drogaria Iguatemi, colhendo ótimos resultados. ‘Quando criamos a Skelt, nosso propósito era proporcionar aos nossos clientes o bronzeado perfeito com uma fórmula profissional. Conseguimos! Agora, nosso objetivo é tratar a pele de dentro para fora, oferecendo ao nosso cliente fórmulas diferenciadas, potentes e com uma concentração mais alta do que o mercado oferece com preço acessível’, explica o empresário.

Com desenvolvimento 100% brasileiro, a Creamy chegou para simplificar a rotina de cuidados faciais de forma acessível, trazendo produtos inteligentes que combinam ativos poderosos, garantindo praticidade e eficácia. Atualmente, a marca oferece em seu portfólio sete produtos cruelty-free e vegan-friendly, com valores entre R$59,00 e R$79,00.

Fonte: Canal Executivo

Santa Casa de Sobral inscreve para seleção de Farmacêutico Clínico

0

Santa Casa de Sobral inscreve para seleção de Farmacêutico Clínico.

Veja também: Para facilitar acesso, UBSs de Brusque começam a distribuir insulinas

A Santa Casa de Misericórdia de Sobral divulgou Edital N° 25/2021 da seleção para Farmacêutico Clínico. As inscrições deverão ser realizadas de 29 de novembro a 03 de dezembro de 2021, no site www.stacasa.com.br , na aba ‘Trabalhe Conosco’. O processo seletivo tem como objetivo formação de cadastro de reserva

Siga nosso Instagram

REQUISITOS

– Possuir Graduação em Farmácia;

– Ter concluído pós-graduação e/ou residência na área de farmácia (Gestão de Farmácia Hospitalar, Farmácia Clínica, Oncologia e Hematologia);

– Estar devidamente inscrito e regular no Conselho Regional de Farmácia (carteira do conselho ou outro documento que comprove a regularidade), (obrigatório);

Fonte: Sobral em Revista

Token anuncia investimento na healthtech Indiip de interoperabilidade de dados de medicamentos

0

A Token, através de sua venture builder Token UP, lançou nesta quarta-feira, 24, durante o evento Transformação Digital no Healthcare e no Setor Farmacêutico, promovido pela Rede Brasileira de Informação Farmacêutica (RBIF) e pelo Sindusfarma, seu primeiro aporte em startups, para o lançamento da heathtech Indiip, um acrônimo para Intelligent Drug Information and knwoledge and Integration Plataform. A Indiip nasce para disponibilizar ao ecossistema de saúde informações qualificadas, confiáveis e padronizadas sobre medicamentos, com informação duplamente verificada, tanto pela equipe da Indiip quanto pela própria indústria farmacêutica.

Veja também: Congresso da Abrafarma abre portas para startups de saúde

A empresa recebeu o aporte de R$ 600 mil, que será investido na criação da plataforma Indiip. Esta, disponibilizará gratuitamente as informações verificadas para todos os players do mercado, com a proposta de padronização. Hoje existem no país cerca de 1200 empresas farmacêuticas, por volta de 6000 hospitais, inúmeros distribuidores de medicamentos e soluções de prontuários eletrônicos, além dos profissionais da área de saúde e usuários. As informações sobre os medicamentos poderão ser consultadas tanto por meio de um portal aberto na web, quanto utilizando a integração por APIs no padrão HL7 FHIR (HL7 Fast Healthcare Interoperability Resources), que está se tornando o padrão mundial para interoperabilidade de dados em saúde, e escolhido para a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

Siga nosso Instagram

‘A proposta da Indiip é criar um sistema de responsabilidade compartilhada que beneficiará todo o ecossistema de saúde. Inicialmente, a healthtech vai curar e padronizar a informação dos 911 medicamentos usados pela Rede Nacional de Medicamentos (RENAME) no SUS. Para isso, já estamos convidando os principais players da indústria farmacêutica, que nos auxiliarão nesta curadoria de informação. É importante que todos com medicamentos na lista do SUS participem da qualificação dos dados. Teremos informações tais como pesquisas científicas relacionadas aos remédios, suas dosagens e quais laboratórios fabricam aquele produto’, declara Neusa Andrade, cofundadora e CEO da Indiip, professora PHD e especialista em informática médica e umas das poucas experts em HL7 FHIR do País.

‘Cada player trocará informações na plataforma de acordo com as suas necessidades. A Indiip vai passar aos laboratórios os padrões de escrita dos produtos, normatizações e informações necessárias para trocar dados com o Governo (RNDS). Os profissionais de saúde podem estar interessados em dados voltados para pesquisas sobre os medicamentos, por exemplo’, explica a idealizadora da healthtech.

É comum no Brasil a existência de 15 a 20 diferentes nomenclaturas e formas de citar um mesmo remédio, cada um com os protocolos que os laboratórios determinam, o que dificulta tanto para os hospitais e médicos, quanto para pacientes e farmacêuticos a compreensão do que é que o paciente necessita realmente. ‘A padronização vai ajudar a salvar vidas. Vale ressaltar que eventos medicamentosos adversos são um dos maiores causadores de mortes no mundo’, alerta Eugênio Neves, PHD e cofundador da Indiip.

Indiip será conectada a prontuário eletrônico na cidade de Bananal

A idealização da Indiip nasceu de outro projeto. Em 2018, a sócia-fundadora Neusa Andrade participou do programa de graduação do Founder Institute, que ajuda empreendedores na fase de ideação de projetos. Na época, a executiva desenvolveu um projeto de prontuário eletrônico chamado Doktor. Em 2019, iniciou seu piloto deste projeto em Bananal, cidade que fica na divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro, com o apoio da Prefeitura Municipal de Bananal, que está desenvolvendo um aplicativo para levar todas as informações para o paciente na palma da mão, ou seja, para ser acessado diretamente no celular.

No entanto, em meio ao projeto, Neusa Andrade descobriu que, na lista de medicamentos dos laboratórios (todos eles), existem diferentes formas de descrever um mesmo medicamento e não existe padrão. A nomenclatura e as descrições diferem. E foi com o objetivo de desenvolver um sistema que permitisse trocar informações de forma consistente, com credibilidade e qualidade, com transparência e facilidade, que surgiu a semente que deu origem à healthtech Indiip. O prontuário eletrônico de Bananal deve ser finalizado em dezembro de 2021 e será integrado à API da Indiip.

Tecnologia HL7 FHIR está norteando mundialmente o padrão de medicamentos

A busca por uma solução de padronização de medicamentos é uma questão global. Não existe ainda um padrão unificado de informação para medicamentos que atenda às necessidades regionais. A pandemia acelerou a adoção do padrão que vem sendo adotado no mundo inteiro, o FHIR (Fast Healthcare Interoperability Resources) do HL7. O padrão HL7® FHIR tem um modelo granular e mais simples para troca de dados em saúde. Esta tecnologia é ideal para lidar com o problema da explosão de dados de saúde, possibilitando compartilhar e tornar dados acessíveis, e pode ser usado por prontuários eletrônicos para acessar as informações necessárias para melhorar decisões e resultados por todo o espectro da saúde e do cuidado.

Fonte: Saúde Digital News

Coop Friday promete grandes descontos nos negócios supermercado e drogaria

0

A Black Friday, uma tradição tipicamente americana, caiu no gosto dos varejistas e consumidores brasileiros e já está se tornando um termômetro de como serão as vendas de fim de ano.

Veja também: Magazine Farma: nova marca, mesma qualidade e confiança para os picoenses

A Coop é uma das redes que aposta na data. Por isso, amanhã, sexta e sábado (dias 25, 26 e 27), acontecerá a Coop Friday em todos os canais da Cooperativa e, nesses três dias, estão previstas várias ofertas em todas as suas unidades de supermercado e drogaria, com descontos entre 50 e 70% em alguns produtos.

Siga nosso Instagram

De acordo com a área comercial, as promoções envolverão os setores de eletroportáteis, bazar, mercearia, bebidas alcoólicas e não alcoólicas, perecíveis, perfumaria, dermocosméticos, fraldas, higiene, limpeza e beleza, além de itens para diagnósticos e linha de vitaminas.

E como acontece em todos anos, a Coop Drogaria realizará no fim de semana (dias 28 e 29), uma ação diferenciada com excelentes descontos e ofertas na linha de dermocosméticos.

Atualmente a Coop possui cerca de 6 mil colaboradores diretos, mais de 900 mil cooperados ativos, 31 lojas de supermercado, sendo 23 no Grande ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba e duas em Tatuí, três postos de combustíveis e 79 drogarias em operação. Por ser uma cooperativa, seu principal objetivo é oferecer os melhores serviços a preços justos, além de reverter benefícios aos cooperados e à comunidade.

Site: https://www.portalcoop.com.br

Fonte: Sala da Notícia

“Care Friday” da Johnson & Johnson chega com novidades

A Johnson & Johnson Consumer Health, divisão de consumo da maior e mais diversificada empresa de saúde do mundo, terá novidades em sua ‘Care Friday’, com conteúdo, entretenimento e descontos imperdíveis. A ação ocorre juntamente com a Black Friday, maior data do varejo online, e a utilização do termo ‘Care’ reflete o propósito da empresa de cuidar da saúde das pessoas desde o primeiro dia de vida.

Veja também: Conheça os planos da Takeda para 2022

A campanha ocorrerá nos ambientes físico e digital durante todo o mês de novembro, com descontos de até 50% nos produtos, contemplando marcas como JOHNSON’S®, DESITIN®, HIPOGLÓS®, NEUTROGENA®, NEOSTRATA®, SUNDOWN®, LISTERINE® e SEMPRE LIVRE®.

Siga nosso Instagram

No dia 23/11, ocorreu uma Live Shop nas páginas do Instagram e do Facebook da Johnson & Johnson Brasil (@jnjbrasil), em parceria com a Drogaria São Paulo, com promoções exclusivas em itens do portfólio da companhia. A live foi comandada pelo influenciador Vítor diCastro, que interagiu com os participantes de forma descontraída, compartilhando informações e dicas sobre cuidado.

A página Hábitos que mudam, no Instagram, trará pílulas de conteúdo com dicas de autocuidado, saúde física e mental, e os principais descontos das marcas, até o dia 26 de novembro. Três episódios do podcast Mamilos, apresentados por Juliana Wallauer & Cris Bartis, também serão dedicados ao tema. Intitulados Care Cast ‘Eu cuido de Mim’, ‘Eu cuido do Outro’ e ‘Eu deixo Cuidar’, os programas foram ao ar no dia 22 de novembro, abordando o autocuidado em diferentes fases da vida. O conteúdo será divulgado nas plataformas de áudio do Mamilos e no Instagram e Facebook da Johnson & Johnson.

Por meio da skill #Vamos Cuidar Johnson & Johnson, na Alexa, inteligência artificial da Amazon, os consumidores também encontram informações que se encaixam em sua rotina de cuidados diários com a saúde física e mental. ‘Na Johnson & Johnson, consideramos uma abordagem total de saúde. A aposta em diversos canais de comunicação nos ajuda a estar mais próximos dos nossos consumidores e suporta nossa missão de levar cuidado, ciência e inovação às casas das famílias brasileiras’, afirma Juliana Sztrajtman, diretora sênior de Marketing da Johnson & Johnson Consumer Health.

A campanha ‘Care Friday – vamos juntos cuidar por inteiro’, idealizada pela Global Shopper, também possui o mote de que toda sexta-feira é dia de redobrar a atenção com o cuidado. Por isso, os consumidores já cadastrados no Serviço de Atendimento ao Cliente da empresa recebem, às sextas, cupons de desconto para adquirir produtos da marca.

Parceiros

Entre as redes varejistas que disponibilizam produtos da marca no comércio físico e on-line, estão as farmácias Drogaria São Paulo, Drogaria Pacheco, Droga Raia, Drogasil, Araújo, Venâncio, Pague Menos e Panvel. No e-commerce, estão as empresas Amazon, Magazine Luiza, Mercado Livre, Época Cosméticos e Beleza na Web.

Fonte: RIO PRETO NEWS

Magazine Farma: nova marca, mesma qualidade e confiança para os picoenses

0

Com intuito de sempre inovar e oferecer o que há de melhor para seus parceiros e clientes, a Magazine Farma aponta na cidade de Picos com o que há de melhor em atendimento, ofertas e facilidade na entrega.

Veja também: Farmacêutica Riopedrense integra lista de pesquisadores mais influentes do mundo

Outrora conhecida por ‘União Drogarias‘, a empresa aderiu a um novo formato e, como meio de inovação, adquiriu uma nova marca, contudo, entregando aos picoenses a mesma qualidade no atendimento, aperfeiçoando-a ainda mais com a integração de suas redes sociais (site, Instagram e WhatsApp).

Siga nosso Instagram

‘A União Drogarias é uma empresa familiar e agora estamos em um período de inovação. A nova marca mantém todos os princípios da União Drogaria, inclusive a mesma equipe, mesma proprietária, mas agora com uma nova cara, novos desafios e muitas promoções e inovações. É para isso que estamos trazendo essa nova mudança para a cidade de Picos’, declarou a empresária Joceli Holanda Damasceno.

De acordo com ela, as duas farmácias localizadas no centro de Picos – nas avenidas Nossa Senhora de Fátima e Coronel Francisco Santos – passarão pela renovação estética, aperfeiçoamento de sua equipe e entrega a domicílio unificada.

Joceli Damasceno reforça ainda que a empresa permanece com seu estoque de medicamentos tradicionais e lançamentos que garantem, conforme prescrição médica, a perfeita recuperação dos pacientes/clientes.

Os baixos preços ofertados pela Magazine Farma, assim como suas negociações, permanecem os mesmos que os picoenses já conhecem e amam.

Confira as novidades da Magazine Farma em suas redes sociais e entre em contato através do Whatsapp (89) 98819-9105.

A notícia Magazine Farma: nova marca, mesma qualidade e confiança para os picoenses apareceu primeiro em PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos.

Fonte: PORTAL RIACHAONET