Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Maquiagem vira aliada de problemas de pele como vitiligo e rosácea

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Considerada por muito tempo inimiga da saúde da pele, a maquiagem deu a volta por cima e hoje é uma das principais aliadas de quem sofre com problemas dermatológicos. Dos consultórios médicos aos tutoriais em vídeos no YouTube, as chamadas técnicas de camuflagem têm feito cada vez mais sucesso.

“Há 25 anos, era impensável um médico falar para um paciente usar maquiagem. Hoje vemos que há muitos benefícios. Eu recomendo para as minhas pacientes, ensino como usar”, diz Valéria Campos, vice-diretora do departamento de laser da Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

Com os produtos disponíveis no mercado, é possível esconder quase todo tipo de imperfeição, de cicatrizes a manchas da psoríase.

O vitiligo e a rosácea ?doenças autoimunes não contagiosas que causam manchas na pele?, porém, são os que recebem mais atenção. Na internet, há vários vídeos que ensinam como esconder seus sinais.

A onda dos tutoriais para camuflagem de problemas dermatológicos começou nos EUA, mas já conquistou espaço também no Brasil.

Cinthia Ferreira, dona do blog “Makeup Atelier”, foi diagnosticada com vitiligo há cerca de dez anos. Em sua página, ela mostra seus cuidados com a pele e truques para esconder as manchinhas.

“Como eu tenho a pele bem clarinha, tem muita gente que nem repara. Mas eu gosto de poder esconder se eu quiser. Muitos maquiadores profissionais não têm ideia de como disfarçar esse tipo de mancha. Então no começo eu tive de ir testando. Acabei desenvolvendo minha própria técnica”, diz.

Morando no Japão, a modelo e YouTuber brasileira Camila Pipoka também faz vídeos ensinando a esconder as manchas claras do vitiligo, mas faz questão de dizer que ela não sente necessidade de encobrir os sinais de despigmentação sempre.

“No rosto eu costumo usar maquiagem sempre, mas porque eu gosto. Nas manchas das mãos, por exemplo, eu só uso quando vou fazer foto.”

Diagnosticada com rosácea, doença que causa manchas vermelhas na pele, a blogueira Fabi Santina, da página “Crie Moda”, decidiu compartilhar todo o processo com seus leitores.

“Gravei os vídeos porque muitas meninas passam pela mesma coisa quando descobrem o problema. Não precisa ter vergonha. Além de mostrar que estamos no mesmo barco, eu poderia ajudar passando as informações.”

BENEFÍCIOS

Para a coordenadora do Núcleo de Doenças da Beleza da PUC-Rio, Joana de Vilhena Novaes, compartilhar experiências como essas pode ser muito benéfico.

“É com a pele que a gente se apresenta para o mundo. Ter uma doença de pele, algo que te deixe inseguro ou na dúvida sobre um possível julgamento moral depreciativo, pode gerar prejuízos e criar até uma fobia social, de a pessoa se isolar”, diz.

Estudos têm mostrado os benefícios psicológicos que a maquiagem usada para camuflar manchas na pele. Ainda que não seja uma solução definitiva para o problema, a técnica ajuda a melhorar a qualidade de vida.

No ano passado, dois trabalhos distintos mostram que a maquiagem de camuflagem pode ter efeitos muito positivos também em crianças com vitiligo.

INDICAÇÕES

Os especialistas ressaltam que nem toda maquiagem é adequada para quem tem problemas de pele. É importante investir em produtos de qualidade, que sejam hipoalergênicos, pouco oleosos e, preferencialmente, sem cheiro. Tudo isso para minimizar as chances de sensibilizar ainda mais um tecido muitas vezes já fragilizado.

Diversas marcas já têm linhas adequadas para quem tem problemas de pele. Entre as importadas, as mais famosas são a Kryolan e a Dermablend. Entre as nacionais, o Boticário e Contém 1g também têm opções.

“O importante é limpar bem a pele e usar os produtos corretos”, diz a dermatologista Valéria Campos. Ela lembra ainda que a pele deve estar sem lesões ?primeiro, é preciso tratá-las.

Fonte: Folha de S. Paulo

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress