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Marcas de HPC estão mais presentes entre os consumidores

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A pesquisa Top of Mind de 2020, elaborada pelo jornal Folha de S.Paulo revela que as marcas de higiene e beleza estão mais presentes na vida dos consumidores.

Com 32% das menções, a líder absoluta da categoria, a Risqué alcançou seis conquistas em seis edições. E ainda cresceu quatro pontos percentuais em relação a 2019. Com portfólio de mais de cem cores, a vencedora foi lembrada por 42% das mulheres e conquistou também o prêmio especial Top Feminino. Outras marcas de esmalte citadas foram Colorama (13%), Impala (5%), Avon (4%) e Monange (2%).

Hidratante

A Natura lidera a categoria pela primeira vez na história da pesquisa, com 15% das citações —um aumento de quatro pontos percentuais em relação à edição anterior. Embora suas concorrentes Monange e Nivea tenham alcançado 18% e 17%, respectivamente, e estejam tecnicamente empatadas com a primeira colocada, Natura supera as duas no desempate pelo awareness, em que obtém 37% contra 28% de Nivea e 25% de Monange.

Com índices mais baixos também aparecem Boticário (6%), Dove (4%) e Avon (4%). A fatia dos que não conhecem um nome de hidratante caiu de 26% para 18%.

Absorvente feminino

Sempre Livre é sinônimo de absorvente para os brasileiros em sete das sete edições em que o Top of Mind incluiu essa categoria. Citada por 23% dos entrevistados, ela manteve-se estável em comparação com a última pesquisa. Sempre Livre se destaca entre as mulheres (27%), os mais instruídos (27%) e na faixa de 45 a 59 anos (32%). Figuram ainda entre as mais citadas da categoria Intimus (18%) e Always (8%).

Barbeador elétrico

Pelo segundo ano consecutivo, Philips é a mais lembrada. Nesta edição, porém, ela ocupa o topo da lista de forma isolada, com 20% das menções, o que representa um aumento substancial de cinco pontos percentuais em relação a 2019, quando dividiu a liderança com a Gillette.

Pasta de dente

Batendo o próprio recorde, a Colgate é mais uma vez top of mind da categoria, com 65% das citações dos consumidores. Seu índice mais alto até agora era de 62%, obtido em 2016. Entre os mais jovens, a Colgate alcançou 80% de lembrança. Esta é sua 16ª conquista em 30 edições da categoria, que domina desde 2005. Também foram citadas Sorriso (14%), Kolynos (9%) e Oral-B (4%), entre outras. A taxa dos que não souberam responder um nome oscilou de 4% para 2%.

Papel higiênico

De volta à pesquisa Datafolha após 18 anos, a categoria significa Neve para 28% dos brasileiros.  Na última edição, em 2002, ela tinha apenas 8% das menções e ocupava o segundo lugar da lista. Ficava atrás de Personal, que registrava 14%.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


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