Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Farmácias da MasterFarma têm exclusiva solução de TI

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Farmácias da MasterFarma têm exclusiva solução de TI

As mais de 900 farmácias associadas à MasterFarma contam com mais de 20 soluções tecnológicas para impulsionar os negócios. E o alicerce dessa operação é o Sistema Integrado de Pedidos – SIP Master, ferramenta de inteligência totalmente desenvolvida pela rede e que possibilita o monitoramento das compras.

Formada pelas bandeiras MasterFarma e Super Popular, a empresa mantém atuação em dez estados. Além de Santa Catarina, onde tudo começou, está presente no Acre, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e Tocantins.

Segundo o diretor administrativo Marcelo Grasso, o SIP foi concebido para resolver duas grandes dificuldades dos gestores. “A solução reduz em até 80% o tempo necessário para processar as compras, conferindo mais liberdade para o gestor. E ainda aprimora a condição comercial das farmácias, por permitir acesso aos melhores descontos da indústria e das distribuidoras, assegurando maior competitividade de preços e maximizando a lucratividade”, ressalta.

Por ser uma ferramenta web, as farmácias podem acessá-la em qualquer lugar, sem restrições. O SIP concentra as negociações que a MasterFarma promove junto às empresas parceiras, mas vai muito além disso. Trata-se de uma ferramenta de compra diária, que possibilita à loja a reposição imediata de todos os produtos ausentes ou em quantidades limitadas no estoque.

Ao lançar o item a ser comprado, o sistema direcionará para os melhores preços, independentemente de onde estiver disponível o produto. Em seguida, fará o filtro entre os fornecedores que têm estoque e indicará a melhor condição.

“A partir das faltas, o programa aponta os pedidos para as distribuidoras ou indústrias, considerando como base a regra do melhor preço no momento da compra. É um sistema inteligente que seleciona a melhor oferta e dinamiza as aquisições, já que tem integração com os principais ERPs de farmácia. Com isso, não é preciso listar as faltas manualmente. Basta gerar o arquivo e importá-lo na ferramenta”, explica Léo Loch Satiro, coordenador de TI da rede.

MasterFarma dá acesso a compras coletivas e rodadas de negócios

A MasterFarma, por meio do SIP, abre oportunidade para as farmácias participarem de compras coletivas. Após a negociação da rede com os fornecedores, as associadas podem registrar sua intenção de compra e, chegando ao volume negociado, há o faturamento.

Ao longo do ano também ocorrem diversas campanhas, feiras e rodadas, a fim de alavancar negócios e garantir abastecimento de estoque às lojas associadas. Durante a preparação, o foco do setor de negociação é a busca por melhores preços, condições e estoque com as indústrias e distribuidoras.

Adesão ao SIP já alcança 80% dos associados

Estudos realizados no início do SIP mostraram que muitos associados passaram de um desconto médio de 18% para 30% na entrada. Entre as farmácias associadas, 80% já utilizam a solução tecnológica. O volume de compras pela ferramenta vem aumentando entre 15 e 20% a cada mês.

Após o credenciamento à rede, inicia-se o processo de onboarding, cujo primeiro passo é garantir a liberação do associado junto a todos os parceiros comerciais da MasterFarma. Atualmente são 64, sendo 35 distribuidoras e 29 indústrias.

Depois disso, o consultor de campo, responsável pela supervisão de cada área geográfica de atuação, faz o treinamento e acompanhamento in loco com a farmácia. Esse profissional explica o passo a passo do sistema e, na sequência, realiza-se o primeiro pedido. “Para facilitar e amparar ainda mais os associados, fornecemos material informativo e videoaulas sobre a operação do SIP”, comenta Grasso.

Ferramenta passou por atualização recentemente

Para tornar o SIP ainda mais assertivo, a ferramenta passou por atualização recentemente, que incluiu pontos estratégicos, além de ajustes na parte operacional e readequação da parte visual.

“Trouxemos inteligência para a ferramenta a fim de propiciar mais informações para o gestor no momento da compra, simplificando ainda mais o processo. Pelo novo dashboard, é possível acompanhar compras diárias, número de pedidos, valor negociado, quanto recebeu de descontos no período, entre outras movimentações”, salienta o coordenador de TI.

Ao SIP 2.0 foram agregados também o buscador do melhor preço e a consulta por produto equivalente.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress