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Kenzo Takada mira mercado nacional

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Kenzo Takada desembarcou de navio em Paris direto do Japão para revolucionar a moda quase 50 anos atrás. Com suas silhuetas fluidas, estamparias e muitas cores, ele foi um dos responsáveis por tornar o luxo acessível ao apostar no prét-à-porter numa época em que a alta costura reinava sozinha no imaginário da moda. Agora, prestes a completar 80 anos, o estilista segue acreditando na mesma filosofia.

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“Analisando o passado, sinto muito orgulho em ter contribuído para um novo paradigma na indústria da moda, no início do ready-to-wear e na democratização da Alta Costura. É muito similar ao que estou fazendo agora com a Avon, tornando o luxo acessível a mais pessoas”, disse ele sobre o lançamento de seu segundo perfume no Brasil, Life Colour, previsto para este semestre. O icônico estilista japonês radicado na França acredita que a nova fragrância tem muito a ver com a mulher brasileira, cuja personalidade é descrita por ele como ousada e forte.

Nesta entrevista, Kenzo ainda minimiza o impacto da idade em sua vida e faz uma comparação com a indústria da moda na época em que começou com o momento atual, transformado pela web. “O mundo hoje é muito mais competitivo, mas acho interessante o que muitos jovens designers vêm fazendo, revisitando técnicas de moda antigas e criando novos pontos de vista”.

Marie Claire: Você irá completar 80 anos em 2019 com uma admirável trajetória na indústria da moda e da beleza. Como é conquistar tanto?
Kenzo Takada:
 Na minha cabeça, permaneço com 50 anos [risos]. Não gosto de pensar em idade, mas amo estar cercado de pessoas de todas as gerações. Aprendo muito com todos.

MC: Esta é sua segunda parceria com a marca. O que a torna especial?
KT:
 As cores sempre inspiraram meu trabalho e me encorajaram a ter uma vida alegre, bela e confiante. Criei a fragrância Avon Life Colour como se estivesse pintando uma obra de arte. O ingrediente chave, tanto para a versão feminina quanto a masculina, foi a Magnólia, uma flor branca e sofisticada com a qual cresci. Ela tem elegantes notas de jasmim que contrastam com um aroma levemente frutado. Já para as outras notas, busquei na natureza ingredientes coloridos e estimulantes que representam a alegria de viver. Foram dois anos de trabalho intenso ao lado de alguns dos melhores perfumistas do mundo, Frank Voelkl e Olivier Cresp. para tornar os códigos de luxo acessíveis a todos.

MC: Você acredita que a fragrância tem similaridades com a personalidade das brasileiras?
KT:
 Com certeza. O perfume é muito vibrante e estimulante e eu acho que as mulheres brasileiras também são cheias de energia e alegria, e vivem cada momento com muita cor e paixão. É um par perfeito.

MC: E o que as brasileiras têm de diferente das outras mulheres do mundo?
KT:
 As brasileiras são alegres, ousadas e fortes. Eu acho que eles têm uma visão positiva da vida que é muito única. Eu acho isso verdadeiramente inspirador.
MC: Qual é a sua melhor lembrança envolvendo uma fragrância?
KT: 
Eu cresci no Japão e, durante minha infância, lembro que minha mãe costumava colocar pequenos pedaços de sândalo no meu guarda-roupa e ao redor da casa. Ele emitia um aroma amadeirado que eu realmente amo. No Japão, ninguém usa fragrâncias muito fortes e eu só descobri isso quando cheguei na França em 1965. Me apaixonei desde o princípio.
MC: Ao relembrar seu início no mundo da moda, acredita que muita coisa mudou ou a essência é a mesma?
KT: 
Muita coisa mudou. Quando abri minha primeira loja, Jungle Jap, nos anos 70, as pessoas se vestiam de maneira muito diferente umas das outras. Mas isso foi numa época pré-internet e em um mundo muito menos globalizado. Hoje, é muito mais difícil se destacar com uma indústria em ritmo acelerado e a internet entregando tudo a qualquer momento em sua casa.

Fonte: Revista Marie Claire

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