Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

MPF pede explicações sobre falta de remédios de alto custo em SP

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

O Ministério Público Federal pediu explicações ao governo Federal sobre a irregularidade no abastecimento de remédios de alto custo para transplantados em São Paulo. No estado, mais de 37 mil pacientes têm direito a receber os medicamentos para evitar a rejeição do órgão. Alguns deles custam até R$ 2 mil.

O Ministério da Saúde disse que a quantidade de micofenolato de sódio distribuída para São Paulo está prevista para abastecer a rede até setembro, de acordo com a demanda solicitada pelo estado.

O Ministério da Saúde falou também que o estado tem tacrolimo suficiente para atender a demanda neste trimestre. E que a Secretaria da Saúde de São Paulo envia a relação dos pacientes que devem receber os remédios e não encaminhou pedido para ampliar a quantidade de medicamentos distribuídos ao estado.

Os pacientes têm direito a receber tudo de graça nas farmácias de alto custo. As pessoas que estão na fila são pacientes de doenças graves e precisam de medicamentos caros. Alguns fizeram transplante de rim e usam um remédio que evita a rejeição do órgão transplantado, mas têm dificuldade para encontrar as doses necessárias.

O garçom Bruno do Carmo fez o transplante de rim há dois anos e meio e vem de Barra Mansa, no Rio de Janeiro, só para pegar os remédios. Mas nem sempre ele consegue a dose completa de micofenolato e azatioprina, os medicamentos que toma.

“Aconteceu assim, de eu chegar no dia, aí pegar a metade dos medicamentos e ter que voltar depois de 15 dias. Se tivesse o remédio no dia da consulta, no dia certo, marcado, seria melhor”, disse ele.

Redes sociais

Para não perder a viagem, os pacientes criaram até um grupo numa rede social, para avisar quando tem remédio na farmácia.

A ação do MPF quer “garantir a entrega à Secretaria Estadual da Saúde, pelo Ministério da Saúde, do total do quantitativo aprovado dos medicamentos micofenolato de sódio e tacrolimo, sem prejuízo do estoque estratégico.”

Fonte: G1


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/02/18/basf-cria-plataforma-para-pequenas-farmaceuticas/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress