Sindusfarma premia fornecedores da indústria farmacêutica

Evento Show

O Prêmio Sindusfarma de Qualidade agraciou os melhores fornecedores e prestadores de serviço da indústria farmacêutica, em 25 categorias, em cerimônia realizada na noite desta quinta-feira, dia 7. Em sua 25ª edição, a festa de premiação ocorreu no formato online, com transmissão de um estúdio na Casa Petra, em São Paulo.

Confira os vencedores:

Material de Embalagem
Embalagens primárias e bisnagas BD
Bulas Gráfica Laramara
Rótulos Prakolar Rótulos Autoadesivos
Embalagens de Transporte Grupo Penha
Cartuchos e Displays Gráfica e Editora Sarapuí
Filmes Plásticos para Blister Klockner Pentaplast
Laminados de Alumínio Embalagens Flexíveis Diadema
Frascos, Tampas Plásticas e Acessórios Gerresheimer
Matéria-Prima
Fabricantes de Matérias-primas Colorcon
Importadores de Matérias-primas Merck
Prestadores de Serviços
Armazenagem e Distribuição de Medicamentos Solistica
Terceirização de Produção e Embalagem Eurofarma
Transporte de Medicamentos Solistica
Prestação de Serviços para Produção Organex
Prestação de Serviços para Controle de Qualidade Agilent Technologies
Despachos Aduaneiros e Comércio Exterior DMS Logistics
Armazenagem de Medicamentos em Recintos Alfandegados de Zona Secundária Libraport
Soluções Ativas para Cadeia Fria Solistica
Soluções Passivas para Cadeia Fria Grupo Polar
Consultoria Jurídica-Regulatória ICL Pharma
Máquinas e Equipamentos
Máquinas e Equipamentos de Fabricação e Soluções para Serialização e Rastreabilidade Merck
Materiais, Equipamentos, Instrumentos e Serviços de Controle de Qualidade
Terceirização de Ensaios e Análises ICF
Materiais de Laboratório LAS
Equipamentos de Laboratório Agilent Technologies
Projetos e Instalações Nordika

 

“Sabemos da importância desse prêmio, que contempla tanto aspectos das alianças estratégicas entre cliente e fornecedor, quanto do estabelecimento e manutenção do sistema de qualidade. Parabenizo o Sindusfarma pela excelente organização; e a KPMG, pelo processo profissional de auditorias”, destacou Victor de Oliveira, Actives & Formulation Business Development Manager da Merck, que venceu nas categorias “Importadores de Matérias-primas” e “Máquinas e Equipamentos de Fabricação e Soluções para Serialização e Rastreabilidade”.

Novas categorias

Duas novas categorias foram incluídas na premiação de 2021: “Consultoria Jurídica-Regulatória”, vencida pela ICL Pharma; e “Armazenagem de Medicamentos em Recintos Alfandegados de Zona Secundária”, vencida pela Libraport.

Patrono 

Evento Patrono Violland 01

Luiz Eduardo Violland (foto à esquerda) foi a personalidade da indústria farmacêutica homenageada este ano com o título de patrono do Prêmio Sindusfarma de Qualidade. Instituída em 2016, a honraria destaca executivos cuja atuação está estreitamente ligada à qualidade e ao aprimoramento tecnológico e científico do setor. Em mais de 35 anos de atuação na indústria farmacêutica, Violland é uma referência do setor, tendo ocupado importantes posições em diversas empresas do setor, como Glaxo Wellcome, Altana e Nycomed e, mais recentemente, a presidência da Hypera Pharma e a vice-presidência executiva da União Química.

 

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


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Farmácias aumentam em oito vezes número de serviços clínicos

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Varejo independente amplia rentabilidade com serviços farmacêuticos

Farmácias e drogarias de todo o Brasil realizaram mais de 6,7 milhões de atendimentos clínicos até o mês de setembro deste ano, de acordo com dados da Clinicarx. O número já é mais de oito vezes superior ao do mesmo período do ano passado.

Os dados levam em conta os cerca de 5 mil estabelecimentos farmacêuticos e pontos de saúde atendidos pela empresa, distribuídos por mais de 800 municípios de 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Entre os serviços mais realizados neste ano estão exames e testes rápidos, que somaram mais de 5 milhões de procedimentos; aplicação de injeção, com cerca de 274 mil; e avaliação de pressão arterial e hipertensão, em torno de 306 mil análises efetivadas.

Os exames de detecção da Covid-19 predominaram em relação ao total de atendimentos, com mais de 4,4 milhões de testes de antígeno e 660 mil de anticorpos. Além desses, outros serviços como o de vacinação somaram cerca de 84 mil atendimentos concluídos.

“O varejo farmacêutico consolidou-se na pandemia como um autêntico hub de atenção primária em saúde. As farmácias, de fato, representam o primeiro ponto de contato dos pacientes e um canal essencial para desafogar o atendimento em hospitais e prontos-socorros”, destaca Cassyano Correr, CEO da Clinicarx.

Diariamente, estabelecimentos farmacêuticos brasileiros realizam procedimentos como check-ups de saúde; vacinas como a da hepatite A, febre amarela, rotavírus, HPV, influenza; acompanhamento de pacientes crônicos e testes laboratoriais rápidos, como Beta-HCG, hemoglobina glicada, PSA, dengue, hepatite C, HIV, sífilis.

Tendo em vista a redução gradual da procura por testes de Covid-19, a expectativa é que a população possa contar com todo rol de serviços disponíveis nas farmácias. Na página http://clinicarx.com.br/onde-encontrar, a Clinicarx mantém uma lista de estabelecimentos que realizam esses atendimentos, com possibilidade de agendamento.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


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Febrafar ultrapassa a marca de 12 mil lojas

Edison Tamascia

 

No mês de setembro a Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) ultrapassou a marca de 12 mil farmácias em suas 60 redes associadas, presentes em 3.091 municípios, perfazendo 55% dos municípios presentes em todos os estados brasileiros, mais o Distrito Federal, confirmando a força do modelo de negócio da federação.

Para se ter ideia da importância desta marca atingida, atualmente o mercado brasileiro tem cerca de 83.800 farmácias. Neste cenário, a Febrafar representa quase 15% do universo farmacêutico varejista.

Outro fator relevante é o crescimento do faturamento da entidade muito acima do mercado nos últimos 12 meses (19,5% contra 12,2%). Isso se deve à preocupação da Febrafar em fornecer soluções práticas para as redes associadas, sendo que todo seu esforço é revertido 100% a favor dos serviços e produtos que são entregues aos associados. Esses são alguns dos pontos que, também, proporcionaram a federação chegar à marca histórica de 12 mil farmácias associadas.

“Hoje, a Febrafar é uma referência quando o assunto é o varejo farmacêutico. As informações diárias que são gerados pelos softwares que desenvolvemos com as nossas áreas de TI e Inovação, as diversas pesquisas e estudos que realizamos por meio do nosso instituto (o IFEPEC), a aproximação diária que construímos com as indústrias e a ótima relação que temos com todas as nossas redes e farmácias colaboram para o sucesso do dia a dia dos nossos associados”, explica Edison Tamascia, presidente da Federação.

A Febrafar vem revolucionando o mercado, o modelo proporciona que farmácias, fora e dentro dos grandes centros, possam contar com uma estrutura completa de suporte, profissionais capacitados e ferramentas inovadoras, para a conquista das metas planejadas, proporcionando competitividade e crescimento.

“Temos hoje uma estrutura de suporte totalmente focada nas reais necessidades das nossas redes associadas e de suas farmácias. Compartilhamos conhecimentos e experiências, entregamos inteligência de mercado e ferramentas digitais para todas as frentes se desenvolverem. Além disso, damos apoio aos departamentos de expansão das redes e aproximamos as indústrias farmacêuticas com as oportunidades do varejo”, comenta José Abud Neto, diretor geral da Febrafar.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


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Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/farmacia-regional-puxara-avanco-dos-programas-de-fidelidade/

Embaixada dinamarquesa faz parceria com farmacêutica brasileira

A Lundbeck, empresa dinamarquesa presente no Brasil há 20 anos, realiza ao longo do mês de outubro ações para conscientização e combate ao estigma associado aos transtornos mentais

 Dia 10 de outubro é marcado no calendário como o Dia Mundial da Saúde Mental, data criada para aumentar a conscientização acerca dos transtornos de saúde mental e mobilizar esforços em apoio à causa.

Nesse contexto, o Healthcare Denmark – parceria público-privada para promoção da expertise e inovação dinamarquesa em saúde, que inclui entre seus parceiros o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Saúde do país nórdico – lançou a campanha “A abordagem dinamarquesa para saúde mental”.

O material informativo, denominado Triplo-I (informar – inspirar – convidar, do inglês inform – inspire – invite), apresenta iniciativas que foram bem-sucedidas na Dinamarca para aumentar os cuidados com a saúde mental da população. Esse material tem sido compartilhado pelas embaixadas ao redor do mundo, e o conteúdo serve para informar, despertar o interesse e inspirar discussões e trocas de experiências sobre saúde mental além das fronteiras. O Brasil é um dos países que está abraçando o movimento.

A farmacêutica Lundbeck, empresa de origem dinamarquesa com mais de 100 anos de história e há 20 anos presente no Brasil, recebeu o convite da Embaixada da Dinamarca para unir esforços na disseminação dessas informações sobre saúde mental. A colaboração se deu pelo fato de a empresa ser focada exclusivamente na saúde do cérebro, desenvolvendo medicamentos inovadores para o tratamento de transtornos psiquiátricos e neurológicos.

Para o embaixador da Dinamarca no Brasil, Nicolai Prytz, o esforço este ano é para difundir no país a comunicação do mês dedicado à saúde mental. “Nos esforçamos para melhorar a saúde mental para todos, derrotar o estigma e garantir a prevenção e o tratamento precoce”, afirma o embaixador.

“A Dinamarca promoveu grandes transformações nos cuidados relacionados à saúde mental da população nos últimos anos e tem aumentado os investimentos em políticas de saúde voltadas para essa necessidade.

Acreditamos que o compartilhamento de boas práticas e inciativas bem-sucedidas podem inspirar países como o Brasil a otimizarem os cuidados em saúde mental de suas populações, visto a crescente atenção e impacto gerado por questões de saúde mental nas políticas públicas e na saúde geral de brasileiros. O compromisso da Lundbeck com a saúde mental é histórico e, por ser uma empresa nascida na Dinamarca, vimos uma oportunidade nessa parceria.”

Estima-se que 970 milhões de pessoas no mundo vivem com pelo menos um transtorno de saúde mental, de acordo com dados de 2019. Mesmo com o assunto ganhando mais espaço nos últimos anos, é importante informar as pessoas sobre as doenças mentais e seus impactos, uma vez que o estigma associado às mesmas ainda é muito relevante e pode interferir negativamente na busca por ajuda e acesso a cuidados especializados. Apesar da importância de se debater um tema tão relevante, segundo a Rede Brasil do Pacto Global da Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 18% das empresas abordam o tema da saúde mental no país.

Segundo a Dra. Juliana Bancovsky, médica psiquiatra (CRM-RJ 633747 / RQE Nº: 25485) e diretora da área médica e regulatória da Lundbeck, esse tema tem se tornado cada vez mais relevante: “A pandemia da COVID-19 trouxe também para discussão os problemas relacionados à saúde mental, um assunto de grande importância para nós como sociedade.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil já era um dos países com maiores prevalências de ansiedade e depressão na América Latina. O medo, as incertezas, o distanciamento social e a solidão a ele associada, as perdas e as experiências traumáticas que vieram com o cenário da pandemia foram estressores e gatilhos importantes para o surgimento de transtornos mentais”, afirma.

Uma pesquisa conduzida durante a pandemia – entre junho e agosto de 2020 – que envolveu 11 países, dentre eles o Brasil, e que teve por objetivo avaliar a incidência de sintomas ansiosos e depressivos na população adulta durante o período de distanciamento social na pandemia, evidenciou a maior incidência de sintomas de ansiedade (63%) e depressão (59%) no nosso país.

Além do material disponibilizado pela embaixada dinamarquesa no Brasil, a Lundbeck irá promover durante todo o mês de outubro diversas ações de conscientização, distribuindo materiais informativos em todo o Brasil com dados sobre o impacto dos transtornos mentais, e criará publicações em suas redes sociais dedicadas ao compartilhamento de informações científicas sobre doenças do cérebro, a Progress in Mind Brazil , com o intuito de engajar o público, como filtros para o Instagram, por exemplo.

A hashtag #OutubroPelaSaudeMental também foi criada para que o tema ganhe ainda mais alcance. O objetivo é desmistificar os transtornos mentais, orientando sobre a importância de falar sobre o tema, buscar por ajuda profissional e tratamento adequado. Assim, no mês de outubro a Lundbeck trará à luz a importância da saúde mental, e para simbolizar a campanha, no dia 01 de outubro o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, foi iluminado de verde, cor escolhida para ilustrar o Dia da Saúde Mental mundialmente.

Dra. Juliana complementa: “Precisamos falar sobre os transtornos mentais para que as pessoas compreendam melhor o que pode estar acontecendo com elas ou com alguém próximo, para que saibam que são doenças muito prevalentes, com impactos importantes, para as quais existem tratamentos.

As barreiras impostas pelo preconceito fazem com que muitos não busquem auxílio ou demorem muito para fazê-lo. Nosso propósito como empresa é sermos incansavelmente dedicados a restaurar a saúde do cérebro para que cada pessoa possa ser o seu melhor. Conscientizar é um passo fundamental nesse processo.”

Fonte: Portal 2 MAIS FARMA

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/nova-lei-de-licitacoes-traz-mais-insercao-de-venda-a-varejistas/

Sabonete íntimo para o público teen

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Sabonete intimo para o publico teen

A Cia da Natureza amplia o portfólio de cuidados pessoais. Depois de lançar o primeiro sabonete íntimo com água micelar, a fabricante apresenta uma versão licenciada da Hello Kitty, voltada para o público teen.

O produto foi desenvolvido a partir de uma pesquisa online com mães consumidoras da marca. E a escolha da personagem também aconteceu de forma virtual, com base em uma votação. Além disso, a identidade visual foi criada pelo time de design em parceria com a Sanrio, licenciadora oficial da Hello Kitty.

O sabonete íntimo é vegano e tem uma formulação que combina as propriedades hidratantes do ácido lático, presente na água micelar, e o aloe vera. Promove a higienização e elimina as impurezas, mantendo o equilíbrio do pH natural da região genital. É responsável ainda por purificar, hidratar e perfumar.

Distribuidora: atua com grandes distribuidores nacionais
Gerente de produto: Ricardo Cucuzza – ricardo.cucuzza@ciadanatureza.com.br

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Novo líder comercial da Roche

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Novo líder comercial da RocheO novo diretor de operações comerciais da Roche para o Brasil é Bruno Souza. O executivo tem uma longa caminhada de mais de 20 anos no laboratório, passando por áreas estratégicas como vendas e acesso.

Souza começou sua carreira na Chiesi Farmacêutica, como representante de vendas. Tem formação em publicidade e propaganda pela Universidade Tiradentes, além de pós-graduação em comunicação empresarial pela UFRJ e em gestão estratégica de pessoas pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Unilever reforça área digital

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Unilever reforça área digitalKaren Sanchez é a nova diretora de marketing para o consumidor digital da Unilever. A executiva chega à companhia após uma passagem de quatro anos pela Coty, como diretora de e-commerce.

Ela acumula experiências em gigantes do varejo, como B2W e Magazine Luiza, além do portal UOL. No canal farma, atuou na Johnson & Johnson. É formada em propaganda pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, tem MBA em gerência de marketing pelo Insper, e especialização em inovação em negócio, marketing e mídia pela Hyper Island.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Aché Anuncia Promoção de Gerente em Vaivém Corporativo

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Aché promove gerenteO Aché promove Ana Paula Turra ao cargo de gerente sênior de excelência operacional. A executiva atua no laboratório há mais de uma década, tendo ocupado posições de gerência e coordenação.

Ela é formada em farmácia pelo Centro Universitário Faculdades Adamantinenses Integradas e tem especialização em gestão industrial farmacêutica pela Faculdade Oswaldo Cruz.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Novidade na diretoria da Emefarma

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Novidade na diretoria da EmefarmaO novo diretor de tecnologia e marketing da Emefarma é Guilherme Britto. O executivo atua desde 2016 na distribuidora, tendo já ocupado os cargos de gerente de planejamento e das áreas de inteligência de mercado e marketing.

Ele é formado em engenharia de produção pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e tem MBA em gerenciamento de projetos pela Fundação Getulio Vargas. “Continuarei canalizando os meus esforços e projetos para nos consolidarmos entre as dez maiores atacadistas do canal farma brasileiro”, comenta.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Pfizer quer ser “Netflix” do setor com InFarmácia

Pfizer quer ser “Netflix” do setor com plataforma educacional

Pioneira na criação de uma plataforma multicanal de educação continuada gratuita para profissionais da saúde, a Pfizer acaba de lançar uma nova versão do InFarmácia. Com um conteúdo premium atualizado, o portal ganhou novas seções e passou a permitir o acesso por qualquer dispositivo. A companhia almeja tornar esse canal o “Netflix” do setor farmacêutico.

Criada há cinco anos, a plataforma contabilizou, em dezembro do ano passado, 18 mil profissionais de farmácias credenciados, entre balconistas, farmacêuticos e gestores. “Após uma pausa de seis meses para reestruturação, ela ressurge como uma solução on demand, com o know-how  e a credibilidade da Pfizer”, afirma o gerente de trade marketing Lucas Rolim.

Segundo o executivo, a meta é ter pelo menos 30% da base registrada ativa, que consuma pelo menos um conteúdo por mês. “A proposta é que o InFarmácia se torne o melhor parceiro na jornada de capacitação e informação dos profissionais que atuam nas farmácias”, ressalta.

Maratonas de aprendizado

Com mais de 150 conteúdos preparados em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Varejo Farmacêutico (IDVF), a plataforma reúne dez canais. Divulga atualidades relacionadas a práticas de farmácia, notícias atualizadas e importantes do mercado, sobre vacinas, farmácia hospitalar, saúde ocular, dor e inflamação, saúde mental, saúde da mulher, saúde do coração, dicas de saúde e, em breve, o Mais Pfizer – programa de PBM da indústria farmacêutica

“Com videoaulas em módulos de uma hora de duração, o novo InFarmácia permite que o usuário faça uma maratona de quatro aulas de uma só vez, com temas fundamentais e relevantes para o cotidiano do profissional”, explica Rolim. Como criar uma clínica de vacinação nas farmácias, como atrair clientes com a loja mais organizada, gerenciar melhor as categorias e como aumentar o ticket médio com vendas cruzadas e por que motivar a equipe? são alguns dos assuntos disponíveis na plataforma. Em breve, podcasts também farão parte da programação.

Fato ou fake

Outra novidade é a seção Fato ou Fake, com conteúdos relacionados às diversas áreas de atuação da Pfizer, principalmente em relação às vacinas. “Em meio à era das fake news, consideramos de extrema importância nos posicionarmos como um canal oficial e fidedigno de informação, para que o profissional tenha a segurança do que está sendo reportado”, explica Rolim.

Com mais de 11 mil certificados baixados com a chancela da Pfizer, o InFarmácia conta com mais de 700 mil page views e está disponível no site www.infarmacia.com.br e nas plataformas digitais Android e IOS.

PP-PFE-BRA-3833 – setembro 2022

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


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Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/cesta-de-higiene-beleza-volta-ao-nivel-pre-pandemia/