Anvisa aprova importação de medicamentos contra o câncer

medicamentos contra o câncer

Em reunião na última terça-feira, dia 9, a Anvisa  aprovou por tempo indeterminado a importação de medicamentos contra o câncer, os chamados radiofármacos. Os remédios poderão ser disponibilizados aos pacientes mesmo sem registro definitivo no Brasil.

As informações são da Agência Brasil. Segundo o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, a aprovação decorre do cenário de urgência no país, com as dificuldades de acesso dos pacientes a tratamentos oncológicos na saúde pública – em função da falta de medicamentos.

A Anvisa considerou critérios e procedimentos temporários e excepcionais para importação de radiofármacos. Ainda segundo o diretor, a agência recomenda que se revise a política de fabricação, no Brasil, de medicamentos que a iniciativa privada não tem interesse em fazer.

Isso significa que, nos casos em que a indústria nacional desistir de fabricar qualquer medicamento, a agência só pode notificar o Ministério da Saúde e recomendar a importação.

Como funcionam esses medicamentos contra o câncer

Os radiofármacos são compostos radioativos que possuem, em sua composição um radionuclídeo (isótopo radioativo) responsável pela emissão de radiação ligado quimicamente a uma molécula não-radioativa que apresenta afinidade biológica por um determinado órgão ou sistema, com finalidade de diagnóstico ou terapêutica.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Indústria farmacêutica da Índia desembarca no Brasil

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indústria farmacêutica da Índia

A indústria farmacêutica da Índia quer estreitar laços com o mercado brasileiro e tem o patrocínio do governo local. Nesta quinta e sexta-feira, dias 11 e 12, uma delegação empresarial desembarca em São Paulo com representantes de cerca de 50 laboratórios.

A missão está sendo conduzida pelo Conselho de Promoção de Exportação de Produtos Farmacêuticos da Índia (Pharmexcil), vinculado ao Ministério do Comércio e Indústria em parceria com a Embaixada da Índia no Brasil.

A delegação reúne fabricantes de formulações de dosagem acabada (FDFs), medicamentos biológicos e insumos farmacêuticos. Além de prospectar oportunidades para ampliar o fluxo de exportações, a indústria farmacêutica da Índia mira investimentos em manufatura e joint ventures com o mercado brasileiro.

Motivações da indústria farmacêutica da Índia

Em entrevista ao portal Poder 360, o embaixador indiano no Brasil, Suresh Reddy (foto) destacou a Covid-19 e o tamanho das populações dos dois países como estímulos para reforçar esse intercâmbio.

“Se você olhar os últimos 20 anos, o número de epidemias tem aumentado rapidamente. Ainda nem terminamos com a Covid e já temos a varíola dos macacos. E não sabemos o que virá nos próximos seis meses ou um ano. Isso aumenta a necessidade de cooperarmos na área”, ressaltou.

“Com o e-commerce, vender para a Índia tornou-se muito mais fácil. No passado, você precisava ir aos locais. Hoje, não mais. Temos as plataformas digitais. Temos 600 milhões de pessoas usando a internet na Índia e mais de 900 milhões de smartphones ativos. Esse é o tamanho do mercado que o Brasil pode penetrar. E eu digo exatamente o mesmo para os meus pares indianos. Olhem para o Brasil”, acrescentou.

Referência na indústria farmacêutica global

Com exportações globais que somam US$ 24,4 bilhões, a Índia é o terceiro maior mercado farmacêutico do mundo, atrás somente de Estados Unidos e China. O país é base de quatro das dez maiores fabricantes de genéricos do mundo, além de responder por 90% dos IFAs para vacinas contra o sarampo.

De acordo com o relatório Impacto da Índia na Indústria Farmacêutica, os principais motores para o crescimento contínuo da indústria farmacêutica local residem no esforço doméstico de produção de ingredientes farmacêuticos ativos (IFAs) e no aumento consistente de investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) para tratamentos inovadores.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Queda no lucro da Viveo faz empresa priorizar integrações

lucro da Viveo

O lucro da Viveo somou R$ 54,3 milhões no segundo trimestre, uma queda de 30% na comparação com os primeiros três meses do ano. O custo da dívida também aumentou – a relação desse índice com o Ebitda passou de 0,4 para 1,8 vez.

Esse cenário faz a distribuidora e fabricante de produtos de saúde reduzir o apetite de aquisições e concentrar o foco na integração dos novos negócios. Nos últimos 17 meses, a companhia incorporou 17 empresas, com negociações que totalizaram R$ 1,4 bilhão. Uma das operações foi a aquisição da Profarma Specialty, que envolveu R$ 700 milhões e também contribuiu para a alta do endividamento.

No último mês de junho, a companhia emitiu R$ 1 bilhão em debêntures para alongar e reduzir o custo da dívida. Além disso, já havia captado R$ 1,9 bilhão com a abertura do IPO, sendo que R$ 800 milhões foram destinados ao caixa da companhia.

Lucro da Viveo: R$ 111 milhões até 2024

As estimativas para o futuro, no entanto, são otimistas. No início de junho, o CEO Leonardo Byrro projetou que o lucro da Viveo deve chegar a R$ 111 milhões entre 2022 e 2024. A meta é consolidar seu posicionamento como uma espécie de one stop shop do mercado de saúde.

“Nos próximos 12 meses, vamos focar em integrar as aquisições, capturar sinergias e criar novos negócios”, afirmou. Um dos exemplos é a divisão de programas de suporte a pacientes com a possibilidade de entrega de medicamentos em domicílio, segmento no qual a empresa estreou a partir da compra da Azimute Med.

“Antes, só fazíamos a logística de hospitais, depois ampliamos para operadoras de planos de saúde e agora temos um programa de suporte ao paciente, que gera uma receita anual de R$ 120 milhões”, finalizou.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Walmart compra empresa de tecnologia para gestão de estoque

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gestão de estoque

Em mais um movimento para aprimorar a experiência nas lojas físicas, o Walmart acaba de adquirir a Volt Systems. A empresa detém tecnologias avançadas para aprimorar a gestão de estoque e prever eventuais riscos de ruptura.

A inovação será utilizada também nas farmácias do grupo. Por meio desse aplicativo, os gestores dos PDVs terão acesso em tempo real a dados sobre o nível de sortimento na loja, com análises por item e categoria e alertas sobre o sortimento de produtos com iminência de desabastecimento.

“O acordo confirma o investimento contínuo do Walmart em tecnologia e inovação que nos permite antecipar melhor a demanda do cliente. Estamos adquirindo a Volt Systems diretamente, incluindo a empresa, talento, tecnologia e acordos com clientes”, informou a varejista em comunicado ao mercado.

Gestão de estoque amplia investimento ostensivo em TI

A nova aquisição representa mais um capítulo do ostensivo investimento do Walmart em novas tecnologias para aperfeiçoar a experiência de compra.

No último mês de junho, a gigante varejista incorporou à sua operação os negócios da Memomi, especialista em tecnologia óptica de realidade aumentada. A meta é aproveitar a inovação para reforçar o trabalho de assistência médica integrada aos pacientes.

Os drones são outra aposta do grupo e motivam uma disputa feroz com a Amazon. O Walmart quer vencer essa concorrência tendo como objetivo ambicioso agilizar a entrega de medicamentos e produtos de higiene e beleza a 4 milhões de lares dos Estados Unidos, em importantes estados como Arizona, Arkansas, Flórida, Texas, Utah e Virgínia.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Inovação da Andreani dobra capacidade de transporte de medicamentos

transporte de medicamentos

Um dispositivo utilizado pela Andreani vem assegurando mais rapidez e sustentabilidade no transporte de medicamentos e artigos de saúde para a indústria farmacêutica. A operadora logística implantou colar-pallets que permitem dobrar a capacidade logística, com redução de frota ociosa e ampliação do compromisso com o meio ambiente.

Os colar-pallets exigiram investimentos de apenas R$ 150 mil e foram produzidos à base de metal galvanizado, com dobradiças de aço e madeira reforçada, possibilitando o empilhamento das mercadorias em double-deck. “Antes limitadas a 28 pallets na horizontal, 01 carretas da operadora passaram a transportar 56, verticalizando a distribuição”, observa o gerente de transportes Djalma Campos.

A ideia teve inspiração na matriz argentina da empresa, que tem mais de 20 anos de atuação no Brasil e se especializou no atendimento às indústrias farmacêutica e de saúde. Atualmente, 1.008 unidades do dispositivo são usadas nos trajetos envolvendo Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES).

“Cada caminhão poderia suportar 1,70 metro de altura máxima, que agora subiu para 2,40 metros. As encomendas que exigiam pelo menos três veículos sem a capacidade plena podem ser entregues com apenas duas carretas, reduzindo em 35% a ociosidade e em 33% as despesas com combustível”, revela Campos.

Transporte de medicamentos com mais segurança e sustentabilidade

A sustentabilidade foi outra consequência da implementação do colar-pallet nas operações da Andreani. O equipamento viabilizou em 65% a diminuição do uso de strechts e rolos de plástico no processo logístico, que apresentam mais riscos ao meio ambiente. “Também contribuímos para a queda nas avarias durante o transporte, o que se torna ainda mais estratégico considerando o fato de termos um amplo volume de entregas de medicamentos hipersensíveis e sujeitos a controles de temperatura”, comenta.

Além da vantagem de ser retornável, cada unidade registra vida útil mínima de seis meses. “Iremos recuperar o investimento em 3 meses de operação”, comenta.

A operadora atende desde fabricantes – Abbott, Johnson & Johnson, Novartis e Pierre Fabre – até distribuidoras de medicamentos especiais (Oncoprod) e players do varejo como a Raia Drogasil. A empresa exerceu ainda um importante papel para viabilizar o acesso a vacinas, por meio de contrato com o Instituto Butantan e a gestão logística integral da Sputinik V, do recebimento em aeroportos à armazenagem e distribuição na Argentina.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Anticaspa intensivo da Vichy com versão portátil

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Anticaspa intensivo da Vichy com versão portátil

O Dercos Shampoo Anticaspa Intensivo, da Vichy, ganhou nova embalagem e agora em apresentação compacta de 125 ml. Além de ser uma versão que pode ser levada na nécessaire, a nova volumetria também é ideal para quem deseja fazer uma degustação do produto.

O xampu tem sua formulação enriquecida com ácido salicílico, para ajudar no controle da oleosidade. Além de eliminar toda a caspa visível a partir do primeiro uso, impede o reaparecimento por até seis semanas.

O produto também conta com a tecnologia microbioma Selênio DS, que reequilibra o microbioma do couro cabeludo, trazendo alívio e diminuindo os desconfortos sem ressecar os fios.

O preço sugerido é de R$ 64,90.

Distribuição: sistema próprio

Gerente de trade marketing: Manuela Correa – manuela.correa@loreal.com

Gerente de marketing: Patricia Lang – patrícia.lang@loreal.com

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Grupo Elfa reforça setor jurídico

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Grupo Elfa reforça setor jurídico

A nova diretora jurídica e de compliance do Grupo Elfa é Simone Silva. Em seus mais de 20 anos de experiência profissional, esteve em posições de liderança na Alliar e no Conselho de Administração da Rede Brasileira de Diagnósticos, além de atuar como advogada corporativa na Ambev.

Formada em direito, tem mestrado profissional em gestão internacional de negócios e pós-graduação em governança dos negócios, além de ter participado do Programa de Formação de Conselheiros da Fundação Dom Cabral.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

De office-boy a diretor da Blau

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De office-boy no varejo a diretor na Blau

Logo depois de atingir lucratividade recorde, a Blau Farmacêutica anuncia Douglas Rodrigues como novo diretor administrativo-financeiro e de relações com investidores. Ele assume o cargo em 15 de agosto.

Desde 2018 no laboratório brasileiro, o executivo acumula uma vasta experiência no setor, passando por indústrias farmacêuticas como Pfizer, Teuto e Wyeth ao longo de 28 anos. Também trabalhou na Drogasil, mas antes iniciou sua trajetória como office-boy.

É formado em contabilidade com especialização em finanças e controladoria pela FAAP, além de ter MBA em finanças pelo IBMEC.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Paraíso do Norte ganha farmácia da Farmácias São João

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A Rede de Farmácias São João inaugurou na sexta-feira (5), em Paraíso do Norte, mais uma filial. A loja, que está localizada na Avenida Tapejara, 532, ao lado da Praça Santos Dumont, no Centro da cidade, está com ofertas especiais. A Rede de Farmácias é a 4ª maior do varejo farmacêutico do Brasil e a maior da região Sul (RS, SC e PR), atualmente são mais de 900 lojas e cerca de 15 mil colaboradores.

Na São João, a população tem atendimento de serviços farmacêuticos com muita agilidade. A loja é completa e oferece aplicação de injetáveis, verificação de pressão arterial, de glicose, testes rápidos para a detecção da covid-19, colocação de brincos e muitos outros serviços com segurança e qualidade para toda família. Além de medicamentos e dermocosméticos, você encontra produtos de beleza e até linha pet e bazar dentro das filiais.

A marca possui distribuição própria, o que possibilita preços mais competitivos, além do Crédito Fácil São João, um crediário próprio para compras parceladas em até 6x. Através do aplicativo tem as opções de compre e retire na loja, receba em casa, ofertas exclusivas e como encontrar a filial mais próxima.

Causa social

No dia da inauguração, a empresa doou metade de todas as vendas, para o Recanto Velhice Paraíso do Norte (Revepar). O diferencial na sexta-feira foi o bônus oferecido aos clientes, onde nas compras acima de R$ 100 reais, os primeiros duzentos ganharam na hora R$ 25,00 em cash back.

SERVIÇO – Endereço: Avenida Tapejara, 532, ao lado da Praça Santos Dumont, no Centro de Paraíso do Norte. Telefone/WahtsApp: (44) 99178-6183

Fonte: Portal da Cidade Paranavaí

Balança comercial tem superavit de US$ 1,2 bi na primeira semana de agosto

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A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia divulgou, nesta segunda-feira (8/8), os resultados da primeira semana de agosto da balança comercial, que indicaram um superavit de US$ 1,236 bilhão, além de queda de 29% na comparação com o mesmo período em 2021. No acumulado do ano até a primeira semana de agosto, o superavit da balança é de US$ 41,13 bilhões, com queda de 12%.

As exportações registraram crescimento de 17,1% em relação a agosto de 2021, com R$ 7,24 bilhões de faturamento. O setor que mais cresceu entre as exportações foi o da agropecuária, que apresentou 68,8% de alta e faturamento de US$ 1,81 bilhão. A indústria de transformação também fechou a primeira semana do mês com crescimento nas exportações. A alta no setor foi de 34,4%, que alcançou US$ 3,99 bilhões no período.

Já as importações também registraram crescimento expressivo para a primeira semana do mês, e somaram US$ 6,01 bilhões, com alta de 35,2%.

Houve queda de 1,3% na indústria extrativa, que alcançou US$ 250 milhões. A agropecuária e a indústria de transformação tiveram crescimento nas importações para o período, com 39% e 38,4% de alta, respectivamente. * Estagiário sob a supervisão de Carlos Alexandre de Souza.

Fonte: Correio Braziliense