Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Pesquisa com 74 instituições financeiras e consultorias projeta IPCA de 7,5% em 2022

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Navegando às escuras. Assim está o mercado nas últimas semanas em razão da greve dos servidores do Banco Central, iniciada em 1 de abril.

A instituição é responsável pelo boletim Focus, relatório compilado pelos servidores do BC no qual estão as projeções do mercado (bancos, corretoras e demais instituições financeiras).

Sem a compilação das estimativas dos agentes econômicos sobre PIB, IPCA e Selic desde 28 de março, data do último boletim, algumas instituições estão produzindo por contra própria esse levantamento.

Hoje, o jornal Valor publica uma pesquisa com 74 instituições financeiras e consultorias que aponta para uma projeção mediana do IPCA de 7,5% em 2022 e 4% em 2023.

Na compilação feita pelo jornal, as maiores estimas para o IPCA em 2022 ficaram em 8,6% e em 6% para 2023. Já as menores foram 6,5% em 2022 e 3,4% em 2023.

Desde a fala do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, essa semana, que disse ter ficado surpreso com o IPCA de março, que teve alta de 1,6%, muitos analistas passaram a revisar suas previsões de inflação.

Entre os vilões para essa alta estão os bens duráveis (automóveis e eletroeletrônicos) e semiduráveis (vestimentos, produtos de limpeza e cosméticos). Também há um papel importante da guerra na Ucrânia no aumentos de produtos como trigo, petróleo e gás.

Além disso, há uma percepção entre os agentes econômicos de que as expectativas estão desancoradas. Isso faz com que mesmo aqueles setores que não estão sendo afetados por problemas como a guerra na Ucrânia aumentem seus preços.

Fonte: Eu Quero Investir

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress