Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Rede associativista lança tradebook em evento com a indústria

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Rede associativista
Foto: Divulgação

A rede associativista Grupo Total, que reúne as bandeiras Drogaria Total e Total Popular, lançou no último mês de fevereiro seu primeiro tradebook, expondo todo seu planejamento comercial e de marketing para 2024.

O conglomerado farmacêutico reuniu em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, mais de 110 representantes da indústria e distribuição, além de fornecedores parceiros da varejista.

“É muito gratificante receber nossos parceiros para mais um passo importante do grupo, que reforça os vínculos da associação com os principais players do segmento”, afirma o head comercial, de marketing e marcas, Reinaldo Ambrosano.

Conceito figital é aposta de rede associativista 

O planejamento de trade marketing do Grupo Total segue à risca o conceito de figital. A rede de farmácias reúne estratégias tanto no âmbito digital, quando físico, em seu tradebook.

Além dos tradicionais pontos dentro da loja, a varejista também traz para a conversa soluções inovadoras, como a inserção da marca do fornecedor nos cartões atrelados ao convênio-farmácia da rede.

“Toda vez que o cliente pegar seu cartão para usar em uma de nossas lojas, ele lembrará de nosso parceiro. São mais de 200 mil beneficiários ativos e, em média, mais de 100 novos cadastrados todos os meses”, ressalta o executivo.

Digital não foi esquecido 

Já o meio digital se faz presente em dois outros aspectos do tradebook. O primeiro diz respeito ao monitoramento das ações de trade marketing fechadas com a rede.

“Identificamos que uma das principais dores do mercado era transformar essa ação em métricas concretas. Por isso criamos todo um sistema online para o gerenciamento das ações”, afirma.

Em paralelo, o Grupo Total também disponibilizou oportunidades dentro da rede social interna da rede, a Remedin.

Inspirado livremente no LinkedIn, o canal de comunicação era de uso apenas dos colaboradores e associados, mas será aberto também ao mercado.

“Queremos mostrar aos nossos parceiros que não basta se comunicar com o consumidor. É preciso falar também com o balconista, que é o responsável por orientar o cliente durante toda a jornada de compra e efetivamente conseguirá ajuda-lo a adquirir o melhor produto para o resultado que espera ter”, explica o head.

“Por meio do Remedin, nosso parceiro poderá falar direto com a força de vendas, engajá-la em campanhas e até mesmo parabenizar os colaboradores nos dias de seus aniversários. Esse é um tipo de contato que, sem a tecnologia, dificilmente seria possível”, completa.

Rede projeta 100 novas lojas 

Grupo Total fechou 2023 superando a meta de novas aberturas e totalizando 618 PDVs. Agora, para 2024, os planos são de abrir 100 novas lojas.

“A capital paulista, a Região Metropolitana, o litoral do estado e também cidades polos no interior, como Campinas, estão entre os principais alvos”, destaca Jair Beloube, conselheiro deliberativo e head de expansão no conglomerado farmacêutico.

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress