A obesidade durante a gestação é um fator de risco que deve ser levado a sério pelas futuras mamães. Embora seja normal ganhar peso durante a gravidez, devido ao aumento do apetite, é preciso ficar atenta de como os excessos podem prejudicar a saúde da mulher e do bebê.
Riscos da obesidade durante a gravidez
A obesidade gestacional oferece muitas consequências para a saúde da mulher, incluindo a diabetes gestacional, pré-eclâmpsia, parto prematuro e dificuldades na hora do parto.
Diabetes gestacional
O sobrepeso e a obesidade durante a gravidez podem resultar em diabetes gestacional, condição que envolve a resistência à insulina. Isso significa que o corpo não consegue transportar o açúcar no sangue de maneira correta.
Pré-eclâmpsia
As mulheres que sofrem de obesidade durante a gravidez estão em maior risco de desenvolver pré-eclâmpsia, também conhecida como toxemia gestacional. Esta condição pode levar a hipertensão, proteína na urina, edema dos membros inferiores e dano dos rins.
Parto prematuro
A obesidade durante a gestação amplia o risco de parto prematuro, que é quando o bebê nasce antes do final da gravidez (antes de 37 semanas). O nascimento prematuro prejudica a saúde da criança, propiciando problemas respiratórios, infecções, problemas de desenvolvimento e dificuldades de aprendizado.
A obesidade durante a gravidez é um fator de risco para a saúde das futuras mamães e do bebê. É importante que as gestantes estejam conscientes dos riscos associados ao excesso de peso nesse período, e que compreendam que é necessário monitorar cuidadosamente o peso.
Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.