A Síndrome de Fournier é uma condição rara que atinge o saco escrotal e o períneo (região entre o pênis e o ânus) masculino. Não é uma situação contagiosa, mas pode provocar à morte se não tratada adequadamente. A doença é caracterizada por uma infecção bacteriana e necrose dos tecidos moles, popularmente conhecida como gangrena sinérgica.
Causas da Síndrome de Fournier
O problema que afeta o sistema genital dos homens está relacionado as bactérias, designadas como Gram, classificadas como positivas, negativas ou anaeróbios. Esses agentes comprometem os tecidos e outros sistemas importantes. Porém, as causas que mais levam ao surgimento, são:
- Diabetes
- Alcoolismo
- Obesidade
- Tabagismo
- Falta de higiene no local
- Traumas
- Trombose
- Infecções menos graves
Sintomas da Síndrome de Fournier
Manifestações excessivas de febre, cansaço e mal-estar, podem ser os primeiros indícios da síndrome de Fournier, além da morte do tecido. Mas, existem outros sintomas bem característicos da doença, como:
- Dor intensa na região genital
- Inchaço e vermelhidão no local afetado
- Mau cheiro
- Gangrena dos tecidos
Tratamentos
A boa notícia é que a síndrome de Fournier tem cura. Procure um médico especializado no caso, para avaliações mais profundas e um protocolo de tratamento mais adequado. De modo geral, o paciente deve passar uma intervenção cirúrgica, para a remoção do tecido morto e infeccionado. O profissional também pode indicar alguns medicamentos para evitar uma nova fase da doença.
O diagnóstico precoce ajuda na prevenção de um estágio mais grave dessa síndrome.