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Cade aprova venda da Dermacyd para EMS

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venda da Dermacyd

A venda da Dermacyd para a EMS acaba de receber a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O órgão avalizou sem restrições o negócio firmado pela farmacêutica brasileira com a Sanofi. As informações são do Valor Econômico.

Mas ainda falta um último passo para a concretização da compra da marca de sabonetes íntimos. As autoridades antitruste dos demais países da América Latina envolvidos na operação precisam analisar a venda, que movimentou € 66 milhões. O valor equivale a R$ 366 milhões.

Se não houver questionamentos de indústrias farmacêuticas concorrentes ou conselheiros do Cade nos próximos 15 dias, a operação será definitivamente aprovada.

Em 2022, a Dermacyd movimentou cerca de R$ 50 milhões no mercado brasileiro, 28% do faturamento geral da categoria no país. A EMS mira ainda a expansão das operações internacionais, pois a linha ainda é uma das líderes em vendas na América Latina – em especial na Argentina e no México.

A operação envolve propriedade intelectual, fabricação e comercialização de um portfólio de 17 produtos da marca. Até a aprovação do negócio pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a Sanofi manterá o comando da operação do Dermacyd. A transferência total da produção para as quatro plantas da EMS no Brasil e no México está prevista entre 2025 e 2026.

Venda da Dermacyd fortalece EMS no mercado de MIPs

Com a venda da Dermacyd pela Sanofi, a EMS quer ampliar sua participação no mercado de medicamentos isentos de prescrição (MIPs). Esse segmento respondeu por 18,4% das vendas do laboratório em farmácias no ano passado, contra 36,4% da Sanofi e 41,8% da líder do setor, a Hypera Pharma.

Considerando a divisão de OTC como um todo, a representatividade para a receita da EMS é de apenas 10% a 12%. “Essa é a menor unidade de negócios da companhia, mas pode estar entre as maiores”, acredita Cinthia Ribeiro. A executiva assumiu no início do ano a diretoria comercial e de marketing das marcas OTC, com a meta de reposicionar a atuação da farmacêutica nessa área.

O objetivo é comercializar R$ 300 milhões nesse segmento em 2023, volume 25% superior ao do ano passado. A EMS estreou na categoria de MIPs em 2018 com a aquisição do antigripal MultiGrip, que até hoje é a maior marca do portfólio. A divisão abrange ainda o creme Caladryl e o Lacday, para intolerância à lactose. Outros produtos, entre os quais a vitamina C Energyl, passarão por um processo de revitalização para alavancar as vendas.

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