Marcia Arbache, especial para o Panorama Farmacêutico
Empreendedores do varejo farmacêutico sabem que as vendas de fim de ano são uma oportunidade ímpar para atrair e engajar o consumidor. A chegada do Natal e a troca de presentes são os apelos para um impulso adicional no consumo. Os clientes estão dispostos a gastar mais nesse período e as farmácias podem aproveitar a ocasião para tornar mais atraentes os números no balanço anual das empresas.
Itens de perfumaria, maquiagem e dermocosméticos são excelentes alternativas de presentes em festas de amigos secretos e até mesmo lembranças para colegas, familiares e amigos queridos. Além disso, por se tratar de um período de férias para muitas famílias com crianças, a data também se torna uma ocasião de compra para artigos de HPC, protetores solares, repelentes, hidratantes e para abastecer a “farmacinha” com itens de autocuidado e prevenção.
Dicas para potencializar as vendas no final de ano
Programas de fidelidade – “Para que essa estratégia seja eficaz, antes de adotar o programa de benefícios, é essencial que o gestor da farmácia conheça o perfil e os hábitos de consumo de seus clientes, de forma a identificar que tipo de vantagens e recompensas seriam as mais indicadas a oferecer”, explica Renan Duca, coordenador de projetos da Procfit
Decoração – pequenos toques festivos na decoração do ambiente tornam a loja mais acolhedora e convidativa. Iluminação especial e enfeites temáticos costumam funcionar bem
Disposição de produtos – escolha locais estratégicos para expor combos promocionais e dê destaque a opções de presentes para capturar a atenção dos consumidores
Atraia clientes com super ofertas – produtos de qualidade que estão parados no estoque, oferecidos a preços acessíveis, são um chamariz para vendas
Antecipe as necessidades dos consumidores – priorize descontos em itens como bloqueadores solares, hidratantes, repelentes, cujo consumo é mais elevado na estação mais quente do ano. O mesmo vale para medicamentos isentos de prescrição – antiácidos e antialérgicos – que combatem o mal-estar devido a excessos gastronômicos durante as festividades
Comunicação em plataformas digitais – as redes sociais são uma ferramenta poderosa para difundir promoções, dar dicas de saúde e recomendar produtos
Concursos e sorteios – além de atingir novos públicos, reforçam a imagem da marca, aumentando as chances de fidelização
Atendimento diferenciado – treine a equipe para oferecer um atendimento personalizado, garantindo que cada cliente seja ouvido e valorizado