Confira os 5 principais indicadores de venda para sua loja

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INDICADORES DE VENDAVenda nas farmácias, gestão empresarial
Foto: Freepik

Você acompanha diariamente os indicadores de venda da sua farmácia? Esses números traduzem para o gestor a saúde do negócio, além dos pontos fortes e fracos de sua equipe comercial. Mas em meio a tantos afazeres cotidianos, você consegue ter um controle efetivo desses dados?

Seja para maximizar seus resultados ou corrigir a rota nos momentos de necessidade, essa tarefa é vital. Mas como sua farmácia mensura o desempenho? Pelo faturamento? Esse certamente representa um indicador-chave. Porém, analisar somente esse quesito e sua relação com as despesas é insuficiente.

 

Seu negócio sofre com a falta de crédito e a inadimplência?

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Para facilitar a sua rotina, elencamos cinco métricas consideradas fundamentais para entender com precisão se seu PDV está caminhando para o sucesso ou um fracasso retumbante.

Tíquete médio é um dos indicadores de venda mais relevantes

No fim do dia, você pode calcular qual o tíquete médio da unidade, ou seja, quanto os consumidores costumam investir em cada ocasião de compra. Se você quer aumentar seu faturamento e rentabilidade, comece pensando em como melhorar esse indicador. Uma forma de fazer isso é oferecendo um mix de produtos mais amplo, o que encorajará o cliente a aumentar sua cesta.

Programas de fidelidade e promoções especiais são ações que podem fortalecer seu tíquete. Também vale a pena implementar estratégias de cross-selling e upselling.

Taxa de conversão

Como saber se as suas estratégias de venda estão funcionando? Esse indicador mostra quantas das pessoas que entram na sua farmácia realmente efetivam uma compra. Ter uma equipe capacitada e oferecer um atendimento personalizado, além de contar com um layout de loja otimizado, são algumas das estratégias que você pode usar para melhorar esse índice.

Retenção de clientes

Contar com clientes fiéis, ou seja, que periodicamente retornam à sua loja, é um grande diferencial para qualquer negócio. Por isso, analisar a retenção, e não apenas a conversão dos consumidores é necessário. Ter sistemas que permitam mapear o comportamento de compra e uma comunicação customizada no PDV são tarefas nevrálgicas, mas que tal pensar também em uma pesquisa de satisfação com seus shoppers?

Frequência de compra

Com que frequência o cliente regressa à sua farmácia? Entender o percentual de consumidores realmente fiéis exige a oferta de descontos para compras recorrentes. O gestor também pode manter um relacionamento mais próximo por meio de contatos regulares e lembretes de compra de medicamentos de uso contínuo.

Vendas por vendedor

Entender como está o desempenho de cada um de seus colaboradores é outro importante termômetro sobre seu atendimento. Com esses dados, você poderá entender quem está performando melhor e quem ainda precisa de algum treinamento ou suporte para ter resultados mais robustos.

Realizar treinamentos mais frequentes, além de fornecer feedbacks constantes são duas opções para melhorar a performance da sua equipe de vendas. Contar com metas claras e incentivar a colaboração entre os profissionais são outras atitudes positivas.

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