Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Alanac trabalha para reforçar produção nacional

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

 

Após um período de forte produção na década de 1980, onde o Brasil era o quinto maior produtor de ativos para a indústria farmacêutica, a produção nacional foi perdendo gradualmente espaço ante a competição com países como China e Índia.

Veja também: Covid-19: Medicago e GSK iniciarão testes de fase 2 e 3 de sua vacina

Mas, se esse parecia um mercado no qual o Brasil não mais investiria, a pandemia mudou os planos. “Diante da franca dependência das matérias-primas importadas da China e da Índia, a indústria nacional desenhou um projeto bem interessante com o governo federal para voltar a produzir as matérias-primas aqui. Tudo indicava que esse bonde tínhamos perdido para sempre, mas a pandemia trouxe de volta”, disse o diretor-executivo da Alanac, Henrique Tada, em entrevista ao O Estado de S.Paulo.

Siga nosso Instagram

A indústria farmacêutica nacional foi bastante impactada pela pandemia, já que 90% das matérias-primas do setor são importadas. Segundo Tada, reuniões estariam sendo realizadas com ministérios como o da Fazenda, Ciência e Tecnologia e da Saúde. “Temos capacidade técnica para fabricar os princípios ativos. O que faltava era vontade, projeto e condições econômicas favoráveis para a implementação”, completa.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress