Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Biden impõe teto de gastos com medicamentos nos EUA

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

gastos com medicamentos

Exemplo para o mercado farmacêutico brasileiro? O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira (dia 27) um teto de gastos com medicamentos de prescrição no país.

Segundo ele, os norte-americanos não pagarão mais do que US$ 2 mil por ano em remédios de uso contínuo, para doenças como câncer, diabetes e pressão alta. As informações são do Estadão Notícias e a medida faz parte do pacote democrata Inflation Reduction Art – como é conhecida a lei com a meta de reduzir os índices de inflação no país.

“Estamos promovendo este benefício nos custos de assistência médica na proteção e fortalecimento do Medicare (seguro saúde) e da previdência social americana sem que isto abale nossa economia. Ao contrário, nossa expectativa é de uma diminuição de um trilhão de dólares em nosso déficit este ano”, declarou o presidente, durante evento na Casa Branca.

Gastos com medicamentos são parte da agenda do governo

Em agosto do ano passado, Biden já havia formalizado junto ao Congresso o pedido para reduzir os gastos com medicamentos nos Estados Unidos. A medida integra a agenda do governo, intitulada Build Back Better.

“Em média, os americanos pagam duas a três vezes mais do que as pessoas em outros países por medicamentos controlados, e um em cada quatro americanos que tomam medicamentos prescritos tem dificuldade para pagar seus medicamentos”, afirmou, em um comunicado.

Embora Biden reconheça o “trabalho inovador que salva vidas” das indústrias farmacêuticas, ele disse que “mudanças são extremamente necessárias”.

De acordo com o plano, o Medicare, programa nacional de seguro saúde dos Estados Unidos, receberia aval para negociar o custo de um subconjunto de medicamentos caros que não apresentam concorrência de mercado. O presidente também disse que deveria haver “incentivos poderosos” para encorajar o setor a trabalhar pela diminuição dos preços, mas sem entrar em detalhes sobre como se daria essa operação.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress