Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Brasil iniciará vacinação 5 dias após aprovação da Anvisa

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Em resposta ao pedido do Supremo Tribunal Federal (STF), o Ministério da Saúde informou que a campanha de vacinação contra a Covid-19 será iniciada no país cinco dias após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) dar a autorização para o uso do imunizante – seja o registro emergencial ou definitivo.

Em manifestação enviada nesta quarta-feira (15), o órgão ainda afirma que os grupos prioritários citados no plano nacional de vacinação devem ser imunizados em quatro meses, sendo que essa ação é de responsabilidade dos estados e dos municípios.

O documento é uma resposta ao pedido do ministro Ricardo Lewandowski, que questionou o Ministério por não dar uma data nem de início nem de fim da campanha no plano apresentado no último sábado (12). O governo argumenta que não tem como dar uma data precisa porque depende de todo o trâmite técnico da Anvisa.

O plano de vacinação gerou polêmica na última semana por incluir assinaturas de 36 cientistas que informaram que sequer tinham visto o documento e por não dar datas para a vacinação. Outra dúvida sobre o planejamento é que o governo dá como “garantidas” 300 milhões de doses das vacinas, mas ainda faltam fechar os acordos com a Pfizer e BioNTech e também a informação de quando serão distribuídas as vacinas da iniciativa Covax Facility.

O governo apostou a maior parte da compra na parceria firmada entre a Fundação Oswaldo Cruz e a farmacêutica AstraZeneca, que produz o imunizante da Universidade de Oxford. No entanto, a vacina ainda está distante de conseguir a aprovação em qualquer país por conta de problemas na fase final de testes clínicos.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/12/14/melhor-compra-chega-a-500-lojas-e-investe-em-ti-para-expandir-no-norte-nordeste/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress