Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Gestora da Super Popular tem farmácia no DNA

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

A gestora da Super Popular que tem farmácia no DNA

O sétimo episódio da seção Minha História conta a trajetória de sucesso da rede Super Popular, que tem na diretoria administrativa uma mulher com a farmácia no DNA. Com 39 anos de idade e no comando de 36 lojas, Pollyanna Tamascia nasceu em uma família de empresários do varejo farmacêutico e herdou do pai Edison Tamascia, presidente da Febrafar e da Farmarcas, o amor pelo mercado.

Mas isso não foi motivo para que a farmacêutica fizesse da família um trampolim profissional. Muito pelo contrário, foi a inspiração para que seguisse sua própria trajetória a partir de suas habilidades pessoais. “Tenho muito orgulho de quem sou filha. Mas quando defini o segmento em que queria atuar, combinei com ele que queria entrar com minhas próprias pernas, fruto do meu esforço”, explica.

Da indústria para a Super Popular

Ainda criança, Pollyanna começou a tomar gosto pelo mercado, quando passava as férias escolares com o pai e acompanhava o dia a dia da drogaria em Piracicaba, no interior de São Paulo. Familiarizada com esse ambiente, não foi surpresa quando, em 2002, optou por cursar farmácia na Unimep, aos 17 anos.

“Sempre soube que queria estudar ciências biológicas. Durante a faculdade, também em Piracicaba, iniciei um estágio na farmácia de manipulação Droga Avenida – hoje uma Ultra Popular –, que meus tios estavam montando na época. Foi minha primeira experiência no varejo”, relembra.

Foi nessa época que Pollyanna conheceu o esposo Thales, também farmacêutico. Prestes a se formar, em 2006, ela escolheu a grade curricular de indústria bioquímica, área que a levou a buscar um estágio na indústria farmacêutica. “Me candidatei a vários processos seletivos e acabei escolhendo a Medley. Foi um período em que estava de casamento marcado e terminando o TCC, literalmente entregue dois dias antes de eu entrar na igreja”, conta.

Pollyana ao lado de uma frase simbólica do pai Edison Tamascia: família foi inspiração, mas não trampolim
Pollyana ao lado de uma frase simbólica do pai Edison Tamascia: família foi inspiração, mas não trampolim

Após o período de estágio, veio a efetivação na Medley e o casal optou por começar a vida em Campinas, cidade em que o marido já tinha familiares. Enquanto Thales buscava carreira no varejo farmacêutico, ela trabalhava na área de controle de qualidade, cumprindo o terceiro turno. Ou seja, os recém-casados só se viam no café da manhã ao longo de três anos.

Quando estava comemorando cinco anos de matrimônio, Pollyanna engravidou. E na licença-maternidade surgiu a chance de ocupar um cargo de gestão no laboratório. “Deixei na escolinha minha filha de quatro meses e assumi a função de coordenadora de controle de qualidade. Foi um momento bastante conturbado, mas a vida é feita de escolhas e renúncias para alcançar o caminho do sucesso”, ressalta.

Foram quase nove anos de bastante aprendizado até que, em 2015, a executiva deixou a carreira na indústria para atuar na Super Popular, negócio iniciado pelo esposo em 2012 na cidade de Hortolândia.

“Sempre relutei em sair da indústria para trabalhar na empresa familiar, sem ter bem definido o papel de cada um. Só aceitaria caso o negócio precisasse muito da minha ajuda. E esse dia chegou”, destaca. Pollyanna tornou-se diretora administrativa e o marido ficou com a diretoria comercial e de expansão.

Pollyana e equipe comandaram expansão da rede, hoje presente em 22 cidades
Pollyana e equipe comandaram expansão da rede, hoje presente em 22 cidades

Com dez lojas da rede Super Popular, foi necessário profissionalizar os negócios para dar prosseguimento ao processo de expansão. Com faturamento de R$ 190 milhões, a rede, atualmente, atua em 22 municípios nos estados de São Paulo e Minas Gerais. A sede administrativa fica em Sumaré (SP).

O choque de uma executiva que saiu de uma multinacional com regras e processos rígidos para o ambiente do varejo foi grande, mas também significou a alavanca para buscar o aperfeiçoamento profissional por meio de cursos de especialização e da experiência com gestão de pessoas na Medley. “Tenho um grande motivador nesse processo, que é o exemplo de liderança exercido pelo meu pai. Isso faz toda a diferença”, ressalta.

Hoje, Pollyana impulsiona os negócios com apoio da Farmarcas. “São ferramentas que ajudam as farmácias associativistas a alcançar um novo patamar e garantem novos horizontes para empreendedores do setor”, conclui.

SUPER POPULAR

Fundação: 2012 em Hortolândia (SP)
Sede administrativa atual: Sumaré (SP)
Capilaridade: 36 lojas em 22 municípios de São Paulo e Minas Gerais
Faturamento: R$ 190 milhões

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!