Greenpharma aposta em suplemento inteligente

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Suplemento inteligente
Foto: Divulgação

Na era das TVs com conexão com a internet e relógios que monitoram os sinais vitais, um suplemento inteligente é a mais nova aposta da Greenpharma. A farmacêutica apresenta o Nootrix, formulado para melhorar o desempenho cognitivo.

O suplemento combina em sua composição fosfatidilserina, bitartarato de colina, teanina e vitaminas do complexo B. O produto não interfere no sono, auxilia nos transtornos ligados à memória e cognição e é uma alternativa natural para quem precisa de mais foco e atenção nas atividades do dia a dia.

Suplemento inteligente une ingredientes naturais 

O Nootrix é fruto da combinação de ingredientes naturais e com benefícios cientificamente comprovados para apoiar a saúde cerebral e otimizar as funções cognitivas. Confira:

  • Fosfatidilserina: Fosfolipídio aniônico que influencia diretamente os parâmetros do metabolismo cerebral alterados durante o processo de envelhecimento
  • Bitartarato de colina: Composto orgânico essencial na formação dos fosfolipídeos de membrana e que constitui um importante micronutriente na formação de acetilcolina, neurotransmissor que atua nas regulações da memória, aprendizado e sono
  • Teanina: Aminoácido derivado do ácido glutâmico, tem função de aumentar a produção de serotonina e dopamina
  • Vitaminas do complexo B: Atuam como coenzimas de cerca de 100 reações bioquímicas, a maioria das quais relacionadas com o metabolismo de proteínas e aminoácidos.

Distribuição: distribuidores parceiros

Diretor comercial: João Guida – (62) 3945-3344

Shot matinal é a solução para imunidade da Nutrends

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Shot matinal
Foto: Divulgação

Aproveitando o boom do conceito de shot matinal, a Nutrends resolveu se utilizar também de outra forte tendência de 2020 para cá: o foco na imunidade. Combinando vitaminas e minerais conhecidos pelos benefícios ao sistema imunológico, a fabricante apresenta a linha Imunoplan.

De ingestão diária, o suplemento está disponível na apresentação de pó e em duas volumetrias diferentes: lata com 300 g e caixa com 20 sachês de 10 g cada, o que representa uma dose. O sabor disponibilizado é de laranja com acerola.

“Focamos nessa opção de sabor pois ele já está no imaginário popular quando o assunto é a imunidade. Além de que essas frutas são famosas por sua riqueza em vitamina C”, explica o diretor de marketing, Eliaquim Nascimento.

Shot matinal reúne vitaminas e minerais 

O suplemento da Nutrends combina glutamina, vitaminas C e D, própolis verde, cúrcuma e zinco. Essa seleção de nutrientes ajuda na prevenção dos danos causados pelos radicais livres, fortalece o sistema imune, auxilia o metabolismo energético, entre outros benefícios.

O produto é indicado para adultos acima dos 19 anos e não deve ser consumido por crianças, gestantes ou lactantes sem o acompanhamento médico ou de um nutricionista.

Distribuição: sistema próprio de distribuição

Diretor de marketing: Eliaquim Nascimento – (35) 9 9109-7827 –  marketing@nutrends.com.br

Cellera Farma apresenta suplemento para memória

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Suplemento para memória
Foto: Divulgação

Com o envelhecimento da população, um suplemento para memória se torna cada vez mais necessário. Foi observando esse crescente mercado que a Cellera Farma desenvolveu o Convivia.

O produto é um nootrópico natural para alta performance cognitiva, que possui em sua formulação uma combinação exclusiva. O destaque fica por conta do ativo patenteado Neumentix, rico em polifenóis, especialmente os ácidos rosmarínico, salvianólico e litospérmico.

Além do ativo, o suplemento combina as vitaminas do complexo B, como B12 e ácido fólico, com minerais quelatos, como magnésio e selênio. O grupo de nutrientes atua na melhoria do foco, da memória e da concentração.

Suplemento para memória é indicado a partir dos 18 anos 

O Convivia é indicado para pessoas maiores de 18 anos. Sua posologia é de dois comprimidos por dia, com formulação livre de açúcares, glúten, lactose e sódio.

Distribuição: sistema próprio de distribuição

Gerente de trade marketing: Karina Koshimakarina.koshima@cellerafarma.com.br

Conexão Farma consolida-se como vitrine para indústria

CONEXÃO FARMADistribuição de medicamentos, Abradilan, feira da Abradilan, indústria farmacêutica
Diretoria da Abradilan celebrou números recordes de audiência
Foto: Divulgação/ Komodoav

A edição de 2025 do Abradilan Conexão Farma entra para a história como a maior já realizada pela Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos. Em três dias de programação intensa, mais de 32 mil visitantes passaram pelo evento, que contou com 190 expositores e uma agenda de mais de 50 horas de conteúdo distribuídas entre plenárias, arenas temáticas e o já consolidado Abradilan Cast.

O encontro consolidou-se, mais uma vez, como a maior vitrine do setor farmacêutico no Brasil, reunindo líderes da indústria, distribuidores, varejistas, profissionais de saúde e dirigentes setoriais.

“O evento recebeu o maior número de visitantes da história, com participação maciça de farmácias de diversos estados do país. Isso mostra o envolvimento do distribuidor regional e reforça nosso propósito de impulsionar o setor”, celebra o diretor executivo da Abradilan, Vinícius Dall’Ovo.

Conexão Farma como palco de lançamentos da indústria

Uma das indústrias participantes do Conexão Farma, a Catarinense Pharma levou para a feira diversos lançamentos da área de nutrição como a Creatina, Vitamina B12, suplemento em cápsula de Feno Grego, Ômega 3 Multi A-Z, Ômega 3 biocultivado em algas, e o Probiocare nas versões Uno e Duo.

A Maxinutri mobilizou seu time comercial em peso e aproveitou o evento para anunciar que criou uma divisão dedicada às distribuidoras regionais. A Hertz divulgou a ampliação de linhas tradicionais da farmacêutica e a entrada em novas categorias.

Já a Pharlab promoveu uma ativação especial para apresentar a collab de agil-C-kids com Chico Bento. A Vitamedic, por sua vez, garantiu um estande ampliado para promover seu portfólio e também a marca de suplementos Trustfuel, com direito a sessão de fotos com o ex-jogador e capitão do penta Cafu. A farmacêutica também apresentou suas campanhas para aproximar o distribuidor das marcas Doralex e Energrip.

Anúncio da edição de 20 anos

O clima foi de celebração total com o show de encerramento da dupla Guilherme & Santiago, que levou o público ao delírio com sucessos antigos e recentes. Antes da apresentação, o presidente da Abradilan, Juliano Cunha Vinhal, anunciou a data para a realização da 20ª edição do Abradilan Conexão Farma, que ocorrerá nos dias 10, 11 e 12 de março de 2026.

Entenda o que aconteceu com a Kolynos

KOLYNOSCreme dental, farmácias, vendas de HPC
Foto: Reprodução/Exame

Há marcas que são icônicas e a Kolynos certamente figura nessa lista. O creme dental que disputava a liderança do ranking de vendas de HPC até os anos 1990 era presença cativa na cesta de consumo dos brasileiros. A marca deixou saudades, mas repentinamente saiu das gôndolas para nunca mais voltar.

De acordo com informações da Exame, a pasta da fabricante homônima foi desenvolvida nos Estados Unidos a partir da promessa de ser mais eficaz contra as placas bacterianas. O produto chegou ao Brasil em 1917, nove anos após sua criação. Com sua caixa verde e amarela e gosto adocicado, logo conquistou o público e, em poucos anos, viabilizou a abertura de uma planta produtiva em São Paulo (SP).

O produto consolidou-se no setor de HPC ao apostar em vultosos investimentos em marketing, com jingles que marcaram época. Durante as décadas de 1980 e 1990, chegou a registrar market share superior a 50%. A Colgate-Palmolive, sua principal concorrente, registrava apenas 27%.

Rival foi responsável por sumiço da Kolynos

Os leitores mais novos e aqueles que desbloquearam uma memória com essa matéria já perceberam que essa dominância no mercado não se manteve até os dias atuais. A Kolynos deixou as gôndolas e prateleiras de todo o país em 1997, quando sua concorrente direta oficializou a compra da marca por US$ 1,04 bilhão (aproximadamente R$ 20,3 bilhões quando considerada a inflação).

A aquisição chamou a atenção do CADE, que, para evitar a criação de um monopólio no país, determinou a retirada do produto do mercado. Sem alternativa, a Colgate descontinuou a Kolynos e lançou a Sorriso em 1998, com um design similar e a promessa de que a fórmula era a mesma. Mas muitos consumidores não aceitaram a substituição.

“A estratégia de trocar nomes é quase sempre perigosa, pois o cliente tem uma relação emocional com as marcas”, comenta o consultor de branding e marketing Marcos Bedendo. O especialista, porém, pondera ao afirmar que a globalização das empresas torna as mudanças necessárias até por fatores econômicos. “É mais fácil e mais eficiente concentrar as marcas. Isso diminui gastos com publicidade, embalagens e com a gestão da própria marca”, argumentou em entrevista ao portal UOL.

Creme dental deixou saudade nos brasileiros

Apesar de estar fora de circulação no país há quase 30 anos, a marca segue no imaginário da população, que frequentemente a cita em fóruns e discussões nas redes sociais. Sua presença também é garantida em sites especializados em importação, que vendem unidades vindas da Argentina, Paraguai ou Uruguai por valores até três vezes maiores do que os das opções atualmente disponíveis no Brasil.

Mercado de OTC cresceu 12% em 2024

MERCADO DE OTCOTC, Consumer health, indústria farmacêutica
Estudo foi apresentado pela IQVA durante o Abradilan Conexão Farma | Foto: Freepik

mercado de OTC segue em ritmo de recuperação, apresentando um crescimento de 12% em 2024. O segmento teve como principal impulso a categoria de vitaminas, minerais e suplementos (VMS), que registrou incremento de R$ 1,2 bilhão em valor absoluto.

Essa classe de produtos representa 41,8% do mercado de consumer health. Os dados foram apresentados por Ulysses Danté, diretor da unidade de negócios de CH da IQVIA, no primeiro dia do Abradilan Conexão Farma.

“As inovações sempre foram essenciais para o desempenho das vitaminas e suplementos. No entanto, nesse último período, o que mais pesou para a performance da categoria foi o crescimento orgânico, além da combinação entre preço e mix. Quando falamos em gripes e resfriados, somente o preço e o mix asseguram a sustentação desse mercado”, afirma o executivo.

Evolução da cesta no mercado de OTC em bilhões de R$

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Fonte: IQVIA

Danté acrescenta que, além de VMS, a crescente preocupação com bem-estar e imunidade fez com que categorias de calmantes e humor, assim como cuidados com olhos e boca, obtivessem excelentes resultados. “Ambas registraram crescimento de dois dígitos, atingindo avanços de 14,2% e 21,7%, respectivamente. O destaque fica para calmante e humor, que no último MAT atingiu seu maior crescimento percentual (22%)”, ressalta.

“Fatores como ansiedade, medo, estresse e angústia em relação a problemas pessoais ou desafios no trabalho estão entre as principais causas para a dificuldade em dormir. Diante disso, a busca por alternativas farmacológicas e naturais para combater a insônia ganha força entre os consumidores brasileiros”, finaliza o diretor da IQVIA.

Consultas e prescrições farmacêuticas superam 1,1 milhão de atendimentos em 2024

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Serviços farmacêuticos
43% das prescrições foram de produto e medicamento / Foto: César Ferro

As drogarias brasileiras superaram a marca de 1,1 milhão de atendimentos relacionados aos serviços farmacêuticos e prescrições em 2024. Os dados inéditos, fazem parte do estudo da Clinicarx, apresentados pelo head comercial e de soluções, Jauri Siqueira Jr., durante o Abradilan Conexão Farma.

Segundo ele, a prescrição farmacêutica, prática permitida há mais de dez anos, ainda é um assunto que divide opiniões no mercado da saúde. Mas, os números não mentem: o atendimento é cada vez mais comum.

“A receita e o atendimento feito por um profissional da farmácia vem para aliviar o sistema de saúde. Não é uma substituição e, sim, mais um elo de ligação na jornada do paciente”, afirma o especialista.

Palestra detalhou os serviços farmacêuticos mais demandados 

Durante a palestra, Siqueira Jr. também demonstrou que mais de 14 milhões de serviços farmacêuticos foram realizados, sendo que a medição da pressão arterial foi o mais comum.

A aplicação de injetáveis cresceu 41% no ano, totalizando 1,2 milhões de atendimentos. As vacinas também estiveram em alta, com mais de 300 mil doses aplicadas de 37 imunizantes diferentes. Mais de 4,8 milhões de exames e testes foram realizados nas farmácias, sendo que aqueles não-covid tiveram um incremento de 261%.

Prescrições farmacêuticas: produtos e medicamentos são os mais receitados 

A Clinicarx analisou um recorte de 193 mil prescrições farmacêuticas para entender quais foram as práticas mais indicadas por esses profissionais. Produtos e medicamentos lideram a relação.

Grafico Jauri

“Além da prescrição de MIPs, suplementos, cosméticos e fitoterápicos, esse atendimento tem gerado frutos, como a valorização do trabalho do farmacêutico”, finaliza Siqueira Jr.

Piracanjuba apresenta nova marca de suplementos

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Nova marca de suplementos
Foto: Divulgação

Para reforçar sua presença no mercado de nutrição, a Piracanjuba anuncia a sua nova marca de suplementos: a Piracanjuba ProForce. A novidade vem reforçar o compromisso da fabricante em oferecer soluções proteicas, unindo praticidade, nutrição e palatabilidade.

“Com o ProForce ganhamos mais corpo para expansão da linha de proteinados da Piracanjuba, com produtos que envolvam performance e energia”, afirma a diretora de marketing do grupo, Lisiane Campos.

Marca de suplementos também ganha novos sabores 

Além da novidade da marca, a Piracanjuba também apresenta dois novos sabores: Cookies and Cream e Banoffee. As opções substituem as versões baunilha e banana.

Hoje, o portfólio da fabricante inclui 11 bebidas prontas, com concentrações de 23 g e 15 g de proteína. Além delas, também há dois sabores na apresentação de pó – chocolate e milk – com concentração de 21 g de proteína, disponível em potes de 450 g.

Distribuição: sistema próprio de distribuição
Diretora de marketing: Lisiane Campos – lisiane.silva@piracanjuba.com.br

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CFF autoriza a prescrição de medicamentos por farmacêuticos

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Entidades médicas são contra ampliação das atividades farmacêuticas – Foto: Canva

A temática da prescrição de medicamentos por farmacêuticos voltou a pautar discussões no setor após decisão do CFF. Na última segunda-feira, dia 17, a entidade publicou no Diário Oficial da União uma nova resolução que autoriza os profissionais da categoria a prescrever remédios em diferentes situações. As informações são da Jovem Pan News.

Os farmacêuticos em geral poderão atuar neste sentido quando o paciente enfrentar risco iminente de morte e renovar receitas emitidas por outros profissionais de saúde. Também será permitido que esses profissionais realizem anamnese, exames físicos e interpretem exames laboratoriais para avaliar a eficácia dos tratamentos.

Aqueles que contarem com uma especialização em farmácia clínica poderão inclusive prescrever medicamentos controlados.

Norma que facilita prescrição de medicamentos por farmacêuticos é polêmica

Diversas entidades médicas, como a AMB (Associação Médica Brasileira), APM (Associação Paulista de Medicina) e o CFM (Conselho Federal de Medicina) se posicionaram de forma contrária à medida. Esta última, inclusive, anunciou que pretende contestá-la judicialmente.

Na visão dessas instituições a prescrição de medicamentos é crucial para a segurança e eficácia dos tratamentos, e precisa envolver a orientação detalhada de um médico sobre quais medicamentos o paciente deve tomar, a dose, a frequência e a duração do tratamento. Elas questionam a legalidade e a capacitação dos farmacêuticos para exercer essa função.

“O farmacêutico não tem a formação necessária para prescrever medicamentos, que podem, uma vez prescritos, afetar a saúde do paciente, caso seja utilizado de maneira equivocada”, diz um trecho da nota divulgada pela Associação Médica Brasileira.

Lucro da Hypera foi 74,2% menor no Q4 de 2024

Lucro da Hypera
Apesar de negativo, resultado foi melhor do que o esperado – Foto: Reprodução

O balanço divulgado na última quinta-feira, dia 20, revelou uma redução de 74,2% no lucro da Hypera durante o último trimestre do ano passado. O resultado, apesar de ser bastante inferior, surpreendeu especialistas, que esperavam um valor ainda menor. As informações são do portal InfoMoney.

A companhia lucrou aproximadamente R$ 79,5 milhões entre outubro e dezembro de 2024. Analistas da Bolsa de Valores de Londres (LSEG) estimavam que o valor estaria mais perto da casa dos R$ 30 milhões.

“Cabe destacar que a companhia não alterou suas principais iniciativas para suportar o crescimento sustentável do sell-out durante o processo de otimização de capital de giro em 2024, o que resultou em crescimento das despesas com marketing, vendas, gerais e administrativas no ano e no trimestre”, ressalta um trecho do comunicado.

Queda no lucro da Hypera afetou outros indicadores

A variação no desempenho da companhia também impactou outras estatísticas: o Ebitda da empresa caiu 76,4%, atingindo a marca de R$ 136,9 milhões, e sua receita líquida sofreu um declínio de 18,2%, totalizando R$ 1,5 bilhão.

Uma estimativa média do mercado apontava para Ebitda de R$ 181,8 milhões para a companhia no trimestre encerrado em dezembro, ainda de acordo com dados da LSEG.