Aché tem novo presidente

Aché
Foto: Reprodução site Avon

O Aché  anuncia a contratação de José Vicente Marino para assumir a presidência da companhia, segundo informou a Folha de S.Paulo. O executivo substitui Vânia de Alcantara Machado, que ocupou a posição nos últimos cinco anos e atuou por 15 anos na farmacêutica.

Marino já foi presidente da Avon e das operações no Brasil da Johnson & Johnson. Também presidiu a Flora Higiene e Limpeza, fabricante de produtos como Francis e Neutrox, e passou parte da carreira na Natura, onde também ocupou cargos de direção.

Segundo especialistas que acompanhar o setor, a chegada de um executivo que já militou em vários segmentos da indústria de bens de consumo vai ao encontro da busca da farmacêutica por incrementar sua aposta em inovação. Sexto maior laboratório do Brasil, o Aché investiu, recentemente, R$ 153 milhões em uma profunda renovação de portfólio, com 35 novos medicamentos e estreia em áreas como a de oftalmologia – com um anti-inflamatório não hormonal indicado para o pós-operatório e um lubrificante ocular para o tratamento de olho seco. A renovação do portfólio exigiu aportes de R$ 153 milhões.

Novo presidente vai liderar projeto de inovação do Aché

O novo presidente do Aché vai liderar projetos como o Programa de Inovação Aberta do laboratório, que está com inscrições abertas para startups de todo o país. O novo ciclo tem por objetivo resolver desafios estratégicos que estão divididos em quatro temas: liderança no receituário; relevância frente aos clientes; eficiência operacional e ESG. Startups de todo o país podem inscrever suas soluções até 14 de abril.

“Procuramos sempre endereçar novas oportunidades e encurtar o processo de resolução de problemas e um dos caminhos é por meio da inovação aberta. Com a iniciativa, vamos abrir o Aché para mais empreendedores que podem trazer perspectiva e assertividade na resolução dos nossos desafios”, explica Rafael Ribeiro, diretor de Transformação Digital.

Segundo o diretor, o laboratório sempre apostou em inovação e investe de forma contínua para criar as condições adequadas para que inovação aconteça. “Seja dando robustez ao seu programa de inovação aberta, seja modernizando seu parque tecnológico, seja abrindo espaço na sua cultura”, reforça Ribeiro.

Cadastro no Aché

Para participar, o empreendedor cadastra a sua startup no programa e recebe mais detalhes sobre os desafios e o processo de inovação aberta. Em seguida, as startups serão avaliadas para assegurar que as soluções contemplem os desafios e oportunidades propostas. As selecionadas entrarão no programa e passarão por três fases: imersão nos desafios, prova de conceito e avaliação de resultados. Aquelas que passarem por todas as fases e demonstrarem resultados, poderão ser contratadas e aceleradas pelo Aché.

Com cinco plantas industriais ( São Paulo, capital; em Guarulhos, no estado de São Paulo; em Londrina, no Paraná; em Anápolis, estado de Goiás, e em Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco), a empresa mantém um diversificado pipeline de projetos em desenvolvimento e disponibiliza ao mercado um portfólio com 363 marcas em 978 apresentações de medicamentos sob prescrição, genéricos e isentos de prescrição (MIPs).

Os produtos do Aché, desenvolvidos para registro em mercados altamente regulamentados, estão presentes em 17 países na América Latina, África, Ásia e Europa. Atualmente, a companhia emprega mais de 5.300 colaboradores e possui uma das maiores forças de geração de demanda e de vendas do setor.

Participantes interessados deverão se inscrever aqui.

Fórum amplia debate sobre inovação no setor farmacêutico

Fórum amplia debate sobre inovação no setor farmacêutico
Crédito: Canva

O debate sobre inovação no setor farmacêutico ganha evidência na 2ª edição do Retail Pharma Summit. Em formato 100% online, o fórum gratuito é uma realização da Farma Ventures e do Panorama Farmácêutico, com o apoio das redes Drogal e Indiana e da FCJ Venture Builder. Acontecerá nos dias 30 e 31 de março (quinta e sexta-feira).

O encontro prevê mais de 13 horas de conteúdo com a participação de 35 painelistas, que abordarão temáticas relacionadas à liderança, novos modelos logísticos, jornada de compra, marketing, comunicação e inteligência de dados.

“Queremos ilustrar como o canal farma está se posicionando frente a um ambiente de inovações tão profundo quanto volátil. E as discussões sobre essa agenda passam pela integração entre todos os atores, incluindo grandes farmácias como Drogal e Indiana, startups, fabricantes, laboratórios, distribuidoras, provedores de serviços e academicos. Esperamos inclusive atrair a atenção do público universitário”, analisa Giovanni Oliveira, CEO da Farma Ventures.

Inovação no setor farmacêutico: novos clientes e novos líderes

A programação do primeiro dia lança reflexões sobre a inovação no setor farmacêutico atrelada a um novo perfil de liderança e os desafios de toda cadeia para gerir pessoas e reter talentos. Os palestrantes convidados são Ana Carolina Rezende, gerente da consultoria de RH Robert Walters; e Newton Velloso, proprietário da plataforma AboutMe, parceira do Panorama Farmacêutico dedicada a conectar profissionais e laboratórios por meio de um banco de vagas exclusivo para o setor.

A segunda palestra estimula a relevância das provas de conceito (POCs) como ferramentas para aferir a aderência de novos softwares e tecnologias, tendo a participação de algumas das startups que integram o ecossistema da Farma Ventures. Em apenas três anos de operações da venture builder, essas jovens empresas nascidas nessa período já somam R$ 65 milhões em valor de mercado.

Novos líderes e tecnologias acompanham a transformação na jornada de consumo, tema que permeia o terceiro e último debate da manhã do dia 30, com as presenças dos consultores Adriano Schinetz, da Gestao Farma; e Olegário Araújo, da intelligência360 e Fundação Getulio Vargas.

A tarde será dedicada a workshops especiais conduzidos pela equipe da Farma Ventures, que abordará modelos de inovação e o futuro dos negócios com a open IA.

Uma nova farmácia, da logística ao marketing

O segundo dia reforça o futuro da farmácia em todas as suas verticais, a começar pela estruturação dos hubs de saúde e atenção primária. Fernando Marques, CEO da health tech GESmed; e Jauri Siqueira, head de serviços da ClinicarRx, conduzem o seminário.

“Ao mesmo tempo em que a pandemia ampliou o protagonismo do mercado farmacêutico, expôs também gargalos na operação. Por isso, estamos unindo inovação e tradição nos debates”, destaca Giovanni Oliveira, justificando a realização do seminário específico sobre logística. O painel terá André Durão, head de supply chain da Profarma, uma das líderes na distribuição de medicamentos no país; e a startup Diamond Biger, especializada na gestão de estoques com uso de internet das coisas e inteligência artificial.

O poder da comunicação e do marketing como gatilhos para a inovação também integram a agenda do último dia, em uma palestra com Leandro Luize, editor do Panorama Farmacêutico. Na sequência, as reflexões giram em torno do aproveitamento dos dados, tendo a participação de Gustavo Ioschpe, CEO da Big Data; e Vinícius Pantoja, CTO da Proffer, startup especialista em precificação.

Os workshops da tarde de sexta-feira realçam o advento da telefarmácia, em painel liderado por Chao Wen, presidente da Associação Brasileira de Telemedicina e líder do grupo de pesquisas da USP sobre o tema. O encerramento fica a cargo de Jacqueline Glat, da SimilarWeb, que aborda o engajamento digital como rota para atrair novos consumidores e projetar as marcas.

“Muito além de um ecossistema de startups, procuramos nos posicionar como uma fonte de discussões relevantes sobre o futuro da operação farmacêutica, abrangendo as mais diferentes dores e oportunidades que permeiam o atual momento do setor”, conclui Oliveira.

2º RETAIL PHARMA SUMMIT – FARMA VENTURES

Realização: Farma Ventures e Panorama Farmacêutico
Co-realização: Drogal, Indiana e FCJ Venture Builder
Data: 30 e 31 de março (quinta e sexta-feira)
Horário: das 9 às 12h45 e das 14 às 17h
Formato: 100% online com uso do StreamYard e transmissão pelo YouTube
Inscrições gratuitas: https://farmaventures.com.br/retail-pharma-summit/

Eli Lilly tem novo diretor para o Brasil

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Eli Lilly

Luiz Andre Magno é o novo diretor médico sênior da Eli Lilly. Ele retorna à farmacêutica após dez anos, período em que atuou como gerente médico da linha de saúde masculina.

“É com imensa alegria que retorno à Lilly liderando um time tão diverso e competente, em uma das companhias que mais investem em pesquisa e desenvolvimento no mundo”, declara.

Em 14 anos no setor, tem passagens por Janssen e Merck – nesta última, foi diretor médico nacional por quatro anos. É médico de formação pela Universidade Federal Fluminense, com doutorado em ciências da saúde pela USP e pós-graduação em gestão em saúde pela Fundação Getulio Vargas.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Sincofarma organiza 1ª jornada de gestão empresarial

Aumentar as vendas
Foto: Canva

O Sincofarma realiza no dia 29 de março, às 9h, a 1ª Jornada Empreendedora de Gestão Empresarial, com o objetivo de ajudar a aumentar as vendas da farmácia com o uso da tecnologia. O evento será realizado em parceria com o Sicredi, Sebrae e apoio do Panorama Farmacêutico e Abcfarma.

A palestra é gratuita, voltada para empresários e gestores dos segmentos de farmácias e drogarias, e será ministrada por Douglas Marangoni, professor universitário, palestrante e consultor empresarial. Ele já atuou como secretário Municipal de Planejamento e Gestão e secretário Municipal da Educação em São Carlos (SP).

Trilhas de consultoria para aumentar as vendas

Serão apresentadas trilhas de consultorias com foco em produtividade, rentabilidade e inovação para a micro e pequenas empresas. Entre os temas destacam-se o uso das redes sociais, criação de conteúdos digitais, como montar uma loja virtual, a importância da gestão de pessoas para alcançar metas, a tecnologia a favor dos resultados e as vendas na era digital.

As inscrições podem ser feitas aqui.

1ª Jornada Empreendedora de Gestão Empresarial

Data: 29 de março (quarta-feira)

Horário: 9h às 13h

Local: Fecomercio SP

Endereço: Rua Doutor Plínio Barreto, 285, Bela Vista, São Paulo (SP)
Estacionamento:  No prédio da Fecomercio (valor especial de R$ 38 – mencionar que irá no evento do Sincofarma)

Drogaria Araujo investirá R$ 100 milhões em novas lojas

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Drogaria Araujo
Divulgação: Araujo

Sexta maior rede do varejo farmacêutico nacional, a Drogaria Araujo destinará R$ 100 milhões para a abertura de 50 novas lojas em 2023. As informações são do Diário do Comércio (MG).

Atualmente, a rede soma mais de 300 unidades em cerca de 50 municípios de Minas Gerais e a expansão deve chegar a 11 cidades. A projeção é gerar mil postos de trabalho. Hoje, a drogaria já emprega 10 mil funcionários e colaboradores.

O crescimento obtido em 2022 ajuda a respaldar os planos ambiciosos. A Araujo alcançou faturamento de R$ 3 bilhões, crescendo 20% em relação a 2021. A previsão para este ano é totalizar R$ 3,6 bilhões de receita.

“A Araujo fez seu primeiro bilhão com mais de 100 anos; alcançou o segundo com 114 anos e, agora, o terceiro, com 117 anos. Os espaços de tempo foram diminuindo e devem ser ainda mais curtos, mas sempre consistentes”, comenta Carlos Alexandre Lopes Ferreira, superintendente de operações e vendas.

O executivo atribui o resultado ao desempenho das lojas maduras – com mais de dois anos de operações – e à diversificação do mix especialmente em relação aos serviços farmacêuticos. “A abertura permanente de novos PDVs é um fator determinante, mas precisamos também solidificar as unidades já existentes”, avalia.

Operação digital já é 10% do faturamento da Drogaria Araujo

As vendas online representaram importantes alavancas para a Drogaria Araujo, tanto que a operação digital já responde por 10% do faturamento – equivalente a R$ 300 milhões. O avanço nesse segmento foi 34% maior que o do ano anterior.

Considerando os dois primeiros meses do ano, a alta sobre o mesmo período de 2022 é de 137%. E a rede aposta em parcerias para manter esse ritmo no ­e-commerce.

A Araujo implementará, ainda este ano, parceria com a norte-americana Sales Force com a meta de personalizar a jornada do consumidor. Outro acordo foi firmado com a brasileira Meta, empresa de tecnologia e inovação focada em transformação digital.

Drogaria Araujo aposta ainda no potencial do WhatsApp

No fim do ano passado, a Araujo também fechou parceria com a empresa de tecnologia Take Blip, tornando-se a primeira farmácia a ter presença no WhatsApp de forma oficial. A novidade, que foi desenvolvida em apenas dois meses, foi possível após resolução que autoriza que farmácias e drogarias usem a API do WhatsApp no Brasil, da qual Take Blip é provedora oficial.

A solução permite navegação pelo catálogo para a escolha de produtos, com o pagamento sendo realizado ainda fora do aplicativo e os pedidos efetuados serão entregues em apenas 90 minutos após a confirmação da compra.

“Fomos os primeiros a adotar o modelo de drugstore, o serviço de drive-trhu e a oferecer plantão 24 horas na cidade. Agora, estamos inovando mais uma vez com as vendas por whatsapp, certos de que a digitalização no atendimento é um importante passo para alcançarmos o nosso objetivo, de manter o crescimento sustentável tendo como base a inovação e o pioneirismo, características que tornaram a marca uma referência no mercado” destaca André Giffoni, diretor de estratégia digital e cliente.

A expectativa da Araujo é de que, com o novo canal, as vendas ultrapassem a marca de R$ 1 milhão por mês durante o primeiro ano. A rede já disponibiliza uma assistente virtual, a Jô, lançada em 2018, que ajuda os clientes na tomada de decisão do que comprar. Com um catálogo de produtos que conta com mais de 10 mil itens, a primeira fase do lançamento do chatbot da Drogaria Araújo não disponibilizará a venda de remédios, que ainda não são autorizados para este formato no segmento.

As oportunidades são extremamente relevantes pois, grande parte das empresas deste segmento tem seu faturamento com itens de conveniência, suplementos, cuidados pessoais, perfumaria, dentre outros produtos permitidos para venda, superiores ao faturamento gerado por medicamentos”, afirma Luiz Marcelo Santos Júnior, diretor de Retail, CPG e Services da Take Blip.

Mercado farmacêutico tem troca de comando

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Carlos Tadeu Neubauer assume diretoria comercial da Pandora (Foto: Arquivo pessoal)

O mês de março começou com movimentações importantes no mercado farmacêutico. Carlos Tadeu Neubauer acaba de assumir como diretor comercial para o canal farma da Pandora Personal Care, fabricante dona da linha Turma da Mônica Baby. Ele atuava há quatro anos como diretor executivo da Redifar.

O executivo tem como principal missão ampliar a distribuição numérica da linha nas farmácias. “Por ser uma marca do segmento premium, temos a expectativa de atingir até o fim de 2023 mais de 5 mil PDVs, principalmente das grandes redes, dentro de uma categoria extremamente concorrida”, avalia.

Com mais de 35 anos de experiência na indústria, distribuição e varejo farmacêutico, Neubauer é formado em marketing pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduado na FGV em gestão estratégica e econômica de negócios.

Mercado farmacêutico tem movimentação na Redifar

Antes de deixar o cargo na Redifar, Neubauer auxiliou na contratação de Wilson Sousa para assumir a direção executiva da entidade, que reúne 30 distribuidoras com base em 22 estados brasileiros.

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Wilson Sousa é o novo diretor executivo da Redifar (Foto: Arquivo pessoal)

Sousa conta com 34 anos de experiência em empresas nacionais de médio e grande porte dos segmentos de atacado e varejo farmacêutico, saúde e bem-estar, com passagens pelo Grupo Tapajós – onde trabalhou como diretor de compras para as operações de atacado e varejo –; Medicamental, Farmais, Ultrafarma, Drogarias Carrefour, Grupo Martins Atacado e Droga Center.

“Entre os meus desafios está o de incentivar a comunicação estratégica entre os associados e indústria por meio de dados de mercado e alinhamento nacional da comercialização, distribuição e logística”, ressalta o executivo. Ele é formado em administração de empresas pela Instituição Moura Lacerda e tem pós-graduação em varejo.

União Química fatura R$ 3,8 bi e avalia novas aquisições

União Química
Fernando de Castro Marques, presidente da União Química Foto: Divulgação

Com alta de 12,6% no faturamento em relação ao ano passado, a União Química avalia novas aquisições de farmacêuticas no Brasil e no Exterior. O objetivo é ter expansão acima de 20% em todas as áreas terapêuticas. As informações são do Valor Econômico.

Essa estratégia acompanha o movimento iniciado no ano passado, quando o laboratório brasileiro concluiu a compra da fábrica da Bayer Schering na capital paulista. Com isso, ampliou presença em mais de 30 países e se firmou na liderança latino-americana do mercado de contraceptivos orais.

Além disso, a União Química herdou nove marcas da Bayer e passou a produzir para a farmacêutica alemã medicamentos que não fizeram parte do pacote de aquisições, incluindo os anticoncepcionais Yaz e Yasmin.

A companhia já tem atuação sólida na terceirização da produção de medicamentos, sendo inclusive fornecedora de multinacionais como GSK, Novartis e Zoetis. A receita com essa atividade representa 15% do faturamento total de R$ 3,8 bilhões.

Financiamento respalda planos da União Química

Para sustentar seus planos de expansão, a União Química conta com quase R$ 1 bilhão. O montante inclui debêntures emitidos no fim do ano passado e um financiamento de R$ 330 milhões junto ao International Finance Corporation (IFC), braço do Bando Mundial.

Do valor total concedido pelo IFC, metade será usada para modernizar fábricas e impulsionar a produção de vacinas e medicamentos. O objetivo é fornecer imunizantes para o Brasil e outros países da América Latina. A União Química e o IFC ainda avaliam as vacinas com demandas mais relevantes na região para definir o portfólio de imunizantes a ser produzido.

O presidente Fernando de Castro Marques disse que os investimentos visam atender a demanda atual e futura, inclusive o aumento do leque de produtos atualmente importados e que passarão a ser produzidos no Brasil. A expansão também permitirá à empresa ampliar as exportações para mercados do México, Colômbia, América do Sul e África, que atualmente giram em torno de US$ 20 milhões por ano.

Mas mercados como Eurásia e Oriente Médio também estão na mira, tanto que a União Química participou em janeiro de uma feira setorial em Dubai, nos Emirados Árabes. A prioridade nessas regiões seriam os produtos hormonais e injetáveis, incluindo o atendimento a demandas do poder público.

Maiores farmácias do Brasil engajam 18 milhões na web

Maiores farmácias do Brasil engajam 18 milhões na web

Nos últimos 90 dias até 10 de março, as três maiores farmácias do Brasil engajaram um volume recorde de 18,1 milhões de pessoas no ambiente online. É o que aponta o mais novo estudo da consultoria Zeeng, que monitora a performance digital das marcas.

O Panorama Farmacêutico teve acesso exclusivo ao levantamento, que mapeou as duas bandeiras da Raia Drogasil – Drogasil e Droga Raia – e a Drogaria São Paulo, do Grupo DPSP.

O site da Droga Raia registrou o maior tráfego no período, totalizando 8,9 milhões de pessoas impactadas, bem à frente dos 4,9 milhões da Drogasil e 4,3 milhões da Drogaria São Paulo.

A Raia também lidera no quesito ativo social, que avalia o número de seguidores no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. “É uma marca que claramente se posicionou no imaginário dos consumidores, tanto que mais de 50% de acessos se dá pela busca orgânica no Google”, avalia Eduardo Prange, CEO da Zeeng.

Ativo das maiores farmácias do Brasil nas redes sociais

Escore digital das maiores farmácias do Brasil

No entanto, a realidade das maiores farmácias do Brasil muda quando o assunto é o escore digital. A nota atribuída pela consultoria leva em consideração a audiência das postagens nas redes sociais (peso 4), a veiculação de notícias na web (3,5) e o posicionamento no Google Analytics (2,5).

Líder no contingente de seguidores, a Droga Raia cai para a terceira posição nessa pontuação. A Drogasil está à frente, seguida pela Drogaria São Paulo.

Escore digital das farmácias

“A Droga Raia ostenta um excelente ativo, mas pouco aproveitado em comparação aos outros dois players, tanto que veiculou somente 57 posts nas redes sociais nos últimos 90 dias. Considerando esses canais, a pontuação dela é de apenas 1,85”, explica.

Nas mídias sociais, é a Drogaria São Paulo que está mais bem ranqueada. Seu escore chega a 2,35, fruto de um intenso fluxo de postagens – 291. Ela é dona de cinco dos seis posts campeões de audiência, todos no Instagram.

“Em que pese o fato de a Raia Drogasil ser uma companhia de capital aberto e mais sujeita a restrições na divulgação, a São Paulo explora com muito mais eficácia o alcance das redes, investindo em temas de maior alcance populacional, como os genéricos e a lista de medicamentos inseridos no Farmácia Popular”, acrescenta Prange.

Segundo o especialista, outro fator positivo para a Drogaria São Paulo é a maior diversidade no engajamento. “São 24 mil inscritos no YouTube, quase o dobro da Droga Raia. E a marca também lidera em seguidores no Twitter, com 5,9K contra 2,7K da Drogasil”, revela.

Presença na imprensa

Responsável pelo maior escore digital, a Drogasil colhe os resultados especialmente por conta da maior presença em inserções espontâneas na imprensa – 389, contra 148 da Drogaria São Paulo e 115 da Raia. “A exposição na grande imprensa e na mídia setorial despontam como caminhos estratégicos para atrair engajamento e contribuem para diversificar as fontes de tráfego.

A Drogasil é a mais equilibrada nesse quesito, considerando tráfego direto (36%) e busca orgânica (31%).

Farmácias têm estabilidade de casos de Covid

casos de Covid
Foto: Canva

 Os casos de Covid nas farmácias brasileiras dão mais um sinal de estabilidade no Brasil. Embora o mês de março registre uma ligeira alta na média de casos, os percentuais de positivados seguem em patamares de 14% a 16% neste primeiro trimestre. É o que apontam os dados da Abrafarma.

Nos primeiros 12 dias deste mês, o volume de diagnósticos de coronavírus soma 11.677, o equivalente a 16,1% do total de testagens realizadas. A média diária é de 973 contra 632 de fevereiro e 655 de janeiro. A realidade é bem diferente da de novembro e dezembro, quando o número de casos chegou a 2.932 (32,6% sobre atendimentos realizados) e 4.871 (34,9%), respectivamente.

Farmácias mantêm estoque para novos casos de Covid

grafico 20 de marco

“Mesmo havendo um claro sinal de controle de pandemia, as grandes redes de farmácias mantêm estoque de testes suficiente para eventuais altas na demanda, desafogando a saúde pública e o atendimento em hospitais”, ressalta Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma, que representa as 29 maiores empresas do varejo farmacêutico nacional.

Desde a implementação desse serviço, em abril de 2020, o varejo farmacêutico totalizou 20.576.038 testes – sendo 4.842.919 positivos (23,6%) e 15.733.119 negativos (76,4%).

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Dor de cabeça constante pode ser simples ou até mesmo tumores

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Dor de cabeça constante

Você é daqueles que vivem com uma dor de cabeça constante? Pois saiba que não deveria ser. A cefaleia crônica diária é uma condição que, além de incomoda, pode ser provocada por graves problemas de saúde.

De maneira geral, se considera uma dor de cabeça como constante quando ela é diária e permanece por mais de três meses. As possíveis causas vão desde as simples, como a dor de cabeça primária, as mais complexas, como as causadas por tumores cerebrais.

O que pode causar dor de cabeça constante?

A cefaleia crônica diária pode ser causada pelos seguintes motivos:

  • Abuso de analgésicos
  • Distúrbios de pressão intracraniana (hiper ou hipotensão)
  • Dores de cabeça primárias (como cefaleias tensionares, enxaqueca e cefaleias hemicranianas continua e paroxística)
  • Problemas circulatórios (nas artérias do pescoço ou nas veias intracranianas)
  • Problemas na articulação temporomandibular ou do pescoço
  • Problemas osteomusculares nas clavículas, ombros e trapézios
  • Tumores

E quando ela vem acompanhada por enjoos?

Várias são as condições que podem causar esse “combo de centavos”. A mais comum é a enxaqueca, uma dor de cabeça constante e que, em vários casos, pode causar também náusea e vômitos.

Em situações mais raras, tumores também podem causar esses sintomas. Por isso, assim que os sentir, vá ao hospital para um diagnóstico mais assertivo.

E se for localizada?

Em alguns casos, a dor de cabeça pode ficar localizada no centro, ou seja, na testa, ou também nos lados.

Alguns exemplos que podem afetar apenas um lado são a enxaqueca, a disseção arterial e a trombose venosa.

Já na testa, as mais comuns são cefaleia decorrente da tensão ou de síndrome miofascial cervical.

O ideal é sempre consultar um médico neurologista para confirmar o diagnóstico.

Dor de cabeça constante na gravidez

Durante a gravidez, é comum que as futuras mamães sofram com dores de cabeça. É importante se atentar as possíveis causas, como a hipertensão arterial ou o reflexo de uma enxaqueca anterior.

A partir do terceiro trimestre e até  o pós-parto, é importante se manter atenta para o risco da trombose venal cerebral.

Pode ser Covid-19?

A depender da variante, a dor de cabeça constante é sim um sintoma comum da Covid-19. Além disso, alguns pacientes relatam que, mesmo após testar negativo para a doença, o incomodo permanece.

Pode ser AVC?

A dor de cabeça pode sim ser um sinal de Acidente Vascular Cerebral (AVC), mas é preciso levar em conta alguns fatores.

O primeiro deles é a presença de outros sintomas. No caso isquêmico, que é quando alguma veia está entupida, são sinais mais comuns a perda de movimentação, sensibilidade, equilíbrio e visão.

Já nos casos hemorrágicos, a dor costuma ser abrupta e de forte intensidade, por vezes descrevida como se raios caíssem sobre a cabeça do paciente.

Quando devo me preocupar?

Basicamente, a dor de cabeça constante só é preocupante em um caso: quando ela tem uma característica (ex: concentrada no lado esquerdo) e essa característica muda (ex: agora está concentrada na nuca).

Já dores de cabeça que começam de maneira súbita e tem intensidade mais alta sempre são preocupantes.

Quando devo procurar um médico?

Fora os cenários citados acima, você deve procurar um médico quando notar que, por mais de duas vezes em um mesmo mês, você precisou tomar remédio para aliviar o sintoma.

Caso note uma intensificação na dor ou esteja tomando analgésicos diariamente, você também deve procurar a ajuda de um especialista.