Bayer amplia portfólio de analgésicos

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Bayer

Não faltam estudos que apontem que a dor é um inimigo comum no dia a dia de grande parte da população. Uma pesquisa encomendada pela Bayer ao IBOPE, por exemplo, revelou que 3 a cada 4 pessoas afirmam sentir algum tipo de dor frequentemente e, como consequência, cerca de ¼ dos entrevistados toma algum analgésico, pelo menos, uma vez por semana. Pensando em atender essa demanda da população e trazer soluções inovadoras que contribuam no manejo dessas dores, a divisão de Consumer Health da Bayer traz ao mercado o primeiro¹ analgésico insento de prescrição com posologia de um comprimido a cada 24 horas: o novo Flanax® XR.

Por oferecer alívio prolongado, Flanax® XR é um ótimo aliado daqueles que sentem dores insistentes, aquelas dores agudas que permanecem o dia todo. O segredo para esse maior alcance de analgesia está na sua tecnologia inovadora de dupla camada. Enquanto a primeira camada é liberada instantaneamente, garantindo sua ação rápida² no organismo (a partir de 15 minutos), a segunda age prolongando o efeito por até 24 horas. O produto é indicado para todos os tipos de dores, sejam elas provenientes de rotinas intensas, com movimentos repetitivos, ou dores mais gerais do dia a dia, como cólicas ou dores de dente, por exemplo.

“Sabemos que as pessoas estão cada vez mais preocupadas em diminuir o consumo de medicamentos de suas rotinas. Com isso em vista, nossas pesquisas de inovação estão focadas no aumento da efetividade e do poder de ação das fórmulas de nossos analgésicos, e é isso que estamos trazendo com o novo Flanax® XR. Trata-se de um produto que endereça as principais soluções buscadas pelos consumidores desta categoria: ação rápida² e prolongada. Ou seja, com apenas um comprimido é possível sentir alívio das dores por até 24 horas.” ressalta Cristina Hegg, Diretora de Marketing da Bayer Consumer Health no Brasil.

Os medicamentos isentos de prescrição fazem parte das estratégias de autocuidado, favorecendo tanto o indivíduo (quando usado racionalmente), quanto o sistema de saúde, na medida que pode reduzir a procura desnecessária por serviços médicos. Contudo, é importante ressaltar que o profissional médico deve ser consultado caso a condição dolorosa não se resolva de forma apropriada, ou se persistirem dúvidas com relação à condição de saúde.

Para ampliar o awareness do lançamento, a marca lançou também uma campanha que reforça os benefícios da tecnologia pioneira de Flanax XR, destacando seu maior alcance de analgesia. Com o slogan “A vida segue, a dor não”, o filme é assinado pela MullenLowe Brasil, e terá inserções na televisão aberta para todo o país, além da veiculação no YouTube. Confira o vídeo completo no canal do YouTube da Bayer:

https://www.youtube.com/watch?v=EIFDJG9TZhc&feature=youtu.be

O novo Flanax® XR pode ser encontrado nas principais redes de farmácias e drogarias do país, ao preço sugerido de R$ 29,90 (cada caixa com 8 comprimidos). Para saber mais sobre o novo produto e sobre o portfólio completo de Flanax, acesse: https://www.flanax.com.br/


Referências

¹ Único anti-inflamatório via oral de venda livre no mercado com posologia de 1 comprimido a cada 24h. Lista de medicamentos isentos de prescrição. IN N86. 12/03/2021. Grosser T et al. Pharmacotherapy of inflamation, fever, pain and gout. Goodman and Gilman. The pharmacological basis of therapeutics. P685. 13ed. 2018

² Ação rápida: a partir de 15 minutos.

Flanax® XR comprimido revestido (naproxeno sódico 660 mg). Reg. MS-1.7056.0126. Indicações: alívio da dor aguda que tenha um componente inflamatório, como dor de garganta; uso analgésico e antipirético em adultos, como dor de cabeça, dor abdominal e pélvica e dor de
dente; lombalgia, dor nas pernas, tendinite, torcicolo, bursite, artralgia, cotovelo de tenista e
dor reumática; condições pós-trauma, como entorses, distensões, contusões e lesões leves
decorrentes de prática esportiva. Contraindicações: reações alérgicas decorrentes da ingestão
de anti-inflamatórios não esteroidais. Cuidados e Advertências: dor de origem gastrintestinal.
Os efeitos adversos podem ser minimizados utilizando-se a dose eficaz mais baixa pelo menor
tempo necessário para controle dos sintomas. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO
DEVERÁ SER CONSULTADO. NÃO USE ESTE MEDICAMENTO EM CASOS DE ÚLCERA, GASTRITE, DOENÇA DOS RINS OU SE VOCÊ JÁ TEVE REAÇÃO ALÉRGICA A ANTI-INFLAMATÓRIOS. FLA 2021-12-17-216 . SAC 0800 723 1010 │sac@bayer.com.

Flanax® (naproxeno sódico 275 mg e 550 mg). Reg. MS-1.7056.0047. Indicações: dores agudas causadas por inflamação; dor e febre em adultos, sintomas de gripe e resfriado; dores musculares e articulares; dor após traumas: entorses, distensões, contusões, lesões leves decorrentes de prática esportiva. Contraindicações: reações alérgicas decorrentes da ingestão de anti-inflamatórios não esteroidais. Cuidados e Advertências: dor de origem gastrintestinal. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. NÃO USE ESTE MEDICAMENTO EM CASOS DE ÚLCERA, GASTRITE, DOENÇA DOS RINS OU SE VOCÊ JÁ TEVE REAÇÃO ALÉRGICA A ANTI-INFLAMATÓRIOS. FLA 2020-02-06-155. SAC 0800 723 1010 │sac@bayer.com. CH-20221108-99

MS-1.70560.0047

Distribuição: sistema próprio e com apoio de distribuidores
Coordenadora de Trade Marketing: Marina Cabral – (11) 98985-8919

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Flormel lança snack em parceria com a Tirolez

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FlormelAtenta à demanda dos consumidores com rotina atribulada, mas que não dispensam os cuidados com o corpo, a Flormel lança snack saudável em parceria com a Tirolez – o Parô de Queijos Especiais.

Parecido com um pãozinho de queijo crocante, o “salgadinho” é produzido com farinha de grão de bico, polvilho azedo, fécula de mandioca e três queijos da Tirolez: parmesão, queijo azul e requeijão cremoso. Contém ainda ingredientes naturais como a cúrcuma, noz moscada e extrato de alecrim.

O snack, que já está presente na Droga Raia, pode ser encontrado em embalagem de 30 g e tem preço sugerido de R$ 4,99. É livre de conservantes, corantes e aromatizantes artificiais.

Distribuição: sistema próprio de distribuição
Gerente Nacional de Vendas: Juliana Machado – juliana@flormel.com.br
Líder de Marketing: Rafael Wirz – marketing8@flormel.com.br

Grupo Elfa reforça diretoria operacional

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Grupo Elfa

Leonardo Flôres Pelloso chega ao Grupo Elfa para ser o novo diretor executivo de operações.

Já trabalhou nas áreas de operações, comercial, desenvolvimento de negócios, excelência operacional e prevenção de perdas, com passagens por grandes grupos como DHL, Nivea, Unilever, PepsiCO e GPA. No setor de supply chain, são mais de 20 anos de atuação.

“A empresa vem crescendo organicamente e com aquisições. E isso traz mais complexidade para as operações, seja pela diversidade de negócios, pela geografia das unidades ou pelas diferentes culturas organizacionais.”, ressalta.

É graduado em engenharia de produção mecânica pelo Instituto Mauá de Tecnologia, com MBA em gestão de operações pela USP e MBA executivo pela Fundação Dom Cabral.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Reconhecimento na diretoria da Hilab

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Hilab

Os 30 anos de experiência coroaram a carreira de Giovanni Bertolli com a promoção ao cargo de diretor de gente e operações sênior da Hilab.

Desde 2020 na health tech, era diretor de produção e logística, área na qual atuou durante a maior parte da carreira, incluindo funções de diretor de supply chain, gerente sênior de logística e gerente sênior de materiais e remessa.

É formado em administração de empresas pela Universidade São Judas Tadeu e tem MBA em operações logísticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Contato: giovanni@hilab.com.br

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Aporte de R$ 160 milhões acelera expansão do Grupo Tapajós

Aporte de R$ 160 milhões acelera expansão do Grupo Tapajós

Com 125 farmácias e seis centros de distribuição na Região Norte, o Grupo Tapajós inicia seu novo ciclo de expansão para consolidar a marca Santo Remédio, a partir da repactuação do endividamento bancário de curto para longo prazo.

Isso vai permitir que a geração de caixa da companhia seja convertida para abertura de novas lojas e investimentos na disposição de estoques. A estimativa é respaldar nos próximos anos o plano de abrir mais 50 PDVs, além de inaugurar as primeiras dark stores e acelerar a transformação digital.

Em 2020, a empresa alcançou faturamento bilionário e ingressou na seleta lista de 140 maiores varejistas nacionais, segundo ranking da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Com a receita de R$ 1,2 bilhão obtida no ano passado e 125 lojas, o grupo nascido em Manaus (AM) está entre as 13 principais redes de farmácias do país, sendo o único representante da Região Norte.

O varejo responde por 60% dos negócios. Os demais 40% são oriundos da divisão de atacado farmacêutico. “Em um primeiro momento, o objetivo é consolidar atuação nos estados onde já estamos presentes – Amazonas, onde temos 50% de share, Pará, Rondônia e Roraima”, ressalta o CEO Wili Garcez. A aposta no Norte pode ser explicada pelos números. De acordo com a IQVIA, o varejo farmacêutico da região registrou alta de 25% nas vendas nos últimos 12 meses até setembro, acima da média ligeiramente superior a 10% em mercados maduros como São Paulo.

O foco da expansão será a Drogaria Santo Remédio, uma das três bandeiras de farmácias da empresa, que administra ainda a FarmaBem e a Flexfarma. A rede ostenta uma média de R$ 500 mil de faturamento por loja, com pico de R$ 640 mil no último mês de outubro.

“Temos um vasto mercado a ser explorado. Planejamos abrir mais pontos de venda em capitais e cidades médias. Ao mesmo tempo, estamos levando nosso modelo de loja para outro padrão, com unidades mais modernas e espaçosas e áreas temáticas para atendimento ao consumidor, como o que já acontece na nossa flagship store em Manaus”, comenta Garcez. O executivo afirma ainda que esse movimento tem proporcionado como resultado um crescimento de 30% na receita do grupo varejista.

Grupo Tapajós investirá em dark stores e energia solar

Como parte da estratégia de ampliar capilaridade, a Tapajós planeja ter duas dark stores. Uma delas, situada em Manaus, já está em etapa pré-operacional. A outra será erguida em Belém (PA). “Com capacidade para 15 mil SKUs cada, esses minicentros de distribuição contribuirão para facilitar o escoamento de produtos, considerando o fato de estarmos em uma região com grandes distâncias territoriais e complexidade logística”, explica.

O hub de entrega será abastecido 100% por energia solar, modelo de sustentabilidade que gradualmente será replicado para os centros de distribuição e farmácias.

Outra inovação é o projeto de loja flutuante, que deve ganhar vida em 2023. Será a primeira unidade do gênero na região, beneficiando especialmente o acesso de comunidades ribeirinhas a medicamentos e tratamentos clínicos.

As dark stores também absorverão o aumento da demanda resultante das vendas digitais. A companhia prepara a implementação do Santo On-Line, sua ferramenta própria de e-commerce. “Hoje já movimentamos R$ 1,1 milhão por mês em parceria com o iFood. Em Manaus, 76,8% dos itens de farmácia comercializados na plataforma estão concentrados na Drogaria Santo Remédio. Em Porto Velho, o percentual é de 70,7%. Esses índices demostram o poder e penetração de nossa marca junto ao consumidor”, avalia Garcez.

Proximidade com startups

O grupo também prevê incrementar os acordos com startups de entrega. O rol de parceiros inclui a Instaloop, para roteirização e monitoramento; a Mottu, especializada em aluguel de motos para entregadores; e a amazonense Navegam, que opera serviços de transporte fluvial. “Além de ampliar a conveniência do consumidor, queremos valorizar iniciativas disruptivas, inclusive de jovens empresas da Amazônia. Mais do que crescer, queremos crescer com sustentabilidade e inovação”, destaca.

Fonte: Redção Panorama Farmacêutico

ECO Diagnóstica amplia mix de testes rápidos para farmácias

Novo teste de RT-PCR - testes rápidos para farmácias

Com mais de 180 registros na Anvisa, a ECO Diagnóstica acaba de ampliar o mix de testes rápidos para farmácias. A mais recente novidade é o exclusivo exame de PCR que, a partir de uma única coleta, pode detectar a Covid-19, a influenza e o vírus sincicial respiratório (VSR) – este último afeta especialmente crianças e recém-nascidos.

A grande vantagem desse painel respiratório é a testagem de três agentes distintos, mas com sintomas similares, em apenas um procedimento. Para o próximo ano, estão previstos vários outros lançamentos.

Em operação desde 2010, a fabricante consolidou-se como principal referência na oferta de testes rápidos, em especial durante a pandemia. Ganhou escala em 100% dos estados brasileiros e no Distrito Federal, com presença em 10 mil PDVs de grandes redes – entre as quais RaiaDrogasil, DPSP, Farmácias Pague Menos/Extrafarma, Farmácias São João, Panvel, Drogaria Araujo, Clamed, Indiana e Grupo Tapajós. Só neste ano já movimentou cerca de R$ 140 milhões em vendas para esse segmento.

“Agora, entendemos que as farmácias estão prontas para um novo ciclo e têm potencial para se posicionarem como hubs de saúde, tornando-se necessária a utilização de uma gama de testes laboratoriais. E podemos ser os maiores aliados do varejo farmacêutico nessa transição”, ressalta o diretor executivo Vinícius Pereira.

De olho nessa perspectiva, a ECO Diagnóstica triplicou a capacidade produtiva da planta situada na cidade mineira de Corinto, além de colocar em prática um sistema 100% automatizado. “Com isso alcançamos a marca de 300 mil exemplares de testes diários. Só de exames da Covid-19, somamos 17 milhões desde o início da pandemia”, acrescenta.

Testes rápidos para farmácias em 17 categorias

O portfólio de testes rápidos para farmácias e autotestes está segmentado em 17 categorias terapêuticas. Os exames podem identificar distúrbios hormonais, doenças respiratórias, infecciosas e sexualmente transmissíveis, entre outras patologias.

“Por meio de apenas uma gota de sangue, os pacientes têm o diagnóstico de sete indicadores relacionados ao diabetes e à obesidade. Também conseguimos diferenciar 26 tipos de alergia e 57 agentes causadores de intolerância alimentar”, enfatiza Pereira. Os resultados são entregues em até duas horas com a mesma excelência dos exames laboratoriais.

A ECO Diagnóstica também aposta na parceria com todas as plataformas de laudagem disponíveis no mercado, sendo essa uma necessidade para que o varejista esteja em conformidade com a RDC 302/2005. “Isso garante a disponibilização de um sistema completo para laudos, em que atuamos diretamente no auxílio à gestão de estoque e no controle de qualidade dos testes”, argumenta.

As varejistas podem ainda contar com o suporte da ECOEduca, programa de capacitação online voltado para farmacêuticos. Farmácias dispostas a incorporar mais testes aos PDVs ou mesmo estruturar a oferta mix de exames laboratoriais podem acionar a ECO Diagnóstica pelo e-mail comercial@ecodiagnostica.com.br.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Blanver investe R$ 231 mi na nacionalização de medicamentos

 

nacionalização de medicamentos

 

A Blanver vai investir R$ 231,6 milhões na nacionalização de medicamentos até 2025. Segundo reportagem do Estadão, por serem em sua grande maioria importados, a produção de insumos e matérias-primas de remédios contra HIV, hepatite e outras infecções sexualmente transmissíveis tem como destino a rede pública de saúde.

Com a produção nacional, a redução da importação deve gerar um corte de R$ 8,8 bilhões no custo das compras do Ministério da Saúde em cinco anos. De acordo com o CEO Sérgio Frangioni, a estratégia de produção nacional e verticalizada contribui para reduzir a vulnerabilidade da rede pública.

Nacionalização de medicamentos oncológicos

Mais de 40% dos recursos – o equivalente a R$ 100 milhões – vão ser destinados e à infraestrutura e ao desenvolvimento dos insumos farmacêuticos. Outros R$ 93 milhões serão voltados exclusivamente à distribuição no SUS, por meio do modelo de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP). Os R$ 38,6 milhões restantes devem ser investidos em medicamentos oncológicos.

Para a produção dos insumos, a Blanver firmou parcerias com o Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (Lafepe), vinculado ao governo estadual e que mantém convênio com o Ministério da Saúde.

A farmacêutica também mantém uma PDP com a Fiocruz/Farmanguinhos, que garante o abastecimento da combinação dos medicamentos Tenofovir + Entricitabina, utilizados na Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), método implementado pelo SUS. A previsão é de fornecer, por meio da parceria, 16,2 milhões de comprimidos neste ano.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Ubuntu Med quer vender testes de câncer em farmácias

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Ubuntu Med

 

Desde 2021, a Ubuntu Med comercializa exames preventivos de câncer colorretal para operadoras de saúde. Agora, em parceria com a FHE Ventures, healthtech planeja comercializar os testes também em farmácias, sem necessidade de pedido médico. As informações são da revista PEGN.

Em janeiro de 2023, 12 farmácias de Belo Horizonte passarão a vender o teste. O preço deve variar entre R$ 80 e R$ 100, dependendo da cidade — o plano é chegar a todas as regiões do Brasil.

O dispositivo de coleta tem um pequeno flaconete e uma haste que deve ser raspada nas fezes — a amostra pode ter o tamanho de um grão de arroz. Então, o paciente leva o dispositivo de volta à farmácia em que o teste foi comprado, e o estabelecimento fica responsável por enviar o material a um laboratório pelo meio de transporte mais conveniente — inclusive por Correio. O resultado pode ser consultado pela internet.

Por enquanto, o equipamento de análise das fezes foi instalado no laboratório da i9med, em Belo Horizonte (MG). O local pode receber amostras de todo o Brasil por conta do tempo de conservação. Uma máquina consegue realizar até 57,6 mil análises por mês.

Vantagens do teste da Ubuntu Med

Uma das vantagens é que o dispositivo tem conservantes para que a amostra fique estável por 15 dias, mesmo sem refrigeração. “Esse tempo é muito importante para o paciente conseguir acessar locais mais remotos, como cidades do interior, que não possuem laboratórios”, diz Rafael Kenji, médico e CEO da FHE Ventures.

“O teste convencional diz se existe ou não sangue nas fezes do paciente, dando positivo ou negativo. Já o da Ububtu Med analisa também a quantidade de sangue, medida em nanograma por mililitro. É de altíssima precisão”, afirma Ludmila Dias, cofundadora da healthtech.

Sabendo a quantidade de sangue, o médico poderá definir qual é o próximo passo. “Às vezes, a quantidade é tão pequena que não existe necessidade de submeter uma pessoa a um exame de média complexidade, como a colonoscopia”, explica Ludmila.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Vendas do kit covid disparam em novembro

kit covid

 

O aumento do número de casos de Covid-19 fez as vendas de ivermectina e hidroxicloroquina, medicamentos que compõem o chamado kit Covid, dispararem segundo dados da IQVIA. As informações são da Folha de S.Paulo.

O maior salto foi o da ivermectina, vermífugo para sarna e piolho, que disparou de um patamar de 795 mil unidades em outubro para quase 1,8 milhão em novembro.

Novas ondas aceleram venda do Kit Covid

Desde o início da pandemia, a corrida pelo produto nas farmácias sempre registrou aceleração nos momentos de novas ondas da Covid. Bateu em 5,5 milhões de unidades vendidas em janeiro, na ocasião da chegada da ômicron.

Em trajetória semelhante, as vendas da hidroxicloroquina, indicada para o tratamento de malária, subiram de 89,6 mil unidades em outubro para quase 97,5 mil em novembro. Os números vinham em queda desde o último pico, em junho.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Anvisa determina suspensão de imunoglobulina humana

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imunoglobulina humana

A Anvisa determinou o recolhimento e a suspensão da distribuição, comercialização, importação e uso de todos os lotes do produto biológico Immuglo, frasco de 100 mL de solução injetável de 50 g/L de imunoglobulina humana. O produto é fabricado pela empresa Ichor Biologics. A medida foi oficializada por meio da Resolução RE 4.144.

A decisão está relacionada ao resultado insatisfatório de lotes do produto no teste de pirogênio, substância contaminante que pode causar eventos adversos como febre, vômitos, tremor e calafrios. É imprescindível que todos os medicamentos injetáveis sejam livres de pirogênios.

Importação de imunoglobulina humana

Esse produto biológico foi importado por diferentes empresas por meio da RDC nº 563/2021, publicada no contexto da pandemia de Covid-19, para combater a situação de desabastecimento. A referida RDC previa a importação excepcional e temporária de imunoglobulina humana sem registro sanitário no Brasil, por órgãos e entidades públicas e por pessoas jurídicas de direito privado, incluindo os estabelecimentos e serviços de saúde.

Conforme seu artigo 11, os importadores são responsáveis pelo recolhimento do produto importado quando determinado pela Anvisa, ou sempre que houver indícios suficientes ou comprovação de que o produto não atende aos requisitos essenciais de qualidade, segurança e eficácia.

A Anvisa solicita aos serviços de saúde que não utilizem a imunoglobulina humana da marca comercial Immuglo e entrem em contato imediato com os fornecedores desse produto para que sejam recolhidas essas unidades.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico