Conheça os MIPs com mais vendas nas farmácias

Conheça os MIPs com mais vendas nas farmácias
Foto: Canva

Os dez MIPs com mais vendas nas farmácias movimentaram R$ 3,4 bilhões nos últimos 12 meses até setembro. E o líder no quesito exibe uma vantagem considerável ante os demais medicamentos.

Do total movimentado pelos remédios top 10, mais de 41% ficou nas mãos de um mesmo fabricante.

Quem da as cartas no mercado de MIPs

MIPs com mais vendas nas farmácias: líder tem grande vantagem

O grande destaque dentre os MIPs que mais venderam no período foi o Dorflex, da Sanofi. O medicamento movimentou R$ 752,6 milhões, quase o dobro que o segundo colocado.

O laboratório também marcou presença nas segunda e quarta colocação, com a Novalgina (R$ 392,5 milhões) e o Allegra (R$ 317,5 milhões), totalizando R$ 1,4 bilhão apenas dentre os MIPs campeões de vendas.

A elite dos MIPs

Sobe e desce

Dentre os dez MIPs mais vendidos, a maioria viu suas vendas crescerem nos últimos 12 meses até setembro, mas teve quem sofreu também com as volatilidades do mercado.

Quem mais cresceu foi o Cimegripe, da Cimed, cujas vendas avançaram quase 20% no período. Por outro lado, a Novalgina, vice-líder no ranking total, amargou uma queda na casa dos 5%.

Quem sobe

e quem desce

 

MIPs cobiçados pelos supermercados

Vendo os números bilionários, o varejo alimentar voltou a pressionar pela venda dos MIPs em suas lojas, em movimento que transformaria esses medicamentos em mercadoria.

O Projeto de Lei 1774/19, de autoria do deputado federal Glaustin da Fokus (PSC-GO) liberaria a comercialização desses remédios até mesmo em quitandas, isso tudo sem a obrigatoriedade da presença de um farmacêutico no estabelecimento.

A proposta aguarda a designação de relator na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados.

Saiba quais são os 5 países com mais farmácias no mundo

Saiba quais são os 5 países com mais farmácias no mundo
Foto: Canva

Um levantamento da plataforma B2B Pharmaoffer.com elencou os cinco países com mais farmácias no mundo. E o Brasil ganha evidência como primeiro lugar nessa lista, unindo acesso a um diversificado mix de medicamentos e conveniência, além de intensificar a aposta em serviços de saúde e atenção primária.

Conheça os países com mais farmácias

1 – Brasil

Com mais de 90 mil farmácias espalhadas pelo país, o Brasil prioriza a acessibilidade à saúde, principalmente em áreas rurais e remotas. As lojas desempenham um papel crucial no fornecimento de medicamentos essenciais, produtos de venda livre e aconselhamento de saúde a indivíduos que podem enfrentar barreiras geográficas para o atendimento

2 – Estados Unidos

O país concentra mais de 60 mil estabelecimentos. O estudo destaca que a ampla oferta de farmácias 24 horas e serviços drive-thru, aliada à praticidade proporcionada por tecnologias como as recargas das receitas online, contribuem para melhorar a acessibilidade e eficiência do sistema de saúde. A presença de diversos modelos de PDVs, incluindo farmácias de varejo, farmácias hospitalares e clínicas especializadas, estimula a adesão aos tratamentos

3 – Japão

Com aproximadamente 50 mil farmácias, os consumidores no Japão desfrutam de acesso conveniente a medicamentos prescritos, medicamentos de venda livre e uma variedade de serviços de saúde

4 – França

Com mais de 22 mil lojas, as farmácias francesas oferecem uma ampla gama de medicamentos prescritos, produtos de venda livre e serviços especializados, como aconselhamento sobre medicamentos e vacinação. A profissão de farmacêutico é altamente valorizada e os profissionais são reconhecidos como prestadores de cuidados de saúde essenciais, que promovem o bem-estar nas comunidades

5 – Alemanha

A Alemanha é um exemplo brilhante de um sistema de saúde eficiente e acessível. Com mais de 20 mil farmácias registradas, o país orgulha-se da sua rede bem organizada e altamente regulamentada.

CEO da Cimed aparecerá em novela da Globo

0
: CEO da Cimed
Foto: Divulgação

Em movimento de marketing inédito, o CEO da Cimed, João Adibe Marques, fará uma participação na novela das sete da TV Globo, Fuzuê. Como um vendedor, o empresário usará o espaço como mais uma incursão publicitária para a farmacêutica.

Em entrevista ao Pipeline, do Valor Econômico, Adibe explicou que a estratégia é dar uma “cara” para os produtos do laboratório. “Eu sou CEO da companhia hoje, mas 90% do meu negócio é venda, e o brasileiro gosta de comprar de quem tem cara. Produto se não tem cara não vende”, argumenta.

De R$ 0 a R$ 200 milhões 

Quem vê o CEO da Cimed aparecendo em novelas não imagina que, até 2022, a farmacêutica sequer investia em publicidade na televisão. Neste ano, a empresa aportou R$ 100 milhões e, para 2024, o montante será dobrado, chegando aos R$ 200 milhões.

O principal alvo do investimento é o Lavitan, linha de vitaminas com aproximadamente 80 itens. Atualmente, o produto já gera um faturamento de R$ 500 milhões, 17% do total levantado pelo laboratório.

“A propaganda educativa, que ensina se engorda, se é remédio, que horas tomar, e a precificação fazem toda a diferença”, afirma o executivo.

2024 pode ser também o ano da entrada da Cimed na Bolsa de Valores. Segundo fontes ouvidas pelo Panorama Farmacêutico em novembro e rumores do mercado, as chances de o IPO sair do papel são reais.

Segundo o empresário, a estrutura para a operação já está montada e o laboratório vem criando um ambiente para concretizar esse plano assim que houver uma janela favorável.

“A gente se apresenta como uma empresa de capital aberto desde 2021 para os analistas de mercado entenderem a indústria farmacêutica”, declarou Adibe em entrevista com o programa Veja S/A.

CEO da Cimed quer estar nas paixões dos brasileiros 

Enquanto aparece na teledramaturgia, o CEO da Cimed também dá às caras nos estádios de futebol. Seja patrocinando clubes, como o Cruzeiro ou Palmeiras, ou acompanhando a partida ao lado de ídolos como Ronaldo.

Tudo isso para reforçar a imagem da empresa de “influenciadores digitais”. “Todo funcionário nosso é um influenciador digital, que promove a empresa, a nossa cultura”, afirma.

MSD cancela estudo de tratamento para câncer de pulmão

Câncer de pulmão
Foto: Divulgação

A MSD anunciou nesta quinta-feira, dia 7, que interromperá o ensaio de fase 3 de um tratamento para câncer de pulmão de células não pequenas escamoso metastático. Segundo a farmacêutica, a combinação de Keytruda (pembrolizumabe) com o Lynparza (olaparibe), da AstraZeneca, não demonstrou melhora na sobrevida global e não se mostrou estatisticamente relevante.

A descontinuação do estudo baseia-se na recomendação de um Comitê de Monitoramento de Dados (DMC) independente. “Embora tenha havido avanços científicos significativos na pesquisa do câncer de pulmão nos últimos anos, os pacientes em estágio avançado de câncer de pulmão de células não pequenas ainda permanecem com necessidades não atendidas”, afirma Marjorie Green, vice-presidente sênior de desenvolvimento clínico global e chefe de oncologia em estágio avançado dos Laboratórios de Pesquisa da MSD.

Câncer de pulmão é a principal causa de morte por câncer no mundo

O câncer de pulmão é a principal causa de morte por câncer em todo o mundo. Só em 2020, foram mais de 2,2 milhões de novos casos e 1,8 milhões de mortes globais pela doença. A detecção precoce e o rastreio continuam a ser uma necessidade importante não atendida, uma vez que 44% dos casos não são detectados até estarem em estágios avançados.

O Keytruda é uma terapia anti-receptor de morte programada-1 (PD-1) que funciona aumentando a capacidade do sistema imunológico do corpo de ajudar a detectar e combater células tumorais. Trata-se de um anticorpo monoclonal humanizado que bloqueia a interação entre PD-1 e seus ligantes, PD-L1 e PD-L2, ativando assim os linfócitos T que podem afetar tanto as células tumorais quanto as células saudáveis.

A MSD possui o maior programa de pesquisa clínica em imuno-oncologia do setor. Existem atualmente mais de 1.600 ensaios que estudam o Keytruda em uma ampla variedade de tipos de câncer e ambientes de tratamento. O programa clínico procura compreender o papel do medicamento nos cânceres e os fatores que podem prever a probabilidade de um paciente beneficiar do tratamento, incluindo a exploração de vários biomarcadores diferentes.

Legrand tem 50 vagas abertas para força de vendas

Força de vendas
Foto: Canva

A farmacêutica Legrand, pertencente ao Grupo NC, está com 50 vagas abertas pelo Brasil para força de vendas em cidades nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.

Os interessados podem se candidatar para participar do processo seletivo até 10 de dezembro pelo site da companhia, clicando na aba  carreiras. Com as novas contratações, a Legrand deve ampliar em cerca de 60% sua força de vendas a partir de 2024, saindo de 85 para 135 colaboradores nesta frente.

As vagas são destinadas para estudantes universitários que estejam cursando a partir do segundo ano de faculdade no período noturno e profissionais que já tenham experiência na área de vendas. Salário e benefícios são compatíveis com o mercado.

Força de vendas para cinco estados brasileiros

As cidades contempladas com vagas são: Ribeirão Preto e São Paulo, no estado de São Paulo; Rio de Janeiro e Região Metropolitana, Volta Redonda, Região da Serra e Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro; Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma e Balneário Camboriú, em Santa Catarina; Campo Grande, no Mato Grosso do Sul; Ponta Grossa, Curitiba, Guarapuava, Londrina e Maringá, no Paraná.

“A Legrand segue firme na sua estratégia de crescimento e um dos principais passos neste sentido é a expansão de equipe. Estamos em busca de profissionais que desejam crescer, obter mais conhecimento e construir uma carreira de sucesso em vendas em uma das grandes indústrias farmacêuticas do país”, afirma Fabrício Vimercati, diretor Comercial da Legrand.

KISS lança kit de extensão de cílios

0

KISS lança kit de extensão de cílios

A Kiss New York deu o nome no seu último lançamento. O Falscara é um kit home care de extensão de cílios com efeito imediato e super prático de aplicar. A duração é de até 10 dias.

Com um passo a passo prático e um método inovador, o Falscara chega às farmácias em quatro modelos para atender aos vários formatos de olhos, com a aplicação por baixo dos próprios fios, proporcionando um olhar natural

O kit ainda contém itens para facilitar desde a extensão até a remoção completa dos fios.

Distribuição: sistema próprio
Coordenadora de trade marketing: Erica Kim – (11) 2369-4004

Investimento da Hypera em startups ultrapassa R$ 100 milhões

Startups
Foto: Divulgação

Os investimentos da Hypera Pharma em startups, inovação e parcerias para licenciamento de produtos já ultrapassa a cifra de R$ 100 milhões. Segundo matéria da revista Veja, um exemplo destas ações vem da Simple Organic, marca brasileira especializada em cosméticos orgânicos, veganos, naturais, cruelty-free e sem gênero.

Marca foi o primeiro investimento da Hypera em startups

Foi o primeiro investimento dentro do Hypera Ventures, programa corporativo de venture capital da companhia. Desde a aquisição pela farmacêutica, em janeiro de 2021, a Simple Organic decuplicou as vendas.

Neste sábado, dia 9, a marca de cosméticos vai participar da 28ª sessão da Conferência das Partes (COP-28) que será realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Patrícia Lima, CEO e fundadora da marca, fará uma apresentação sobre as ações de neutralização do carbono que foram realizadas em eventos externos à empresa, como o Tim Music Rio, o desfile da marca PatBo na Semana de Moda de Nova York (NYFW) e São Paulo, bem como a exposição “Brazil: Creating Fashion For Tomorrow”, que abriu a Semana de Moda em Londres (LFW).

Farmacêutica lucra R$ 470 milhões no 3T23

Hypera, reportou um lucro líquido das operações continuadas de R$ 469,7 milhões no terceiro trimestre de 2023. A receita líquida totalizou R$ 2,138 bilhões no terceiro trimestre de 2023, um incremento de 5% quando comparada com o mesmo período de 2022.

A empresa atribui esse crescimento principalmente ao aumento das vendas em farmácias e distribuidores, ao incremento das vendas em plataformas de e-commerce próprias, supermercados, Simple Organic e Bioage, que não são considerados no sell-out apurado pelo IQVIA, e ao aumento nas vendas no Mercado Institucional.

A companhia projeta chegar ao fim do ano com mais de 450 novos produtos na linha de desenvolvimento em diversas áreas terapêuticas, incluindo endocrinologia, dor, gastroenterologia, cardiologia, urologia e sistema nervoso.

Dores crônicas levam 30% dos brasileiros a usarem opioides

0
dores crônicas
Foto; Canva

As dores crônicas fazem parte do cotidiano de 36,9% dos brasileiros com mais de 50 anos. Desses, 30% usam opioides para aliviar o problema. Os dados preliminares fazem parte da última edição do Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos (ELSI-Brasil), financiado pelo Ministério da Saúde. As informações são da Agência Brasil.

O trabalho também revelou que a dor crônica é mais frequente entre mulheres, pessoas de baixa renda e aqueles com diagnóstico para artrite, dor nas costas/coluna, sintomas depressivos e com histórico de quedas e hospitalizações.

Os dados são considerados preocupantes pela coordenadora de Saúde da Pessoa Idosa na Atenção Primária, Lígia Gualberto. Ela destaca que, para evitar dores ao longo do processo de envelhecimento, e consequentemente a demanda por opioides, o ideal é que o indivíduo adote desde cedo hábitos saudáveis de vida, como por exemplo, iniciar a prática de atividades físicas.

“Com o envelhecimento, a tendência é o declínio da massa muscular, que se agrava em contexto de sedentarismo. Esse enfraquecimento muscular está diretamente relacionado a prejuízos na mobilidade em idades avançadas e ao contexto de dor crônica”, explica.

Efeitos adversos no uso de opioides para tratar dores crônicas

A pesquisadora Fernanda Lima-Costa (Fiocruz/UFMG) faz parte do time de pesquisadores à frente do levantamento e vê os números com preocupação, já que o uso de opioides para tratar a dor, mesmo que prescrito, está associado ao aumento do risco de efeitos adversos. “A gente tem hoje uma epidemia de uso de opioides nos Estados Unidos que está se agravando. Isso ainda é pouco discutido no Brasil, mas nós já temos uma prevalência alta do uso desses medicamentos”, alertou, pontuando a necessidade de vigilância e qualificação da atenção à saúde.

De acordo com a revista científica The Lancet, a dor, nas suas diversas manifestações, afeta a percepção geral de saúde e está associada a sintomas depressivos e à baixa qualidade de vida. A dor também é associada à menor produtividade e à exclusão da força de trabalho. O impacto da dor pode ser ainda mais grave entre indivíduos com baixo nível socioeconômico e aqueles que trabalham em setores como agricultura e serviços. No Brasil, o envelhecimento populacional e a crescente prevalência de doenças crônicas apontam para um futuro onde uma grande parte da população será afetada pela dor.

A publicação da The Lancet indica, ainda, que o uso de opioides é considerado uma preocupação para os médicos. Em países como os Estados Unidos e o Canadá, onde o uso prescrito desses medicamentos é elevado, há também uma alta prevalência de uso para fins não médicos que provocam altos níveis de transtornos e casos de overdose dessas medicações. Nos EUA, de acordo com a revista, relatos apontam que em 2020, mais de 68 mil mortes ocorreram por overdose desses fármacos. O seu uso naquele país aumentou exponencialmente nos últimos 30 anos.

Outra recomendação, segundo Lígia Gualberto, é que ao longo da vida, a pessoa mantenha a vacinação em dia. “Estudos mostram que ter gripe aumenta a chance de infarto em pessoas idosas. Além disso, a vacina anual de gripe reduz a mortalidade por todas as causas e também por causas cardiovasculares em idosos. Pessoas idosas que se vacinam todos os anos, no início da temporada, têm melhor proteção”, explica.

Cellera anuncia gerente nacional de demanda

0

Cellera Farma anuncia gerente nacional de demanda

A Cellera Farma anuncia Thatiane Camargo como nova gerente nacional de demanda. A executiva acumula cerca de 12 anos de experiência na área comercial B2C, B2B e no segmento farmacêutico.

Formada em estatística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e com MBA em gestão comercial pela Fundação Getulio Vargas, Thatiane passou por Itaú Unibanco, Kimberly-Clark e EMS.

Contato: thatiane.camargo@cellerafarma.com.br

Portal Panorama Farmacêutico

Prêmio avalia experiência do cliente na indústria farmacêutica

Prêmio avalia experiência do cliente na indústria farmacêutica
Foto: Divulgação

A SoluCX anunciou as indústrias farmacêuticas que melhor trabalham a experiência do cliente. A empresa vencedora do Troféu Experience Awards 2023 foi a Medley, divisão de genéricos da Sanofi. A premiação tem o objetivo de reconhecer e certificar as companhias com as melhores percepções por parte dos consumidores em diversos setores.

Além da Medley, seis farmacêuticas foram reconhecidas com uma certificação especial por atingirem nota acima da média. São elas o Aché, Cimed, EMS, Eurofarma, Neo Química e Teuto. As companhias poderão utilizar o selo Experience Certified, criado para facilitar a comunicação com o mercado corporativo para marcas referências em sua categoria.

“As empresas certificadas também terão direito de estampar o selo O cliente recomenda, comunicando ao consumidor final que elas detêm uma chancela de recomendação com base nas impressões dos próprios clientes da marca”, afirma Alex Pereira, diretor de marketing da SoluCX.

Experiência do cliente abre oportunidades para a indústria

A avaliação das empresas também é uma oportunidade para elas poderem identificar e implementar ações de melhoria entre os diversos indicadores apontados pelos consumidores como fatores que influenciam na escolha da marca. Custo-benefício e ofertas/promoções ficaram empatados na primeira colocação, com 47,2% das respostas. Facilidade em encontrar os produtos (45,3%) e segurança /confiança na instituição (44,3%) ocupam a segunda e a terceira posições, seguidas de qualidade dos produtos (42,3%), variedade dos produtos (41,6%) e mix de medicamentos genéricos (41,4%).

Fonte: SoluCX
Fonte: SoluCX

“É uma maneira de quantificar e priorizar as ações com maior importância e nível de insatisfação para o cliente. A grande vantagem dessa metodologia é ajudar os times de consumer experience a priorizar os problemas identificados pela voz do cliente”, ressalta Pereira.

Segundo o executivo, a facilidade de encontrar o produto na farmácia e a credibilidade da marca são indicadores com as melhores oportunidades para as empresas implementarem melhorias e aumentar sua percepção junto ao consumidor.

Metodologia

Para o Experience Awards 2023, a SoluCx avaliou 20 indústrias farmacêuticas, entre 13.020 opiniões coletadas em um painel com mais de 800 mil consumidores cadastrados, no período de setembro de 2022 a agosto de 2023. “As empresas avaliadas contabilizaram um NPS (Net Promoter Score) médio de 75.1. Trata-se do indicador de lealdade mais utilizado mundialmente para mensurar a experiência do cliente”, ressalta Pereira.

Do total, 17 companhias com um volume mínimo de 400 avaliações de NPS se tornaram elegíveis para concorrer ao prêmio. Todas as marcas que atingiram uma nota acima da média foram reconhecidas com a Certificação Experience e a marca líder foi premiada com o Troféu Experience Awards 2023.

Participaram da avaliação o Aché, Biolab, Cimed, EMS, Eurofarma, Geolab, Germed, Hypera, Legrand, Mantecorp Farmasa, Medley, Medquímica, Merck, Natulab, Neo Química, Prati-Donaduzzi, Sandoz, Sanofi, Teuto e União Química.