Novo plano estratégico motivou mudança – Foto: Divulgação/Unilever
O argentino Fernando Fernandez é o novo CEO da Unilever, respaldado por uma experiência de 37 anos na multinacional e pela função de liderança da operação brasileira entre 2011 e 2018.
O executivo assume o cargo após a saída de Hein Schumacher, que deixa a posição após apenas dois anos no comando da empresa. As informações são do portal Times Brasil.
A decisão, oficializada após um acordo mútuo, abriu espaço para que Fernandez finalmente exercesse o cargo e encabeçasse o novo plano estratégico de crescimento da empresa. Schumacher continuará no grupo até o dia 31 de maio, auxiliando no processo de transição.
Novo CEO da Unilever tem longa trajetória
Na companhia desde 1987, o novo CEO da Unilever já atuou também nas unidades argentina, francesa e filipina, comandando também as operações para o a Europa e a América Latina. Ainda foi responsável pela categoria de beleza e bem-estar, membro do conselho executivo e CFO.
“Ser nomeado CEO da Unilever é uma honra. Nosso foco será construir um portfólio adequado ao futuro com uma pegada de crescimento atraente. Gostaria de agradecer a Hein por sua liderança orientada por valores e pelo desempenho que ele trouxe para o negócio. Desejo a ele todo o sucesso para o futuro”, afirma o executivo.
Proposta foi aprovada na última quinta-feira, dia 20 / Foto: Freepik
A prescrição de medicamentos tarjados poderá ficar a cargo dos farmacêuticos, segundo definiu o Conselho Federal de Farmácia (CFF). A resolução que trata sobre o tema foi aprovada pelo plenário do conselho na última quinta-feira, dia 20. As informações são do portal da entidade.
O regulamento dispõe sobre o ato profissional de estabelecer o perfilfarmacoterapêutico no acompanhamento sistemático do paciente. “Essa resolução representa um grande avanço para a profissão e solidifica ainda mais a presença do farmacêutico no cuidado à saúde da população”, comemora o presidente do CFF, Walter Jorge João.
“A partir de agora, passamos a ter uma solidez maior, fundamentada na Lei Federal 13.021/2014 e alinhada a todo o contexto histórico da profissão”, comenta o farmacêutico clínico Wallace Bottacin, um dos responsáveis por apresentar o texto para os conselheiros.
Resolução sobre medicamentos tarjados foi aprovado junta ao RQE
Na mesma reunião, o CFF também aprovou o Registro de Qualificação de Especialista (RQE). A inovação busca reconhecer formalmente a qualificação dos farmacêuticos em suas respectivas áreas de especialização, valorizando seus estudos e desenvolvendo seus currículos.
O sistema viabiliza a criação de um registro nacional que certifica a formação em uma especialidade farmacêutica, permitindo que os profissionais tenham uma maior segurança no mercado de trabalho.
“As duas regulamentações estão interligadas, já que as atribuições do farmacêutico na prescrição de tarjados está condicionada ao RQE de farmácia clínica, de farmácia estética, de tricologia”, exemplifica Bottacin.
Pandemia marcou momento de reviravolta na empresa – Foto: Freepik
Estimulada pela venda de alternativas ao Ozempic, Wegovy e Zepbound, a startup de telemedicina Hims & Hers Health vem sendo um dos principais destaques do segmento na bolsa de valores. Baseada em planos de assinatura para tratamentos médicos, a companhia fundada em 2016 tem conquistado seu espaço no setor e incomodado gigantes. As informações são do Brazil Journal.
Inicialmente voltada apenas ao público masculino, a companhia iniciou suas operações como Hims, oferecendo tratamentos para disfunção erétil e perda de cabelo. Em 2018, mudou sua denominação para Hims & Hers, acrescentando tratamentos dermatológicos, de emagrecimento e para problemas mentais, como ansiedade e depressão.
Comercialização de alternativas ao Ozempic é permitida pelo FDA
Por meio consultas virtuais e medicamentos manipulados de forma personalizada a US$ 199 (cerca de R$ 1.145) mensais, a empresa se baseia em uma regra de exceção do FDA para vender os populares fármacos com um preço mais de quatro vezes menor.
O texto que possibilita a atuação da empresa nesse mercado determina que réplicas possam ser comercializadas quando a farmacêutica detentora da patente não oferecer produtos em nível suficiente para o atendimento da demanda. O custo do tratamento com Ozempic para um cidadão norte-americano sem seguro médico gira em torno de US$ 936 (R$ 5.389) mensais atualmente.
Diferentes marcos registram o crescimento da empresa
O primeiro grande momento de crescimento foi um desdobramento da pandemia, quando os Estados Unidos registraram um boom no número de consultas virtuais e autorizaram pela primeira vez a emissão de receitas digitais.
“De lá para cá, a empresa está explodindo”, afirma Leonardo Otero, da Arbor Capital. “A analogia que gosto de fazer é com os bancos digitais. A pessoa baixa o app, marca uma consulta online e compra os remédios – que em geral são de uso contínuo”, ressalta.
Outro marco foi o início de sua atuação no setor de emagrecimento, em maio de 2024. A venda de alternativas ao Ozempic, Wegovy e Zepbound possibilitou que a empresa atingisse a marca de US$ 13 bilhões (R$ 75 bilhões) em valor de mercado na Bolsa de Nova York (NYSE), após fechar o terceiro trimestre com um faturamento 77% superior ao do mesmo período no ano anterior, totalizando US$ 402 milhões (R$ 2,3 bilhões). Sua base de clientes também cresceu 44% com nova atividade, batendo a marca de 2 milhões de consumidores cadastrados.
Os números fechados de 2024 têm publicação prevista para a última semana de fevereiro, enquanto o guidance para as vendas finais no ano passado é de quase US$ 1,5 bi (R$ 8,6 bilhões), com Ebitda entre US$ 173 milhões (R$ 998 milhões) e US$ 178 milhões (R$ 1 bilhão).
Praticidade é principal aposta da empresa
Voltada ao público jovem, que muitas vezes não tem nem dinheiro nem vontade de procurar médicos de maneira convencional, a Hims & Hers aposta na quebra da barreira do acesso, na eliminação da burocracia e na redução dos custos para fidelizar seus clientes. “É uma experiência muito mais moderna, personalizada”, afirma Otero. “As big pharmas estão apavoradas”, adiciona.
Em um movimento de expansão da visibilidade, a companhia garantiu sua presença no último Super Bowl. A peça publicitária de alto impacto criticava a epidemia de obesidade no país, afirmando que os remédios para emagrecimento existentes no mercado atendiam puramente à busca pelo lucro. “Isso não foi feito para nos ajudar, foi feito para nos manter doentes,” diz um trecho da propaganda.
Apesar de ser muito criticado por profissionais e especialistas do setor, o vídeo foi muito bem recebido pelo mercado, alavancando as ações da empresa. No recorte do último ano, o valor de mercado da empresa já cresceu 160% e ganhou ainda mais fôlego com o anúncio da compra da clínica de testes laboratoriais Trylabs.
Os irmãos Karla Felmanas e João Adibe Marques, respectivamente vice-presidente e CEO da farmacêutica | Foto: Thiago Choer
O evento da Cimed na capital paulista mobilizou mais de 20 mil profissionais, parceiros, especialistas e líderes do mercado farmacêutico nacional, movimentando mais de R$ 500 milhões em três dias. O MSA 2025, ocorrido no São Paulo Expo de 21 a 23 de fevereiro, serviu de vitrine para a companhia apresentar mais de 70 lançamentos e anunciar sua estreia em novas categorias como nutrição e produtos infantis.
Os itens já estão chegando às prateleiras das farmácias e sustentarão a meta de R$ 10 bilhões de faturamento em 2030, mais que o dobro dos R$ 3,6 bilhões registrados em 2024. Para este ano, a projeção é fechar com R$ 5 bilhões de receita.
“O MSA é a materialização do nosso propósito de inovação e prosperidade, não apenas para a Cimed, mas para todo o mercado farmacêutico brasileiro. Trata-se de um evento feito para inspirar, conectar e transformar”, celebra João Adibe Marques, CEO da Cimed.
Evento da Cimed marca anúncio de R$ 2 bilhões de investimento
Durante o evento da Cimed, Adibe anunciou um ousado plano de investimento em pesquisa e inovação, que soma R$ 2 bilhões. A farmacêutica ainda destinou R$ 1,8 bilhão para ações de marketing. “Vamos aumentar a nossa capacidade produtiva em 86%, a fim de atingir a meta de 1 bilhão de unidades produzidas em 2029. E para isso contamos com um aporte extra de R$ 500 milhões nesse período”, ressalta o executivo.
O montante será destinado à expansão logística, com a inauguração do maior armazém de medicamentos do Brasil. Situado em Pouso Alegre, no sul de Minas Gerais, o complexo terá 40 mil metros quadrados e mais de 40 mil posições pallets. A Cimed também planeja terceirizar parte da produção e construir uma nova planta focada na fabricação de produtos de higiene e beleza, em local ainda a ser definido.
“Estamos em Minas Gerais há mais de 20 anos. Mas em função das novas categorias nas quais pretendemos competir, a parte tributária tem peso considerável. Além disso, a volumetria do mercado de HPC com a nossa nova plataforma João e Maria será muito grande, o que incidirá no frete”, explica o executivo.
Paralelamente, a empresa está construindo quatro novos centros de distribuição. O primeiro, em Brasília (DF), já está quase pronto. Outros CDs serão inaugurados no interior de São Paulo e em mais duas localidades estratégicas ainda não divulgadas.
Foguete Amarelo visa a alavancar a farmácia independente
A Cimed também aposta na farmácia independente como motor de crescimento. A companhia atende cerca de 50 mil varejistas de pequeno porte, que representam 40% de seu faturamento.
Para fortalecer esse mercado, a empresa lançou o programa Foguete Amarelo. A plataforma, desenvolvida em parceria com o banco Safra, permite atuar em quatro problemas crônicos do pequeno empreendedor – estoque parado, mix inadequado de produtos, operação ineficiente e risco financeiro.
Foto: Ana Claudia Nagao
O projeto-piloto, iniciado em maio de 2022 e finalizado em novembro de 2024, já atendeu mais de 100 farmácias e tem o objetivo de atingir mais de 10 mil lojas durante a fase 5, em 2026 e 2027. “A proposta é que as drogarias participantes possam estocar produtos sem precisar pagar antecipadamente, quitando as compras apenas após a venda. O modelo de crédito + produto é o que chamamos de prateleira infinita”, detalha Adibe.
O piloto contou com a participação de drogarias de São Paulo e Santa Catarina. “Farmácias que contabilizavam faturamento de R$ 50 mil saltaram para R$ 70 mil após a adesão ao programa. Já as que tinham R$ 85 mil de receita passaram a registrar R$ 130 mil”, comemora o CEO.
Mais de 70 lançamentos no Summit farmacêutico
O MSA ainda foi palco para lançamentos em massa e a apresentação das estratégias de marketing previstas para as marcas. A linha Lavitan terá um portfólio ampliado, com estreia no mercado de nutrição esportiva, incluindo bebidas proteicas e suplementos. Nesse segmento, a meta é superar R$ 1 bilhão em faturamento até 2030.
A linha blockbuster Carmed passa a ter artigos de perfumaria com três fragrâncias de body splash. Já a marca João e Maria configura a entrada da companhia na categoria de cuidados infantis.
Presenças ilustres
O evento da Cimed também atraiu presenças ilustres. No dia 21, sexta-feira, o MSA recebeu o economista Joaquim Levy. O ex-ministro da Fazenda fez uma análise profunda sobre o cenário macroeconômico atual e as perspectivas para o futuro com base em temas como inovação e os impactos no mercado global.
O encontro contou com a abertura do Padre Fábio de Melo, no dia 22; e com a presença do apresentador Luciano Huck, que lançou oficialmente o Caminhão do Domingão. Com início no mês de abril, o veículo percorrerá o país premiando consumidores com três caminhões recheados de produtos, incluindo o portfólio da Cimed, além R$ 3 milhões em prêmios.
Outro destaque foi o debate com a participação de CEOs de grandes redes de farmácias do país e das duas maiores entidades do varejo farmacêutico brasileiro.
Aplicativo conta com mais de 100 medicamentos à disposição – Foto: Canva
A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) lançou um aplicativo capaz de facilitar a solicitação de medicamentos de alto custo. A novidade, fruto de uma parceria com a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), possibilita que usuários localizem a unidade da Farmácia do Povo mais próxima e realizem seus pedidos remotamente, reduzindo filas nos postos de atendimento. As informações são do portal Cidade Verde.
“Com o app, o usuário consulta o estoque de medicamentos; o protocolo medicamentoso relacionado à sua patologia e o status do processo”, explica Manoel Pinheiro, diretor-geral da Diretoria de Unidade de Assistência Farmacêutica (Duaf).
App facilita acesso a medicamentos de alto custo
O aplicativo ainda conta com o programa Medicamento em Casa, que permite a entrega domiciliar para diversos pacientes. Atualmente o serviço está disponível apenas para moradores de Teresina, mediante preenchimento de um termo de adesão.
“Com a digitalização, os mais de 20 mil pacientes cadastrados podem enviar seus documentos pelo app e, após a autorização, retirar a medicação na Farmácia do Povo. Isso reduzirá consideravelmente as filas e oferecerá mais comodidade à população”, afirma Dirceu Campêlo, superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi.
O Grupo Profarma, formado a partir da união entre a Profarma Distribuição e a rede varejista d1000, anuncia a nomeação de Fabiano Faria ao cargo de vice-presidente da companhia.
Graduado em farmácia e bioquímica pela UFMG, Faria cursou também um MBA em gestão comercial e de vendas no Centro Universitário Uma. Ao longo de sua carreira acumulou experiências durante passagens por grandes empresas como Grupo DPSP, Grupo SC, Marisa e Cimed.
Executivo faz parte agora da ACFB / Foto: Reprodução – Alesp
O fundador do Cristália, Ogari Pacheco, foi homenageado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) na última quinta-feira, dia 20. Na celebração, o executivo foi incluso como acadêmico honorário da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil (ACFB).
Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), o empresário fundou a farmacêutica há 53 anos. O laboratório detém 129 patentes e possui um portfólio com mais de 300 medicamentos em cerca de 500 apresentações.
Afastado por quatro anos das atividades devido a complicações da Covid-19, Pacheco se disse animado em retornar à rotina. “Voltei faz cinco meses e vocês não têm ideia de quanto o trabalho injeta ânimo, esperança e vontade de viver mais”, afirma.
“Estamos com alguns desenvolvimentos radicais que serão de enorme importância para o país e para a saúde pública”, acrescenta o executivo.
Retorno de fundador do Cristália mudou planos de sucessão
Conforme noticiado em setembro, o retorno de Pacheco à operação do Cristália acabou embolando o processo de sucessão realizado na farmacêutica. Aos 86 anos, ele voltou ao comando do laboratório e seu filho, Ricardo Pacheco, deixou a cadeira de presidente.
Na época, o patriarca se posicionou, por meio de nota enviada ao Panorama Farmacêutico, desmentindo o que classificou como “boatos” de um desentendimento com Ricardo e com a família Stevanatto, que detém 50% do negócio.
Novo projeto propõe um olhar unificado e mais completo às necessidades dos atletas patrocinados / Foto: Divulgação
A Eurofarma lançou seu próprio time de atletas olímpicos e paraolímpicos. O Time Eurofarma propõe um olhar unificado e mais completo para atender às necessidades dos atletas patrocinados.
Dentre as modalidades abarcadas estão surfe, judô, skate, entre outras, além de atletas que estão em processo de transição de carreira. A escolha de todos os membros do grupo considerou o histórico de cada pessoa, a formação de um time diverso e inclusivo com representatividade, potencial de crescimento e o desejo de participação no próximo ciclo olímpico, além da transição de carreira para atletas mais maduros.
“Nosso grande objetivo é oferecer, além do apoio financeiro, um suporte multidisciplinar para a jornada no esporte”, comenta a vice-presidente de sustentabilidade e novos negócios, Maria del Pilar Muñoz.
O projeto reúne estrelas do esporte brasileiro em diferentes posições. Bernardinho, ex-jogador e técnico de vôlei, atuará como mentor; Hugo Calderano, do tênis de mesa, e Laís Souza, ex-ginasta, serão embaixadores da marca.
“O esporte olímpico brasileiro, principalmente atletas de modalidades menos populares, se acostumou a receber incentivo na véspera das edições de Jogos Olímpicos. Só que o trabalho começa agora. E ter um parceiro, dando suporte financeiro e multidisciplinar, sem dúvida fará diferença para este time”, comemora Bernardinho.
Time Eurofarma prevê abordagem multidisciplinar
Além do auxílio financeiro, a Eurofarma também fornecerá respaldo multidisciplinar aos atletas, com profissionais de nutrição, fisioterapia, suporte médico, odontológico, apoio educacional e atenção em saúde mental. “Os últimos anos têm evidenciado o quão importante é este cuidado com os esportistas de alto rendimento, não somente para tratar das vulnerabilidades, mas como fator determinante nos resultados”, afirma Maria.
Varejista considera primeira edição um sucesso – Foto: Divulgação
O Grupo DPSP organizou a primeira edição do Circuito Farma, evento voltado à capacitação dos farmacêuticos da rede. No evento, que ocorreu de 11 a 13 de fevereiro, os participantes puderam conhecer de perto as diferentes áreas do negócio por meio de oficinas de conhecimento, além de realizar visitas estratégicas ao Centro de Distribuição de Osasco e à fábrica da EMS, em Hortolândia (SP).
“O farmacêutico é o protagonista no nosso negócio, e o Circuito Farma nasceu para reconhecer e fortalecer ainda mais seu papel. Foi uma experiência enriquecedora para todos os participantes, que puderam vivenciar a importância da sua atuação na jornada do medicamento, desde a fabricação até a chegada ao consumidor final”, afirma Patricia Ramalho, gerente executiva de Gente e Gestão do Grupo DPSP.
Circuito Farma complementa agenda do segmento
O evento foi considerando um sucesso internamente, sendo oficialmente integrado ao calendário do grupo detentor das bandeiras Drogaria São Paulo e Drogarias Pacheco.
Datas para a segunda edição ainda não foram confirmadas, mas você pode se manter atualizado quanto aos eventos do setor na agenda do Panorama Farmacêutico.
Sergio Mena Barreto, Alfredo Soares e Rafael Nunes estão entre as atrações da grade de palestras | Foto: Divulgação
Além de ser um dos maiores encontros do setor farmacêutico brasileiro, a Feira da Abradilan também se consolida como um espaço essencial para capacitação e atualização profissional. A grade da 19ª edição prevê 45 horas de palestras entre os dias 18 e 20 de março (terça a quinta-feira).
A grande plenária Conexão Aberta será um dos pontos altos da agenda, trazendo conteúdos relevantes para a tomada de decisão de empresários, gestores e profissionais. Com temas que vão desde vendas e inovação até inteligência emocional e liderança, as explanações prometem impactar todos os elos da cadeia farmacêutica.
Entre os nomes confirmados estão o CEO da Abrafarma, Sergio Mena Barreto, que abordará os desafios e oportunidades para a liderança em um cenário de transformações aceleradas. Sua palestra Liderança e Exponencialidade no Mercado Farma” ocorrerá no dia 18, às 16h30, e trará um olhar estratégico sobre como as farmácias podem crescer em um ambiente altamente competitivo.
O fundador e mentor do G4 Educação, Alfredo Soares, apresentará um conteúdo prático e dinâmico sobre alavancagem de vendas, conquista de clientes e maximização de resultados em um mercado cada vez mais exigente. Autor de best-seller com mais de 30 mil exemplares vendidos em 60 dias, ele participará do evento no segundo dia de programação – 19 de março, às 16h30.
Já o psicólogo, professor e neurocientista Rafael Nunes ministrará a palestra Neuroliderança – Liderando em um Mundo em Transformação, no dia 20, às 16h30. Com mais de 20 anos de experiência, Nunes é referência no impacto da neurociência na gestão de equipes.
O especialista busca refletir como líderes podem desenvolver inteligência emocional e tomar decisões em um ambiente volátil. Com base em estudos científicos, Nunes trará insights sobre comportamento humano e como aplicá-los na gestão do varejo farmacêutico.
Feira da Abradilan terá aprendizado de alto impacto
As demais quatro arenas temáticas do Conexão Farma prometem transformar a forma como o mercado lida com desafios e oportunidades. Para o curador, Olegário Araújo, a programação visa a oferecer um conteúdo complementar entre as arenas. “A ideia é que os participantes saiam com uma visão clara em relação a alinhamento de estratégia, processos e pessoas. Queremos que os temas sejam inspiradores e, ao mesmo tempo, práticos, com aplicabilidade no cotidiano dos negócios”, acrescenta.
O evento reflete o equilíbrio entre o conhecimento e o relacionamento. “Estamos em um momento em que o ritmo das mudanças é intenso e permanente, com novos modelos de negócios, comportamentos de consumo e tecnologias. “É essencial que o varejo farmacêutico esteja preparado para esse panorama. Além disso, o relacionamento é um ativo valioso, permitindo fortalecer parcerias e abrir novos caminhos para o desenvolvimento setorial”, argumenta.
Conheça as quatro arenas de conteúdo
Arena Varejo em Foco – Aborda as estratégias para melhorar a operação das farmácias em relação ao mix de produtos, personalização no atendimento ao cliente e criação da loja perfeita para aprimorar a experiência do consumidor. “É fundamental que as farmácias se posicionem como conectores de produtos, serviços e pessoas, cultivando um ambiente de cuidado e confiança”, entende Araújo
Arena Farma Trends – Espaço onde as inovações tecnológicas e tendências do mercado são destaque, com temas como o uso de dados, categorias em ascensão e o impacto da tecnologia na cadeia de suprimentos
Arena Conecta Farma – Focada em inovações disruptivas e histórias inspiradoras, essa arena destaca os casos de sucesso e soluções criativas, iniciativas que conectam diferentes elos da cadeia farmacêutica e a adaptação de tendências globais ao mercado brasileiro
Arena Gestão 360º – Com uma abordagem holística, explora temas como liderança emocional em tempos desafiadores, práticas de gestão alinhadas ao contexto atual, além da importância de integrar pessoas, processos e tecnologia
O impacto do Conexão Farma 2025
Araújo destaca que as arenas foram projetadas para abordar tanto questões práticas quanto estratégicas. “As necessidades dos consumidores mudaram, a concorrência se transformou e os fornecedores estão se reinventando. Para se manter relevante, é essencial estar em sintonia com essas mudanças e o Conexão Farma dá vazão a esse cenário”, ressalta.
SERVIÇO Abradilan Conexão Farma 2025 Data: 18 a 20 de março de 2025 Inscrições: aqui Horário: 14 às 21h Local: Expo Center Norte Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo (SP)