O segredo do bronzeado perfeito

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Australian Gold

A Australian Gold alcançou a posição de líder em bronzeamento em farmácias no Brasil, segundo pesquisa da IQVA. Desde que o Grupo Boticário começou a importar e licenciar os produtos da marca em 2012, seguido pela nacionalização das fórmulas e produção em 2017, a Australian Gold se tornou popular no país devido à eficácia da linha.

Seu portfólio abrange protetores solares faciais e corporais, itens infantis, autobronzeadores e pós-sol.

“A Australian Gold é uma marca solar que inspira o consumidor a viver o melhor do sol e a ter uma vida cheia de energia e outdoor. Para quem valoriza um bronzeado protegido dos raios solares, nossa marca tem as opções ideais para se cuidar, com linhas de alto fator de proteção e para curtir sem culpa os momentos especiais da vida e do bronzeado o ano todo, não só no verão”, explica Marcela De Masi, diretora-executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.

Segundo ela, como uma das primeiras marcas com o selo Reef Safe do Brasil, a companhia entrega essa segurança também para os oceanos.

Sistema de distribuição: Grupo Boticário
Especialista em trade marketing no canal farma: Mayra Siqueira – mayra.siqueira@grupoboticario.com.br

Mentoria online para farmácias já beneficiou 2 mil PDVs

MENTORIA ONLINE PARA FARMÁCIASFarmácias, farmácias independentes, Farmácia 10x, varejo farmacêutico
Foto: Divulgação

Programas de mentoria online para farmácias podem acelerar a profissionalização dos gestores e reverter estatísticas negativas que cercam o pequeno e médio varejo. Essa premissa estimulou, em 2019, a criação do programa Farmácia10x, que já atendeu aproximadamente 2 mil PDVs.

A empresa foca no desenvolvimento de proprietários de farmácias independentes e gestores que atuam no associativismo e no mercado de franquias. “Atualmente mentoramos 520 empreendedores que administram em torno de 1,1 mil estabelecimentos. Nos encontramos duas vezes por semana em um Mastermind com donos de farmácia” explica o sócio-fundador Gio Mileo.

Representante da quarta geração de uma família atuante no setor, Mileo é formado em publicidade e especializou-se em gestão de empresas de varejo. Ao longo de sua carreira, prestou consultoria e treinamentos para redes do varejo farmacêutico e grupos como Cacau Show, Lupo, Chilli Beans, O Boticário, Tramontina e Vivo. “Essa vivência fez com que atestasse a importância dos processos para a sobrevivência e as operações do varejo. E os números do mercado comprovam essa realidade”, argumenta.

Um dos indicadores mais emblemáticos é a mortalidade no canal farma. Nos últimos 24 meses até fevereiro deste ano, o varejo independente abriu em torno de 16,4 mil lojas, mas também fechou 6,1 mil unidades. Ou seja, a cada 100 novos negócios, 37 não prosperam.

“É duro saber que quase a totalidade desses fechamentos poderia ter sido evitada. Entre todos os ramos nos quais atuei, nenhum outro acelera mais rápido do que as farmácias. Temos crescimento próximo a dois dígitos anuais, frequência de compra e podemos oferecer cada vez mais serviços de saúde em função do envelhecimento populacional”, observa.

Mas algumas farmácias conseguiram driblar essa situação com apoio do programa de mentoria. É o caso da Farmalira na cidade alagoana de Coruripe, que há 14 meses estava ameaçada de encerrar atividades. Em 14 meses, o faturamento mensal de R$ 19 mil passou para R$ 200 mil. Já a Farmaguti, localizada em Tupaciguara (MG), mais que dobrou a receita em menos de um ano, enquanto a Droga Mais de Monte Carmelo (MG) saiu de R$ 80 mil de média mensal de vendas para R$ 240 mil.

Mentoria online para farmácias tem inspiração no Vale do Silício

A inspiração do programa de mentoria online para farmácias partiu do Vale do Silício, sede de empresas como Google, Apple, Meta e Netflix. “Essas organizações, em vez de projetarem crescer apenas 10%, buscam crescer dez vezes mais. Esse é o ponto de partida para colocar de fato o cliente no centro, entender sua necessidade e procurar atendê-lo dez vezes melhor do que a concorrência”, ressalta.

A concepção do projeto inclui mais de 300 aulas práticas sobre temas como liderança, atendimento, vendas, precificação e gestão de projetos. As sessões são ministradas por uma equipe multidisciplinar, que inclui médicos, nutricionistas, PhDs em farmácia, cientistas de dados, administradores e mais de 20 profissionais e especialistas convidados.

O programa Farmácia10x realiza ainda encontros ao vivo toda terça e quarta-feira, às 20h. O objetivo é discutir a implementação de estratégias e ferramentas de aceleração, bem como trazer orientações para superação dos desafios e angústias apresentadas pelos empreendedores.

Os clientes também contam com suporte técnico em horário comercial, por meio de reuniões individuais de direcionamento e com respostas em até um dia útil. Demandas mais específicas podem resultar na promoção de uma live no estilo hot seat, na qual os próprios alunos trazem sugestões para ajudar outras farmácias.

“Formamos inclusive um grupo de 67 mil executivos nas redes sociais e grupos de mensagem, congregando desde empresários em dificuldades até os que já obtêm faturamento milionário. A experiência de um permite que o outro supere seus desafios. Quem entra para o Farmácia10x nunca mais se sente sozinho na gestão de sua drogaria”, enfatiza.

Consultoria realizará evento virtual

Como parte da intenção de ampliar sua rede de líderes, a Farmácia 10x promoverá o evento virtual Revolução 10x, com aulas on-line entre os dias 10 e 13 de junho (segunda a quinta-feira), das 20 às 22h. O encontro gratuito será aberto também a profissionais e estudantes de farmácia. Para se inscrever, basta clicar aqui.

A programação prevê mais de dez horas de conteúdo. Os conteúdos estão relacionados à gestão de pessoas, liderança, equipes de alta performance, mix assertivo, precificação inteligente, análises de dados gestão financeira e operacional; presença digital, marketing, vendas e fidelização de clientes.

Além das aulas, haverá sessões de perguntas e respostas, estudos de casos e oportunidades de networking. “Não apenas é uma oportunidade de assimilar conhecimentos, mas também de se conectar com outros profissionais que compartilham o mesmo objetivo de transformar seus negócios e o setor como um todo”, finaliza Mileo.

Farmácias interessadas em conhecer a metodologia e participar das mentorias podem clicar aqui.

Dia Livre de Impostos oferece descontos de até 60%

Dia Livre de Impostos
Foto: Divulgação

Até 8 de junho será realizada a campanha do Dia Livre de Impostos na Drogaria Araujo. A iniciativa, criada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL BH), é anual e conta com a participação de diversos setores do varejo. As informações são do portal O Tempo.

 Inicialmente apenas nos canais digitais da rede,os descontos devem se espalhar para as lojas físicas a partir desta quarta-feira, dia 5. As fraldas descartáveis (com 44%), produtos pet (45%) e os hidratantes corporais (47%) lideram as categorias de itens com maior redução nos valores.

Conscientização é foco do Dia Livre de Impostos

 Prolongando a campanha por cinco dias e levando-a as suas unidades fora da capital mineira a rede de farmácias afirma que o grande incentivador da iniciativa é a conscientização da população quanto aos efeitos da alta taxação nos bolsos do brasileiro.

“É uma oportunidade para alertar a população sobre a importância da discussão a respeito da redução tributária no país, destacando o impacto real dos impostos nos preços dos produtos e no poder de compra das famílias”, afirma a gerente de Marketing da Araujo, Amanda Vidotti

Em relação à logística necessária para que a campanha impacte unidades da rede em todo o estado, a executiva elenca o gerenciamento dos estoques de forma eficaz e o planejamento de uma estratégia de marketing abrangente como as melhores formas para alcançar milhões de pessoas em Minas Gerais.

Reckitt anuncia reforços em dose dupla

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Reckitt, Mariana Bueno
Mariane Bueno Foto: Divulgação

A Reckitt, multinacional do ramo de saúde, nutrição e higiene, anunciou duas novidades na configuração de sua equipe. Mariana Bueno passa a exercer o cargo de diretora de marketing, enquanto Luciane Cohem é a nova head regional de packaging para o Latam.

Na empresa há 12 anos, Mariana tem bacharelado em relações internacionais pela ESPM e atuava anteriormente como diretora de marcas globais nos segmentos de OTC e healthcare.

Reckitt, Luciane Cohem
Luciane Cohem Foto: Divulgação

Já Luciane formou-se em engenharia química pela PUC-RS e foi recrutada após uma passagem de mais de dez anos pela Danone, onde era head de packaging development para a América do Sul.

Contatos: mariana.bueno@reckitt.com e luciane.cohem@reckitt.com

Entenda como qualificar a integração de processos na farmácia

INTEGRAÇÃO DE PROCESSOS NA FARMÁCIAGestão de compras, ERP, farmácia, varejo farmacêutico, integração de processos
Foto: Divulgação

Nem sempre ter um sistema implementado significa que a integração de processos na farmácia esteja ocorrendo da melhor maneira. Foi o caso da Economia Farma, rede do varejo farmacêutico cearense com 28 lojas distribuídas pela Região Metropolitana de Fortaleza.

Atenta à necessidade de uma transformação interna, a empresa contratou há dois anos o diretor comercial Louriney Brito. Especialista em inteligência de mercado no canal farma, o executivo mapeou mais de 100 processos que poderiam ser automatizados e integrados entre si, com apoio da plataforma ERP do Procfit Business Suite

E o que mais surpreendeu é que muitas das funcionalidades que ele buscava estavam disponíveis na ferramenta, sem serem aproveitadas pelo simples desconhecimento de uso. “Por falta de experiência, o departamento de compras carregava um fardo nas costas. Hoje, a ampla maioria das implementações solicitadas à Procfit já foi atendida”, explica.

Integração de processos melhorou a gestão de compras

O primeiro gargalo que Brito identificou na integração de processos na farmácia comprometia as rotinas do departamento de compras. Os fornecedores não tinham um mapa de demanda para fazer a análise de dias de estoque e o recebimento da mercadoria era puramente manual. “Agora, ao mandarmos o pedido para o fornecedor e recebermos uma quantidade a mais de produtos, com preço divergente ou prazo de validade curto, o sistema acusa e imediatamente tomamos a decisão de aceitar ou não a entrega”, revela.

Outras implementações envolveram o pagamento eletrônico e a conciliação de cartões, a compra baseada em dados de mercado por meio de relatórios da IQVIA e o cancelamento automático dos pedidos após sete dias, o que evita compras em duplicidade.

Além disso, a rede pode escolher a data do faturamento, o que permite aos compradores utilizar de forma mais inteligente e organizada os orçamentos. “Também conseguimos implantar no sistema um mecanismo que identifica a nota fiscal em que o produto foi faturado”, acrescenta.

Ganhos financeiro e de tempo

Com a integração de processos, a Economia Farma conseguiu otimizar em 50% o tempo gasto na atualização da tabela de preços. “Antes eram necessários 15 minutos para subir uma tabela com 30 produtos. A tarefa passou a exigir somente um minuto e de forma automatizada”, ressalta Brito. A redução dos dias de estoque de 180 para 69 dias foi outro ganho substancial.

O sistema também deu suporte para o plano de expansão da área de autosserviço nas lojas e a ampliação do mix de produtos. “Tínhamos um sortimento muito enxuto que freava nossa evolução. Com as mudanças, em 2023 registramos uma evolução de 28% no faturamento”, afirma.

“A integração de processos permite à farmácia gerar uma série de informações cruciais para a tomada de decisão, tirando o gestor do achismo e proporcionando segurança nas suas ações”, explica Filipe Oliveira, diretor regional da Procfit no Ceará.

Segundo o executivo, o maior benefício da transformação digital, ao usar todas as funcionalidades do ERP, é a elevação do nível da mão de obra. “A farmácia, agora, tem analistas de compras exercendo, de fato, funções ligadas à sua atividade-fim, negociando preços e campanhas. Ao saírem do operacional, tornam a empresa naturalmente mais competitiva”, finaliza.

Planejamento tributário para farmácias minimiza custos fiscais

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PARA FARMÁCIASPlanejamento tributário, farmácias, recuperação de crédito, carga tributária
Foto: Canva

Considerando a intensa concorrência setorial, o planejamento tributário para farmácias ganha ainda mais relevância ao permitir uma redução dos custos fiscais. Trata-se de um conjunto de medidas que têm como objetivo racionalizar o fluxo de incidência dos impostos dentro de uma determinada atividade empresarial. Porém, fazer uso dessa estratégia exige conhecimento, cuidado e atenção.

“Um equívoco muito comum é que planejamento tributário não significa deixar de pagar o tributo, mas sim traçar estratégias para diminuição da carga tributária, sempre dentro do que a legislação permite”, enfatiza Leandro Curado, diretor da Farmacon.

Segundo ele, questões fiscais não abrem possibilidade de “jeitinho ou fórmulas”. “O que existe é entender a atividade empresarial do cliente e promover adequações dentro do que a legislação autoriza. Por isso mesmo, o primeiro passo é sempre deixar muito clara para os gestores a diferenciação entre evasão e elisão fiscal”, acrescenta.

A evasão ocorre quando uma empresa se utiliza de mecanismos irregulares para driblar o pagamento de tributos. Já a elisão fiscal visa a redução da carga tributária por meios lícitos. “Por vezes, é uma linha tênue, o que exige que o trabalho fique a cargo de profissionais capacitados”, ressalta Curado.

Planejamento tributário para farmácias começa pela escolha do regime

O planejamento tributário para farmácias inicia-se pela escolha do melhor enquadramento do regime fiscal para a farmácia. O Sistema Tributário Nacional contempla três modalidades. São elas o Simples Nacional (o mais básico), o lucro presumido e o lucro real.

Essa última modalidade é a que melhor favorece a implementação de uma estrutura de planejamento tributário. Por meio dela, a carga tributária incide sobre o que efetivamente a empresa obteve de lucratividade e não com base na presunção do governo, permitindo a dedução de despesas contábeis. “A partir de R$ 120 mil de faturamento já é possível verificar se a loja está no regime tributário adequado, pois o aumento de receita eleva a faixa do Simples Nacional, levando a farmácia a pagar mais tributos”, explica.

Substituição tributária

Outra questão é a substituição tributária, mecanismo fiscal em que se faz a transferência da responsabilidade pelo recolhimento do ICMS ou PIS/Cofins de um contribuinte para outro.

“Existem medicamentos que já foram tributados na origem, na indústria ou na distribuição, e a lei permite a compensação desses valores. No entanto, se a farmácia não tiver um acompanhamento contábil muito próximo e um sistema que assegure a categorização da mercadoria com o mesmo código que saiu do fabricante, o empresário não consegue identificar essa oportunidade e acaba pagando outra vez o imposto”, alerta.

Ainda sob esse aspecto, dentro do varejo farmacêutico existe um rol de produtos que mais geram créditos tributários para compensação.

Recuperação de créditos tributários

Um terceiro aspecto dentro do planejamento tributário é a recuperação de créditos, que acontece quando o varejista efetuou o recolhimento indevido de um imposto. “Um exemplo é a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e do Cofins. O STF já bateu o martelo sobre essa questão, indicando a cobrança como indevida.  Fazemos uma varredura para essa tributação nos últimos 60 meses anteriores e verificamos se, em algum momento, o ICMS daquele produto serviu como base de cálculo para o PIS e Cofins”, explica.

De maneira geral, “Com um planejamento tributário bem executado, a farmácia consegue uma redução de até 22,3% na carga total de tributos pagos, o que possibilita utilizar esse montante para reinvestir na operação ou melhoria no fluxo de caixa da farmácia”, aconselha.

Expansão da Pague Menos avança com 30 lojas em SP

expansão da Pague Menos
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Teve início uma nova etapa da expansão da Pague Menos. E os olhares da rede de farmácias voltam-se agora para São Paulo. A conversão da bandeira das lojas Extrafarma, adquirida em 2022, irá acelerar os planos de crescimento orgânico no estado.

Ao todo, 28 lojas da Extrafarma na capital paulista e duas na região do ABC terão conversão de bandeira e passarão a contar com a marca Pague Menos a partir desta quinta-feira, dia 6 de junho. A rede soma agora 125 lojas em São Paulo. No entanto, o nome Extrafarma será mantido nas regiões em que a marca tem mais força e representatividade.

“O cliente está no centro de todas as nossas decisões e a troca de bandeira é parte de uma estratégia cuidadosa que analisa caso a caso. Dessa forma, conseguimos sempre trazer as melhores ofertas e oferecer acesso ao nosso hub de saúde”, ressalta o CEO da Pague Menos e Extrafarma, Jonas Marques.

Até o momento, todas as operações de conversão já realizadas garantiram um crescimento médio de 35% nas vendas da rede.

Expansão da Pague Menos contempla assistência farmacêutica

A expansão da Pague Menos também abrange a ampliação dos serviços de assistência farmacêutica avançada. Nove pontos de venda convertidos contarão com os consultórios farmacêuticos do Clinic Farma, hub de saúde que disponibiliza mais de 60 procedimentos como testes e vacinas. As inaugurações serão marcadas também por festas nos dias 6, 7 e 8 de junho, em diferentes regiões da cidade.

Progressos no plano de expansão da Pague Menos

A operação faz parte de um grande plano de expansão da rede que deve superar as expectativas em 2024, como revelado no início do ano por Deusmar Queirós, fundador da Pague Menos.

Bayer prevê € 1 bi em venda de medicamentos

Foto: Panorama Farmacêutico/ Ana Claudia Nagao
Foto: Panorama Farmacêutico/ Ana Claudia Nagao

A divisão farmacêutica da Bayer projeta que, em 2027, a companhia atinja o montante de € 1 bilhão (R$ 5,72 bilhões) em venda de medicamentos na América Latina. A indústria farmacêutica sustenta a estratégia no expressivo volume de 70 lançamentos nos últimos três anos.

Presente em mais de 30 países da região, com três plantas para a produção de medicamentos e dois hubs médicos globais, a farmacêutica alemã aposta em marcas já consolidadas. Hoje, seu portfólio já atinge mais de 30 milhões de pacientes latino-americanos.

Os dados foram apresentados nesta segunda-feira, dia 3, durante o evento anual para a imprensa do Brasil, México, Colômbia e Argentina, que contou com a cobertura do Panorama Farmacêutico.

Farmacêutica cresce 35% em venda de medicamentos na América Latina

As perspectivas são respaldadas pelos números atuais na venda de medicamentos, que somaram aproximadamente € 750 milhões (R$ 4,29 bilhões) em 2023. Nos primeiros quatro meses de 2024, a companhia registrou um crescimento de 35% em vendas na América Latina em relação ao mesmo período de 2023.

O resultado foi marcado pelo desempenho do remédio para degeneração macular Eylia (aflibercepte); do Nubeqa (darolutamida), voltado para o câncer de próstata; e do Firialta (finerenona), indicado para casos de doença renal crônica.

“Estão previstos ainda lançamentos como as novas dosagens de aflibercepte 8 mg, recém-aprovado pelos órgãos regulatórios no Brasil e na Argentina”, afirma Adib Jacob, presidente da divisão farmacêutica da Bayer Latam e Brasil. O medicamento já é comercializado na versão 2 mg, com seis indicações, entre elas para o tratamento da degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e edema macular diabético (EMD).

A região destaca-se ainda mais quando áreas-chave, como oncologia e oftalmologia, são comparadas com os números globais de 2022. Na oftalmologia, a Bayer obteve um crescimento de 42% em vendas, enquanto o avanço geral da farmacêutica no mundo foi de 5,6%. Já o portfólio de oncologia teve evolução de 20%, contra 12,1% de incremento total.

Já no caso do Firialta (finerenona), México, Brasil e o eixo de países PACA (Países Andinos, América Central e Caribe) estão entre os dez mercados que mais vendem o produto no mundo. “Esperamos atingir € 70 milhões (R$ 400,4 milhões) em vendas em 2026”, ressalta Jacob.

A saúde feminina, área em que a Bayer é líder de mercado, também contribuiu para o avanço nas vendas na América Latina, com destaque para os métodos contraceptivos de longa ação, com seus dispositivos intrauterinos hormonais.

Objetivo é ampliar participação no mercado institucional

A Bayer tem como um dos objetivos-chave ampliar sua presença no mercado institucional. “Nos últimos três anos, passamos de 20% de participação para aproximadamente 50%. Esse é um esforço intencional para que mais pacientes possam utilizar medicamentos com alta tecnologia e inovação”, reforça Jacob.

Capacitação do Sebrae e ABF orienta como abrir uma franquia

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Boa notícia para empreendedores do varejo farmacêutico dispostos a abrir uma franquia. O Sebrae e a Associação Brasileira de Franchising (ABF) desenvolveram uma trilha gratuita de conteúdos online, com foco em gestores que enxergam essa modalidade como caminho para expandir as operações de suas farmácias.

O treinamento está disponível no Portal da Parceria Sebrae ABF. Lançada em novembro de 2023, a plataforma já disponibilizava a primeira trilha, com dicas de gestão para diferentes perfis de empresários.

A nova trilha, batizada de Quero ser um franqueado, aborda os desafios de iniciar um novo negócio e o papel do empreendedor nesse processo. Além disso, traz orientações sobre como estudar o potencial de mercado, desenvolver um modelo inovador, conhecer profundamente o público-alvo, pesquisar concorrentes, criar diferenciais competitivos e, principalmente, a importância do planejamento.

A plataforma também trata de aspectos fundamentais como os conceitos básicos do franchising, vantagens e desafios do sistema de franquias e aspectos comportamentais.

Saber como abrir uma franquia exige também domínio dos números

Os segredos para abrir uma franquia passam também pelo conhecimento sobre os números da atividade no país. Em 2023, o número de franquias em funcionamento no Brasil aumentou 6,2% em relação ao ano anterior, totalizando cerca de 195 mil lojas.

No varejo farmacêutico, estima-se que esse mercado represente 8% do faturamento do setor, em torno de R$ 15 bilhões. “Nos últimos anos, temos notado que os empreendedores que procuram uma franquia para investir têm buscado mais informações. Mas dúvidas importantes persistem, como aspectos legais, como fazer uma análise financeira e quais os principais critérios para avaliação”, afirma Antonio Moreira Leite, presidente da ABF.

O site da parceria Sebrae e ABF está hospedado no Portal Sebrae. O tema franquias é um dos mais acessados e essa página concentra conteúdos e orientações em diversos formatos, além de textos e vídeos. O conteúdo é 100% online, gratuito e estruturado por consultores e especialistas do Sebrae, com apoio e curadoria da ABF.

Governo sanciona marco regulatório das pesquisas clínicas

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Pesquisas clínicas
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A Lei 12.874/24, que estabelece um marco regulatório para as pesquisas clínicas, foi aprovada pelo presidente Lula na última quarta-feira, dia 29. Apesar da sanção, o governo federal vetou dois trechos do texto. As informações são do Jota.

Um dos pontos vetados diz respeito ao período após os testes em que a indústria farmacêutica deverá fornecer os medicamentos para os participantes da pesquisa. No texto original, eram previstos apenas cinco anos, enquanto o veto visa garantir o acesso à terapia por tempo indeterminado e de forma independente da comercialização ou não do fármaco.

“A interrupção da oferta do medicamento no período pós-estudo fere os direitos dos participantes de pesquisa”, justificou o presidente. Outro ponto vetado foi o que previa que o Ministério Público Federal precisava ser notificado sobre a participação de indígenas nas pesquisas.

Os vetos ainda serão analisados pelo Congresso Nacional, mas a expectativa é de que a legislação entre em vigor no dia 27 de agosto.

Pesquisas clínicas terão respaldo do Sistema Nacional de Ética 

A Lei 12.874/24 também prevê a instituição do Sistema Nacional de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. O órgão contará com duas instâncias e ainda será regulamentado pelo governo.

Na primeira instância, os Comitês de Ética em Pesquisa analisarão previamente os estudos, enquanto a Instância Nacional de Ética em Pesquisa ficará responsável pela coordenação e fiscalização dos ensaios em andamento.

Normativa veda remuneração a participantes 

Um dos principais pontos da lei é a proibição da remuneração para os participantes de pesquisas clínicas em humanos. Os voluntários só poderão receber algo em troca de sua participação em casos de estudos de bioequivalência.

Apesar da impossibilidade, o texto prevê o reembolso de despesas com transportes, alimentação e entregas de materiais.

Lei pode movimentar até R$ 5 bilhões por ano 

Em entrevista ao programa Panorama Talks, o presidente da Interfarma, Renato Porto, repercutiu a aprovação do então Projeto de Lei 6.007/23. Na ocasião o executivo apontou que o texto seria determinante para o Brasil movimentar até R$ 5 bilhões por ano e que o país tem tudo para entrar no top 10 em volume de estudos do gênero.