O mercado de consumer health segue acelerado, aumentando sua participação em 5 p.p. desde 2016. O segmento contabilizou R$ 108,5 bilhões em faturamento nos últimos 12 meses referentes a dezembro de 2024, representando 48% do mercado do mercado farmacêutico total.
A apresentação de Ulysses Danté, diretor da unidade de negócios de consumer health da IQVIA, foi um dos destaques da Arena Farma Trends, no primeiro dia do Abradilan Conexão Farma, espaço onde as inovações tecnológicas e tendências do mercado são destaque, com temas como o uso de dados, categorias em ascensão e o impacto da tecnologia na cadeia de suprimentos
Entre as principais corporações no ranking geral de consumer health ocorreram alterações importantes com indústria farmacêuticas tradicionalmente especializadas na produção de medicamentos – como o Grupo NC e a Eurofarma – e a entrada de grandes redes de farmácias como a RD Saúde, com a força de suas linhas de marcas próprias.
Top 20 corporações de consumer Heath
Hypera
P&G
Cimed
L’Oréal
NC Farma
Nestlé
Unilever
Opella
Kenvue
Kimberly-Clark
União Química
Beiersdorf
Haleon
Eurofarma
Danone
RD Saúde
Aché
Reckitt
Colgate
Hertz
Fonte: IQVIA
As marcas próprias crescem ao longo dos últimos cinco anos em velocidade superior às marcas convencionais e conquistam território ao longo do tempo”, afirma Danté.
Segundo o executivo, esse segmento contabiliza um CAGR de 21,6% nos últimos cinco anos, registrando uma receita de R$ 4,6 bilhões em 2024, crescimento de 14,9% em relação a 2023.
A relevância do personal care no mercado de consumer health
O segmento de personal care representa 35,9% do mercado de consumer health. Entre as top categorias de 2024, cuidados para os lábios – impulsionado pelo blockbuster da linha Carmed, da Cimed; e os repelentes evoluem consistentemente, com 13,2% de crescimento.
Por outro lado, grandes cestas como cuidados da face, produtos para cabelos, desodorantes e cremes depilatórios apresentaram crescimento abaixo da média. “Ainda que represente uma pequena parcela da cesta de personal care, a categoria de repelentes apresentou o segundo maior crescimento em 2024, impulsionada pela epidemia de dengue, o que impactou significativamente as vendas do produto em farmácias”, afirma Danté.
Já, cuidados para os lábios vem ganhando força desde 2023, em função do sucesso de novos produtos para essa região. “Esse movimento se intensifica nas épocas mais frias, favorecendo o crescimento contínuo da categoria”, finaliza.
Gustavo Menezes (gerente de treinamentos) conduz à qualificação dos profissionais do setor/ Foto: Divulgação
A farmacêutica brasileira Vitamedic participa do Abradilan Conexão Farma 2025 como patrocinadora Safira. O evento acontece de 18 a 20 de março, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), reunindo os principais players do mercado farmacêutico. Nesta edição, além da interação com as distribuidoras, a empresa preparou-se para garantir atendimento customizado às farmácias presentes à feira.
O estande interativo da farmacêutica conta com oito salas exclusivas para reuniões estratégicas, além de uma campanha especial de compras, que premiará os parceiros com uma experiência única – acompanhar a final da Uefa Champions League, programada para 31 de maio em Munique (Alemanha). Além disso, nesta quarta-feira (19 de março) a farmacêutica leva o capitão do penta e embaixador da Uefa, Cafu, para seu espaço na feira.
A companhia também investiu em ações personalizadas para fortalecer a conexão com o público, incluindo:
Uma sala de treinamento, com capacidade para até 15 pessoas por sessão, voltadas à qualificação dos profissionais do setor
Espaço Trustfuel, dedicado à degustação de linhas de suplementação, além de um totem de compras via e-commerce para consumidores finais
Testeira de LED exibindo as três principais campanhas de mídia previstas para 2025, sendo uma de caráter institucional e as outras duas voltadas às marcas Doralex e Energrip
Além dessas iniciativas, a Vitamedic apresentará seu portfólio ampliado.
Para encerrar sua participação na feira em grande estilo, a empresa reservou um camarote exclusivo para celebrar seus dez anos de história. O espaço, com 320 m² e capacidade para 400 pessoas, será palco de um show especial da dupla Guilherme & Santiago.
“Nossa participação no Abradilan Conexão Farma 2025 reflete o compromisso da Vitamedic em estar cada vez mais próxima do varejo e da distribuição. Preparamos um estande inovador, com ativações estratégicas, treinamentos e condições especiais para nossos parceiros, dando mais visibilidade à nossa trajetória de crescimento e inovação”, finaliza o diretor superintendente Wilmar Oliveira.
Objetivo é contar com corrente à altura da Mantecorp, da Hypera / Foto: Divulgação
Para fortalecer sua presença no mercado de skincare, a Eurofarma comprou 60% da Dermage por R$ 156 milhões. Segundo fontes consultadas pelo Valor Econômico, o objetivo da farmacêutica é fazer frente à Mantecorp, marca que está sob o guarda-chuva da Hypera Pharma.
Nesse primeiro momento, Ilana Braun, da família fundadora da fabricante, seguirá no comando da empresa. No contrato, está prevista a possibilidade de que a farmacêutica compre os 40% restantes em até três anos após a conclusão da operação atual. O negócio ainda depende de aprovação do Cade.
Eurofarma concorreu com outras empresas do setor
Além da Eurofarma, outras companhias como Aché e O Boticário também tinham interesse em adquirir uma participação na Dermage. Com a farmacêutica, as negociações levaram cerca de um ano.
Especialista destaca que site ou aplicativo deve ser desenvolvido pensando no consumidor | Foto: Freepik
Você já ouviu falar em usabilidade intuitiva? Sem a devida familiaridade com a área de design de produtos, essas palavras podem soar estranhas a muitos gestores do varejo. Mas se sua farmácia precisou desenvolver um aplicativo e teve dificuldades ao obter o resultado esperado, saiba que faltou dominar esse termo por completo.
“Esse conceito pressupõe que um produto ou serviço foi pensado para oferecer um uso fácil, descomplicado, que não necessite de uma capacitação complexa”, explica o designer de produto da Procfit, Andrew Rodrigo.
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E é essa a principal característica que o gestor de farmácia deve levar em conta ao lançar um aplicativo ou uma plataforma de e-commerce. Afinal, não basta ofertar uma nova tecnologia. Também é necessário garantir que a experiência do cliente seja positiva e duradoura.
Como a usabilidade intuitiva pode potencializar as vendas online?
Segundo Rodrigo, a usabilidade intuitiva nem sempre esteve presente no desenvolvimento de programas. Antes da profissão de designer de produto se popularizar, os sistemas visavam, exclusivamente, à resolução de um problema. “Durante muito tempo, os softwareseram criados por programadores que queriam simplesmente solucionar uma questão sem focar na facilidade do uso”, explica.
Se o assunto são as compras online, o manuseio, seja do aplicativo ou do site, deve ser ainda mais simplificado. “Não basta o sistema ser bonito. É preciso que o consumidor consiga fechar uma compra com poucos cliques”, afirma.
Para ter um aplicativo intuitivo, é preciso pesquisa
Para garantir a intuitividade nas plataformas digitais é preciso, primeiramente, investir em pesquisa. “Antes de desenvolver qualquer solução é preciso conhecer seu público-alvo, descobrir o que ele precisa e almeja”, afirma o designer de produto.
Ele ainda vai mais longe e dá algumas dicas pertinentes ao varejo farmacêutico. “O público das farmácias pode ser um pouco mais velho, o que torna mais conveniente utilizar fontes de letras com corpo maior. Além disso, as farmácias atraem, em primeira instância, consumidores com senso de urgência e uma ou mais dores a resolver. Nesse caso, destacar botões-chave ou processos de compra pode facilitar essa jornada”, aconselha.
Jornada facilitada gera fidelização
O mercado farmacêutico é extremamente competitivo. Para fugir de uma guerra puramente de preços, o executivo afirma que a usabilidade pode ser um grande diferencial.
“Essencialmente, aplicativos e sites de farmácia têm um mesmo propósito: vender produtos para os consumidores. Por isso, é preciso se diferenciar. Contar com uma jornada de compra descomplicada, com poucos cliques e sem atrito pode ser o diferencial que seu negócio precisa”, finaliza.
Deparar-se com custos inesperados no ato das compras online é um dos momentos mais desestimulantes para os consumidores, segundo pesquisa divulgada pelo Baymard Institute. De acordo com o estudo, quase metade (48%) dos clientes abandona os carrinhos virtuais ao se dar conta de cobranças não previstas.
Em uma tentativa de minimizar essas ocorrências, empresas do varejo vêm apostando na maior transparência em relação a todos os custos da operação. Outras estratégias incluem o envio de ofertas e mensagens de lembrança para quem abre mão de efetuar a compra.
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O que são custos inesperados e o que fazer para minimizar?
Taxas inesperadas como frete, pedido mínimo e cobranças extras geralmente surpreendem os clientes no check-out, levando à frustração. “Custos ocultos não apenas incomodam os clientes, mas também destroem a confiança e a lealdade, fazendo-os comprar em outro lugar”, avalia Alberto Filho, CEO da Poli.
A confiança é a pedra angular da fidelidade do cliente. Ser direto sobre todos os custos não só promove a confiança, mas também previne surpresas desagradáveis que podem prejudicar a reputação da marca.
Simplifique a experiência de check-out Um processo de check-out transparente tem mais probabilidade de converter. Garanta que seus clientes tenham uma visão clara de todas as possíveis despesas desde o início de sua jornada de compras
Ofereça várias opções de envio Clientes diferentes têm prioridades diferentes. Alguns podem preferir entrega mais rápida em vez de custo, enquanto outros são mais adeptos do envio econômico. Disponibilizar alternativas variadas ajuda a reduzir o abandono de carrinho
Destaque o valor acima do preço Comunique o valor que seus produtos proporcionam. Às vezes, a percepção de fechar um bom negócio ou ter acesso a um bem ou serviço de qualidade superior pode compensar preocupações sobre custos extras
Revise regularmente as estratégias de preços Mantenha-se competitivo e amigável ao cliente, revisando periodicamente suas estruturas de preços e taxas de envio. Compare-as com os padrões da concorrência e as expectativas do cliente
Utilize a psicologia da precificação Entender o impacto psicológico da precificação pode ajudar a estruturar custos de uma forma que pareça mais palatável para os clientes. Por exemplo, agrupar produtos pode fazer com que gastos extras pareçam mais justificados e aceitáveis
Gestão passa pela maximização de ganhos e redução de gastos, sempre privilegiando a qualidade do serviço e mix | Foto: Freepik
A gestão financeira da farmácia é essencial para que o varejista atinja suas metas de lucratividade e faturamento para o ano. No entanto, o planejamento deve ser muito mais amplo e envolver também os fatores externos alheios à interferência prévia do gestor, a exemplo de indicadores eresultadosmacroeconômicos.
“É de suma importância fazer uma análise detalhada da gestão e planejar os próximos passos de forma cuidadosa. Afinal, inflação, alterações nos custos de insumos e matérias-primas, além de alta nos gastos com transporte e energia elétrica, são entraves que fogem ao controle do gestor”, afirma Silvinei Toffanin, sócio na Direto Group.
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Os especialistas da empresa de wealth management realçam a necessidade de a gestão financeiraprever cenários, ajustar orçamentos, além de investir com clareza de objetivos. A também sócia na empresa, Márcia Abreu, destaca algumas boas-práticas que devem ser adotadas.
“Automatizar os sistemas de gestão financeira, acompanhar periodicamente indicadores como margem de lucro, lucratividade, margem de contribuição e ponto de equilíbrio, além de revisar o orçamento da companhia mensalmente, são ações essenciais para a saúde da empresa”, aponta.
Gestão financeira passa por mais diálogo com fornecedores
Toffanin também recomenda que o controle de custos esteja em constante aprimoramento. “Negociar comfornecedores, sempre que possível, a melhoria de prazos, descontos e condições de pagamento são ações importantes”, comenta.
Márcia, por sua vez, afirma que é necessário ponderar na balança quais despesas são mais importantes e as que podem ser substituídas ou eliminadas. “Deve-se analisar o custo-benefício de cada despesa. O ideal é priorizar aquelas que trazem retorno imediato”, afirma.
Fique de olho na reforma tributária
O sócio finaliza trazendo uma dica extra: revise a parte fiscal e tributária da empresa, com especial atenção para os possíveis impactos da reforma tributária no canal farma.
Para chegar a meta, varejista planeja abrir 50 novas lojas / Foto: Divulgação
Veterana no varejo de Minas Gerais, a Drogaria Araujo completa 119 anos na próxima quinta-feira, dia 20. Como “presente de aniversário”, a rede de farmácias almeja um faturamento de R$ 5 bilhões para 2025. As informações são do Diário do Comércio.
Tal receita significaria um avanço de 15% no indicativo. Para isso, a varejista também planeja abrir 50 lojas no período, mantendo o ritmo de crescimento registrado em 2024.
Com mais de 300 PDVs espalhados por 65 municípios mineiros, a companhia conta com uma equipe de 12 mil colaboradores para atender 60 milhões de clientes por ano.
350ª loja da Drogaria Araujo será em homenagem a fundador
Como parte das comemorações dos 119 anos da Araujo, a rede de farmácias inaugurará sua loja número 350. A unidade, localizada no bairro do Pátio Belverde II, no Centro-Sul de Belo Horizonte (MG), será em homenagem ao fundador da varejista, Modesto Araujo.
A unidade ficará locada na rua que leva o nome do empresário. “Batizar essa unidade como Modesto Araujo é uma forma de homenagear nosso fundador e reafirmar o compromisso que ele estabeleceu lá em 1906: estar sempre perto, oferecendo cuidado e conveniência”, comenta o presidente da companhia, Modesto Araujo Filho.
Rede tem histórico de inovação
Em sua jornada mais que centenária, a Araujo se destaca por seu DNA inovador. Ainda em 1933, a rede foi a primeira na capital mineira a oferecer plantão de 24 horas. Trinta anos depois, inovou em nível nacional ao disponibilizar um serviço de telemarketing. “Estamos prontos para os próximos capítulos dessa história e queremos caminhar cada vez mais perto de nossos clientes”, completa o executivo.
O SupraVit Nutri Diabetics é o mais novo lançamento da Hertz, em uma versão diet que vem para complementar o portfólio da companhia. O suplemento surge como opção para aqueles consumidores que têm uma dieta com restrição de sacarose, frutose e/ou glicose.
A novidade também ganhou uma atualização em sua fórmula, que visa complementar as necessidades nutricionais diárias de forma prática e fácil. “Nosso principal objetivo é reafirmar o compromisso da marca em oferecer nutrição completa”, afirma a coordenadora de marketing e comunicação, Roberta Diehl.
O produto é rico em minerais e vitaminas do complexo B, oferecendo 90% dos nutrientes diários recomendados em apenas uma dose. Além disso, ele não contém glúten, lactose ou açúcar adicionado.
Versão diet do SupraVit Nutri chega com 400g
O SupraVit Nutri Diabetics está disponível em embalagens de 400g, o que possibilita um rendimento de oito porções. O sabor é baunilha e o suplemento pode ser preparado em água fria ou quente.
O presidente da Abradilan, Juliano Vinhal, enfatizou importância da construção de parcerias sólidas e da inovação na abertura do evento Fotos: Divulgação e Panorama Farmacêutico
O primeiro dia de trabalhos da Abradilan Conexão Farma refletiu com exatidão o atual foco de preocupações das distribuidoras regionais. A busca por expansão territorial e de portfólio vem dando lugar a uma estratégia direcionada à gestão tecnológica e à modernização dos processos, para atender às farmácias associativistas e independentes com cada vez menos fricções e ruptura.
A estimativa de atrair 27 mil visitantes entre 18 e 20 de março tende a se concretizar a julgar pelo público presente nesta terça-feira. O auditório do Expo Center Norte (São Paulo-SP) lotou por conta do Encontro de Líderes, sessão restrita a convidados que representou uma espécie de pré-abertura do evento. E os olhares da audiência estavam bem atentos às explanações de Álvaro Frasson, estrategista-macro do banco BTG Pactual, a respeito dos rumos da economia brasileira.
A segunda palestra consistiu em um bate-bola sobre as implicações da reforma tributária, com a participação de Vinicius Andrade, vice-presidente da Abradilan e CEO do Grupo Orgafarma, e do advogado Lucas Ribeiro. As duas apresentações atestaram a crescente necessidade de o setor adotar uma administração cada vez mais centrada no aumento da rentabilidade por meio de metodologias ágeis e racionalização de custos.
Os números relativos à atuação das 158 empresas associadas, controladas por 75 grupos econômicos, atestam como está consolidada a capilaridade das distribuidoras regionais. Com uso de uma frota superior a 4,5 mil veículos, o setor assegura 50 mil entregas diárias a 85% das lojas do varejo farmacêutico, cobrindo 95% do território nacional. “Nosso protagonismo está claro. Mas agora, a chave para o futuro passa essencialmente pela construção de parcerias sólidas e pelo fortalecimento da relação colaborativa entre os elos da cadeia”, argumenta Juliano Vinhal, presidente da entidade.
Conexão Farma valoriza prestação de serviços em área de exposição
As palavras de Vinhal na abertura do Conexão Farma ressoaram sobre a área de exposição, uma autêntica vitrine de inovações. Em meio ao volume recorde de 190 estandes, ficou clara a divisão de atenções entre a indústria farmacêutica e os provedores de serviços.
Muito além de novos produtos e descontos na negociação com fornecedores, o que se via era a disposição dos participantes em conhecer de perto novas soluções para aprimorar a gestão do dia a dia. Um dos exemplos é o da Farmacon, com ferramentas de inteligência tributária que propiciam reduzir em até 52% o pagamento de impostos. Já a Procfit expôs seu sistema de automação que viabiliza a gestão de vendas nos PDVs por meio de múltiplos dispositivos, além de realizar minipalestras de orientação para os convidados.
Em paralelo, as palestras mais concorridas não deram vazão a pesquisas e indicadores. O que se viu foi uma série de aconselhamentos. CEO da Abrafarma, Sergio Mena Barreto enfatizou a liderança como o mais valioso patrimônio do momento, enquanto o vice-presidente da Rock Encantech, Marcelo Vienna, destacou o crescente poder da geolocalização para entender de fato o perfil dos consumidores.
Distribuidoras regionais lapidam processos e miram qualificação
O Panorama Farmacêutico ouviu algumas distribuidoras regionais, que foram unânimes ao indicar o olhar para dentro como rota obrigatória para a eficiência. Duas dessas companhias, inclusive, apostaram em parceria com a Fundação Dom Cabral para lapidar seus métodos de trabalho. “Nosso plano de ações para 2025 inclui pelo menos 30 projetos para melhoria da gestão, que se somarão a iniciativas colocadas em prática no ano passado, como a implementação de ferramentas de precificação automatizada e acompanhamento da força de vendas com uso de inteligência artificial”, comenta Lucas Freire e Freire, CEO do Grupo GMILL, que atende 7 mil farmácias no Espírito Santo e no Rio de Janeiro.
O crescimento real de 2,5% no faturamento em 2024 refletiu o compromisso com mais investimentos em processos. Com os alicerces da casa mais fortalecidos, a empresa já prevê ampliar de 8 mil para 10 mil o número de SKUs, priorizando o avanço na oferta de não medicamentos.
A Distrimed, por sua vez, constituiu neste mês um portal de vendas que permite ao varejo a efetivação de compras instantâneas. O acesso é compartilhado com a indústria, que pode lançar suas promoções e descontos em tempo real. A distribuidora, voltada exclusivamente para o mercado mineiro e com 9 mil farmácias na carteira, também injetou mais recursos na contratação de vendedores
“Com quase 290 profissionais no time comercial, conseguimos viabilizar a visitação de 2 mil CNPJs por dia. Além disso, mais de 1 mil varejistas já vêm utilizando nosso portal, o que nos garante uma excelente positivação”, observa o diretor Augusto Macedo.
A distribuidora também montou um modelo diferenciado de operação descentralizada. Em vez de concentrar operações em um único complexo, a Distrimed mantém quatro centros de distribuição – sendo dois na cidade de Pimenta e outros dois em Betim, na Região Metropolitana. A área total das quatro unidades soma 20 mil m². “O mais novo CD de Betim, inclusive, é destinado exclusivamente a não medicamentos. Dessa maneira, conseguimos que as entregas sejam mais ágeis e customizadas”, acredita.
Já o Grupo Nordeste, presente em 6,1 mil PDVs nos estados do Ceará, Maranhão e Piauí, refez seu planejamento estratégico no ano passado e decidiu que era preciso encorpar a força de vendas. Esse departamento integra 170 profissionais. “Ao mesmo tempo, estamos trabalhando em uma estratégia para reduzir o número de fornecedores de forma a personalizar o atendimento. Assim fazemos com que nossos vendedores assumam uma postura consultiva, o que é fundamental nesse cenário de mais competição e menos margens”, argumenta Antenor Jr., sócio-diretor da distribuidora.
1 de 50
Alessandra Lima fala sobre a importância de um layout conectado
Aramis Domont (The Galileo Health), Armando Ahmed (Drogaria Venancio) e Luiz Violland (Violland Partners) prestigiam o evento
Capacitação para o varejo nas Arenas
Conexão Farma projeta receber mais de 27 mil participantes
Corredores lotados marcam o primeiro dia do evento
CRF-SP muito bem representado, com Priscila Dejuste e Marcelo Polacow
Dentalclean aposta em podutos kids
Diego Leite, da Rosa Selvagem, apresenta a linha corporal anti-manchas
Dobro- Ana Santana, Matheus Loverbeck e Julia Urban, foco em distribuição de nitrato
Edenir Zandoná, Rafael Espinhel e André Bedran, representando a ABCFARMA
Eduardo Rocha, CIO e Renata Correa, MKT, lançamento de novo produto, vildagliptina
Encontro de Líderes abriu a programação com projeções sobre macroeconomia e reforma tributária
Equipe Cepalab - Fernanda Rezende, Jorge Rezende, Paulo Sampaio e Glauco Araujo
Fábio Alguim, da IQVIA, apresenta dados sobre a nova personalização da loja
Farmacon - Marcos Cordeiro, planejamento e reforma tributária
Geolab foi a campeã do Prêmio Abradilan Fornecedores do Ano
Gustavo Menezes apresenta a sala de treinamento para farmacêuticos da Vitamedic
Heloísa Abreu e Jauri Siqueira, da Interplayers, apresentam a Clinicarx para aprimorar gestão de serviços de saúde
Infox - Luis Augusto Barbieri e Luciano Pais, apresentando nova marca de serviços financeiros
Leandro Borges, Lorena Fagundes, Mara Pereira e Ana Spindola - serviço de call center
Leonardo dos Santos e Fernando Foster, da Rock Encantech, fechando bons negócios na feira
Marcela Lacerda, da Proffer, apresenta o módulo de promoções para o mercado
Mini palestras fazem sucesso no estande da Procfit
Muito networking e negócios pelos corredores
Nestlé leva novidades para o portfólio de Mucilon
Nicolas Kezh, da Sanofi, fechando bons negócios na feira
Nupill - Raul Quadros e Nivaldo Dias apresentam seu portfólio na feira
Rachel Chamusca, gerente de marketing da Pharlab, comemora collab entre Agil-C e o personagem Chico Bento
Redes associadas à Fecofar em peso no Conexão Farma
Rodrigo Bicalho (Rede Melhor Compra), Nilson Ribeiro e Douglas Silva, representando a Abrafad
Sergio Mena Barreto, da Abrafarma, fala sobre liderança e exponencialidade no mercado farma
Sucesso no estande da Abradilan
Tais Pereira e Camilla Castro, da Abrafarma, prestigiam a feira
Zenvia leva IA para apresentar experiência com consumidor - Fernanda de Holanda, Mariana Pagliarin, Wellington Santos, Lucas Ribeiro
Juliano Vinhal discursa na cerimônia de abertura da feira (foto Ale Fotógrafo)
Gustavo Alves, diretor de marketing da Vitamedic, abre palestra do Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma (foto Ale Fotógrafo)
Álvaro Frasson, do BTG Pactual, faz análise sobre os rumos da economia do país no Encontro de Líderes
Antenor Jr., da Nordeste Distribuidora, aposta em ampliação de força de vendas
Bate-bola sobre reforma tributária com Vinicius Andrade (Abradilan) e o advogado especializado Lucas Ribeiro
Lucas Freire e Freire, do Grupo GMILL. distribuidora atenta às lições sobre tendências de gestão no canal farma
Messias Macedo ao lado dos filhos e diretores Augusto e João Paulo. família que lidera a Distrimed unida em busca de novas oportunidades
Taís Pereira e Camilla Castro, da Abrafarma. dupla atenta a conexões com a indústria
Ariane Aoki, Edilson Bianqui e Juliana Mendes, da Prati-Donaduzzi novas fórmulas chegando no mercado
Arthur Hertz e Roberta Diehl, da Hertz sempre presente e inovando
Arthur Rodrigues, Eduardo Martins e Rachel Chamusca, da Pharlab com Anderson Galvão, da MSP novo MIP nas gôndolas
De Fortaleza para o Conexão Farma, o staff da Med Mais Saude Israel e Andrezza Cintra com Patrícia Austregesilo e Reges Klinton
ECO Diagnóstica presente com os diretores Sora Choi e Vinicius Pereira
Hamilton Itaborahy, Daniel Vaie e Antonio Souza, da Zydus, uma farmaceutica indiana com espírito verde amarelo
Em busca de novos negócios, Fábio e Bruno Coutinho, da Visão Grupo
Os diretores Marcelo Guidugli e Thayane Abreu, da Procfit recepcioando usuários do Cosmos
O presidente da Abradilan, Juliano Vinhal (centro) prestigia representantes da CCM, Geolab e Hypera, que dividiram as cinco premiações // Fotos: Divulgação
O Prêmio Abradilan Fornecedores do Ano chegou à sua terceira edição consolidado como a mais importante fonte de reconhecimento da cooperação entre distribuidoras regionais e as indústrias farmacêuticas e de bens de consumo. O anúncio dos vencedores ocorreu na manhã desta terça-feira, dia 18, e integrou o Encontro de Líderes que abriu a programação do Abradilan Conexão Farma 2025.
A exemplo dos anos anteriores, a premiação abrangeu cinco categorias, sendo quatro dedicadas aos melhores fabricantes de produtos de consumo, medicamentos de marca, similares e genéricos. O quinto troféu foi entregue ao melhor fornecedor de 2024.
Sob a chancela da FIA-USP, a premiação leva em consideração seis critérios – crescimento de vendas, tempo de entrega, nível de serviço, atendimento da força de vendas, investimentos e rentabilidade.
A votação é aberta às 158 distribuidoras associadas da Abradilan, que indicam as três melhores indústrias em cada quesito e atribuem notas de 1 a 5 para cada uma delas. As mais bem ranqueadas por categoria conquistam o prêmio e a que somou a maior pontuação geral leva o prêmio principal.
Prêmio Abradilan destina troféus a 3 farmacêuticas
Três indústrias farmacêuticas dividiram os troféus do Prêmio Abradilan de 2025. A maior ganhadora foi a Geolab, eleita nas categorias de medicamentos e similares. Além disso, conquistou a condição de maior fornecedora do ano. Kal Rodrigues, diretor comercial e de marketing, representou o laboratório na cerimônia.
Time da Geolab celebrou em peso a tríplice conquista e o título de melhor do ano
“Só temos que enaltecer as distribuidoras regionais por essa conquista. São elas que diariamente contribuem para dinamizar nossos negócios e disseminar nosso portfólio em farmácias e consumidores de todo território nacional”, enfatizou.
A CCM foi a escolhida entre as fabricantes de produtos de consumo, enquanto a Hypera venceu na categoria de medicamentos de marca.
Confira os finalistas por categoria, com os vencedores em negrito