Anvisa lança plano para reduzir fila de registro de medicamentos

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registro de medicamentos

A burocracia no registro de medicamentos no Brasil pode estar com os dias contados. A Anvisa apresentou na semana passada um plano para reduzir a fila de espera para avaliar a incorporação de remédios inovadores no país.

A proposta foi apresentada em reunião com entidades representativas da indústria farmacêutica e deve entrar na pauta de reunião da Diretoria Colegiada até o fim do mês de abril. Caso receba aprovação, o projeto pode ajudar a desengavetar os mais de 510 pedidos de registro de medicamentos parados na agência, sendo que 249 esperam por uma resposta há mais de um ano.

“Se não houvesse mais nenhum pedido depositado, demoraríamos em média dois anos para avaliar todas as solicitações apresentadas até o momento”, revelou a diretora da Anvisa, Meiruze Freitas, em entrevista ao portal JOTA.

Estratégias para simplificar o registro de medicamentos

Em março deste ano, o Panorama Farmacêutico repercutiu o plano em uma enquete no portal. Uma das intenções da Anvisa é aproveitar análises de autoridades sanitárias de outros países que tenham padrões de exigência e regulação similares aos adotados em solo brasileiro. Os dados trazidos do Exterior, de órgãos como FDA e a Agência Europeia de Medicamentos, balizariam a aprovação, o que contribuiria para derrubar algumas contradições escancaradas pelos números.

“Vamos usar apenas dados públicos, com o aval dos fabricantes”, ressaltou Meiruze. Essa consulta a agências internacionais complementaria as análises da Anvisa.

Outra regra em avaliação é a fixação de critérios para levar em consideração esses estudos do Exterior. O medicamento precisa apresentar o mesmo público-alvo, a mesma posologia e indicação. Além disso, não pode ter sido recolhido em outro país ou sofrido algum tipo de interdição.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Walgreens amplia entrega por drones nos Estados Unidos

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entrega por drones

A entrega por drones avança no varejo farmacêutico dos Estados Unidos. A Walgreens lançou a operação na região de Dallas e Fort Worth, em parceria com a Alphabet, proprietária do Google. As informações são do portal Drug Store News.

A parceria entre as duas empresas para entrega por drones teve início em outubro do ano passado, inicialmente em Frisco e Littel Elm, municípios de médio porte no estado do Texas. Mas agora, é a primeira vez que essa tecnologia se estende a uma grande área metropolitana dos Estados Unidos.

A região de Dallas e Fort Worth é a quarta maior área metropolitana do país, concentrando em torno de 120 bairros suburbanos e de alta densidade populacional. A Walgreens iniciou um piloto com a Alphabet em 2019 para testar entregas de drones em pequena escala na cidade de Christiansburg, na Virgínia.

Como funciona a entrega por drones?

A aeronave pousa em pequenos contêineres que funcionam como minúsculos hangares, permitindo que cada loja implante de forma rápida e fácil uma pequena frota em seu estacionamento, telhado ou pequenos espaços adjacentes ao prédio. Os próprios funcionários da Walgreens são responsáveis pelo processamento e carregamento dos pacotes nos drones.

Tentativas de entrega por drones no Brasil

No Brasil, Avon e Natura vêm experimentando a entrega por drones desde agosto de 2021. Essa estratégia visa a driblar as barreiras que a pandemia impôs ao modelo de entrega porta a porta, por consultoras e representantes. Além disso, a inovação possibilitará que o grupo alcance a meta de atingir zero de emissões de carbono até 2030. No setor de farmácias, Drogaria VenancioFarmácias São João e Raia Drogasil também já efetivaram testes, mas ficaram só nos pilotos até o momento.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

L’Oréal registra patente de 16 marcas no metaverso

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marcas no metaverso

A L’Oréal acaba de registrar a patente digital de 16 marcas no metaverso, enquanto o varejo discute o que esperar dessa tecnologia.

O rol de marcas no metaverso que será disponibilizado pela fabricante inclui a linha de cuidados com a pele Kiehl’s, os produtos de maquiagem da Maybelline, Urban Decay e It Cosmetics, além da família de esmaltes Essie. Segundo informações da Forbes, o registro da Kiehl, por exemplo, contempla até procedimentos estéticos e faciais com avatares dos clientes.

Em oito desses 16 registros, a companhia destaca seu interesse em comercializar e promover trocas de cosméticos virtuais no metaverso.

Setor de beleza: primeiras inserções de marcas no metaverso

Em dezembro do ano passado, a já havia realizado uma primeira degustação no metaverso. Na época, a empresa utilizou recrutou cinco artistas femininas para promover NFTs (uma espécie de token criptográfico) no ambiente virtual, com a meta de estimular a equidade de gênero no consumo de criptomoedas. Mas o resultado de US$ 1.550 em vendas ficou bem abaixo das expectativas.

Três meses antes, foi a vez de a P&G Beauty, divisão de beleza da P&G lançar o BeautySphere no metaverso – dedicado a promover o storytelling de suas marcas.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Março tem queda nos testes positivos da Covid em farmácias

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testes positivos da Covid

Apesar de um ligeiro avanço na segunda quinzena, março terminou com o menor número de testes positivos da Covid depois de quatro meses. Os dados são da Abrafarma, com base em indicadores coletados por 4,9 mil estabelecimentos que prestam esse atendimento.

O total de testes positivos da Covid no último mês foi de 58.534, volume 83% inferior ao de fevereiro – que registrou 349.287 diagnósticos de coronavírus e já marcava uma tendência de recuo depois do boom de quase 1 milhão de casos em janeiro.

O índice de positivos sobre o volume de atendimentos foi de 12,51%, vinte pontos percentuais abaixo do de fevereiro. “Embora haja claros sinais de recrudescimento da pandemia, o alerta ainda deve permanecer, já que ainda não voltamos à casa de um dígito – algo que só ocorreu uma única vez, em novembro do ano passado”, adverte Sérgio Mena Barreto, CEO da Abrafarma. O executivo alerta ainda para o expressivo volume de autotestes que confirmam o diagnóstico da Covid

As farmácias brasileiras promoveram 16.869.094 testagens desde abril de 2020, quando a Anvisa aprovou a implementação desse serviço. A somatória de testes positivos da Covid foi de 3.851.823 (23%), contra 13.017.271 negativos (77%).

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Setor já enxerga metaverso no varejo como um futuro próximo

transformação digital - METAVERSO

O metaverso no varejo é um futuro próximo na opinião de quase seis entre dez leitores do Panorama Farmacêutico. A cena do presidente da Febrafar, Edison Tamascia, ao lado de seu avatar durante o jantar da entidade no último dia 11, pode se tornar uma realidade em breve e ser uma oportunidade disruptiva para as farmácias.

A enquete do portal sobre o assunto contou com a opinião de 1.723 profissionais. Para 38% (659), o metaverso no varejo vai ser decisivo nas relações com clientes. Outros 21% (355) acreditam que essa tecnologia poderá garantir muito mais fluidez nas compras. Para 591 profissionais (34%), a importância do metaverso é clara, mas ainda está distante do seu universo. E somente 7% entendem se tratar de algo descartável.

Para especialistas, o metaverso no varejo pode conduzir a uma profunda transformação na experiência de consumo e na forma de abordagem das farmácias.

“É um caminho que o setor já vem perseguindo, mas que pode se materializar de uma forma muito mais clara com essa tecnologia. A possibilidade de degustar produtos de beleza no avatar é uma das práticas que tornariam a jornada de compra muito mais assertiva”, comenta Miguel Santamaria, country manager da Tiendeo, plataforma digital especializada em estratégias para conectar shoppers e varejistas. O executivo gravou um vídeo sobre o assunto para nossa seção Consumo & Tendências.

Grandes empresas como TIM e Lacta já abraçam essa nova realidade ao inaugurarem lojas no metaverso. E a L´Oréal acaba de registrar 16 patentes no universo virtual. E projeções da Ernst & Young mostram como a tendência veio para ficar. A consultoria prevê um movimento de US$ 48 bilhões até 2026.

“O metaverso deve brilhar os olhos dos varejistas, já que cada vez mais as pessoas vêm se preocupando com sua imagem e suas versões no mundo digital”, reforça Arthur Igreja, cofundador da plataforma AAA Inovação.

Setor já enxerga metaverso no varejo como um futuro próximo

Nova enquete

A tecnologia continua em pauta na nova enquete que está no ar. Enquanto o metaverso não vem, o 5G já é uma realidade e pode dinamizar a interação com os clientes e todo o processo de comunicação com fornecedores. Mas como sua farmácia está se inserindo nesse cenário?

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Pague Menos oferece vacina tetravalente para gripe

Imunizante é atualizado com as cepas de 2022 previne H1N1, H3N2 e dois subtipos de influenza B; vacinação ocorre nas salas do Clinic Farma das lojas da rede de farmácias de Guarulhos e capital paulista

Como parte de seu compromisso com a saúde da população, a Pague Menos passa a oferecer, a partir desta semana, a vacina tetravalente para gripe nas salas do Clinic Farma de unidades da rede de farmácias dos municípios de São Paulo (51 lojas) e Guarulhos (1 loja), ao custo de R$ 80,00.

Nas lojas localizadas na Av. Angelica, 1774, Higienópolis, em São Paulo, e na Estrada Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, 4414, Jardim Albertina, em Guarulhos, não há necessidade de agendamento para vacinar-se. Já nas demais unidades, é necessário o cliente acessar o site da Pague Menos, selecionar “agendamento de serviços” e, após, no campo “vacina”, escolher a primeira opção, que é a “vacina da gripe tetravalente”.

No dia e horário agendados, o cliente vai até a loja por ele selecionada e lá uma equipe do Lavoisier – laboratório da rede de saúde integrada Dasa, parceiro da Pague Menos – aplicará o imunizante, dentro das salas do Clinic Farma.

Atualizado com as cepas 2022, o imunizante tetravalente oferece cobertura de proteção mais completa e abrangente, prevenindo ao mesmo tempo a H1N1 (cepa Victoria), a H3N2 (cepa Darwin) e dois subtipos da influenza B (cepas Austria e Phuket). A cepa Darwin da H3N2, inclusive, foi a responsável pelo aumento dos casos de Influenza no final do ano passado, razão a mais para que as pessoas se vacinem – o público indicado são crianças a partir de 6 meses, adultos, idosos e gestantes.

“Os vírus influenza são reconhecidos por constantemente sofrerem mutações, por isso é importante que a vacinação seja feita todos os anos. Fora a vacinação, cuidados mais simples devem ser tomados para evitar a disseminação da gripe, como o contato próximo com quem possa estar contaminado, ficar muito tempo em lugares fechados, cobrir a boca e o nariz sempre que for tossir ou espirrar e higienizar as mãos constantemente”, explica Cecília Felizola, Farmacêutica da Pague Menos.

Fonte: Portal Manezinho News – PR

 

Nem sempre a marca preferida é a mais comprada

As marcas utilizam-se do marketing para sensibilizar o consumidor e vender mais. O desafio de uma marca é atingir o seu segmento alvo, ser líder em LEMBRANÇA, em PREFERÊNCIA e, principalmente, em CONSUMO.

As pesquisas de relacionamento do consumidor com uma marca nos ensinam que a lembrança (Top Of Mind) nos traz o espaço que a mesma tem no imaginário social, o quanto ela está na “boca do povo”.  Lembrança de marca é quando o consumidor lembra espontaneamente de uma marca, sem ser induzido. Significa que a marca tem recall, que a propaganda fez o seu trabalho.

Preferência por marca é quando o consumidor deseja, tem expectativa, responde a um modismo ou tem um relacionamento funcional e utilitário com a mesma. Nesse contexto, o produto se torna uma necessidade motivada por uma emoção ou é a resposta a um impulso. As pesquisas indicam que a publicidade se mostra muito eficaz para construir os laços de desejo a um produto.

O consumo representa a efetivação de compra, é quando a racionalidade impacta na decisão. Nesse campo estão as variáveis ligadas aos 4 “P” do marketing (preço, produto, promoção e praça), sendo que o preço e a praça ativam a racionalidade da decisão.

O IPO – Instituto Pesquisas de Opinião tem se debruçado na análise da correlação entre a lembrança, preferência e a efetivação da compra. Nem sempre a marca mais lembrada é a de preferência e nem sempre a marca de preferência é a adquirida. O desafio é compreender porque isso acontece.

Há vários fenômenos que respondem a essa pergunta, exigindo que a “lupa” seja colocada nas especificidades do segmento de atuação, no perfil dos consumidores e na estratégia de marketing adotada.

Um case para exemplificar esse tema é a rede de farmácias Panvel.

A propaganda da rede a coloca no topo do ranking, sendo a farmácia mais lembrada do RS.  Quando o quesito é coração e a pergunta está associada a preferência, a farmácia Panvel perde a liderança.

Entretanto, quando o questionamento é sobre lealdade e efetivação de compra, a rede Panvel perde mais algumas posições, conforme a cidade em estudo. A Panvel é líder em lembrança, mas não consolida em preferência. Em outras palavras, a força da marca Panvel poderia otimizar seus resultados, consolidando a lembrança em preferência e convertendo a mesma em vendas.

Quando os indicadores de lembrança, preferência e lealdade se alinham, há harmonia no reconhecimento de uma marca e com isso ocorre o processo de cristalização na lealdade à marca: “lembrou que precisa da Panvel, procurou a Panvel e comprou na Panvel”.

Os fatores que motivam esse processo de cristalização da lealdade dependem do segmento e do perfil do público-alvo. Analisando o segmento de farmácias, os fatores de lealdade estão associados à localização do ponto de venda (inclui a agilidade de seus canais) e ao acolhimento, a forma como o atendimento ocorre e a segurança que ele transmite.

O preço justo é uma variável importante, mas que depende do grau de dependência das medicações de uso contínuo, que abre o diálogo para negociação da lealdade desse segmento. Quando se compreende o papel que uma marca ocupa no sistema de crenças dos consumidores, se desvenda o imaginário social que motiva a decisão de compra.

Fonte: Portal COLETIVA.NET – RS

Nova Química ainda mais Zen

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zen 1

Com pouco mais de três anos na Nova Química, Jean Carlo Zen dá mais um salto na carreira ao assumir a gerência distrital da farmacêutica na Região Sul. Ele iniciou sua trajetória na indústria como consultor de vendas e dedicou os últimos quatro meses à coordenação do relacionamento com as farmácias associativistas do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Em sua experiência profissional, destaca-se pela atuação em projetos de gestão comercial, planejamento estratégico e atendimento ao cliente. A jornada pelo canal farma começou em 2009, quando se tornou vendedor da SantaCruz e permaneceu na distribuidora por mais de oito anos.

Contato: jean.zen@nqfarma.com.br

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

 

Germed mira Norte-Nordeste

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Germed Pharma Fabio Jose Andrade

O eixo Norte-Nordeste é um dos alvos da expansão da Germed Pharma, que anuncia Fábio José Silva Andrade como seu novo gerente distrital de demanda. Ele será responsável por gerenciar as operações da farmacêutica nos mercados do Ceará, Maranhão, Pará, Piauí e Rio Grande do Norte.

Seus 19 anos de atuação em cargos de gestão comercial e marketing em multinacionais, incluindo Ambev e Coca-Cola, e sua carreira em diferentes nichos do canal farma são trunfos para reforçar a representatividade regional do laboratório. Além de trabalhar na fabricante de beleza Biomátika, permaneceu por mais de três anos na Panpharma – como gerente de vendas e contas.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Ruby Rose revoluciona com bases hidratantes

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Ruby Rose revoluciona com bases hidratantes

Uma maquiagem mais leve, com um acabamento natural, já é uma tendência entre os adeptos desse universo. Pensando nessa pegada clean, a Ruby Rose ampliou a linha Feels Mood com suas primeiras bases hidratantes – a fluída e a sérum.

Os lançamentos chegam cheios de personalidade, entregando leveza, viço e skincare em um único item. Cada paleta oferece 12 tons diferentes para atender a todos os tipos de pele.

A versão fluída tem ácido hialurônico, extrato de chá verde e vitamina E. É indicada para peles mistas e oleosas. Já a base sérum mantém uma textura natural, com toque seco e FPS 20 na composição. Além disso, o produto conta com vitamina E e extrato de orquídea phalaenopsis.

Distribuição: sistema próprio de distribuição
Gerente de marketing: Luana Bazilio – l.bazilio@rubyrose.com.br

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico