Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Novo Nordisk usará água da chuva para produção de insulina

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Novo Nordisk

 

A fábrica de insulinas da Novo Nordisk em Montes Claros (MG) inaugura nesta quarta-feira, dia 18, um sistema de captação de água pluvial com capacidade de uso de 80 milhões de litros por ano. O economizará 40% do consumo do recurso da concessionária de água local, quantidade suficiente para abastecer mais de 6 mil casas, com quatro pessoas, ao longo de um ano.

Durante o segundo semestre de 2022, além da lagoa, a fábrica também direcionou seus esforços para a construção de uma Estação de Tratamento de Água, com sistemas de decantação, filtragem, ultrafiltração e purificação da água para atendimento aos requisitos legais de potabilização. Este sistema passou por um processo de validação e aprovação da Vigilância Sanitária para ser autorizado a reutilizar a água da chuva na fabricação de medicamentos.

“A insulina tem mais de 90% de água em sua composição, portanto, este projeto nos permitirá ser pioneiros, sendo a única no Brasil a fabricar insulina utilizando água da chuva. É o resultado do propósito da nossa estratégia ambiental de impacto positivo tanto no meio ambiente, quanto na sociedade”, explica Reinaldo Costa, vice-presidente corporativo da empresa.

A unidade de Montes Claros da Novo Nordisk é reconhecida como a maior fábrica de insulina da América Latina e uma das mais modernas do mundo, responsável por 30% da insulina produzida mundialmente pela empresa e 15% da insulina consumida no mundo, totalizando sozinha 25% de toda exportação de medicamentos do Brasil. A unidade produz insulinas para 50 países, incluindo o Brasil, onde parte da produção é destinada ao SUS (Sistema Único de Saúde).

Além do reuso de água da chuva inaugurado agora, a fábrica já conta com outras ações de redução e reutilização de água. Um exemplo são os 250 mil litros de efluentes que são tratados em uma Estação de Tratamento de Efluentes e reutilizados na irrigação de 40 mil m² de áreas verdes locais e 130 mil litros de efluentes industriais que são tratados em uma planta de reuso e são utilizados para torres de resfriamento e caldeiras. Somente com essas iniciativas, já se tem 380 mil litros de água de redução de consumo de água.

Outras ações da Novo Nordisk

Outras duas ações de impacto positivo ambiental e social também foram anunciadas pela unidade agora em janeiro: incineração zero e instalação de sistemas de captação de chuva em comunidades locais.

Desde 2020 a fábrica não utiliza aterros industriais e agora em 2022 atingiu o objetivo de zero incineração. Todos os resíduos, antes incinerados, agora estão sendo destinados a processos ambientalmente mais adequados, seguindo os princípios da economia circular.

Quanto ao sistema de captação de chuva, a Novo Nordisk estendeu seus conhecimentos e recursos para nove comunidades da região de Montes Claros e três associações na área urbana do município também receberam o sistema,.

“Já foram coletados cerca de 500 mil litros de água, que será usada por centenas de pessoas. Além disso, as caixas que são utilizadas para o projeto de captação de água de chuva são confeccionadas a partir de resíduos plásticos reciclados da nossa fábrica”, diz Robison Morais, diretor de Suporte à Produção, da Novo Nordisk.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

 

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress