Venda da Jequiti para a Cimed é emperrada por questão financeira

venda da Jequiti
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A venda da Jequiti, do Grupo Silvio Santos, para a farmacêutica Cimed chegou a um impasse. A família do apresentador de TV aumentou o valor  do negócio, porém o laboratório não quer atender. As informações são da Folha de S. Paulo.

Inicialmente, a empresa de João Adibe Marques queria pagar R$ 400 milhões pela operação da fabricante de cosméticos. A família Abravanel subiu, então, a proposta para R$ 450 milhões, o que foi aceito. Mas agora um novo acréscimo teria sido solicitado.

Por enquanto, as negociações estão paralisadas e só devem ser retomadas em agosto, com o fim das férias do meio de ano. Segundo a reportagem, as tratativas começaram ainda em abril e, apenas após dois meses de conversa, a negociação se tornou pública.

Venda da Jequiti trava por percepção de valor maior 

Na visão do Grupo Silvio Santos, a Jequiti detém, atualmente, um valor de mercado maior que os R$ 450 milhões anteriormente acordados. Só que a Cimed não quer abrir mais os cofres.

Caso o imbróglio se desfaça no mês que vem, a fabricante de cosméticos seguirá como uma patrocinadora prioritária no SBT, emissora televisiva da família Abravanel.

O objetivo da farmacêutica com a aquisição é tornar os produtos da marca uma espécie de referência nacional. O grupo detentor da empresa já deseja vender a operação desde 2020, quando chegou à conclusão de que não conseguiria manter o ritmo de investimentos necessários.

Carvão vegetal é aposta da Cifarma para saúde intestinal

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Carvão vegetal

O composto de carvão vegetal Nointox é o mais novo lançamento da Cifarma. O medicamento, indicado para o tratamento de intoxicações, descontaminação gastrointestinal e redução do acúmulo de gases, é um aliado para quem quer curtir as férias sem se preocupar com alguns deslizes na alimentação.

O carvão age como uma espécie de esponja no organismo, absorvendo substâncias tóxicas e reduzindo a presença de gases intestinais. Seu uso é indicado para crianças acima dos 12 anos e adultos.

Disponível na apresentação de comprimidos, ele conta com dois blisters com 10 unidades cada e uma concentração de 250 mg. Sua posologia é de 1 grama 30 minutos antes das refeições e mais 1 grama depois de se alimentar.

O produto é contraindicado durante a gravidez e, também, para pacientes com casos de obstrução intestinal e alterações anatômicas do trato gastrointestinal. Intolerantes à lactose também não devem fazer uso do remédio.

M.S.: Isento

Distribuição: Parceria com distribuidoras regionais
Vice-presidente comercial: Renato Braga – renato@cifarma.com.br e (62) 98142-0003

Retail Jedi lança imersão para capacitar donos de farmácia

DONOS DE FARMÁCIARetail jedi, capacitação, gestão
Fernando Ferreira e Roberta Letícia criaram perfil no
WhatsApp que deu origem a essa rede de conhecimentos
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Otimizar os processos e aumentar a lucratividade dos negócios. Pensando nisso, a plataforma de cursos Retail Jedi preparou uma imersão exclusiva para donos de farmácia. Desenvolvido pelo consultor e especialista em árvore mercadológica Fernando Ferreira, o Sobre os ombro de gigantes é um programa de treinamento online ministrado por mais de 40 especialistas, que compartilham estratégias e insights para o gestor do varejo obter resultados tangíveis em seus PDVs.

A plataforma foi recém-lançada e já contempla 111 imersões em vídeo, com duração de 40 a 90 minutos, voltados para quem deseja ampliar sua rede de contatos e aprender com as melhores práticas do mercado. “Além disso, para futuros empreendedores que estão considerando abrir sua própria farmácia ou querem entrar no setor farmacêutico, este é o lugar perfeito para aprender com especialistas e evitar os erros comuns de principiantes”, explica Ferreira.

A rede de especialistas abrange temas como gestão de PBM compras, precificação, canais digitais, logística de delivery, farmácia popular, atenção farmacêutica, marketing, marca própria, engajamento e remuneração, administração de mix e estoque, associativismo, gerenciamento de categoria, layout e árvore mercadológica.

O treinamento também representa uma oportunidade para profissionais que já estão no setor e desejam aprofundar sua qualificação para progredir profissionalmente. “Os mentores desse projeto dominam desde a arte da precificação até a ciência do gerenciamento de estoque. A trilha de aprendizado destaca ainda as nuances das operações de entrega, estratégias de vendas online, métodos avançados de gerenciamento de perdas e compras inteligentes”, ressalta o executivo.

Imersão para donos de farmácia começou com grupo no WhatsApp

Com mais de 20 anos de experiência no varejo farmacêutico, Fernando Ferreira começou sua carreira no setor em 2002, como gerente de marketing da Extrafarma na cidade de Belém (PA), onde permaneceu por 12 anos e chegou à função de gerente comercial. Em uma época que sequer existiam os smartphones, Ferreira implementou na rede o cadastro e envio de mensagens pelo celular como forma de relacionamento e engajamento do cliente. “Desde o programa de fidelidade, campanhas de cashback, ao uso de código de barras no celular, foram muitas inovações que implementamos na rede”, relembra.

Atuando desde o ano passado como consultor, Ferreira criou em abril de 2023 o grupo Retail Jedi no WhatsApp, juntamente com Roberta Letícia, que cuida da parte operacional. O perfil conecta gestores de redes de farmácia e proprietários de drogarias independentes com especialistas de diversas áreas do varejo farmacêutico, fomentando um ambiente rico em networking e troca de experiências.

“Tamanho foi o sucesso da empreitada que agora o Retail Jedi se transformou em uma plataforma completa de cursos e treinamentos para aqueles que desejam desenvolver a capacidade de olhar fora da caixa”, finaliza Ferreira.

Os interessados em participar dos cursos devem se inscrever aqui. Os valores são a partir de R$ 947 por programa.

Estoques de vacina da dengue em farmácias são reabastecidos

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vacina da dengue
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A Takeda, farmacêutica responsável pela produção da vacina da dengue utilizada no Brasil, anunciou nesta semana a retomada da aplicação do imunizante em farmácias e laboratórios. A distribuição das doses para esses estabelecimentos foi limitada em fevereiro, por conta de uma priorização concedida ao Sistema Único de Saúde (SUS). As informações são da CNN Brasil.

 A decisão de privilegiar o setor público foi tomada durante a epidemia da doença no Brasil. O crescente número de casos resultou em uma disparada na procura pelas vacinas em farmácias. As vendas mais que duplicaram e os estoques não absorveram a demanda. Em 2024 já foram registrados mais de 6,3 milhões de casos no Brasil, com ao menos 4.714 mortes.

Takeda mira outro público-alvo com vacina da dengue

O principal objetivo da reincorporação dos imunizantes ao sistema privado é o atendimento à população inelegível pelo SUS, que vem priorizando crianças entre 10 e 14 anos. A prática é uma recomendação do Ministério da Saúde, pois o grupo é o mais afetado pela doença atualmente.

Em nota, a Takeda afirmou que o foco de oferta das doses permanece o mesmo, mas revelou ter um estoque de segurança destinado à população inelegível pelo sistema público e àqueles que já receberam a primeira dose.

As imunizações têm uma eficácia de aproximadamente 80% e valem por até um ano. A segunda aplicação deve ocorrer 90 dias após a primeira. Pessoas acima de 60 anos precisam de receita médica para obter as doses e grávidas, enquanto mulheres que amamentam e pessoas com imunodeficiência não podem tomar a vacina.

Disponibilidade das vacinas

As redes Raia e Drogasil, do grupo RD Saúde, receberam uma nova remessa na semana passada e já disponibilizaram as vacinas para seus consumidores, o preço de cada dose varia entre R$ 359 e R$ 399. As unidades do Grupo DPSP também já voltaram a oferecer o agendamento da imunização em todo o país

Adoção do BPO financeiro aprimora gestão e reduz custos

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BPO FINANCEIROBPO, finanças corporativas, terceirização
Foto: Canva

A adoção do BPO financeiro pode ajudar as pequenas e médias empresas na difícil missão de manter o foco na atividade-fim, caminho cada vez mais perseguido pelos empreendedores para obter lucratividade e conquistar mercado. Mais do que isso, pode ser uma estratégia para reduzir custos internos.

Abreviação de Business Process Outsourcing, o BPO consiste na terceirização dos processos financeiros para uma empresa especializada nesse tipo de serviço. Por meio dessa decisão, a farmácia pode contar com profissionais qualificados e conhecimento técnico para realizar as tarefas vinculadas à gestão de custos, como controle de contas a pagar e receber, conciliação bancária, elaboração de relatórios financeiros, entre outras atividades.

 

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“As organizações podem aproveitar a experiência e a eficiência desses profissionais, enquanto liberam seus próprios recursos para se concentrarem em atividades estratégicas”, avalia Adriana Matos, diretora da Person Consultoria.

BPO financeiro para além da redução de custos

Ao eliminar a necessidade de contratar e treinar uma equipe interna dedicada às operações financeiras, as empresas que adotam o BPO financeiro evitam despesas relacionadas a salários, benefícios e infraestrutura de escritório. “Além disso, os provedores de sistemas do gênero geralmente oferecem soluções escaláveis e personalizadas, o que significa que as organizações pagam apenas pelos serviços de que necessitam, sem o ônus de manter uma estrutura permanente”, explica.

Essa parceria garante melhorias na precisão e na conformidade dos trâmites financeiros. É essencial que o time terceirizado conte com sistemas avançados e processos rigorosos para garantir a exatidão nas informações que serão geradas para a tomada de decisões na empresa. “Isso também reduz a chance de erros ou de discordâncias, diminuindo os riscos de a empresa seguir por caminhos incertos”, relata.

Venda de genéricos na Germed cresce 25% em 2023

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Venda de genéricos na Germed
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A venda de genéricos na Germed bateu recordes em 2023. A comercialização de 117 milhões de unidades fez com que a farmacêutica saltasse do 8° para o 4° lugar no ranking de maiores fabricantes de genéricos no Brasil, compilado pela consultoria IQVIA.

 Pertencente ao Grupo NC, a companhia atribui esse crescimento ao reforço de investimentos implementados em tecnologia, mídia, distribuição, reposicionamento de marca e na renovação de portfólio.

“Formatamos um pipeline mais estratégico, agregando mais inovação e exclusividade. Nossa intenção é trazer ao mercado cada vez mais moléculas e extensões de linhas também de medicamentos de prescrição e que ainda não contam com versão genérica”, explica Caue Nascimento, diretor executivo de genéricos.

 Venda de genéricos na Germed bateu recorde de faturamento

 A venda de genéricos  na Germed não só resultou no maior número de unidades comercializadas em sua história, como também assegurou recorde de R$ 1,2 bilhão de faturamento. Para 2024, a farmacêutica estabeleceu como meta ampliar a receita em 19%, alcançando a marca de R$ 1,4 bilhão.

“Queremos construir um grande laboratório de medicamentos genéricos no Brasil e dobrar o faturamento da Germed nos próximos quatro anos”, complementa o executivo.

Expansão da Venancio continuará a ter Rio como foco

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Expansão da Venancio
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A expansão da Venancio ainda terá como objetivo solidificar sua presença em seu estado de origem, o Rio de Janeiro. Em entrevista ao jornal O Globo, o CEO da rede de farmácias, Armando Ahmed, afirmou que a exploração de novas praças ainda não está nos planos da varejista.

A companhia, que planeja contar com 125 PDVs até o fim de agosto, ainda enxerga espaço para crescer em terras fluminenses. “Queremos ir para outros municípios do estado, porque somos muito concentrados na capital”, explica o executivo.

O ritmo dessa expansão acontece “de forma natural”, segundo Ahmed, e é constante. Nos últimos 12 meses, a empresa inaugurou 13 lojas. Mas a Venancio não quer crescer apenas no varejo físico.

Expansão da Venancio aposta em tecnologia 

Apesar de assumir ter começado mais tarde do que as concorrentes no mundo do e-commerce, a Venancio deseja correr atrás do tempo perdido e focar mais em tecnologia. “Adquirimos um prédio na Barra da Tijuca. Lá teremos uma equipe interna e startups dedicadas a pensar em inovações e soluções”, revela Ahmed.

Apesar de já vender seu portfólio por meio de aplicativos de entrega de terceiros, a empresa enxerga a possibilidade de inovar. “O modelo de venda que pretendemos alcançar é um que ainda não existe”, garante.

Rede de farmácias dá primeiros passos para sucessão 

Aos 81 anos, Ahmed, que fundou a Venancio, começa a pensar na sucessão do comando da rede de farmácias. Com seus três filhos já ocupando diretorias na varejista, ele assume que o negócio pode passar por uma guinada em breve.

“As coisas podem mudar. Estou passando o bastão para os meus três filhos e não sei como será depois”, afirma. A companhia, segundo o ele, já desperta o interesse de investidores externos e pode, inclusive, pensar em um IPO.

“Tem muito namoro externo. Mas eu não posso esperar que desse namoro saia casamento. Sobre IPO, há quem diga que nós temos condição de fazer. Há essa possibilidade, mas não temos data para isso. Se a oportunidade surgir, é como se diz: cavalo selado não passa duas vezes”, afirma.

Novo diretor na Interplayers

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Interplayers, Albery Dias
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A Interplayers nomeou Albery Dias ao cargo de diretor de serviços de saúde. O executivo chega à healthtech após uma passagem de 19 anos pela Pague Menos, onde exercia a mesma função. Ele conciliará suas reponsabilidades às atividades como conselheiro do hub de inovação em startups ICC Biolabs.

Farmacêutico formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), cursou pós-graduações em gestão de negócios pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Também tem um mestrado em administração de empresas pela Universidade de Fortaleza (Unifor).

Contato: albery.dias@interplayers.com.br

Marca de suplementos da Vitamedic estreia com 80 SKUs

Suplementos da Vitamedic
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A nova marca de suplementos da Vitamedic estreia com mais de 80 SKUs e uma plataforma própria de e-commerce. Por meio da marca Trustfuel, a farmacêutica brasileira passou a contar com uma unidade de negócios focada nesse segmento.

Entre equipe comercial interna e distribuidores parceiros, a companhia tem capacidade de atender 110 mil PDVs, entre farmácias e estabelecimentos do canal alimentar.

A família Trustfuel contém nove submarcas, entre as quais a maior linha de gummies funcionais do Brasil, com 19 apresentações. Tem ainda produtos para foco, sono, imunidade, saúde dos ossos, beleza, libido, emagrecimento, estresse, menopausa e saúde intestinal, entre outros.

Toda a fabricação será própria e utilizará as operações da planta da farmacêutica no Distrito Agroindustrial de Anápolis, em Goiás. O complexo exibe capacidade para produzir, mensalmente, 18 milhões de unidades.

Marca de suplementos da Vitamedic tem farmácias como âncoras

Para consolidar sua marca de suplementos, a Vitamedic acredita na “ajuda” de um velho conhecido – o varejo farmacêutico. “Temos capacidade para colocar a Trustfuel em até 90 mil farmácias, setor que já concentra 83% do volume de vendas de vitaminas no país”, explica o acionista e diretor executivo de planejamento estratégico do Grupo José Alves, João Ricardo Alves.

Em comparação com 2022, a venda de vitaminas no varejo foi 9% maior no ano passado. Para os próximos quatro anos, a expectativa é que o faturamento do setor chegue a R$ 17 bilhões.

Quando se fala em suplementação esportiva, os dados são ainda mais animadores. Com previsão de dobrar a receita em cinco anos, esses itens já movimentam R$ 4,4 bilhões e cresceram 25% em 2023.

Wegovy nas farmácias tem preço de até R$ 2,3 mil

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Wegovy nas farmácias
Foto: Reprodução – Reuters

A chegada do Wegovy nas farmácias brasileiras começou na última sexta-feira, dia 19, em um movimento que deve perdurar até a próxima semana. O medicamento da Novo Nordisk está sendo comercializado com preços que variam de R$ 1.228,14 a R$ 2.366,15. As informações são do O Tempo.

O remédio, que é a primeira injeção semanal para o tratamento da obesidade aprovada pela Anvisa, tinha previsão de chegar ao varejo farmacêutico brasileiro apenas em agosto. Apesar disso, grandes redes conseguiram adiantar a venda.

O Grupo DPSP, por exemplo, iniciou a comercialização em nível nacional na semana passada, com exceção da Bahia e Pernambuco, onde começarão às vendas até esta quinta-feira, dia 25. Já a RD Saúde disponibiliza o fármaco em São Paulo e no Paraná, com previsão para estender a venda aos demais estados até o fim do mês.

Wegovy nas farmácias é mais barato que o esperado 

Em estados como o Piauí, onde o ICMS é de 21%, a expectativa era de que o Wegovy custasse algo em torno de R$ 2.484, valor menor do que o máximo registrado nessa primeira semana.

Outro recorte positivo para o varejo farmacêutico brasileiro fica por conta da comparação com a precificação praticada nos Estados Unidos. Por lá, o preço de tabela do medicamento é de US$ 1.349 (cerca de R$ 6.000).

Anvisa analisa aprovação para doenças cardíacas 

Apesar do sucesso do Wegovy quando o assunto é o emagrecimento, a Novo Nordisk deseja expandir os horizontes do medicamento. A fabricante iniciou em março um movimento para buscar a aprovação do remédio para a prevenção de doenças cardíacas relacionadas ao peso.

De acordo com a fabricante, o pedido já estava em análise pela Anvisa. Nos Estados Unidos, ele foi aprovado para “reduzir risco de morte cardiovascular, ataques do coração e acidente vascular cerebral em adultos com doença cardiovascular, obesidade e sobrepeso” pela FDA.

A farmacêutica também entrou com o mesmo pedido junto à EMA (Agência Europeia de Medicamentos), que regulamenta drogas na União Europeia. A expectativa é de uma decisão ainda em 2024.