A planta medicinal Lepidium meyenii, mais conhecida como maca peruana, é uma raiz rica em fibras e gorduras essenciais. Ela pode ser encontrada em lojas de produtos naturais na forma de cápsula ou pó, este último pode ser misturado em água, sucos e vitaminas ou, ainda, acrescentado na preparação de pratos.
Embora ela seja usada para promover diversos benefícios da saúde, como aumentar a vitalidade e a libido, e diminuir o cansaço e a fadiga, suas propriedades não estão comprovadas e o medicamento não tem registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Por conta disso, é essencial passar por uma consulta médica para saber exatamente a dose diária recomendada e a duração máxima do tratamento.
Benefícios da maca peruana
De novo: apesar de os benefícios não estarem tão claros para a ciência, há quem diga que a planta realmente funciona.
Popular não só no Peru, mas também em países como China, Japão e Brasil, segundo o portal Veja Saúde, estudos da Universidade College London, na Inglaterra, indicaram que os homens com disfunções sexuais tiveram vantagens ao consumir a raiz. Além disso, a planta aumentaria a libido das mulheres durante a menopausa.
Reações adversas
Especialista com experiência em plantas medicinais pode dizer com propriedade se o indivíduo realmente necessita consumir a maca peruana. Se consumida em doses muito altas ou por tempo prolongado, a maca peruana pode desencadear alergia.
Contraindicação
- Grávidas
- Lactantes
- Pessoas com doença dependente de estrogênios, como endometriose, mioma uterino, câncer de mama, ovário ou útero
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico