A prevenção de perdas sempre é uma grande dor para o varejo. No final do ano, com a chegada de datas comemorativas como a Black Friday e o Natal, torna-se um ponto ainda mais crítico. Com o aumento do fluxo nos PDVs, crescem casos de furtos e fraudes. Em paralelo, a contratação de funcionários temporários pode escancarar lacunas no onboarding desses profissionais.
“Novos colaboradores sem experiência podem cometer erros simples, mas que, no conjunto, representam perdas significativas. Se a operação não estiver bem estruturada, esses erros são inevitáveis”, comenta o diretor comercial da Sesami, Hailton Santos.
Principais causas de perdas no varejo
Segundo o especialista, três fatores em especial despontam como principais causas de perdas no varejo. E essas situações ficam ainda mais evidentes nessa época.
- Falta de treinamento: com a alta demanda, profissionais contratados no final do ano não recebem o treinamento adequado
- Pressa no processo de vendas: com o movimento mais intenso nas lojas, os atendentes se veem pressionados a concretizar a interação com o cliente numa velocidade que prejudica a execução dos processos previamente estabelecidos
- Monitoramento em baixa: por último, a loja mais cheia dificulta o monitoramento, facilitando casos de furto e fraude
O diretor também aponta que, de acordo com dados da companhia, fraudes e erros operacionais aumentam cerca de 25% durante as festas.
Tecnologia pode ajudar na prevenção de perdas
Tecnologias na frente de caixa e na gestão de numerário são de grande auxílio na prevenção de perdas nesses momentos de alta demanda. Para Santos, soluções de checkout inteligente e monitoramento eletrônico do PDV devem ser implementadas na operação.
“Investir em tecnologia, mais do que uma tendência, é uma necessidade. O impacto de um erro operacional pode ser muito maior do que se imagina, e a prevenção de perdas se torna ainda mais urgente nas datas de alto movimento”, explica.
Outro ponto destacado pelo profissional é o uso de tecnologias para a contagem automatizada de notas. “O aumento de transações em dinheiro pode ser considerável. Essas ferramentas são essenciais para minimizar riscos”, opina. Outras soluções indicadas por Santos são o CFTV (câmeras de segurança), Gatecash (sistema que monitora comportamento no caixa) e o modelo Intelisafe (cofre inteligente).