Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Governo pressionou por importação da Covaxin

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Governo pressionou por importação da Covaxin

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sofreu pressão do governo federal para que a importação da Covaxin, vacina indiana contra a Covid-19, fosse aprovada. Quem afirma é uma das diretoras da entidade, Cristiane Jourdan, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

O valor do negócio para a importação da Covaxin, estimado em R$ 1,6 bilhão, chegou a ser empenhado (reservado para esse fim) pelo governo federal. Toda a negociação referente à Covaxin foi cercada de polêmicas. Em 2021, durante as investigações da CPI da Covid, os irmãos Miranda relataram suspeitas de corrupção e pressão pela aprovação.

Cristiane foi a única a votar contra a importação do imunizante e também da vacina russa Sputnik. Para ela, em ambos os casos, houve pressão política. “A Covaxin, por parte do governo e a Sputnik por parte do consórcio Nordeste”, comentou.

Veto à importação da Covaxin gerou represálias

Apesar de o voto contrário não interferir no resultado da votação, Cristiane relatou ter sofrido represálias. “Embora eu tenha sido vencida, por quatro votos a um, foi muito forte meu voto. Fui retaliada logo em seguida. Pressão inclusive em cima de mim. Eu sou quase como uma alienígena”.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress