INPI anula patente de canabidiol da Prati-Donaduzzi

Foto Canabidiol. Assessoria Prati Donaduzzi

Após quase quatro meses de análise, agora é oficial. O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) anulou a patente do medicamento da Prati-Donaduzzi à base de canabidiol (CBD).

Diluído em óleo de milho, o Myalo destina-se ao controle de crises de ansiedade, epilepsia, esquizofrenia e doença de Parkinson. A fabricante paranaense é a única a ter autorização da Anvisa para venda desse medicamento em farmácias, cujo valor gira em torno de R$ 1,5 mil. Até essa decisão, a farmacêutica teria o direito de explorar a patente até 2036, mas pode recorrer da decisão.

A decisão abre a possibilidade para outras empresas do setor farmacêutico fabricarem produtos à base de canabidiol. O entendimento do INPI tem como base um parecer dos técnicos do órgão no dia 31 de março. Eles avaliam que a substância não pode ser considerada inventiva, com base nos artigos 8° e 13º da Lei de Propriedade Industrial. Isso porque estudos publicados em 1993 e 2015 já citavam um composto de CBD com óleo de milho.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Prati-Donaduzzi informou que não se manifestará sobre o assunto.

Regulamentação emperra no Brasil

Segundo informações do Valor Econômico, cerca de 20 projetos de lei sobre o assunto estão em discussão no Congresso Nacional. Um deles é o PL nº 399, de 2015, que prevê a legalização do cultivo do canabidiol para fins medicinais e industriais.

Com a Resolução nº 327, a Anvisa permite a comercialização e importação de produtos à base de cannabis desde março de 2020. Mas o cultivo para fins medicinais ainda está vetado, na contramão do que já é realidade em países como Canadá, Espanha, Estados Unidos e Uruguai.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


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Magalu compra empresa de entrega ultrarrápida

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Magalu
Divulgação: Magazine Luiza (CD)

Mais um exemplo de inovação para o varejo. O Magalu, ecossistema de compra e venda do Magazine Luiza, anunciou a aquisição de 100% da Sode (Soldados da Entrega), plataforma digital especializada em logística urbana para entregas ultrarrápidas. A empresa já era a maior fornecedora de serviço de entrega em uma hora do Magalu.

Fundada em 2015 no polo de tecnologia de Porto Digital, em Pernambuco, a Sode possui tecnologia proprietária especializada na gestão, roteirização e rastreamento de entregas ultrarrápidas realizadas por motociclistas parceiros. Seu algoritmo permite que os pedidos sejam sempre alocados para o parceiro mais próximo, diminuindo a ociosidade dos entregadores, eliminando custos de logística e reduzindo o prazo de espera do cliente. Todo trabalho é feito automaticamente, pelo algoritmo.

“Assim que entra o pedido, o sistema dispara as ordens de trabalho para o estoquista da loja e para o entregador, sem interferência humana, para que a entrega possa realmente ocorrer em até uma hora”, afirma Luís Fernando Kfouri, diretor de Logística do Magalu. “Esse é mais um passo na estratégia da companhia na direção da digitalização do varejo brasileiro”, completa.

A Sode possui mais de mil entregadores ativos, que realizam atualmente 2 milhões de entregas em termos anualizados. A empresa opera em cidades como São Paulo e Ribeirão Preto (SP), Fortaleza (CE), João Pessoa e Campina Grande (PB), Recife (PE), Maceió (AL), Salvador (BA), Teresina (PI) e Aracaju (SE).

A modalidade de delivery está presente em 140 lojas físicas, localizadas em 30 cidades, sendo que a taxa de conversão no e-commerce do Magalu é 62% maior para os pedidos com entrega em uma hora, quando comparada com o prazo de entrega de 48 horas.

Nos últimos três anos, o Magalu comprou três empresas do setor de logística: a Logbee, a GFL e a SincLog. “A Sode é mais uma peça que se encaixa na estrutura logística que estamos formando, que vai do caminhão à motocicleta”, afirma Kfouri. “Esse operador logístico vai atender não só o nosso ecossistema de negócios, mas também aquelas empresas que não fazem parte do nosso marketplace”, ressalta.

A Sode é a 11ª empresa comprada pelo Magalu em 2021. No início de julho, a companhia fechou a maior aquisição de sua história com a compra do KaBuM!, plataforma de e-commerce de tecnologia e produtos do universo gamer.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


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Hypera prevê operação internacional com ativos da Sanofi

Hypera

O CEO da Hypera Pharma, Breno Oliveira, avalia que a compra do portfólio de 12 medicamentos da Sanofi pode gerar uma receita de até R$ 35 milhões e viabilizar a operação internacional da companhia. O executivo detalhou essas projeções em teleconferência com acionistas para divulgação dos resultados do segundo trimestre.

“A maior sinergia que vemos é a fiscal, pois passaremos a ter o benefício à medida que começarmos a produzir em Anápolis (GO). E isso vai ser capturado ao longo dos próximos anos. Todo o processo deve ser finalizado até 2024”, informou.

A negociação com a Sanofi envolveu também os ativos da farmacêutica francesa no México e na Colômbia, países onde a Hypera Pharma ainda não atua. Oliveira antecipou que a companhia já está montando uma estrutura nesses dois mercados.

“O Brasil representa dois terços do faturamento das marcas e será o nosso foco. Mas vamos avaliar alternativas para a região. Pode ser que ocorra licenciamento de marcas, a venda do portfólio no México e Colômbia ou até mesmo parceria nessas operações”, revelou.

Em território nacional, a relação de produtos inclui o analgésico AAS, o antisséptico Cepacol e o fitoterápico Naturetti. A categoria OTC contempla ainda as marcas Calcigenol, Hexomedine, Melox, Pax e Pepsamar. Já a lista de medicamentos do segmento Rx reúne o Aturgyl, para o combate à congestão nasal; o Buclina, para estímulo de apetite; o Hidantal (tratamento da epilepsia) e o Sulpan, utilizado em casos de ansiedade.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


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BioNTech aposta em vacina de RNA mensageiro contra a malária

O laboratório alemão BioNTech, que desenvolveu uma vacina pioneira contra a covid-19 junto à Pfizer, disse nesta segunda-feira (26) que deseja aplicar a promissora tecnologia do RNA mensageiro na malária e que vai desenvolver ensaios de uma vacina no ano que vem.

“A BioNTech tem a intenção de desenvolver a primeira vacina de RNAm para a prevenção da malária”, que será produzida no continente africano, disse a empresa em um comunicado.

“A probabilidade de sucesso é alta”, afirmou Ugur Sahin, diretor e co-fundador da BioNTech, um laboratório pioneiro na pesquisa do RNAm.

Os estudos, que começarão no final de 2022, serão realizados na África e “em outras regiões em que a malária é frequente”, mas também na Alemanha, como parte de um programa apoiado pela Organização Mundial da Saúde, pela União Europeia e pelo Centro de Prevenção e Controle de Doenças da União Africana (Africa CDC).

A malária, causada por um parasita transmitido pelos mosquitos, ainda é uma temida doença infecciosa, principalmente na África e entre as crianças, deixando cerca de 400.000 mortes por ano.

Atualmente, não existe nenhuma vacina aprovada contra a malária.

“Por várias décadas, os principais desenvolvedores de vacinas abandonaram gradualmente” a pesquisa sobre a doença, lamentou o diretor da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em uma coletiva conjunta com a BioNTech e a UE.

No entanto, uma vacina candidata desenvolvida pela Universidad de Oxford, a Matrix-M, gerou esperanças em abril, com uma eficácia até agora inédita de 77% nos ensaios de fase II e pode ser aprovada em dois anos.

Fonte: Jornal Estado de Minas

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Nova unidade da Pague Menos em Paulo Afonso amplia hub de saúde da rede de farmácias no estado da Bahia

A Pague Menos, primeira rede de farmácias presente nos 26 estados e no Distrito Federal, inaugura nessa segunda-feira, 26, sua nova unidade em Paulo Afonso, no interior baiano. A loja é a terceira da rede a chegar ao município, e está localizada na Av. Delmiro Gouveia, 17, no bairro de Tancredo Neves II. Com essa inauguração, a empresa segue a estratégia de reforçar sua presença onde já detém a liderança de mercado, como o Nordeste do País. Apenas esse ano, a rede já iniciou as operações de mais outras nove unidades na região.

Contando com a loja de Paulo Afonso, agora a Pague Menos já está presente no estado da Bahia com 117 farmácias, cinco delas inauguradas em 2021.

A unidade conta com atendimento Clinic Farma, que oferece diversos serviços farmacêuticos, como aplicação de injetáveis, aferição de pressão arterial e glicemia, perfil lipídico, exames simples, além de acompanhamento para perda de peso, parar de fumar, e muito mais. Além disso, outras partes importantes que integram o hub de saúde Pague Menos, como o Programa de Benefícios em Medicamentos (PBM), também estão disponíveis.

Algumas outras facilidades trazidas para os clientes são o Clique&Retire ? em que o comprador pode optar por retirar seus itens em uma loja apenas uma hora depois da confirmação do pagamento da compra pelo site ? e a Prateleira Infinita, que entrega na casa do cliente qualquer produto que ele não encontre na loja. Todas essas soluções seguem a abordagem omnichannel da companhia, que tem o intuito de oferecer produtos e serviços nos mais diversos canais, chegando às pessoas de maneira que for mais prática para cada uma.

“Estamos focados em levar saúde e bem-estar à população, além de produtos de qualidade, com bom atendimento e profissionais capacitados para auxiliá-los. Com mais esse hub de saúde Pague Menos em Paulo Afonso, estaremos cada vez mais perto da população local, fortalecendo nossa presença no estado”, explica José Rafael Vasquez, Vice-Presidente de Operações, Digital e Real Estate da rede. “Já temos planejada a inauguração de várias novas unidades para os próximos meses em diversos estados, principalmente nos da região Nordeste. Seguimos, assim, em direção à expansão e consolidação cada vez maior da companhia”, completa.

Fonte: Portal About Farma

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Dimed indica primeira mulher para conselho

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Dimed indica primeira mulher para conselho

O Grupo Dimed indicou a primeira mulher para integrar seu conselho de administração. Clarice Martins Costa chega ao grupo com mais de 40 anos de experiência em recursos humanos, 29 deles no varejo têxtil e uma passagem de destaque como diretora da área no Grupo Renner.

Ela é formada em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, tem MBA em gestão de pessoas pela Fundação Getulio Vargas e curso de conselheiro de administração pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. A profissional terá sua indicação deliberada em assembleia no próximo dia 19 de agosto.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Promoção nas vendas da Atlhetica Nutrition

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Promoção nas vendas da Atlhetica NutritionJefferson Silva avança mais um passo na carreira e assume a direção de vendas da Atlhetica Nutrition, fabricante especializada em suplementos alimentares. Desde 2015 na companhia, ele ocupava o cargo de gerente de novos negócios.

O executivo acumula longa experiência no setor, tendo uma passagem de mais de 12 anos pela Probiótica. É formado em gestão de pequenas e médias empresas e administração pela Universidade de Santo Amaro, além de ter pós-graduação em gestão estratégica de negócios e administração de empresas pela Anhanguera Educacional.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Abrafad já soma 3.600 PDVs e R$ 3 bi em compras

Abrafad já soma 3.600 PDVs e R$ 3 bi em compras

A Associação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias e Drogarias (Abrafad) iniciou 2021 com 2.300 pontos de venda em 13 estados. Hoje já soma 3.600 em 21 unidades da Federação e projeta alcançar 4 mil até o fim do ano. Com a capilaridade consolidada, a entidade aposta agora na atuação como um hub de negócios para o pequeno e médio varejo.

Para trilhar essa rota, a entidade acaba de assinar acordos de cooperação com importantes farmacêuticas. EMS, Hypera Pharma e Sanofi unem-se a uma rede de parceiros que já reunia a Sandoz e também as distribuidoras Panpharma, Profarma e SantaCruz. “O objetivo é que sejamos um ponto focal nas negociações com o atacado e a indústria, por meio de um sistema de gerenciamento de compras”, ressalta o diretor executivo e institucional Nílson Ribeiro.

A plataforma desenvolvida pela LinkedFarma concentra, em um software, a central de compras da associação e um programa de fidelização de consumidores. “Esse suporte tecnológico permite o monitoramento em tempo real da performance das farmácias afiliadas, por segmento, produto e até por região. Podemos, com isso, apoiar integralmente as farmácias em suas negociações de compra ou mesmo absorver esse processo”, acrescenta.

Para Ribeiro, a indústria farmacêutica e as distribuidoras também ganham velocidade na interação com o varejo regional. “Esses players estão investindo em estratégias para se aproximar desse mercado, mas encontram dificuldades naturais por força de limitações geográficas e pela própria pulverização do setor. Como temos uma plataforma única, facilitamos esse caminho e nossos parceiros passam a ter uma visão holística do grupo, sem nenhum trabalho manual para acessar e interpretar números e dados”, acredita.

Como parte dessa iniciativa, a entidade viabilizou a criação, neste ano, da Academia Abrafad, que garante o suporte às farmácias afiliadas para treinamento e comunicação. “Por meio dessas ferramentas, podemos convocar reuniões com os gestores comerciais das redes e até coordenar eventos e feiras virtuais”, destaca.

Crescimento da base

A entidade registrou um faturamento de R$ 2,2 bilhões em 2020. Mas nos últimos 12 meses, já contabiliza receita superior a R$ 3 bilhões, de acordo com a IQVIA. O market share em unidades é de 2,5%. “Estamos crescendo duas vezes mais do que a média do mercado farmacêutico, com margens acima de 20%”, revela.

Para Ribeiro, a mudança de comportamento do consumidor em função da pandemia sustenta as boas perspectivas. “As farmácias de bairro e do interior fortaleceram os elos com o cliente, que deixou de buscar medicação em grandes redes localizadas em cidades vizinhas e passou a comprar no PDV próximo de sua residência”, conclui.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


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Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/elfa-cria-plataforma-para-integrar-farmaceuticas-e-planos-de-saude/

Vacinação com AstraZeneca-Pfizer aumenta o nível de anticorpos Covid, diz estudo

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Uma vacinação mista com a primeira dose de AstraZeneca e depois uma injeção da vacina da Pfizer contra Covid-19 aumentou os níveis de anticorpos neutralizantes em seis vezes em comparação às duas doses da AstraZeneca, mostrou um estudo da Coreia do Sul.

Veja também: Brasil supera os 550 mil mortos por covid-19, e cientistas alertam: o pior não passou

O estudo envolveu 499 profissionais da área médica – 100 recebendo doses mistas, 200 recebendo duas doses da injeção Pfizer / BioNTech e o restante recebendo duas injeções da AstraZeneca.

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Todos apresentaram anticorpos neutralizantes, que impedem o vírus de entrar nas células e se replicar, e o resultado do esquema misto de vacinas mostrou quantidades semelhantes de anticorpos neutralizantes encontrados no grupo que recebeu duas injeções da Pfizer.

Um estudo britânico no mês passado mostrou resultados semelhantes – uma injeção de AstraZeneca seguida pela Pfizer produziu as melhores respostas das células T e uma resposta de anticorpos mais alta do que a da Pfizer seguida pela AstraZeneca.

Os dados fornecem mais suporte para a decisão de vários países de oferecer alternativas à vacina da AstraZeneca como uma segunda injeção depois que a vacina foi associada a coágulos sanguíneos raros.

O estudo sul-coreano também analisou a atividade neutralizante contra as principais variantes de preocupação, disse a Agência Coreana de Controle e Prevenção de Doenças (KDCA).

Nenhum dos grupos demonstrou atividade neutralizante reduzida contra a variante Alpha, identificada pela primeira vez no Reino Unido, mas o título de neutralização diminuiu 2,5 a 6 vezes contra Beta, Gama e Delta, detectados pela primeira vez na África do Sul, Brasil e Índia, respectivamente.

Fonte: CNN

Sandoz promove segunda edição do programa Oncologia Farmacêutica em Foco

Com o intuito de proporcionar atualização científica a profissionais de saúde, a Sandoz, líder global em medicamentos genéricos e biossimilares, apoia a iniciativa da editora Grupo GEN em parceria com a Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (SOBRAFO), promovendo a segunda edição do programa de educação continuada Oncologia Farmacêutica em Foco. Com próximo módulo em 10 de agosto, o curso será ministrado por especialistas da Sobrafo junto a outros profissionais do setor. A iniciativa é gratuita e voltada a farmacêuticos oncológicos que atuam em ambiente ambulatorial ou no acompanhamento de pacientes. Demais profissionais do setor também podem participar. Para se inscrever, basta acessar www.oncofarmaemfoco.com.br .

Veja também: Hypera ajusta a dose para capturar sinergias em nova leva de aquisições

As aulas serão exibidas ao vivo e divididas em seis módulos com temas como gestão farmacêutica, interações medicamentosas, controle biológico e sua relação com antineoplásicos, inteligência artificial na prática farmacêutica, entre outros. ‘Acreditamos que promover a educação continuada com embasamento científico é algo que vem ao encontro de nossa missão como empresa, de melhorar e prolongar a vida das pessoas. Um profissional atualizado consegue proporcionar o melhor tratamento para os seus pacientes, de forma segura e eficaz’, afirma Cleber Sato, diretor médico da Sandoz do Brasil.

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Além das aulas ao vivo, os participantes do ‘Oncologia Farmacêutica em Foco’ também poderão contar com certificação oficial e acesso a uma base de conteúdo complementar, com materiais de apoio como miniaulas gravadas, fascículos digitais e acesso à uma série em formato de podcast sobre o uso de medicamentos biossimilares no tratamento oncológico, oncogeriatria e mais.

Fonte: Cabresto