Com ativos inovadores e de alta performance, a FQM lança a Heliomax, linha de fotoproteção facial que controla a oleosidades e previne o envelhecimento cutâneo.
A sinergia da cúrcuma, luteína e do Pycnogenol protegem a pele contra os raios UVA, UVB, luz visível e infravermelho. Além disso, a Heliomax tem efeito clareador e um complexo superantioxidante, que não resseca a derme e está disponível nas seguintes opções
Fluido FPS 50 sem cor
Gel Creme FPS 70 sem cor
Gel Creme com cor nos tons claro, médio e médio escuro, para uniformizar a pele
O grande varejo farmacêutico, representado pelas 30 bandeiras associadas à Abrafarma, termina 2023 com recordes financeiros e avanços legais que reforçam seu papel como polo de atenção à saúde. Esse novo ciclo do setor ganhou evidência no jantar de confraternização desta quarta-feira, dia 6, atraindo mais de 700 empresários, executivos, dirigentes e representantes do poder público ao Vibra São Paulo.
A tradicional audiência do evento, formada por fornecedores da indústria e do atacado farmacêutico, dividiu espaço com provedores de serviços e tecnologias para os PDVs. “Essa é uma mostra clara do novo patamar assumido pelas farmácias brasileiras, que apostam na diversificação do mix de produtos e soluções para se tornarem canais cativos de conveniência e atenção primária da população”, ressalta Sergio Mena Barreto, CEO da entidade.
Com essa proposta de valor, as grandes redes de farmácias ultrapassaram 1,13 bilhão de atendimentos nos últimos 12 meses até setembro de 2023, como se cada pessoa frequentasse cinco vezes as drogarias em um ano. O aumento do fluxo também foi determinante para manter o crescimento próximo a dois dígitos.
O faturamento no período somou R$ 87,91 bilhões, montante 9,7% superior ao dos 12 meses anteriores. As redes da Abrafarma equivalem a 45% da receita total do mercado farmacêutico.
E uma categoria em particular puxou para cima os resultados. Responsáveis por quase 1/3 da receita do setor, os não medicamentos movimentaram R$ 29,93 bilhões e corresponderam à categoria com maior evolução percentual – 20,2%. Esse segmento contempla desde itens de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos até dispositivos relacionados aos serviços clínicos, como os testes rápidos.
E com a regulamentação da RDC 786 em maio de 2023, pela qual a Anvisa habilitou a oferta de até 50 exames de análises clínicas, as grandes redes de farmácias se abrem para uma nova fronteira, na visão de Barreto. “Os mais de 33,6 mil farmacêuticos que atuam nas empresas associadas assumem hoje as funções de profissionais clínicos e gestores do cuidado, o que pode ser decisivo para reverter o quadro crônico de não adesão a tratamentos no Brasil”, acredita.
Grande varejo farmacêutico vê e-commerce em alta
O grande varejo farmacêutico também vê o e-commerce em rota contínua de avanço. Se antes da pandemia as vendas online contabilizavam somente R$ 750 milhões de faturamento, hoje elas estão perto de superar R$ 5 bilhões.
“As farmácias tiveram sensibilidade para interpretar os anseios do novo consumidor e assegurar uma experiência de compra cada vez mais fluida”, contextualiza Barreto.
Reconhecimento aos parceiros da indústria
A noite do dia 6 de dezembro marcou também a realização do Prêmio Parceiros do Ano, dedicado aos fabricantes e produtos que mais se destacaram em performance no grande varejo farmacêutico.
A edição deste ano trouxe novidades com o aumento do número de categorias
de 15 para 16. Agora, as grandes redes associadas à Abrafarma puderam eleger também o produto do ano de 2023 no e-commerce. A organização e definição de critérios continuam a cargo da IQVIA, com sete itens quantitativos e pontuações percentuais de até 30% por quesito.
“A premiação acompanha as novas tendências de consumo surgidas nos últimos anos, sempre valorizando a solidez e o dinamismo no relacionamento com a indústria”, finaliza Barreto. Além dessas 16 categorias, outras duas categorias especiais focaram na inovação e influência setorial. São os prêmios Produto Inovador do Ano e Personalidade do Ano.
Prêmio Parceiros do Ano – vencedores de 2023
Fabricantes
Medicamento de marca: Novo Nordisk
Medicamento similar: Hypera Pharma
Medicamento genérico: EMS
MIPs e outros produtos OTC: Cimed
Consumer Health: Unilever
Produtos
Medicamento de marca: Ozempic (Novo Nordisk)
Medicamento similar: Neosoro AD (Neo Química)
Medicamento genérico: Pantoprazol MG (Medley)
MIPs e outros produtos OTC: Dorflex (Sanofi)
Nutri/Dermocosméticos: Anthelios (La Roche Posay)
Higiene e beleza: Rexona Desodorante (Unilever)
Cuidado infantil: Pampers (Procter & Gamble)
Cuidado adulto: Tena Pants Confort (Essity)
Nutricional: Ninho Fases 1+ (Nestlé)
Vitaminas e suplementos: DPREV (Myralis)
Produto do Ano – E-Commerce 2023: Huggies Supre Care (Kimberly-Clark)
Produto Inovador do Ano: Carmed (Cimed)
Personalidade do Ano: Luiz Carlos Hauly (deputado federal)
1 de 22
Alessandra Sekeff (Grupo Boticário) entre os amigos e consultores Alberto Serrentino e Eduardo Terra
Alexandre Mattar (Indiana) e Antonio Carlos Freitas (RD) - amigos do varejo
Cimed foi eleita a fabricante do ano na categoria de MIPs e OTC
Daniel Cimati (Cimed), Giovani Aurélio (Indiana) e Alexandre Nieto (Hertz) fechando o ano com bons projetos
Divas do Altas Horas embalaram o jantar comemorativo
Hypera Pharma conquistou o reconhecimento de melhor fabricante de similares
Ivan Coimbra (Abradilan) entre a dupla da Febrafar formada por Edison Tamascia e Valdomiro Rodrigues
Marcelo Cançado (Drogal), Armando Ahmed (Venancio) e Antonio Carlos Freitas (RD) - amigos do varejo
Marcilio Pousada (RD), Luiz Claves (Hypera Pharma) e Juliana Lopes (RD) - parceiros e amigos
Na categoria Medicamento de Marca, quem arreabatou o troféu foi a Novo Nordisk
O consultor Olegário Araújo ao lado dos irmãos Leandro e Luciano Guedes, da Minas-Brasil
Os consultores Marcelo Cristian e Silvia Osso esbanjaram simpatia
Premiação da categoria de fabricante de genéricos ficou com a EMS
Régis Teixeira e Adriano Santos, da Biolab, ao lado de Alessandro Milian (FQM) e Arnaldo Sá (Interplayers)
Representado pelo filho Luiz Renato, deputado federal Luiz Carlos Hauly foi a Personalidade do Ano pela luta em prol da reforma tributária
Ricardo Petribu (Nestlé) com Armando Ahmed e Rodrigo Ahmed (Venancio) - varejo e indústria afinados
Roberto Coimbra, Ivan Sanches e Márcia Wagner - Panvel marcando presença
Rodrigo Fiorani, o Canela (FQM), Rejane Ernandes e Roberto Guimarães, da A Nossa Drogaria
Sergio Maeoka, da Nissei (ao centro), entre Walter Batista e Eder Maffissoni, da Prati-Donaduzzi
Sucesso do Carmed, da Cimed, motivou o prêmio de Produto Inovador do Ano
Unilever foi reconhecida com melhor fabricante de Consumer Health
A marca Huggies conquistou o prêmio de Produto do Ano no e-commerce
O processo seletivo no GrupoSC, que reúne as distribuidoras SantaCruz, Panpharma, Oncoprod e SAR, oferece, nesta quarta e quinta-feira, dias 6 e 7, 140 vagas. As informações são do Novo Momento.
A seleção ocorre no Paço Municipal de Nova Odessa (SP), na Avenida João Pessoa, 777, Centro, das 8h às 17h. A maioria das oportunidades são para o cargo de auxiliar de logística.
Além dos documentos pessoais, os candidatos devem levar também um comprovante de endereço na cidade, caneta e currículo impresso.
Em agosto, processo seletivo no GrupoSC foi em Varginha (MG)
Essa não é a primeira vez no ano que o Grupo SC realiza um processo seletivo com centenas de oportunidades. 350 vagas foram abertas em Varginha, no sul de Minas Gerais, no último mês de agosto.
O Balcão de Empregos, da prefeitura do município, foi o responsável pela captação dos currículos dos interessados pelas oportunidades. As vagas disponíveis compreendiam as áreas de logística, fiscal, comercial, entre outras.
A oftalmologia é uma especialidade médica que estuda, previne e trata doenças relacionadas aos olhos.
Esse é um profissional da saúde que pode atuar desde o nascimento até a velhice, sempre visando a melhor qualidade de vida para os pacientes.
Neste artigo você aprenderá tudo sobre a especialidade e quais os principais procedimentos realizados por esse profissional.
O que é oftalmologia?
A oftalmologia é a especialidade médica que estuda e cuida das doenças dos olhos. O oftalmologista é o profissional especializado para fazer o diagnóstico e tratamento dos problemas que afetam nossa visão.
Pode-se dizer que ela tem como objetivo prevenir, tratar e aprimorar as patologias oculares.
Exames
Dentre os exames mais comuns em oftalmologia estão testes para a visão, fundo de olho, motilidade ocular, verificação de pressão intraocular, mapa da retina e outros.
Durante essas análises, o médico irá avaliar se há alguma anormalidade no tamanho ou forma dos olhos, no campo visual, no fundo de olho e na estrutura do globo ocular.
Doenças e tratamentos
Há muitas doenças oftalmológicas, mas as mais frequentes são a catarata, glaucoma, degeneração macular, retinopatia diabética, astigmatismo, miopia, hipermetropia e estrabismo.
Os tratamentos variam de acordo com a doença, mas os mais comuns são o uso de óculos, lentes de contato, colírios, cirurgias, medicações e uso de lentes intraoculares.
Conclusão
A oftalmologia é uma área médica altamente eficaz, que busca prevenir e tratar doenças relacionadas aos olhos.
O exame oftalmológico completo é uma importante ferramenta para detectar precocemente problemas que podem ser facilmente tratados.
O oftalmologista é o profissional responsável por prevenir, diagnosticar e tratar as doenças oftalmológicas. Portanto, é muito importante fazer exames regulares e sempre procurar ajuda médica quando sentir algum sintoma ocular anormal.
Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.
Você já ouviu falar em isoflavonas? Elas são um grupo de flavonóides compostos conhecidos por suas propriedades antioxidantes.
Esses fitonutrientes podem ser encontrados em alimentos como soja, ervilha, feijão, amendoim, entre outros.
Existem muitos benefícios à saúde associados a elas, como redução do risco de doenças cardiovasculares, ossos mais fortes, redução das chances de desenvolver câncer de mama e mais.
Neste artigo, vamos discutir mais detalhadamente o que são, como afetam nossa saúde e como você pode aproveitar esse nutriente essencial para melhorar sua qualidade de vida.
O que são isoflavonas?
As isoflavonas são uma classe de compostos fitoquímicos que são encontrados principalmente em alimentos vegetais. São conhecidos por suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e por prevenir certas doenças.
Os principais isoflavonóides encontrados na dieta humana são a genisteína, a daidzeína, a gliciteína e a formononetina. Esses compostos são muito semelhantes à estrutura do estrogênio, um dos principais hormônios femininos.
Quais os benefícios para a saúde?
Há muitos benefícios à saúde associados à ingestão de isoflavonas, incluindo:
Redução do risco de doenças cardiovasculares
Esses flavonóiodes podem ajudar a proteger contra doenças cardiovasculares, como infarto e derrame cerebral, reduzindo o colesterol LDL, a pressão arterial e melhorando a saúde dos vasos sanguíneos.
Fortalecimento dos ossos
A ingestão destes fitonutrientes está associada a níveis mais altos de estrogênio, o que pode ajudar a prevenir a perda óssea e a melhorar a densidade óssea em mulheres pós-menopausa.
Redução do risco de câncer de mama
Os estudos mostram que as isoflavonas podem funcionar como um agente de prevenção do câncer de mama e ajudar a reduzir os níveis de estrogênio que podem desencadear o crescimento do câncer.
Como colocar na sua dieta?
Existem muitas fontes alimentares desses flavonóides, incluindo soja, alho, feijão, ervilha, favas, alcachofra, brócolis, amendoim, cenoura, couve e outros.
Estes fitonutrientes também podem ser encontradas em suplementos de soja, mas é aconselhável falar com seu médico antes de começar a tomar isoflavonas ou qualquer outro suplemento.
Conclusão
As isoflavonas são um grupo de compostos fitoquímicos encontrados em alimentos à base de vegetais que causam muitos benefícios à saúde.
O consumo de alimentos ricos neste fitonutriente como soja, feijão, ervilha e amendoim pode oferecer proteção contra doenças cardiovasculares, aumentar a densidade óssea e até ajudar a prevenir o câncer de mama.
Se você estiver interessado em obter estes benefícios, fale com seu médico sobre o uso de suplementos. Mas, sempre de preferência para incluir esse composto em sua dieta de maneira natural.
Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.
A La Roche-Posay inaugura a sua primeira casa de verão na capital paulista. O espaço viabiliza experiências imersivas para estimular a proteção solar, principalmente com a proximidade da temporada mais quente do ano.
O ambiente instagramável une tecnologia, inovação e ciência, além de ser palco de ativações alusivas ao Dezembro Laranja, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). O público poderá experimentar os produtos, ter acesso a brindes exclusivos e conhecer a réplica de um laboratório científico.
Quem passar por lá ainda terá a oportunidade de conhecer o lançamento Anthelios UV Mune 400, o primeiro protetor do Brasil contra raios UVA ultralongos.
A Casa Verão La Roche-Posay está localizada na Rua Oscar Freire, 916, no bairro de Cerqueira César. Funcionará entre os dias 8 e 10 de dezembro (sexta-feira a domingo), das 10 às 20h, sujeito a lotação.
Distribuidora: sistema próprio de distribuição Gerente de marketing de produto: Rebeca Jasku – (21) 4505-6300
O colágeno, uma proteína que compõe cerca de 30% entre todas presentes no corpo humano, desempenha um papel importante na saúde e bem-estar. Ela mantém a integridade estrutural e a resistência dos tecidos conjuntivos, incluindo pele, ossos, cartilagem, tendões, ligamentos, vasos sanguíneos e órgãos internos.
Sua estrutura atua como uma malha, que mantém as células unidas e oferece suporte, o que garante a elasticidade e integridade dos tecidos. Além disso, tem forte atuação na cicatrização de feridas e no funcionamento adequado de vários sistemas corporais.
Tipos de colágeno
Existem alguns tipos de colágeno presentes no organismo, e cada um deles desempenha um papel específico. O tipo I, por exemplo, é predominante na pele, ossos e tendões, enquanto o tipo II é encontrado em maior quantidade na cartilagem.
Porém, com o passar dos anos, a sua produção natural pelo corpo tende a diminuir, o que pode levar ao enfraquecimento ósseo, redução da elasticidade da pele e problemas nas articulações. Por esse motivo, muitas pessoas buscam formas de suplementá-lo em suas dietas.
Pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD), mostra que em cinco anos houve aumento de 167% no consumo de colágeno no Brasil. Esse crescimento está ligado à maior conscientização das pessoas sobre a importância dos cuidados preventivos com a saúde.
Esse aumento impactou o mercado de colágeno. Segundo dados da COMEX STAT e IBGE, a produção do suplemento aumentou 2,4% de 2021 para 2022, o que influenciou positivamente as exportações, resultando em crescimento de 45% na mesma base comparativa.
O recorte do primeiro semestre de 2023 também ilustra aumento de 18% na produção, impulsionando as exportações, que registraram variação positiva de 7%, comparado com o mesmo período de 2022. Esses crescimentos seguidos nas vendas para o exterior, reforçam o papel do Brasil como um importante player global na exportação da matéria-prima.
Não é só no Brasil que o setor cresce. Dados recentes da Innova Database mostram que de 2018 até 2022, houve aumento de quase 60% no número de alimentos, bebidas e suplementos alimentares com colágeno lançados no mercado global.
Para Paula Izu, coordenadora técnica da Abiad, o crescimento no consumo de colágeno possui relação direta com uma maior valorização do cuidado preventivo com a saúde. “As pessoas vêm se conscientizando que o consumo dos suplementos alimentares traz benefícios perenes à saúde do corpo. Este aumento, incluindo o de suplementos de colágeno, é uma constatação dessa percepção”, conclui a especialista.
Explorando benefícios e opções de consumo do suplemento
Estudos no mundo todo, incluindo pesquisas associadas à Organização Mundial da Saúde (OMS), como o artigo da Scielo Brasil, relacionam a suplementação de colágeno a melhorias na saúde óssea, auxiliando as células dos ossos na produção dessa proteína, contribuindo para a manutenção da densidade mineral e o seu fortalecimento.
O colágeno pode ser encontrado naturalmente em alimentos do dia a dia, como em caldos de ossos, peixes, carnes magras e gelatina. Porém, a ingestão numa forma mais concentrada e eficiente é possibilitada pelo consumo através de suplementos que contêm o colágeno nas formas hidrolisadas, em pó ou em cápsulas.
Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.
O Dezembro Laranja é um período de conscientização da população sobre os riscos e a prevenção do câncer de pele. Por vivermos em um país tropical, no qual a incidência solar é alta, o tumor do tipo não-melanoma é o mais comum no Brasil, correspondendo a 30% de todos os diagnósticos de câncer segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Acontece que 3% dos tumores de pele são do tipo melanoma, mais raro e agressivo, que pode causar metástase e até a morte. O uso do protetor solar adequado ao tipo de pele evita esse tipo de câncer, não se expor ao sol nos horários de pico (entre 10h e 16 horas) e fazer avaliação anual das pintas com um dermatologista, também são medidas protetivas.
Quais são os fatores de risco para o câncer de pele?
Segundo a médica dermatologista Maria Paula Del Nero, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), além da exposição solar, há mais 10 fatores que nem todo mundo conhece. Ela descreve um pouco de cada um deles a seguir:
1 – Pintas: Uma pinta ou marca de nascença é um tumor benigno. A maioria surge em crianças e adultos sem grandes problemas, mas “pessoas com muitos desses sinais têm um risco aumentado para desenvolver o melanoma.
2 – Pintas displásicas: São atípicas e, muitas vezes, parecem com pintas normais, mas têm características do melanoma. Elas são maiores e têm uma forma ou cor anormal. Podem aparecer na pele que é exposta ao sol, bem como na pele que, normalmente, está coberta, como nádegas ou couro cabeludo. Algumas pintas displásicas podem evoluir para melanomas.
3 – Pintas congênitas: As pintas de nascença são chamadas de pintas melanocíticas congênitas e o risco de virar um melanoma varia de 0% a 5%, dependendo do tamanho. Quanto maior a pinta, maior o risco.
4 – Pele clara, sardas e cabelos claros: O risco de melanoma é maior para brancos do que para os negros. Os brancos com cabelos ruivos ou loiros, olhos azuis ou verdes ou pele clara com sardas ou que se queimam facilmente têm um risco aumentado para a doença.
5 – Histórico familiar: Cerca de 10% dos pacientes com melanoma têm histórico familiar da doença. Por isso é recomendável que os familiares próximos, como pais, irmãos e filhos, façam autoexame rotineiramente, consultem o dermatologista regularmente e reforcem a proteção solar.
6 – Histórico individual: Pessoas que tiveram melanoma têm risco aumentado para desenvolver novos tumores. Do mesmo modo, quem já teve câncer de pele basocelular ou espinocelular também têm risco aumentado de contrair melanoma.
7 – Imunossupressão: Pacientes que passaram por transplante, que sejam HIV positivo ou que façam tratamentos que afetem severamente o sistema imune, podem desenvolver melanomas.
8 – Idade: O melanoma é um dos cânceres mais comuns em pessoas com menos de 30 anos, especialmente em mulheres. Em casos familiares, o melanoma pode ocorrer em faixas etárias ainda menores.
9 – Gênero: Antes dos 50 anos, o risco é maior para as mulheres; depois dos 50, o risco é maior em homens.
10 – Xeroderma pigmentoso: Essa é uma condição rara e hereditária, resultante de um defeito em uma enzima que normalmente repara danos ao DNA. Pessoas com esta condição apresentam maior risco de desenvolver melanoma e outros cânceres de pele em uma idade jovem, principalmente em áreas da pele expostas ao sol.
A prevenção ainda é a melhor forma de lidar com o câncer de pele e pode ser feito por todos. O tratamento da doença pode incluir medicação, cirurgia e até quimioterapia.
Como identificar o câncer da pele
É importante fazer uma avaliação clínica da pele para prevenir o desenvolvimento da doença. Para isso, é preciso estar atento a alguns sinais:
Crescimento na pele de lesão elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida.
Existência de pinta preta ou castanha que mude de cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho.
Aparecimento de mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.
Prevenção
Cuidar de pintas que aparecem pelo corpo e ficar atento a manchas na pele são fundamentais para evitar o câncer de pele. Os sinais, por mais inofensivos que possam parecer, merecem atenção. Com alguns cuidados é possível prevenir a doença.
É preciso observar qualquer modificação nas pintas e manchas. Os sinais mais comuns relacionados ao surgimento do câncer de pele são as alterações da coloração (variações de tonalidade de marrom, preto, vermelho ou azul), áreas com perda da pigmentação, alterações de tamanho, presença de bordas irregulares, alterações na superfície (áreas de elevação súbita ou feridas), e coceira e dor local. Pintas que coçam ou apresentam inflamação local também devem ser avaliadas.
Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.
A venda de produtos de marca própria nas farmácias vem crescendo nos últimos anos, impulsionada, entre outros fatores, pelo desejo dos consumidores de ter produtos de qualidade a preços acessíveis. Pesquisa da Nielsen mostrou que esses itens já estão presentes em 34% dos lares brasileiros. Essa estratégia de negócio é fortemente verificada em vários segmentos varejistas, inclusive o farmacêutico.
Mas como desenvolver a operação de marca própria identificando corretamente produtos que devem ser lançados, em que faixa de preços e com que nível de rentabilidade? Essas questões ficaram mais fáceis de serem respondidas com o avanço tecnológico que democratizou o acesso a ferramentas como a inteligência artificial (IA). Aliada a estratégias de marketing, empreendedores que escolhem esse caminho conseguem obter sucesso na gestão dessa categoria.
O desafio é entregar ao consumidor um produto próprio com alta qualidade e preço competitivo. Se antes isso era concentrado em grandes redes por conta do alto investimento, hoje existem no mercado softwares capazes de construir, com a ajuda da IA, todo o processo de desenvolvimento de qualquer produto, definindo a melhor estratégia de penetração, de acordo com o cliente e a região de atuação de seu negócio.
“Por definição, um produto de marca própria precisa ter preço competitivo e margem de lucro maior em comparação à da marca target”, alerta Juelimar Berri, diretor de gestão de produtos da Amicci.
A consultoria disponibiliza um programa de adoção de marca própria para varejistas. Ele passa por todas as etapas desse processo, desde a análise de mercado, escolha do fornecedor, identificação da categoria de produto a ser lançado ou não, posicionamento da marca em relação ao público que atende e até mesmo o ponto estratégico para exibir o produto dentro do estabelecimento.
Softwares favorecem gestão de marca própria nas farmácias
São muitos os benefícios trazidos pelo uso desses softwares para gerenciar a marca própria nas farmácias, incluindo a atualização constante em relação às exigências legais, o que evita a necessidade de recall. Esse problema costuma acontecer, por exemplo, com lotes de produtos em que faltam informações no rótulo.
Além disso, o aprimoramento dos requisitos de sustentabilidade é contínuo, agregando atributos cada vez mais exigidos pelos consumidores. Produtos que incorporam esse princípio atraem consumidores dispostos até a pagar mais por eles.
Seguem mais algumas vantagens:
Garantia de agilidade e flexibilidade para acompanhar as mudanças de hábitos dos consumidores
A gestão de todo o ciclo dos produtos permite entender que itens geram bons resultados e onde estão as novas oportunidades. Nada é lançado sem a certeza de que vai trazer faturamento e margem. “Dessa forma, elimina-se o “patinho feio” da gôndola”, ressalta Berri
A plataforma registra e organiza todas as etapas do trabalho e, assim, todos os times envolvidos passam a falar a mesma língua
Redução de custos pois evita-se erros e gastos desnecessários. Cotações de matéria-prima, por exemplo, são feitas pela própria plataforma
Clientes mais satisfeitos, pois a boa gestão da marca própria se reflete no mix das lojas que oferecem produtos alinhados às reais expectativas do público
Impulso à inovação: produtos que começam a despontar como tendência de consumo podem ser desenvolvidos e colocados nas prateleiras antes da concorrência
Foto: Divulgação Legenda: Daniel Melo, diretor de operações e negócios da Drogalis; e Ivan Lipolis, presidente do GrupoLIS
Como lidar com um movimento 300% maior em determinada época do ano? As vendas sazonais são um grande desafio para os lojistas alocados em cidades turísticas, mas a tecnologia pode ser uma grande aliada nesses casos.
Um exemplo emblemático foi vivido pela Drogalis, rede com 15 farmácias em São Paulo, sendo uma delas em Riviera de São Lourenço, no município de Bertioga (Baixada Santista).
A farmácia convive com um movimento três vezes superior durante os meses do verão e implementou tecnologias e planejamento para atender os consumidores que estão de passagem pela região.
Planejamento para vendas sazonais começa um ano antes
Em março deste ano, no fim da última temporada de verão, a Drogalis reuniu-se com a indústria para alinhar as melhores estratégias para a Temporada Solar de 2023/2024.
“A Temporada Solar começou em março. Em setembro, fizemos nosso primeiro workshop com fornecedores específicos dessa estação, para garantirmos a disponibilidade dos produtos e as melhores condições de compra e venda”, conta Daniel Melo, diretor de operações e negócios na Drogalis.
Mas o planejamento, apesar de imprescindível, não é a única providência recomendável para o crescimento de vendas durante uma época específica do ano.
Tecnologia torna farmácia robusta
Em um varejo farmacêutico cada vez mais figital (físico e digital), uma maneira de absorver demandas acima do usual é investindo em teconlogia. Foi exatamente isso que fez a Drogalis.
“A inovação começou com a implementação de um modelo de televendas por telefone e WhatsApp, que inclusive conta com sistema de chatbot. Lançamos também nosso aplicativo para fomentar a convergência entre o físico e o online”, detalha.
Além dos atendimentos fora de loja, os realizados dentro da drogaria ou nas imediações também foram potencializados com o uso de um PDV móvel. “As lojas situadas em praias têm uma demanda muito intensa nessa época do ano. Por isso utilizamos o sitema, que permite realizar o check-out em qualquer lugar da loja, até mesmo no estacionamento”, comenta o executivo.
Melhor experiência do cliente é a chave
Não só o lojista sofre com uma demanda acima do comum motivada pela alta temporada. O consumidor, principalmente o do varejo farmacêutico, também pode ser sensivelmente impactado por ela.
“O cliente não gosta de ficar na fila. Se demorava muito, o consumidor desistia. Por isso, a tecnologia é uma forma de ampliar a estrutura de atendimento da loja, sem a necessidade de implementações que ficarão ociosas na baixa temporada”, explica Renan Duca, coordenador de projetos de implantação da Procfit.
O especialista vai ainda mais longe e aponta que muitos desses sistemas podem ser intercambiáveis. “Com isso, o varejista pode, nos períodos de baixa demanda, deslocar equipamentos de um PDV móvel para outra farmácia com maior fluxo de clientes no momento”, afirma.
E as possibilidades são muito maiores do que simplesmente encurtar filas. “Já vimos casos em que o lojista adesivou um carrinho de sorvete, colocou protetores solares dentro e saiu vendendo na praia. A tecnologia também foi peça vital da farmácia alocada dentro da Festa de Peão de Barretos, por exemplo”, comenta o coordenador.