Trade marketing eleva em 40% vendas na Natus Farma

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Piloto das ações da rede foi apresentado a 80 representantes de indústrias durante evento em novembro | Foto: Divulgação

Uma estratégia de trade marketing da Natus Farma já rendeu um aumento de 40% na média mensal de vendas de HPC. A rede de farmácias mineira, que reúne 89 lojas em 45 municípios no sul do estado, projeta encerrar o ano com R$ 575 milhões de faturamento e vem colhendo os frutos do projeto- piloto iniciado em setembro.

Para potencializar esse resultado, a Natus Farma contratou a plataforma Cosmos Pro. A unidade de negócios da Procfit, entre outras funcionalidades, automatiza processos e rotinas de trade marketing em empresas do varejo farmacêutico.

Um exemplo de sucesso envolveu a linha de sabonetes Pom Pom Barra, da Ontex, cujo faturamento em julho e agosto girava em torno de R$ 60 mil, com 17.519 unidades vendidas. Em setembro e outubro, após 45 dias de trabalho de trade marketing, a rede contabilizou aumento de 89% no faturamento (R$ 113,5 mil) e 112% em unidades vendidas (37.181).

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Ponta de gôndola destaca os sabonetes da linha Pom Pom
Foto: Divulgação

O mesmo ocorreu com os desodorantes Dove (linha original), da Unilever, cuja receita na varejista saltou de R$ 71,2 mil para R$ 206,7 mil, um avanço de 190%. Já em quantidades comercializadas, o volume mais que triplicou – de 3.639 para 11.839 unidades.

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Ponta de gôndola com produtos da Dove | Foto: Divulgação

“Sem o trabalho de trade, não tínhamos como adotar um processo organizado para acompanhar a execução de mais de 1500 pontas de gôndolas e em torno de 800 cestões. E não conseguiríamos assegurar a comprovação dos indicadores para a indústria a partir de mensagens de WhatsApp, por exemplo”, explica o diretor comercial Pedro Rocha Dias.

Segundo o executivo, os dados evidenciam um salto de vendas de produtos em exposição em pontos extras em determinado período, contra o período em que ele estava apenas no ponto natural. “É uma forma de fazer com que haja um controle na padronização dos locais estratégicos de todas as unidades, por meio de um cronograma único”, acrescenta o executivo.

Natus Farma apresenta case de sucesso para a indústria

O case do piloto das ações de trade marketing da Natus Farma foi apresentado em novembro na cidade de Belo Horizonte (MG), que reuniu 80 representantes de indústrias. “Mostramos os resultados do nosso trabalho, deixando claro que a rede está pronta para executar e comercializar essas posições diferenciadas para o próximo ano”, ressalta Dias.

Na mesma ocasião, o CEO da Procfit, Marcelo Guidugli, apresentou a solução contratada pela rede de farmácias, destacando como a plataforma Cosmos Pro automatiza processos e oferece suporte estratégico para a gestão de trade marketing, reafirmando o compromisso da rede com a inovação e resultados consistentes.

“Negociamos praticamente todos os espaços com as maiores indústrias do segmento presentes nessa rodada. Além disso, passamos a ter maior visibilidade com marcas que não estavam no radar de uma rede do interior do estado, entre as quais a Isdin e a Johnson & Johnson”, acrescenta Dias. Outro diferencial é a possibilidade de ampliar a visibilidade para o pequeno fornecedor regional.

Trade marketing da Natus Farma mapeia consumidor em cada loja

“Adotar uma ferramenta de gestão de trade, como o Cosmos Pro, revoluciona a forma como empresas gerenciam suas operações e estratégias nos pontos de vendas físicos e canais digitais”, ressalta Guidugli. Segundo ele, além de automatizar processos, a solução oferece uma visão analítica integrada, permitindo decisões mais assertivas, maior eficiência na execução de campanhas e alinhamento com fornecedores.

“A ferramenta também garante transparência nas ações contratadas e executadas, fortalecendo a confiança entre as partes e potencializando resultados de forma sustentável”, finaliza o executivo.

Ações da Novo Nordisk caem 20% após teste de medicamento

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Ação da Novo Nordisk
Laboratório destaca que revés não foi tão grande assim / Foto: Divulgação

Os resultados de um teste clínico de fase avançada não foram nada positivos para as ações da Novo Nordisk. Os papéis da farmacêutica despencaram 20% na última sexta-feira, dia 20. As informações são da Exame.

O medicamento em questão é o CagriSema (semaglutida com cagrilintida). Inicialmente, a expectativa da fabricante era de que a injeção semanal propiciasse uma redução de peso de 25%, mas o resultado apresentado foi de 22,7%.

O resultado pode ter ficado aquém do esperado e levado o mercado a reagir negativamente. Mas a companhia, por sua vez, destaca que o desempenho foi melhor que o do Wegovy.

O vice-presidente executivo de desenvolvimento, Martin Holst Lange, afirmou que o remédio está “no mesmo nível das melhores opções disponíveis atualmente”. Outro ponto destacado pelo executivo é que apenas 57% dos participantes atingiram a dose máxima ao longo das 68 semanas.

Com mais dois estudos agendados, a Novo Nordisk deve buscar a aprovação do CagriSema ainda em 2025.

Ações da Novo Nordisk recuaram, mas especialistas discordam dos investidores 

Embora os investidores não tenham reagido bem aos resultados, especialistas destacam que esse não é o movimento mais acertado. Segundo eles, esse movimento mostra uma visão apenas voltada para um resultado e não para o objetivo final – que é o desenvolvimento do mercado de tratamentos para obesidade.

Nomes do Sydbank e do JPMorgan concordam que, apesar da performance do CagriSema, ele será uma opção a mais para os pacientes e também demonstra a eficácia de um produto inovador.

Wall Street está apreensiva com o setor 

A queda nas ações da Novo Nordisk pode servir de exemplo do porquê os papéis de farmacêuticas ligadas ao mercado de obesidade já não são mais os queridinhos de Wall Street. Com alta elevada vivida nos últimos anos, investidores e executivos se preocupam com futuro dessas empresas e classificam como “prova de fogo” os próximos meses e anos, principalmente com o iminente fim da patente de remédios como o Ozempic.

Entenda os principais pontos da reforma tributária

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REFORMA TRIBUTÁRIAVarejo, farmácias, Orientação Empresarial
Foto: Freepik

A primeira etapa da reforma tributária já é realidade. Com a aprovação do PLP 68/2024 pela Câmara dos Deputados, os impostos sobre o consumo começam a passar por transformações. As informações são do Diário do Comércio.

Entre idas e vindas, reduções e onerações, o gestor de farmácia pode ficar perdido com o que mudou e como essa mudança irá impactar seu negócio. Por isso, o Panorama Farmacêutico fez um resumo das principais modificações decorrentes do texto, que só aguarda sanção presidencial.

O que muda com a reforma tributária?

O ponto principal da reforma tributária é a criação de dois tributos – o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). Juntos, eles comporão o Imposto sobre Valor Agregado (IVA). A alíquota do IVA ficará na casa dos 28%. A taxa ainda é considerada uma das maiores do mundo entre os países que trabalham com esse tipo de tributação.

Texto entrará em vigor a partir de 2026

As mudanças propostas pela reforma tributária serão inseridas gradualmente, por meio de uma fase de transição que se iniciará em 2026. No ano em questão, CBS e IBS terão uma alíquota somada de 1%, que será abatida dos impostos atuais.

O popularmente conhecido “imposto do pecado”, o Imposto Seletivo, entrará em vigor em 2027. A taxa é um tributo que incidirá sobre produtos prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente.

No mesmo ano, PIS e Cofins serão extintos, e a CBS entrará em vigor de forma definitiva. Entre 2029 e 2032, o ICMS e o ISS passarão a ser diminuídos e, um ano depois, completamente extintos. Após essa etapa, o IBS passará a valer plenamente.

E os medicamentos?

Apesar de retirada no Senado, a polêmica lista de medicamentos que determina aqueles que terão impostos reduzidos voltou ao texto da reforma tributária aprovado pela Câmara dos Deputados.

Entidades do setor pleiteavam a retirada da relação. Para Eduardo Braga (MDB), relator do projeto no Senado, os remédios isentos deveriam ser definidos por meio de uma lei complementar. O texto insere 383 fármacos com alíquota zero. O restante dos medicamentos tem direito a uma diminuição de 60% na carga tributária.

Proposta traz tecnologias para a tributação

Uma das grandes novidades propostas pela reforma tributária é a modalidade de split payment. Trata-se de um sistema que, ao identificar o pagamento em meios digitais, como boleto, cartão de crédito, PIX e TED, já dividirá automaticamente quanto cabe ao comerciante e o valor devido ao Fisco. O mecanismo foi desenvolvido para trazer mais dinâmica à arrecadação tributária e também evitar a sonegação.

Farmácias São João projetam fechar o ano com 1.170 lojas

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Farmácias São João
Varejista mostra resiliência apesar de desafios de 2024 / Foto: Divulgação

Para fechar 2024 com 1.170 lojas, as Farmácias São João iniciarão uma verdadeira operação de guerra até o fim do ano. Em entrevista à Rádio Uirapuru, o CEO Pedro Brair revelou a projeção de 27 aberturas até o próximo dia 31.

Ainda na conversa, o empresário destacou que, apesar da expansão acelerada, a rede de farmácias teve um ano difícil, em especial pelas enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul no mês de maio. Das 110 unidades da varejista afetadas, 47 foram perdidas. “Agimos rápido para reabrir esses PDVs, pois trata-se do comércio da saúde”, destaca.

Farmácias São João vêm movimentando economia sulista 

Com a expectativa de inaugurar 90 novas lojas até fevereiro, a São João espera gerar 1,5 mil empregos na Região Sul. A companhia emprega atualmente mais de 22 mil colaboradores, com 3.087 deles sendo farmacêuticos.

Controlador da EMS compra mais 6% de ações da Hypera

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EMS
Fusão poderia criar farmacêutica com faturamento acima de R$ 15 bi// Foto: Divulgação

O controlador da EMS Carlos Sanchez voltar a flertar com a possibilidade de compra da Hypera Pharma. Por meio do fundo de investimentos Dodger, o empresário adquiriu mais 6,02% do controle acionário da farmacêutica concorrente, em operação efetivada na última sexta-feira, dia 20.

Segundo o colunista do O Globo, Lauro Jardim, Sanchez já tinha pouco menos de 5% das ações da Hypera e teria decidido ampliar participação por entender que as ações estão baratas. Em 2024, os papéis da farmacêutica capitaneada por João Alvez de Queiroz Filho (Júnior) registraram queda de 17%. Considerando os últimos seis meses, despencaram 11%.

A transação ocorre 50 dias após a EMS retirar a proposta de fusão com a Hypera, que rejeitou veementemente um acordo com a atual líder em vendas na indústria farmacêutica nacional.

Além de entender que a oferta subestimou “significativamente” o valor da companhia, a divulgação explícita do interesse ao mercado também incomodou Júnior e os demais acionistas. Afirmou, inclusive, que a operação não era do melhor interesse para a empresa, porque o portfólio de produtos da EMS não estaria alinhado aos seus e que as duas farmacêuticas têm cultura organizacional e práticas de governança distintas.

EMS propôs aquisição de até 20% das ações da Hypera

O Grupo NC, controlador da EMS, sugeriu uma combinação de negócios com a farmacêutica, em proposta que envolvia uma oferta pública de aquisição (OPA) de até 20% das ações da Hypera por R$ 30 e o restante em troca de ações.

A operação daria à EMS o controle de ao menos 60% do grupo farmacêutico, podendo ultrapassar 70% conforme a adesão à OPA. A empresa propôs um conselho de administração com nove membros para a empresa combinada, sendo cinco indicados pela EMS.

No entanto, Júnior não só rejeitou a proposta como aumentou sua participação na companhia e passou a deter mais de 50% das ações da Hypera. Antes, ele possuía cerca de 21,3% do capital social.

Fontes cravam que Sanchez não desistiu do negócio

Fontes ligadas ao setor deixam claro que Sanchez não desistiu do negócio e vem pedindo o apoio de interlocutores para expressar a Júnior o interesse de retomar conversações. Essa aproximação envolveria, inclusive, um reconhecimento do erro ao fazer uma oferta hostil, mas reiterando a geração de valor que a fusão poderia ocasionar.

A operação, de cara, criaria uma farmacêutica com faturamento anual de R$ 15,9 bilhões e lucro operacional estimado em R$ 5 bilhões. Valores que podem fazer o flerte virar namoro.

Feira da Abradilan 2025 projeta reunir 27 mil visitantes

FEIRA DA ABRADILANDistribuição de medicamentos, Abradilan
Foto: Ana Claudia Nagao/ Panorama Farmacêutico

Um dos eventos mais tradicionais do mercado farmacêutico, a 19ª edição da Feira da Abradilan, o Conexão Farma, projeta receber 27 mil visitantes de 18 a 20 de março de 2025. O evento contará com mais de 170 expositores, entre os quais as maiores indústrias farmacêuticas, além de diversas empresas de serviços, software houses, contabilidade, consultorias, treinamento, mobiliário, aparelhos e Higiene e Beleza (H&B).

O Conexão Farma ocupará um espaço de 34 mil m2 nos pavilhões Branco e Verde do Expo Center Norte, em São Paulo (SP). “A localização é um diferencial. Estamos próximos aos dois principais aeroportos que servem a capital paulista, com uma ampla rede hoteleira e de serviços no entorno, o que favorece o deslocamento e a imersão dos participantes na programação”, destaca o presidente da Abradilan, Juliano Cunha Vinhal.

Segundo o executivo, haverá uma ampliação da área útil para proporcionar cada vez mais conforto aos visitantes e, também, para que mais expositores tenham a oportunidade de estar na feira.

Feira da Abradilan terá programação de palestras e prêmio

A feira da Abradilan reservou mais de 45 horas de palestras com conteúdo inédito e exclusivo. Além da grande plenária, as apresentações acontecerão em quatro arenas – Varejo em Foco, Gestão 360º, Farma Trend e Conecta Farma.

Premiação à indústria será um dos pontos altos

No dia 19 de março ocorrerá a terceira edição do Prêmio Abradilan Fornecedores do Ano, uma forma de reconhecer aqueles que melhor trabalharam com o distribuidor associado no decorrer de 2024. A cerimônia acontecerá durante o Encontro de Líderes, evento que é realizado em paralelo ao Conexão Farma.

Os distribuidores associados poderão votar a partir de janeiro, por meio de um formulário elaborado pela Fundação Instituto de Administração (FIA), instituição que também desenvolve os Indicadores de Gestão da Abradilan (IGA) e escolher, entre cinco critérios, que são: crescimento de vendas; tempo de entrega; nível de serviços; atendimento da força de vendas; investimentos; rentabilidade; em quatro categorias:

  • Melhor fornecedor de produtos de consumo
  • Melhor fornecedor de produtos de marca
  • Melhor fornecedor de similares
  • Melhor fornecedor de genéricos

A votação contempla a escolha das três empresas que melhor se relacionaram em cada categoria. Por fim, o fornecedor que tiver a maior somatória de pontos receberá o prêmio de melhor fornecedor do ano Abradilan, uma experiência única para a indústria.

SERVIÇO
Abradilan Conexão Farma 2025
Data: 18 a 20 de março de 2025
Inscrições: aqui
Horário: 14 às 21h
Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo (SP)

EMS e Hertz são vencedoras do Prêmio Reclame Aqui

PRÊMIO RECLAME AQUIIndústria farmacêutica, EMS, Hertz, Reclame Aqui
Foto: Divulgação

O Prêmio Reclame Aqui 2024 analisou a qualidade no atendimento, a satisfação dos clientes e reputação das farmacêuticas para definir os grandes destaques do segmento no ano. E duas indústrias sobressaíram – a EMS e a Hertz.

Entre as companhias de grande porte, a EMS foi a grande campeã, com 27.164 pontos totais, bem à frente do vice-líder Aché, com 18.762. A distância dos dois laboratórios para o restante do pódio também foi considerável, já que a Libbs, na terceira posição, contabilizou apenas 4.358 pontos.

A pontuação levou em conta o número de votos e a indicação de  cada eleitor tem um peso diferente, que varia de acordo com o histórico de reclamações. Como exemplo, o usuário que votou em uma empresa da qual já reclamou na plataforma tem peso 10.

“A conquista da maior premiação de reputação, atendimento e experiência do cliente no Brasil reforça nosso compromisso com a excelência e revela como ouvir nossos consumidores faz toda a diferença. Esse reconhecimento do público nos mostra que a dedicação aos nossos clientes é fundamental e nos inspira a continuar evoluindo, garantindo um atendimento cada vez mais eficiente, transparente e focado na resolução e na confiança mútua”, afirma Marcus Sanchez, vice-presidente da EMS.

Categoria Farmacêutica – Grandes operações

Farmacêuticas – Grandes Operações que mais pontuaram
(Somatória dos pontos conquistados)

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Fonte: Prêmio Reclame Aqui

Prêmio Reclame Aqui destaca operações de menor porte

A grande campeã da categoria “Farmacêutica” foi a Hertz, com 14.126 pontos. A segunda colocação ficou com a TheraSkin.

Categoria Farmacêutica

Farmacêuticas que mais pontuaram
(Somatória dos pontos conquistados)

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Fonte: Prêmio Reclame Aqui

Reconhecimento do consumidor

Com a participação ativa dos consumidores, o Prêmio Reclame Aqui reconhece as empresas brasileiras com as melhores reputações e operações de atendimento mais eficientes e que conquistaram a confiança do consumidor. Companhias que mantiveram por, no mínimo, quatro meses um status de reputação “Bom”, “Ótimo” ou “RA1000” durante o período de avaliação estiveram aptas para a etapa de voto popular.

Prêmio Reclame Aqui reconhece 12 players do varejo farma

PRÊMIO RECLAME AQUIRD Saúde, Pague Menos, varejo farmacêutico
Companhias capitaneiam lista com 12 farmácias / Foto: Montagem – Divulgação

O Prêmio Reclame AquiI chegou à sua 14ª edição e o varejo farmacêutico foi um dos protagonistas, com 12 representantes. Dois dos maiores grupos econômicos do setor ficaram na dianteira em diferentes categorias. Conhecido como o Oscar do Atendimento no país, trata-se da maior e mais importante honraria dedicada à excelência no relacionamento com o consumidor. Das 1 mil empresas inscritas, 336 foram premiadas após 15 milhões de votos do público.

Na categoria Farmácias – Grandes Operações, a RD Saúde abocanhou duas posições, com a Drogasil na primeira colocação e a Raia em terceira. O pódio  se completa com as Farmácias Pague Menos em segundo lugar no reconhecimento do público.

Prêmio Reclame Aqui contempla o varejo físico e o digital

Já na categoria Farmácias e Drogarias, a liderança ficou com a Extrafarma, rede adquirida pela Pague Menos em 2022. Em segundo lugar figurou a Promofarma, enquanto a farmácia 100% digital Qualidoc fechou o ranking. “Para nós, ser acolhidos entre as três melhores farmácias foi muito importante, demonstrando que o projeto de atendimento e atenção ao cliente estava correto e gerou valor para os nossos colaboradores”, comenta o CEO da Qualidoc, Sandro Angélico.

CEO da Pague Menos foi eleito o mais engajado

Jonas Marques, CEO da Pague Menos e Extrafarma, foi o grande vencedor na categoria CEO RA1000. A premiação reconheceu o executivo como o mais engajado com sua equipe de atendimento. “O prêmio destaca o progresso da companhia na criação de laços com nossos clientes, incentivando-nos a buscar melhorias constantes”, comenta Marques.

Neste domingo, dia 22, traremos o ranking completo com os vencedores da indústria.

Filial da Chemicaltech pode empregar 200 pessoas em Araraquara (SP)

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Filial da Chemicaltech
Prefeitura doou área de 24 mil m² para a importadora / Foto: Divulgação – Prefeitura de Araraquara

A chegada de uma filial da Chemicaltech na cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, movimentará a economia local. A prefeitura da cidade, de 240 mil habitantes, doou um terreno de mais de 24 mil m² para a instalação da importadora. Segundo o sócio-diretor, Alessandro Montorso, o município reúne características estratégicas para a companhia.

A estimativa é que, inicialmente, sejam criados 70 empregos diretos e 50 indiretos; após a implantação e início das operações, haverá a geração de 150 a 200 empregos diretos.

“Procuramos uma região que fosse de fácil acesso, centralizada, que tivesse boa infraestrutura e mão de obra especializada para o negócio farmacêutico. A Unesp tem um dos melhores cursos de farmácia do Brasil, e a gente sabe da importância da região para o desenvolvimento do país. Temos uma parceria com uma empresa chinesa que tem uma das melhores tecnologias para fabricação de produtos biológicos no mundo, que é a de RNA mensageiro e que atua na parte genética”, ressalta Mortorso.

Solenidade marcou doação de terreno para a filial da Chemicaltech 

Na última segunda-feira, dia 16, foi realizada na prefeitura de Araraquara uma pequena cerimônia para firmar a doação do terreno. Executivos da Chemicaltech e autoridades locais estiveram presentes. Ainda não foi divulgado quanto a importadora investirá na instalação, nem quando as obras começarão.

MSD ingressa no mercado de obesidade com medicamento chinês

mercado de obesidade
Fármaco experimental é aposta da MSD – Foto: Freepik

A farmacêutica americana MSD anunciou um acordo com a chinesa Hansoh Pharma para a comercialização de um medicamento voltado ao mercado de obesidade. Os moldes do negócio envolveriam um pagamento inicial com a possibilidade de bônus vinculados a marcos futuros, além do repasse de royalties sobre as vendas. As informações são do portal ADVFN.

O HS-10535 é um fármaco oral, ainda experimental, que está atualmente em estágio pré-clínico, podendo render até US$ 2 bilhões (R$ 12 bilhões) à Hansoh. A primeira parcela paga pela MSD está estimada em US$ 112 milhões (R$ 681 milhões), com a quantia adicional de US$ 1,9 bilhões (R$11,57 bilhões) prevista futuramente.

Mercado de obesidade está crescendo, mas tem referências

O mercado de emagrecimento é um dos que mais cresce no mundo atualmente, podendo ultrapassar a marca de US$ 100 bilhões (R$ 609 bilhões) movimentados por ano até 2030. No entanto, grande parte desse faturamento é divido entre a Eli Lilly e a Novo Nordisk, que dominam o segmento com seus fármacos Zepbound e Wegovy.

Fatores como a popularização da classe de medicamentos e a quebra de patentes nos próximos anos têm atraído o interesse de farmacêuticas como Pfizer, Roche e, agora, a MSD.