A média de vendas da PrEP – Proxilaxia Pré-Exposição ao HIV mais que triplicou em 2023, segundo indicadores da Blanver Farmoquímica e Farmacêutica.
Essa alternativa terapêutica, disponível tanto na rede pública como também em farmácias, vem se firmando como uma estratégia eficiente para prevenir novos casos, combinada a práticas sexuais mais seguras.
Entre janeiro e março deste ano, o laboratório de capital 100% brasileiro comercializou 10,9 milhões de comprimidos. A média mensal de 3,64 milhões de comprimidos é 234% superior à contabilizada nos últimos três anos.
Para absorver essa crescente demanda, a farmacêutica aumentou o ritmo de produção em 77% no primeiro trimestre, com 5,7 milhões de comprimidos saídos da planta fabril situada em Taboão da Serra, na Região Metropolitana de São Paulo.
Vendas da PrEP também geram economia aos cofres públicos
As vendas da PrEP também geram economia aos cofres públicos. A Blanver, inclusive, foi o primeiro laboratório a lançar a versão genérica no SUS, em 2019.
“Estima-se que o medicamento permite ao sistema público economizar R$ 150 milhões com gastos evitáveis no combate ao vírus. A PrEP também já é realidade em mais de 500 lojas de grandes redes de farmácias, o que se revelou fundamental para ampliar exponenciamente a adesão ao método”, argumenta o CEO Sérgio Frangioni.
Como parte da estratégia para difundir a PrEP, a farmacêutica reservou um investimento de R$ 231 milhões na nacionalização de medicamentos até 2025. O aporte inclui a produção de insumos, com foco em remédios contra hepatite e HIV.
A empresa mantém ainda um cronograma de distribuição de amostras grátis do tratamento a médicos infectologistas nas capitais com maior densidade populacional e incidência de casos. A PrEP prepara o organismo para um possível contato com o HIV antes da relação sexual. Os índices de eficácia variam de 96% a 99%.